• Publicidade

Qual o seu objetivo como colecionador?

Faça a sua pergunta sobre assuntos relacionados ao ato de colecionar

Re: Qual o seu objetivo como colecionador?

Mensagempor @kleberolivetti » Ter 19 Jun 2012 16:48

Encontrei este tópico por acaso. Retirá-lo-ei do fundo do baú por tratar de um assunto interessante, talvez o mais importante entre os colecionadores, já que ao contar o objetivo acabamos involuntariamente contado como tudo começou.

Comecei a colecionar há uns dez anos, aproximadamente. Tudo começou quando assisti Matrix e Senhor do Anéis, lembro-me que, na época, fiquei fascinado por ambos os filmes e pensei: Cara, eu preciso tê-los.
Na época, penso eu, colecionar filmes não era tão comum quanto hoje, afinal, não era tão fácil de encontrá-los e os preços eram mais salgados se comparados aos dias de hoje. Ah, e claro, não haviam tantas promoções e surtos.
Matrix, por exemplo, que é um filme conhecidíssimo, não foi fácil de encontrar. A minha ex-namorada - que me presenteou - disse que teve de passar em diversas lojas para encontrá-lo e pagou a bagatela de R$ 60,00 por um dvd simples.
Enfim, comecei a pegar amor pela coisa e decidi sair em busca daqueles filmes que eu tanto gostava. Quando me dei conta, eu tinha me tornado um colecionador. Lembro-me bem do quão feliz fiquei ao ultrapassar a barreira dos 100 títulos. Até hoje brinco com meus amigos que estão iniciando uma coleção, dizendo: Difícil é passar dos 100, depois vai que vai. :cool:

A princípio eu comprava apenas os meus filmes favoritos, aqueles que dá vontade de colocar para a visita assistir. Com o tempo, depois de adquirir quase todos os filmes almejados, passei a comprar filmes "com potencial". Antes de comprá-los eu assistia aos trailers, lia criticas à respeito, pesquisava opiniões em fóruns, etc. Mesmo com toda pesquisa, claro que vez ou outra eu me decepcionava.
Hoje continuo com o mesmo hábito de comprar filmes potencialmente bons, e continuo, ainda, me decepcionando bastante. :rindo:

A minha mentalidade mudou quando conheci o bjc. Antes, para mim, possuir mais de uma versão do mesmo filme era pura besteira. Hoje tenho até cinco edições de um mesmo filme. :rock:

Posso dizer que, hoje, meu objetivo é o mesmo do Jotacê: adquirir as melhores, mais belas e raras edições. Continuo prezando por um bom filme, com ótima imagem, som... mas ao mesmo tempo, levo muito em consideração a beleza da edição. Talvez até mais do que o próprio filme em si.

Ultimamente, a minha meta tem sido conseguir edições raras, muitas já esgotadas. Quando lançam uma edição limitada nem quero saber se o filme é bom ou ruim, compro sem precisar pensar duas vezes. Quando lançam o steelbook de um filme que eu já possuo (mesmo que minha edição seja caprichada) idem.

Minha esposa - que não colecionada nada - não me entende. Ela diz que gasto dinheiro com bobeira, especialmente quando compro um título repetido. Para ela, edições como as famosas cabeças, por exemplo, é jogar dinheiro fora, pois o lema dela é: Filme é apenas para assistir. Perdoem-na, ela não sabe o que fala. haha

Pelo menos ela gosta de ASSISTIR filmes tanto quanto eu, só não compreende que colecionar algo mexe com a paixão de qualquer um. Não importa se você tem 10 ou 1000 títulos em sua estante, sempre será um motivo de orgulho.

Perdoem minha prolixidade, mas sabem como é, né?! Quando começamos a falar sobre algo que amamos, perdemos a noção.
@kleberolivetti
Belezura
Belezura

Data de registro: Qua 09 Mai 2012 11:42
Pontos de Reputação: 27
está num caminho distinto

Publicidade

Mensagempor Daniel » Qui 21 Jun 2012 12:11

Hoje eu tenho 41 anos e moro em Recife, mas minha coleção de FILMES começou há muitos anos atrás, quando eu morava no Rio. Naquela época, quando a cultura na tv aberta ainda não estava extinta, cada dia da semana a Globo exibia um estilo de filme na madrugada. Um desses dias era de clássicos, meu gênero preferido, na sessão "Classe A". Foi nessa sessão que eu assisti filmes como, por exemplo, As Férias do Sr. Hulot, A Colina dos Homens Perdidos e A Balada do Soldado. Quando terminava a exibição, eu ficava pensando: "Nossa, que filme incrível. Quando será que vou poder assistí-lo novamente?". :?
Meus pais nunca frequentaram muito cinema, e me lembro que um colega da minha rua tinha o álbum de figurinhas do filme King Kong, com Jessica Lange, e eu via aquelas figurinhas incríveis do gorila e daquela mulher estonteante e ficava pensando "Uau, que filmaço é esse?" :babando:
Com 15 anos eu fui ao cinema pela primeira vez sozinho, com meu primo Cláudio, da mesma idade, no cinema de Madureira. Assistimos o filme de ficção, outro gênero favorito, O Exterminador do Futuro. Saí do cinema em transe com aquele espetáculo cinematográfico. Quando será que vai passar na TV? :happy:
Uma vez eu aprontei alguma coisa, e meu pai me botou de castigo sem TV por uma semana. Justo nessa semana passou o filme da segunda guerra, outro gênero favorito, O Último Combate(Murphy`s War). Eu fiquei no quarto, enquanto o resto da família assistia o filme, e eu só escutando aqueles tiros e explosões, só imaginando pelo que eu tinha visto no comercial. E pensando: "quando agora vou poder assistir esse filme?" :parede:

Eis que um dia eu estou passeando num shopping do Rio, e descubro numa loja de audio e vídeo, o VHS da Globo Filmes de A Balada do Soldado. Junto com Alexander Nevisky, O Encouraçado Potemkin e As Férias do Sr. Hulot. Fiquei doido. Eu tinha minha mesada no bolso, mas só dava pra comprar um, e agora? Comprei A Balada do Soldado, com um nó no coração de deixar os outros. :suor:
Assim começava minha coleção. :happy:
Me mudei para Recife com uns 20 VHS. Aqui descobri uma loja especializada em compra e venda de VHS de e para locadoras, e minha coleção cresceu para mais de 100 vhs, tais como Os Sete Samurais, Stalker, O Ovo da Serpente, Rosa Branca e O Viajante(De Volker Schloendorff, até hoje não saiu em DVD).
Veio uma crise financeira, e vendi mais 50% da coleção para uma locadora. Depois fui para Belém, e a umidade mofou mais 40%, que joguei fora recentemente, guardando só as caixas e capas, planejando montar um mobile com elas. Ainda restam, sem mofo: 1984, Vampiros de Almas, Os Gritos que Aterrorizam, Os Amantes de Kathy Tippel, A Máquina do Tempo, A Felicidade Não Se Compra, O Ovo da Serpente e O Último Combate. As Férias do Sr. Hulot e O Viajante estão mofados, mas guardei mesmo assim. Um pelo sentimental, outro pela raridade. :no:

Depois da decepção de perder a coleção de VHS para o mofo, comecei a refazer minha coleção em DVD por culpa da Works e da Americanas. Encontrei aqueles DVDs de Drácula da Hammer com Christopher Lee, e não acreditei no que estava vendo. Aqueles filmes incríveis lançados no Brasil? Comprei tudo que tinha nas lojas físicas, depois descobri as lojas virtuais da Americanas, Submarino e da própria Works, e comprei o resto. E descobri que a Hammer tinha outras coisas além de Dráculas e Frankensteins. Comecei a vasculhar a internet. E encontrei muita coisa da Hammer pra baixar, primeiro em AVI, e com o aumento da tecnologia, em DVD-R. Não tinha grana nem vontade de me envolver com importação. Hoje tenho quase todos os filmes da Hammer. Também da Amicus, e Tigon, e Tiburn.

E minha coleção despertou o interesse de minha mãe por filmes, e ela tem uma coleção também. É super fã do John Wayne. Tem tudo que foi lançado aqui, e praticamente tudo que não foi, que eu consegui pra ela. :anjo:

Fora isso, tenho trocentos DVDs gravados da TV a cabo, principalmente clássicos do TCM.
Já gravei 3 temporadas de Arquivo X, vai começar a quarta, e to gravando a primeira de Kung Fu, do mesmo TCM. Agora só compro os box se for bem baratinho, tipo surto.

Como vocês podem ver, eu coleciono filmes, não embalagem, embora dê muito valor a ela. Quando gosto do filme, procuro conseguir a melhor edição disponível, seja do jeito que for. Sou fã da série Alien. Adoraria ter aquele monte de colecionáveis. Como aquele busto do Predador e do Planeta dos Macacos também. Mas o principal pra mim é o filme e os extras.
Pegar aquela edição completa do Alien, com todos os extras inclusive os que só tinha em laserdisc já tava de bom tamanho. Mas conseguir um VHS rip de um filme da Hammer que nunca foi lançado em DVD também é ótimo.
Por exemplo, deixei para comprar o Ben Hur quádruplo, que é a melhor edição nacional, e veio na maldição do escanavo. Este eu compraria de novo na edição digipack, e daria o outro de presente. Mas por um preço justo, jamais pagando uma exorbitância no ML. A mesma coisa com o meu box de Band of brothers.
Comprei o box de Matrix com 5 dvds, e a única coisa que não gosto é que o Matrix é simples e sem dublagem. Só comprei em promoção, por 19,90. Por 44,00 eu não compraria, por conta disso, questão de justiça. Mas não dou 500,00 no Digipack com os 10 DVDs. Mas se encontro numa locadora eu tranquilamente copio mantendo a qualidade do vídeo/audio, faço as capas, muitas vezes customizadas, e fica lindo na estante. Porque eles não relançam? As matrizes eles tem, o mercado existe. Se só existisse uma única cópia dessa edição, e fosse vendida por um milhão? Você ia querer ter uma cópia ou ia só querer saber que ela existe? :-D

Também é uma questão de grana. Não aderi ainda ao BD por exemplo, porque ainda acho caro demais, porque ainda não tenho uma super TV. Mas de jeito nenhum eu refaria toda a minha coleção em BD, por esse ou aquele motivo.

Mas nada contra quem coleciona o melhor de todas as edições.
Colecionar é atender a um desejo seu. E cada um sabe do seu. :cool:
Daniel
Comumzão
Comumzão

Data de registro: Sáb 16 Jun 2012 00:12
Pontos de Reputação: 0
é uma quantidade desconhecida neste momento

Mensagempor Daniel » Qui 21 Jun 2012 21:31

Obrigado pelos comentários, kleberolivetti, lá no outro post. Foi o seu post aí em cima que me inspirou a ser prolixo! :joinha: :fun:

Quem viu a emoção da Sammy abrindo o busto do Predador que ela ganhou de presente, pode ter uma idéia do que é colecionar! :cool:
Daniel
Comumzão
Comumzão

Data de registro: Sáb 16 Jun 2012 00:12
Pontos de Reputação: 0
é uma quantidade desconhecida neste momento

Mensagempor @kleberolivetti » Sex 22 Jun 2012 08:47

Daniel escreveu:Obrigado pelos comentários, kleberolivetti, lá no outro post. Foi o seu post aí em cima que me inspirou a ser prolixo! :joinha: :fun:

Quem viu a emoção da Sammy abrindo o busto do Predador que ela ganhou de presente, pode ter uma idéia do que é colecionar! :cool:

HAHAHAHA. Você foi ainda mais prolixo. Mas como eu disse, quando começamos a falar sobre o que amamos, perdemos o limite. ;)
@kleberolivetti
Belezura
Belezura

Data de registro: Qua 09 Mai 2012 11:42
Pontos de Reputação: 27
está num caminho distinto

Anterior

Retornar para Dúvidas gerais