CONFIRMADO! Blu-ray 4K será lançado em 2015!

Enquanto os Arautos do Apocalipse ficam falando que a mídia física vai morrer em breve, o Blu-ray continua em processo de evolução. A novidade é o suporte ao padrão 4K, previsto para estar disponível aos consumidores no Natal de 2015.

Em contato com o site TechRadar, o executivo do comitê de promoções globais da Blu-ray Disc Association, Victor Matsuda, confirmou que a BDA planeja fechar as especificações do BD4K até o final do terceiro trimestre do ano que vem. O executivo informou que a expectativa é que os primeiros títulos no formato estejam disponíveis para venda em dezembro, juntamente com os players. A notícia foi confirmada na IFA 2014 em Berlim, feira de negócios de tecnologia e produtos eletrônicos aberta hoje.

Além do aumento na resolução (3840 × 2160p), se espera que o novo formato suporte frame rates mais elevados (até 60 quadros por segundo), uma paleta de cores maior, a utilização de High Dynamic Range (HDR) e suporte ao codec HEVC/H.265, otimizado para compressão de arquivos em 4K e que permite maior eficiência e bitrates maiores. É provável que também haja um acréscimo na capacidade do disco, entre 66 e 100 GB. Maiores novidades só quando a BDA divulgar as especificações finais.

Ainda não há previsão de preços, mas como acontece com toda nova tecnologia, é de se esperar que sejam mais elevados que o Blu-ray tradicional, tanto para filmes quanto para aparelhos.

[Fonte: Blu-ray.com]

 

Categorias: Blu-rayNotícias

Tags: , ,

Sobre o autor

Alexandre Prestes era rato de locadora nos anos 80 e nunca se animou a comprar VHS por ser uma mídia de baixa durabilidade. Fã incondicional da boa música, iniciou em 2003 sua coleção com DVDs musicais; só a partir de 2005 passou a comprar filmes e séries. 2009 foi o ano no qual começou a colecionar filmes em Blu-ray, sendo um entusiasta do formato. A coleção continua crescendo (e o espaço diminuindo), cada vez mais a favor de títulos com maior qualidade técnica e fartura de material adicional.
  • WC1969

    N tem como acompanhar a tecnologia

  • eraj1972

    Jà era de se esperar, né? Será que o DVD morre desta vez?

  • FelipeVenos

    Como o tempo passa….
    Em meados de 2009 é que foram lançados os primeiros aparelhos blu-rays e quase que ao mesmo tempo, acompanhado a onda, as tv´s LED.
    Se realmente estiver confirmado para o 4K ser lançado em dezembro de 2015. Será uns 5 anos de diferença em relação as tv´s LED.
    Comprei minha tv LED em 2012… e d'aqui a pouco já vou ter que trocar de aparelho.
    A tecnologia tá Phoda! Quando essa onda de tv tiver no ritmo dos celulares… estamos lascados! 😛

  • Gui11061982

    Conseguem imaginar o valor de um disco desses no Brasil???? Com um box ultra simples e sem arte interna kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • GUI_3D

      Acho que um Blu-ray 4K simples deve começar por uns 200 ou 250 reais no mínimo, terá que ser mais que o dobro de um Blu-ray normal vendido hoje…

  • GUI_3D

    Com o avanço da nova tecnologia, os aparelhos de tv, blu-ray player e etc de hoje, vão ser cada vez mais descartáveis, cada ano terá que trocar de aparelho, se quiser estar atualizado com a tecnologia.

  • Sidplay

    Ótima notícia. Espero que não demore muito pra isso se popularizar pois tenho muito interesse.

    • RodrigoMSilva

      Se nem o bluray ainda não se popularizou tanto, tem muita gente que nem sabe ainda o que é, quanto mais esse 4K, vai demorar muito tempo ainda.

      • Sidplay

        Infelizmente tem muita gente que ainda usa DVD. Só popularizou mesmo a transmissão HD.

  • RodrigoMSilva

    Eu acho que tanto o bluray já com preços bem acessiveis, quanto o 4K que ainda vai demorar bastante tempo para ter bons preços vai ficar mais restrito a nós colecionadores mesmo, eu cheguei a conclusão de que o que tornou o dvd a mídia mais popular de todos os tempos foi a praticidade e não a qualidade de imagem em relação ao VHS seu antecessor, isso porque a maioria da população não tá nem aí com qualidade de imagem, acho que ainda vai demorar um bom tempo para matar o dvd, mesmo com outras midias chegando aí.

    • GUI_3D

      Também acho que o DVD vai continuar, tem filmes e séries que estão lançando somente em DVD e nem tem em Blu-ray, acho que as produtoras de home vídeo ainda tem preferência pelos DVDs.

    • Fatini

      Isso no Brasil. Aqui a população é mais tecnologicamente analfabeta, digo, não se importa com qualidade de som e imagem superior. Tem gente que possui tv HD mas mesmo assim ainda passa na barraquinha de filme pirata pra comprar DVD.
      Se importam com HD mesmo só na Globo.

      • RodrigoMSilva

        Exatamente o que eu quis dizer, a maioria das pessoas já estão comprando tv HD, tv 3D, mas não sabem ou não se importam que o que casa com ela é o bluray player, vão lá e instalam seu velho dvd player e bora continuar com os filmes piratas das barraquinhas.

  • WC1969

    Já existem alguns aparelhos em blu-ray que tem 4k.

    • 47CARNEIRO

      RodrigoMSilva, parece que tem, mas não tem, explico. Eu possuo um fabuloso Player de Blu-ray da OPPO modelo BDP-103, mas ele, tanto quanto os demais, faz apenas uma "aceitável" conversão do sinal 1080p para 2160p, mas o resultado final está muitas milhas de distância de ser uma imagem 4K, apenas melhora um "pouquinho só" a imagem 1080p, para simular uma visualização 4K. A imagem nativa 4K é muito mais detalhada e contrastante do que qualquer conversão que o valha, e só teremos acesso a ela com os novos Blu-rays 4K que chegarão em 2015.

  • Fatini

    Ótima notícia. Fico ansioso para ter em cas a oportunidade de assistir em 48fps. Adorei esse formato nos cinemas. Cenas fluidas com detalhe saltando aos olhos. Os movimentos de câmera nas tomadas aéreas que Peter Jackson fez em O Hobbit é sensacional demais, não há borrão nas cenas.

  • SailorSenshi

    Se aqui o Blu-Ray ainda tem pouca base instalada… o 4K então… será nicho do nicho.

  • Alvaroniten

    Sobre a popularização do BD acho que não vai vingar mais no Brasil.
    A oferta de Download em 720 e 1080 faz a pessoa parar de comprar DVD na barraquinha e assistir direto na Netflix (exemplo).
    Mídia física só para nós, os loucos, que se importam com qualidade máxima, apresentação, raridade do item, etc.

  • Romeu Maciel

    CONCORDO PLENAMENTE

  • Romeu Maciel

    PIOR, MAS TAMBÉM NÃO DURA MUITO

  • Giovani Carneiro

    Essas tecnologias se atualizam muito rápido! vc paga caríssimo numa tv 55 full hd 3D e 1 ano depois ela custa 3x menos! a maioria das pessoas ainda tem aparelho de DVD em casa, o Bluray nen se popularizou e ja vem substituto! estamos na éra do consumismo acelerado! celulares e tvs estão desatualizando muito rapido! e a culpa é nossa mesmo! quanto mais consumimos mais nossos produtos ficam decadentes!

    • Rodrigo Cherigatto

      nao concordo com vc,o bluray foi lançado em 2006!ta na hora de um substituto e outra as tv de 4k precisam de uma midia a altura!!!

  • Rodrigo Cherigatto

    fico aqui pensando: quais serao os promeiros filmes em uhd(4k)?

  • Rodrigo Cherigatto

    nao e questao de preferencia,o povinho acha que dvd ta bom pra ele!eu tenho muitos dvds mas praticamente so compro filmes em bluray pra minha tv 3d fullhd

  • Rodrigo Cherigatto

    nao nao nao confunda esses aparelhos fazem um upscaling pra imagem mas e claro que ha pouca diferença o certo é tv 4k+aparelho 4k+midia 4k!

  • Rodrigo Cherigatto

    nao exagere mas cada 5 anos é bom trocar os aparelhps!

  • Rodrigo Cherigatto

    nossa q

  • Você estava certo 😛 O download digital barrou o crescimento do Bluray.