Dose Diária de Inveja | Spectreman [Edição Limitada – Japão]

Aperte o play e seja feliz!

Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como todas as metrópoles, Tóquio se acha hoje em desvantagem na sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode acontecer um dia que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. QUEM PODERÁ INTERVIR?

Se você respondeu Chapolin Colorado, passou perto, mas errou! O Vermelhinho é o maioral, mas vamos tratar de outro grande herói do universo. O ciborgue de Nebula 71 que, sob orientação dos Dominantes, é enviado à Terra para auxiliar a humanidade contra o maligno Dr. Gori e seu lacaio Karas. Ele mesmo, Spectreman-man-man!

Spectreman é um seriado televisivo produzido no Japão em 1971, que alcançou grande sucesso no Brasil, no final dos anos 1970 e durante os anos 1980, ao ser exibido na TV Record e no SBT. O clássico tokusatsu foi importante para a abertura do mercado brasileiro a este tipo de conteúdo, junto com National Kid, Vingadores do Espaço e as séries da família Ultra. Com a aceitação destas produções, alguns anos depois o país tropical seria tomado de assalto por Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraiya e tantos outros, a consolidar a relação do público brasileiro com as obras nipônicas.

E agora o justiceiro intergaláctico será alvo de nosso pecado capital favorito. É hora de visitar a Terra do Sol Nascente, olhar aos céus, erguer o braço direito e bradar: ÀS ORDENS!

JAPÃO

No país do sushi os tokusatsus recebem tratamento de respeito. E haja DDI. Já mostramos uma Dose Diária de Inveja | Kamen Rider Black e uma Dose Diária de Inveja | Ultraman e Ultraseven. E agora os compatriotas do Tetsuo Narikawa receberam uma edição limitada de Spectreman em Blu-ray. Curiosamente, a edição é chamada Spectreman Trilogy. Provavelmente, isto se deve ao fato da série ter tido três títulos originalmente no Japão: Uchuu Enjin Gori (“Macaco Espacial Gori” – do episódio 1 ao 20), Uchuu Enjin Gori versus Spectroman (“Macaco Espacial Gori versus Spectreman” – do episódio 21 ao 39) e Spectroman (“Spectreman” – do episódio 40 ao 63).

São 11 discos (livres para todas as regiões), com todos os 63 episódios remasterizados em alta definição a partir dos negativos originais, no aspecto de tela 1.33:1, com trilha de áudio em japonês PCM Monaural. Infelizmente, como já era de se esperar, não há opções em nosso idioma. Como conteúdos extras estão presentes dois filmes: Uchuu Enjin Gori Tai Spectreman e Spectreman Dai Gekisen! Nanadai Kaiju. Ainda, o episódio-piloto, featurettes de bastidores e entrevistas.

Completa o pacote um livreto com informações da produção. Edição com data de lançamento marcada para 27 de abril, sob preço de 65.860 Ienes (algo em torno de R$ 2.100). Macacos me mordam! Será que o Dr. Gori é o responsável por este preço?

Enquanto isso, no país da macacada reunida, repleto de simióides malandros…

BRASIL

Dr. Gori errou o alvo. Se ao invés do Japão, tivesse vindo diretamente ao Bar-zil, teria realizado seus planos com muito mais facilidade. Ou talvez tenha conseguido, já que vivemos em um ambiente dominado pela poluição, onde muitos pensam que são macacos (no mínimo se comportam como tais). Assim sendo, na república bananeira, por muito tempo tivemos: NADA! Vergonhoso. E não adianta se disfarçar.

Por muito tempo, nada de Blu-ray e/ou DVD. Em 2011 tivemos um mirabolante anúncio, com a obra prometida em ambos os formatos. Ultraman, O Regresso de Ultraman e Ultraseven também estavam na lista. Fazia parte dos planos uma edição limitada em Blu-ray do Ultraman, com embalagem no formato da cabeça do herói. A especulação foi grande de que Spectreman também fosse lançado assim, já que isto aconteceu no Japão em 2002, nos primórdios do DVD.

No fim das contas, questões jurídicas e de licenciamento entraram em cena. E os anúncios se mostraram apenas bazófias. Aos macaquitos de terra brasilis restou comer banana e chupar o dedo. E curtir as antigas HQs lançadas pela editora Bloch.

Em 2015, Ultraman foi disponibilizado em DVD pela World Classics, em uma edição com o seriado completo, mas não sem dúvidas quanto à legitimidade do lançamento e críticas sobre algumas questões técnicas.

Eis que a distribuidora tomou para si a tarefa de lançar Spectreman, apenas em DVD. E em volumes. O primeiro, composto por quatro discos, traz 31 episódios.

Vídeo: 1.33:1
Áudio: japonês e português (ambos Dolby Digital 2.0)
Legendas: português
 
Disco 1
01. Doutor Gori, O Criador de Monstros – parte 1
02. Doutor Gori, O Criador de Monstros – parte 2
03. Operação Seqüestro Diabólico – parte 1
04. Operação Seqüestro Diabólico – parte 2
05. O Exílio de Spectreman – parte 1
06. O Exílio de Spectreman – parte 2
07. Mandíbulas da Morte – parte 1
08. Mandíbulas da Morte – parte 2
 
Disco 2
09. O Monstro Bicéfalo – parte 1
10. O Monstro Bicéfalo – parte 2
11. A Terrível Transformação – parte 1
12. A Terrível Transformação – parte 2
13. Um Cérebro Para o Medusóide – parte 1
14. Um Cérebro Para o Medusóide – parte 2
15. O Dia Em Que a Terra Estremeceu – parte 1
16. O Dia Em Que a Terra Estremeceu – parte 2
 
Disco 3
17. Delírios de Um Pescador – parte 1
18. Delírios de Um Pescador – parte 2
19. O Ninho dos Monstros – parte 1
20. O Ninho dos Monstros – parte 2
21. Contatos Imediatos do 4º Grau – parte 1
22. Contatos Imediatos do 4º Grau – parte 2
23. O Vingador – parte 1
24. O Vingador – parte 1
 
Disco 4
25. Uma Arma Para Spectreman – parte 1
26. Uma Arma Para Spectreman – parte 2
27. Arena dos Monstros
28. Fúria Cega – parte 1
29. Fúria Cega – parte 2
30. O Mistério dos Ovos Gigantes – parte 1
31. O Mistério dos Ovos Gigantes – parte 2
 

De acordo com alguns comentários e resenhas, a qualidade de áudio e vídeo é razoável, nada mais do que isso (com suposições de vídeos capturados nas interwebz ou transferidos de VHS). Dublagem clássica confirmada. Três episódios não possuem dublagem em português (segundo a distribuidora, não foi possível recuperar estas trilhas). Não há conteúdos extras. Embalagem Digistak, com luva. Eis mais algumas imagens, publicadas por Marcus Marinho no grupo do BJC no facebook.

Mais imagens dos menus, originalmente publicadas em resenha do Tokufriends.

Edição lançada em 5 de fevereiro, com preço sugerido de R$ 79,90. Nem sinal de Blu-ray. Não comentarei sobre o preço, nem vou mais entrar na questão dos licenciamentos. Aos interessados, resta esperar pelo segundo volume, com os demais episódios. E fim de papo. Em um mercado de home video (e em um país) que não se leva a sério, nem o Spectreman consegue intervir…

[Via: Blu-ray.com / CDJapan / JBoxTokufriends]

Links para as edições citadas no post:

AMAZONSARAIVA

Categorias: Blu-rayDDIDVD

Tags: , , ,

Sobre o autor

Cidraman é o alter-ego de Leandro Pinheiro, colecionador de DVDs desde 2002, fã incondicional de Star Wars desde sempre. Um saudosista maldito com orgulho. Sua missão é destruir mundos, lutar pelos fracos e oprimidos e acabar com as injustiças que assolam o universo colecionístico.