CONFIRMADO! Blu-ray 4K será lançado em 2015!

Enquanto os Arautos do Apocalipse ficam falando que a mídia física vai morrer em breve, o Blu-ray continua em processo de evolução. A novidade é o suporte ao padrão 4K, previsto para estar disponível aos consumidores no Natal de 2015.

Em contato com o site TechRadar, o executivo do comitê de promoções globais da Blu-ray Disc Association, Victor Matsuda, confirmou que a BDA planeja fechar as especificações do BD4K até o final do terceiro trimestre do ano que vem. O executivo informou que a expectativa é que os primeiros títulos no formato estejam disponíveis para venda em dezembro, juntamente com os players. A notícia foi confirmada na IFA 2014 em Berlim, feira de negócios de tecnologia e produtos eletrônicos aberta hoje.

Além do aumento na resolução (3840 × 2160p), se espera que o novo formato suporte frame rates mais elevados (até 60 quadros por segundo), uma paleta de cores maior, a utilização de High Dynamic Range (HDR) e suporte ao codec HEVC/H.265, otimizado para compressão de arquivos em 4K e que permite maior eficiência e bitrates maiores. É provável que também haja um acréscimo na capacidade do disco, entre 66 e 100 GB. Maiores novidades só quando a BDA divulgar as especificações finais.

Ainda não há previsão de preços, mas como acontece com toda nova tecnologia, é de se esperar que sejam mais elevados que o Blu-ray tradicional, tanto para filmes quanto para aparelhos.

[Fonte: Blu-ray.com]

 

Categorias: Blu-rayNotícias

Tags: , ,

Sobre o autor

Alexandre Prestes era rato de locadora nos anos 80 e nunca se animou a comprar VHS por ser uma mídia de baixa durabilidade. Fã incondicional da boa música, iniciou em 2003 sua coleção com DVDs musicais; só a partir de 2005 passou a comprar filmes e séries. 2009 foi o ano no qual começou a colecionar filmes em Blu-ray, sendo um entusiasta do formato. A coleção continua crescendo (e o espaço diminuindo), cada vez mais a favor de títulos com maior qualidade técnica e fartura de material adicional.