CUIDADO! “Edição para Colecionador” da série clássica do Batman em pré-venda no Brasil

Está em pré-venda no Brasil Varonil PS4 Mil, uma “edição para colecionador” em DVD do clássico seriado do Batman, de 1966, com Adam West e Burt Ward nos papéis principais. Mas calma aí, calma lá, afobado leitor. Tem caroço no angu…

Apesar da bela arte da imagem acima, não se trata de um lançamento oficial da Warner (detentora dos direitos de todos os personagens da DC Comics), tampouco um lançamento oficial da Fox (detentora dos direitos sobre o clássico seriado do Batman). Esta é uma briga antiga, que até hoje inviabiliza o lançamento do seriado em home video, mesmo nos Estados Unidos. Enquanto as duas empresas não acertarem os ponteiros, não teremos o seriado lançado oficialmente. Entretanto, quem lançará esta coleção aqui no Brasil é a Winer Disk. QUEM?

Pois é, trata-se de uma distribuidora desconhecida, que vem lançando algumas obras em DVD (até onde foi possível verificar, sem as devidas licenças para tanto). Entre elas, os seriados do Zorro, com Guy Williams (cujos direitos pertencem à Disney) e Tarzan, com Ron Ely (que lá fora está sob os cuidados da Warner, mas aqui sabe-se lá a quem pertencem os direitos).

Agora, além do seriado do Batman, também lançará edições em DVD com a série animada do homem-morcego dos anos 90, dois volumes dos Super Amigos (na verdade, é o mesmo conteúdo lançado por aqui como Super Amigos – Episódios Perdidos) e Liga da Justiça (serão dois volumes, sendo um da animação Justiça Jovem). Todos estes pertencentes à Warner.

Se toda essa conversa já é bastante estranha, o que dizer então quando observamos que fazem parte do “catálogo” desta distribuidora diversos filmes com Elvis Presley, Chuck Norris, Charles Bronson, Van Damme, Sylvester Stallone, além de seriados como Esquadrão Classe A e Perdidos no Espaço, todos (ou a grande maioria) com direitos notoriamente pertencentes a outras empresas?  Portanto, alô, Várner. Alô, Universal. Alô, Fox…

Voltando à edição que dá título a esta matéria. A bela arte do box até impressiona, mas simplesmente não é um produto oficial e completo (e assim sendo, dificilmente uma “edição para colecionador”). Serão seis DVDs, algo insuficiente para armazenar, com qualidade, os 120 episódios das três temporadas do seriado. E se as especificações técnicas divulgadas estão corretas, teremos apenas dublagem em português. Nada de áudio original em inglês. Santa cara-de-pau, Batman! Enfim, a edição está prevista para 8 de novembro, com preço de R$ 89,90.

Esta é uma discussão antiga. Afinal, as empresas que possuem os direitos sobre determinadas obras não dão a devida atenção, deixando o caminho livre para que “empresas” menores se apropriem e tentem fazer um Lucrinho maroto. O BJC é totalmente contra estas práticas e fazemos nossa parte, ao manter o público informado sobre produtos com origens duvidosas. Ao mesmo tempo, sabemos que muitos fãs e colecionadores, ávidos por lançamentos de suas obras prediletas, acabam recorrendo justamente a estes produtos. Portanto, compra quem quer, mas pelo menos compra com conhecimento de causa. E sem reclamar depois…

[Via: Fórum BJC]

Link para as pré-vendas na Saraiva:

Categorias: DVDNotícias

Tags: , , , ,

Sobre o autor

Cidraman é o alter-ego de Leandro Pinheiro, colecionador de DVDs desde 2002, fã incondicional de Star Wars desde sempre. Um saudosista maldito com orgulho. Sua missão é destruir mundos, lutar pelos fracos e oprimidos e acabar com as injustiças que assolam o universo colecionístico.