CUIDADO! “Edição para Colecionador” da série clássica do Batman em pré-venda no Brasil

Está em pré-venda no Brasil Varonil PS4 Mil, uma “edição para colecionador” em DVD do clássico seriado do Batman, de 1966, com Adam West e Burt Ward nos papéis principais. Mas calma aí, calma lá, afobado leitor. Tem caroço no angu…

Apesar da bela arte da imagem acima, não se trata de um lançamento oficial da Warner (detentora dos direitos de todos os personagens da DC Comics), tampouco um lançamento oficial da Fox (detentora dos direitos sobre o clássico seriado do Batman). Esta é uma briga antiga, que até hoje inviabiliza o lançamento do seriado em home video, mesmo nos Estados Unidos. Enquanto as duas empresas não acertarem os ponteiros, não teremos o seriado lançado oficialmente. Entretanto, quem lançará esta coleção aqui no Brasil é a Winer Disk. QUEM?

Pois é, trata-se de uma distribuidora desconhecida, que vem lançando algumas obras em DVD (até onde foi possível verificar, sem as devidas licenças para tanto). Entre elas, os seriados do Zorro, com Guy Williams (cujos direitos pertencem à Disney) e Tarzan, com Ron Ely (que lá fora está sob os cuidados da Warner, mas aqui sabe-se lá a quem pertencem os direitos).

Agora, além do seriado do Batman, também lançará edições em DVD com a série animada do homem-morcego dos anos 90, dois volumes dos Super Amigos (na verdade, é o mesmo conteúdo lançado por aqui como Super Amigos – Episódios Perdidos) e Liga da Justiça (serão dois volumes, sendo um da animação Justiça Jovem). Todos estes pertencentes à Warner.

Se toda essa conversa já é bastante estranha, o que dizer então quando observamos que fazem parte do “catálogo” desta distribuidora diversos filmes com Elvis Presley, Chuck Norris, Charles Bronson, Van Damme, Sylvester Stallone, além de seriados como Esquadrão Classe A e Perdidos no Espaço, todos (ou a grande maioria) com direitos notoriamente pertencentes a outras empresas?  Portanto, alô, Várner. Alô, Universal. Alô, Fox…

Voltando à edição que dá título a esta matéria. A bela arte do box até impressiona, mas simplesmente não é um produto oficial e completo (e assim sendo, dificilmente uma “edição para colecionador”). Serão seis DVDs, algo insuficiente para armazenar, com qualidade, os 120 episódios das três temporadas do seriado. E se as especificações técnicas divulgadas estão corretas, teremos apenas dublagem em português. Nada de áudio original em inglês. Santa cara-de-pau, Batman! Enfim, a edição está prevista para 8 de novembro, com preço de R$ 89,90.

Esta é uma discussão antiga. Afinal, as empresas que possuem os direitos sobre determinadas obras não dão a devida atenção, deixando o caminho livre para que “empresas” menores se apropriem e tentem fazer um Lucrinho maroto. O BJC é totalmente contra estas práticas e fazemos nossa parte, ao manter o público informado sobre produtos com origens duvidosas. Ao mesmo tempo, sabemos que muitos fãs e colecionadores, ávidos por lançamentos de suas obras prediletas, acabam recorrendo justamente a estes produtos. Portanto, compra quem quer, mas pelo menos compra com conhecimento de causa. E sem reclamar depois…

[Via: Fórum BJC]

Link para as pré-vendas na Saraiva:

Categorias: DVDNotícias

Tags: , , , ,

Sobre o autor

Cidraman é o alter-ego de Leandro Pinheiro, colecionador de DVDs desde 2002, fã incondicional de Star Wars desde sempre. Um saudosista maldito com orgulho. Sua missão é destruir mundos, lutar pelos fracos e oprimidos e acabar com as injustiças que assolam o universo colecionístico.
  • leoferraz77

    Só dublagem em Português? Vixe. Só falta ser um rip dos VHS da época, upscalados para DVD. Melhor que isso, só a Feira da Fruta!

  • Danikraus

    Posso comentar que acho contraditório o blog fazer uma matéria dessas e, em outros posts, recomendar o box da Caverna do Dragão? Ambos, para mim, caem na mesma categoria.

    • http://cidraman.blogspot.com Cidraman

      De fato, caem na mesma categoria.

      Mas até onde lembro, nunca "recomendamos" a referida edição, apenas procuramos informar sua procedência, tal qual fizemos com a presente matéria.

      Novamente, compra quem quer.

    • trivas77

      Pensei a mesma coisa.

    • Jotacê

      Recomendações MESMO aqui no BJC só nas resenhas, que atualmente estão escassas (sorry). De resto apenas informamos, como muito bem disse o nosso amigo Cidra! :D

    • ferreiradiego

      Já que citaram a versão pirata que é vendida como se fosse original de A Caverna do Dragão, compartilho com vcs esse print que tirei no Facebook. Saraiva sendo irônica em seu post sem nem perceber: https://www.dropbox.com/s/1jn75g36pbl8yot/saraiva

    • carlosrsouza

      Engraçado dizem que não recomendaram Carvena do Dragao mas no fim da materia tem um grande link comissionado da saraiva para o produto. É muita incoerencia mesmo ou muito interesse acima da qualidade

      • angmax

        Nessa matéria também tem um link para a compra do produto na Saraiva, então não há incoerência.

        • carlosrsouza

          é mesmo. Mas veja as materia falando sobre caverna do dragao e alem da imaginacao. Ninguem diz nada sobre a procedencia apenas informam que esta saindo pra venda elogiando que finalmente teremos a serie e o link do produto. Nao tem nenhum titulo de ~cuidado~ como essa materia. A mesma coisa vale pra continental que sempre falam mal e é a mesma coisa esses dvds, nunca tem materia só ~informando~ os lancamentos da continetal, nao é isso que dizem? Que apenas informam e nao recomendam? cade as informacoes da continental

          • angmax

            Carlos, se você ler a matéria do Cidraman sobre o lançamento do box de Caverna dos Dragões, perceberá que é citado a empresa distribuidora do produto, comparando com uma edição "pirata" e, por falta de mais informações, na época, sobre a legalidade do produto, ele questiona a empresa sobre possuir os direitos de lançamento.
            Sobre a continental, se você procurar no blog vai achar o jotacast 28, totalmente dedicado à produtora, com entrevista com um ex-sócio da continental. Sugiro que você leia a matéria sobre o assunto (e ouça o jotacast), dessa forma acredito que você poderá tirar melhores conclusões:

            Caverna do Dragão: http://bjc.uol.com.br/2012/09/20/caverna-do-draga

            Jotacast Continental: http://bjc.uol.com.br/2012/04/24/jotacast-28-edic

            • Danikraus

              E o dia em que fizeram o maior estardalhaço porque o preço da Caverna do Dragão "finalmente baixou"?

              Pra mim, isso é o mesmo que recomendar.

              • angmax

                Danikraus, primeiramente quero deixar claro que não faço parte do "cast" do blog, sou um colecionador que utiliza o blog para manter-me informado sobre as novidades do meio. Eu sinceramente não acredito que o blog iria recomendar uma edição que claramente é pirata, lançada sem o pagamento dos devidos direitos de cessão. No caso de Caverna do Dragão, na matéria do cidraman não haviam informações claras sobre a legalidade do lançamento do produto, e possivelmente não divulgaram essa informação posteriormente.
                Concordo que deveria haver uma nota do tipo "não nos responsabilizamos pela qualidade do produto, que apesar de estar sendo vendido em lojas conceituadas, o produto não tem informações claras sobre a legalidade do mesmo, etc", porém todos aqui já conhecem o blog, sabem que o objetivo e ajudar a comunidade, e não simplesmente "divulgar" produtos, independente da origem, para lucrar com isso (e não vejo nada de errado em subsidiar o blog através de parcerias com lojas, afinal ninguém vive de vento).

                • Danikraus

                  Não estou falando de parceria com a loja. Estou falando desse post aqui:
                  http://bjc.uol.com.br/2013/10/09/dica-series-com-

                  Se o blog não recomenda, por que anunciar que o preço baixou e, ainda por cima, colocar um link direto para a venda do produto? O link da Saraiva tudo bem, às vezes não tem nem como ter controle sobre o que aparece nele, mas esse aqui foi deliberadamente postado pelo Jotacê. Se ele não recomenda, também não indique.

  • Darth_Tyranus

    Dá mesmo que baixar na net, mas baixar na net te dá opções de audio em inglês e ainda sai de graça.

  • Beto_Sobral72

    Sinceramente eu compro os produtos dessa empresa, Eu comprei a primeira temporada do Esquadrão Classe A, o Homem de 6 milhões de dólares e outros .
    Tem publico que quer esses produtos, principalmente para ouvir o audio em português, os dubladores que ouvíamos quando crianças, deixei de compra o Esquadrão A oficial por este não ter o audio em português.
    A verdade é as grades não ligam para o mercado brasileiro, não se importam em oferecer produtos para os brasileiros e querem que os brasileiros SE …
    Não incentivo a pirataria, mas quando ficamos de mãos abanando devido ao descaso das grandes, não nos sobra a opção de procurar os alternativos e compramos em lojas que pagam impostos ( mesmo que os produtos não paguem )

    • chbossan

      poderia me dizer onde achou o hoem de 6 milhões de dólares??? valeu..

      • Beto_Sobral72

        Aqui em Brasília, nas lojas da Discodil no Conjunto nacional ou em Taguatinga centro .
        Acredito que possa encontrar na sua cidade nas lojas que vendem CD e DVD, pois essa loja que citei vende todos os produtos citados no texto.

  • chbossan

    eu também compro esses produtos, como o amigo acima disse a grandes não ligam pra o Brasil, então essa é a única opção..eu não gosto muito desse negocio de baixar da net e ter toneladas de arquivos, mas acho legal o JC dar esse tipo de informação porque ai compra quem quer…

  • eraj1972

    Eu não compro! E não estou conseguindo entender a atitude das lojas. Aderiram a produtos piratas? Pensei em comprar A Caverna do Dragão, mas depois que li aqui, desanimei. Como pode? Alguém sabe explicar o motivo das lojas darem apoio a este tipo de coisa? Quero produto oficial, e não "pirata disfarçado" a preço de original :-(

  • djlosada

    Se eu não me engano, nesse box só tem 25 episódios nos 6 dvds sem extras e com apenas 1 áudio em mono. Ate porque cada episodio leva de 20 a 25 min… nas especificações diz ser pouco mais de 11 horas de duração, ou seja, caberia "apenas" 25 episodios.. 1 temporada só!

  • billymandril

    Tem MUITA gente que não dá a mínima para o home video. Já ouvi pessoas falando que não veem diferença entre o BD e DVD (kkk), ou pessoas que simplesmente estão contentes com o DVD e não querem ter "aprender" algo novo e tals, até porque a barriquinha de DVDs está logo ali na esquina e tals. As locadoras praticamente não existem. Vivo questionando os amigos se agora com suas TV de 42+ eles já viram algo em BD, uns tem o PS3 e dizem que sim, outros compram dvds piratas com aquela qualidade e assistem numa boa, e alguns falam "mas não é caro? lembro que era R$600,00". Não que isso justifique o descaso das empresas com o consumidor brasileiro, mas como nem sequer vejo comerciais, ou sei-lá, algum tipo de incentivo pra galera conhecer mais sobre o home video e assim dar mais valor, acho que só vai ficando mais difícil.

  • redafonte

    Comprei o box do Tarzan na 2001 (!) que tambem vende dvds de uma outra empresa menor que so lança os filmes dublados. Confesso que só me preocupa os preços altos pois como ja foi dito aqui, o importante é ter a opção de ver o filme/serie na dublagem original de epoca. Talvez isso sirva de alerta para a Warner e Paramount da vida que por exemplo, lançam Os Gonnies com dublagem em espanhol e frances e nao e frances e filmes como 2001, Laranja Mecanica, Blade Runner a série Jornada nas Estrelas, dublada em DVD e sem dublagem em BLU-RAY. Entáo que porra de critério essas distribuidoras usam ? Sera que pensam no consumidor final ? Acho que não….então danem-se.

  • ioannesmarcus

    Se os detentores dos direitos não dão a mínima pra lançar certos produtos aqui, dou todo meu apoio aos "piratas-originais". Séries nostálgicas e muitos filmes bons nunca saíram aqui em Home Video e nunca sairão, pelo menos se dependermos da boa vontade das grandes distribuidoras. Se é um filme que quero e não saiu oficialmente no Brasil, compro de quem o vender numa edição com qualidade aceitável. Se ninguém lançar, eu mesmo faço meu "home" video.

  • http://jonathanrodrigues.com.br Jonathan

    HAHAHA! Já caí nessa… comprei esses DVD's do Braddock (oficialmente temos o 1 pela Fox e o 2 pela Flashstar, mas nada do 3), e eles nada mais são que VHS'Rips dublados, sem áudio original, mesmo que a embalagem informe que tenha. Devolvi!
    E vejam tb a capa de Fuga para a Vitória (o filme do Pelé), o nome do Stallone está escrito SilvesTRe Stallone… sem mais!

  • CabralDiego

    e a pirataria "oficial" dominando as lojas, lamentavel…

  • Jorge

    É importante que os "corajosos" quem compraram esses lançamentos da Winer comentem aqui a qualidade de som e imagem. A questão ainda é mais preocupante nesse box de Batman, uma vez que essa série nunca foi lançada em DVD em parte nenhuma. A chance de serem gravações feitas da TV em VHS é grande…

    • http://jonathanrodrigues.com.br Jonathan

      Cara, a "qualidade" dos produtos deles variam muito, eu, por exemplo, comprei Cobra, e veio com áudio original em inglês e dublagem clássica em português e legendas certinhas, imagem e som similares ao DVD da Warner, MAS, comprei tb Braddock 2 e 3, e eles são VHS'Rips dublados com imagem e som mais que péssimos, sem opção de áudio original (mesmo que isso conste na capa).
      Acho que é meio sorte mesmo!

  • Ale_cardoso

    Pô, outro dia fui numa loja de conveniência de um posto de gasolina tomar uma breja e vi esse Condenação Brutal do Stallone, a capa é tosca, mas comprei. Só que ainda nem tive tempo de assistir…no entanto, desde o primeiro momento já imaginei que não será algo de grande qualidade…

  • Rodrigo

    Mais um selo Cocôtinental??? Deixa pra lá!!!

  • Hugo Aragao

    Viva a concorrência !!! ahahahahah