Heng escreveu:Boa tarde, pessoal. Comecei a pouco tempo a acompanhar HQs Marvel e DC (apesar de já conhecer a história dos personagens principais) e me interessei pela saga Guerra Civil da Marvel. Recentemente adquiri as 7 edições que compõem a história principal, mas vi que há muitas outras edições referentes a Guerra Civil em revistas dos Vingadores, Homem-Aranha, etc. Isso me confundiu um pouco e gostaria de tirar algumas dúvidas: Essas edições acrescentam informações relevantes? São arcos fechados ou é necessário algum conhecimento prévio que não tenha relação com a Guerra Civil? Alguém conhece algum site onde tenha maiores explicações sobre essa saga e com uma lista das HQs que a compõem? Agradeço desde já se alguém puder tirar minha dúvidas. Obrigado.
então, essas revistas são as mensais de cada heroi, e que tem relevancia no arco principal (no caso, guerra civil)
tu consegue entender a saga só por ler as 7 edições, mas se tu quiser saber mais,
como o que aconteceu entre uma edição e outra com o homem-aranha, por exemplo, tem que ler as revistas do homem-aranha (onde vai explicar os motivos pelo qual o peter tomou a decisão, etc com mais detalhes)
e assim acontece com todos outros herois
veja assim, cada heroi/grupo tem sua revista mensal, vingadores, homem-aranha, homem de ferro, hulk, thor, capitão america, etc
estas revistas saem todo mês (homem-aranha chegou a ser quinzenal, nao sei se ainda é assim)
e quando começa uma mega saga na marvel na mesma epoca que saem as revistas desta saga, as revistas dos herois abordam ela sob o ponto de vista de cada um
no caso da guerra civil, recomendo fortemente a leitura das mensais do homem-aranha e do capitao america, eu li todas e achei estas duas as mais legais nessa epoca da guerra civil
na do homem-aranha tu vÊ quão fdp é o tony stark e na do capitão america tu consegue entender melhor o porque do que aconteceu no final da guerra civil (na verdade, tu entende realmente, pq na saga principal nem tentaram explicar nada, simplesmente 'aconteceu', quando na verdade é algo gigante por de trás daquele fato)
em geral, isso vale tanto pra Marvel quanto DC
mas tem sagas que não valem a pena ler as mensais sobre ela (chamadas de tie-in) como por exemplo a atual 'Avengers vs X-Men', acredito que ler só a saga principal (13 partes) é o suficiente
ah, alias, recomendo muito ler as revistas do capitao america desde a chegada do escritor Ed Brubaker, foi confirmado ja nesta comiccon que o proximo filme do cap vai ser baseado no arco de historias do cara,
em especial o primeiro arco chamado 'Soldado Invernal', que tem encadernado lançado pela panini ja
não é muita coisa, são mais ou menos 25~30 hqs até o que aconteceu no final de civil war, e vale muito, mas MUITO a pena.
acho que nao consegui explicar direito, mas tai hahaha
ah, só resumindo, os tie-ins, são historias que auxiliam ou completam a hsitoria contada na saga principal, se passa durante ela e é bacana pra ter um maior entendimento do TODO, por isso pode se considerar arco fechado, mas que necessita ter acompanhado a saga principal, e isso vale pra todas megasagas
sobre um site com isso em detalhes, não me vem nenhum em mente, talvez a wikipedia tenha, mas nao sei mesmo..
esse negocio de ler quadrinhos é bem complicado mesmo, é algo super complexo e sem nenhum manual de instruções rs
tem que ser na base do 'pesquisa no google' e perguntar pra quem já lê há mais tempo mesmo..