CARAY! Blu-ray 3D de Kung Fu Panda 2 não tem legendas em português!

Parece que o fundo do poço do mercado de home video brasileiro tem alçapão! A Sony já tinha aparecido com um BD 3D sem áudio HD; a Disney foi na cola e fez a mesma coisa; a Warner se superou e lançou um BD sem legendas em português. A Paramount, para não ficar para trás, também aprontou das suas: o Blu-ray 3D de Kung Fu Panda 2 não possui legendas em nosso idioma no disco 3D; apenas o disco 2D possui esta opção.

Em uma postagem do dia 16 de abril no blog Pausa Dramática, Flávio St Jayme informou que, ao colocar o disco 3D no player, estranhou a ausência de um menu de seleção de legendas. Quando iniciou o filme, percebeu que existiam algumas opções de legendas selecionáveis pelo controle remoto, mas não português (apenas espanhol, francês, chinês, holandês e um idioma desconhecido); mesmo com uma dessas legendas selecionadas, não aparecia nenhum texto. Por fim, o autor se queixa com o descaso da Paramount e com a ausência de um canal de comunicação como a empresa em seu site.

É fácil compreender o que aconteceu. Assim como a Warner e o Blu-ray de Blade Runner, a Paramount, ao invés de reautorar o disco 3D para inserir as legendas em português, simplesmente pegou o espelho estrangeiro (que possui apenas dublagens em diversas línguas) e replicou aqui no Brasil. Basta observarmos as especificações do BD brasileiro e compará-las com as de um BD gringo para comprovarmos este fato:

BD Britânico

BD Brasileiro

Como podemos perceber, não existe descrição de legendas no disco 3D em nenhum dos casos. As legendas presentes no disco, mas inacessíveis via menu, sugerem que são trilhas que apenas complementam a dublagem na tradução de algum texto escrito, por exemplo.

Por fim, concordo plenamente com a indignação do Flávio. Mesmo que exista a opção de dublagem, é um desrespeito ao consumidor que adquiriu um produto fabricado e vendido no Brasil não poder utilizar o disco 3D com o áudio original Dolby TrueHD 7.1, nota máxima no Blu-ray.com.

Correndo o risco de soar repetitivo: se o produto nacional possui o mesmo conteúdo que os importados, como motivar o colecionador brasileiro a adquiri-lo? Afinal, invariavelmente nossas edições pecam em apresentação, preço ou ambos. Depois as produtoras reclamam do mercado e não entendem que são eles os principais responsáveis em afugentar o consumidor.

Para reclamações e sugestões:

---------------------------------------------------------------------------

Séries de TV em Blu-ray legendadas em PT-BR na Amazon UK:

Categorias: Blu-rayProtestos

Tags: , , , ,

Sobre o autor

Alexandre Prestes era rato de locadora nos anos 80 e nunca se animou a comprar VHS por ser uma mídia de baixa durabilidade. Fã incondicional da boa música, iniciou em 2003 sua coleção com DVDs musicais; só a partir de 2005 passou a comprar filmes e séries. 2009 foi o ano no qual começou a colecionar filmes em Blu-ray, sendo um entusiasta do formato. A coleção continua crescendo (e o espaço diminuindo), cada vez mais a favor de títulos com maior qualidade técnica e fartura de material adicional.