Bom, tenho mania de ler diversos livros ao mesmo tempo... portanto vou elencar abaixo todos que recomendo e acabei de ler ou estou lendo:
1. 1822 (Laurentino Gomes):
Acabei de ler 1822, do Laurentino Gomes; já li o anterior dele, 1808, e gostei muito (tinha preconceito contra ele, por ser jornalista e não historiador), recomendo fortemente a leitura de ambas publicações. o 1808 conta a vinda de D. João VI ao Brasil, e o 1822, a história da proclamação da republica feita por D. Pedro I. Não organiza a história em ordem cronológica dos fatos, mas vai traçando o perfil de todos os personagens envolvidos e de fatos (aparentemente isolados) por capítulos, de modo que, ao final do livro, você entende como o rumo dos fatos caminhava naturalmente para determinadas decisões "tomadas" por governantes. Recomendo!

2. A meta - Um processo de melhoria contínua (Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox)
Tô no finalzinho dele! Romance que popularizou a "Teoria das restrições" ao mundo industrial. Trata-se da estória de um gerente industrial que tem 3 meses para melhorar o processo produtivo e evitar as perdas que ocorrem em uma fábrica; em meio a esse "ultimato", ele passa por tribulações em seu casamento, e descobre, inicialmente, como resolver o problema da fábrica, em um acampamento de escoteiros que vai com seu filho... Faz uma fila dos garotos, e percebe que há um gordinho, último da fila, que "faz" toda a fila esperá-lo pois é lento (todos reclamam dele, coitado!). O gordinho representa o gargalo da fábrica... e por aí vai. Recomendo se você gosta de temas relacionados a administração da produção.

3. Uma breve história do Século XX (Geofrey Blainey)
Historiador consagrado, conta a história do Século XX de uma maneira bem resumida, porém crítica. Tem seus pontos altos e baixos, mas recomendo, pela capacidade crítica do autor! Estou no inicio ainda, comecinho da I Guerra Mundial.
PS.: Existe uma edição chamada "Uma breve historia do mundo", que conta desde a invenção da roda até a revolução industral. Este eu achei entediante!!!

4. O livro do sabe-tudo (David S. Kidder)
365 textos sobre os mais variados assuntos, espécie de guia dos curiosos, mais adulto, com temas divididos em: história, literatura, artes visuais, ciência, música, filosofia e religião. Recomendo como livro de cabeceira, aquele que, quando voce fica rolando na cama sem dormir, liga seu abajur (ou luminária) e lê um tópico.

5. Crash - Breve história da economia, da Grécia antiga ao seculo XXI (Alexandre Versignassi)
Livro muito legal sobre a economia. A parte mais interessante é sobre como funciona a bolsa de valores, e sua origem.

Abçs