Comecei a colecionar há uns dez anos, aproximadamente. Tudo começou quando assisti Matrix e Senhor do Anéis, lembro-me que, na época, fiquei fascinado por ambos os filmes e pensei: Cara, eu preciso tê-los.
Na época, penso eu, colecionar filmes não era tão comum quanto hoje, afinal, não era tão fácil de encontrá-los e os preços eram mais salgados se comparados aos dias de hoje. Ah, e claro, não haviam tantas promoções e surtos.
Matrix, por exemplo, que é um filme conhecidíssimo, não foi fácil de encontrar. A minha ex-namorada - que me presenteou - disse que teve de passar em diversas lojas para encontrá-lo e pagou a bagatela de R$ 60,00 por um dvd simples.
Enfim, comecei a pegar amor pela coisa e decidi sair em busca daqueles filmes que eu tanto gostava. Quando me dei conta, eu tinha me tornado um colecionador. Lembro-me bem do quão feliz fiquei ao ultrapassar a barreira dos 100 títulos. Até hoje brinco com meus amigos que estão iniciando uma coleção, dizendo: Difícil é passar dos 100, depois vai que vai.
A princípio eu comprava apenas os meus filmes favoritos, aqueles que dá vontade de colocar para a visita assistir. Com o tempo, depois de adquirir quase todos os filmes almejados, passei a comprar filmes "com potencial". Antes de comprá-los eu assistia aos trailers, lia criticas à respeito, pesquisava opiniões em fóruns, etc. Mesmo com toda pesquisa, claro que vez ou outra eu me decepcionava.
Hoje continuo com o mesmo hábito de comprar filmes potencialmente bons, e continuo, ainda, me decepcionando bastante.
A minha mentalidade mudou quando conheci o bjc. Antes, para mim, possuir mais de uma versão do mesmo filme era pura besteira. Hoje tenho até cinco edições de um mesmo filme.
Posso dizer que, hoje, meu objetivo é o mesmo do Jotacê: adquirir as melhores, mais belas e raras edições. Continuo prezando por um bom filme, com ótima imagem, som... mas ao mesmo tempo, levo muito em consideração a beleza da edição. Talvez até mais do que o próprio filme em si.
Ultimamente, a minha meta tem sido conseguir edições raras, muitas já esgotadas. Quando lançam uma edição limitada nem quero saber se o filme é bom ou ruim, compro sem precisar pensar duas vezes. Quando lançam o steelbook de um filme que eu já possuo (mesmo que minha edição seja caprichada) idem.
Minha esposa - que não colecionada nada - não me entende. Ela diz que gasto dinheiro com bobeira, especialmente quando compro um título repetido. Para ela, edições como as famosas cabeças, por exemplo, é jogar dinheiro fora, pois o lema dela é: Filme é apenas para assistir. Perdoem-na, ela não sabe o que fala. haha
Pelo menos ela gosta de ASSISTIR filmes tanto quanto eu, só não compreende que colecionar algo mexe com a paixão de qualquer um. Não importa se você tem 10 ou 1000 títulos em sua estante, sempre será um motivo de orgulho.
Perdoem minha prolixidade, mas sabem como é, né?! Quando começamos a falar sobre algo que amamos, perdemos a noção.