CUIDADO! Nova edição da primeira temporada de Xena em DVD no Brasil

Xena: A Princesa Guerreira é uma popular série televisiva produzida na Nova Zelândia entre 1995 e 2001. Foram seis temporadas a apresentar a jornada da heroína, vivida pela bela Lucy Lawless, em peripécias pela Grécia Antiga, sempre acompanhada de sua fiel amiga Gabrielle (a igualmente bela Renée O’Connor). A personagem surgiu em outro popular seriado, Hércules (aquele mesmo com o Kevin Sorbo). A partir de então, ganhou suas próprias aventuras. Sam Raimi capitaneou a produção, cujo elenco ainda contou com Ted Raimi, Kevin Tod Smith, Alexandra Tydings e Hudson Leick, além de participações especiais, como Karl Urban e o inigualável Bruce Campbell.

O sucesso foi estrondoso. A personagem encontrou seu lugar na cultura pop mundial e uma infinidade de produtos foi lançada, incluindo edições para o mercado de home video.

Pois a collectosfera brasileira foi pega de surpresa no final de 2015, quando viu anunciada uma nova edição em DVD, com a primeira temporada completa do seriado.

São seis discos, com 24 episódios em aspecto de tela 1.33:1, trilhas de áudio em inglês e português (ambas Dolby Digital 2.0) e legendas nestes idiomas. Não há conteúdos extras. Tudo acondicionado em embalagem Digipak.

Imagens publicadas por Daniel Hugoline Arthuso no grupo do BJC no facebook.

Seriado bacana. Temporada completa. Embalagem colecionável. Edição supimpa, certo? Muita calma nessa hora! Na verdade, trata-se de mais um lançamento da Winer Disk. Para os desavisados, é a empresa responsável pela “edição para colecionador” do seriado do Batman, além de uma coleção com filmes de Bruce Lee, entre outras pérolas. Conforme já apontamos, a empresa lançou diversas obras cujos direitos são pertencentes a outras distribuidoras (incluindo títulos ainda disponíveis no mercado por meio destas).

Xena teve sua primeira temporada lançada no Brasil em DVD pela Universal, em 2006, dividida em dois volumes (atualmente fora de catálogo). Para cada volume, três discos socados em estojos comuns.

O que se especula é que a Winer simplesmente copiou os discos e agora os vende.

Se há licenciamento para tanto, não foi possível verificar (mesmo com o logotipo da Universal presente na capa e no verso). Há quem diga que as demais temporadas virão a seguir. Xena entra naquele caso já conhecido: o detentor dos direitos autorais não toma vergonha na cara para lançar a obra em nosso país de forma correta (em sua totalidade, com conteúdo e apresentação dignos) e, assim, abre a brecha para que edições “alternativas” vejam a luz do dia, atrás daquele Lucrinho maroto.

Verdade seja dita, esta edição da Winer tem uma apresentação competente, algo que a Universal sequer cogitou oferecer. Como sempre, está feita a nossa parte, ao informar sobre as circunstâncias que envolvem estes lançamentos. Compra quem quer, mas compra com conhecimento de causa. E sem reclamar depois. A edição tem preço de R$ 79,90.

[Via: Livraria Cultura / Livraria da Folha]

 

Categorias: DVDNotícias

Tags: , , ,

Sobre o autor

Cidraman é o alter-ego de Leandro Pinheiro, colecionador de DVDs desde 2002, fã incondicional de Star Wars desde sempre. Um saudosista maldito com orgulho. Sua missão é destruir mundos, lutar pelos fracos e oprimidos e acabar com as injustiças que assolam o universo colecionístico.