Incompetência Brasil: burocracia e atrasos atrapalham as importações

Em sua edição de 2 de abril deste ano, o Jornal da Globo mostrou que a ineficiência e a burocracia dos serviços de alfândega atravanca todo o sistema de importações via aérea. A reportagem informa que o tempo de liberação de uma carga em um aeroporto brasileiro demora mais de uma semana, enquanto em outros países este prazo varia entre 4 e 8 HORAS. A matéria também mostra que uma carga processada no Rio de Janeiro custa para o importador 40 vezes mais do que a mesma carga processada em Cingapura.

Segundo a reportagem, uma solução possível seria a Receita Federal passar a trabalhar em regime integral 24 x 7 para liberar as cargas (atualmente trabalham apenas 6 horas por dia, de segunda a sexta). A RF, claro, diz que está tudo normal. Vejam a reportagem:

Ah sim, agora entendi porque coisas assim acontecem:

Pedido feito na Amazon UK no dia 28/02/2013. 18 dias só pra tributar a encomenda.

[Sugestão de Rômulo Carvalho Prado via Facebook]

Link para a edição dupla de O Vingador do Futuro na Saraiva:

Categorias: Notícias

Tags:

Sobre o autor

Alexandre Prestes era rato de locadora nos anos 80 e nunca se animou a comprar VHS por ser uma mídia de baixa durabilidade. Fã incondicional da boa música, iniciou em 2003 sua coleção com DVDs musicais; só a partir de 2005 passou a comprar filmes e séries. 2009 foi o ano no qual começou a colecionar filmes em Blu-ray, sendo um entusiasta do formato. A coleção continua crescendo (e o espaço diminuindo), cada vez mais a favor de títulos com maior qualidade técnica e fartura de material adicional.
  • Ninguém quer trabalhar, abrir novas contratações e ainda falam que é normal uma carga de 6hs diárias num país de alta demanda como o nosso?! Coisas que só acontecem nessa terra sem lei e sem ordem mesmo.

  • Patricia

    Isso quando chega… 2 encomendas minhas ou estão nesse limbo da RF ou foram "extraviadas" — como nenhuma tinha rastreio nunca saberei.

    • Comprei um box de livros da Jane Austen em Janeiro, saiu dos Estados Unidos três dias depois, foi chegar agora. Mais de 2 meses no limbo, por aqui. Dá muita raiva, né?!

  • leoferraz77

    Engraçado que isso é um tipo de informação que nós colecionadores sempre soubemos, a imprensa sempre noticiou (não tanto quanto gostaríamos) e os Correios e Receita Federal insiste em dizer que não é verdade. A cada vez que vejo uma manchete dessas eu penso "de novo essa matéria?" e daí vejo que é recente e me pergunto até quando precisamos lidar com isso?

    A quantidade de minhas encomendas que são tributadas é pequena, mas mesmo que não tribute, a encomenda passa pelo mesmo lugar e demora tanto quanto uma encomenda tributada. Isso só indica mais ainda a lentidão dos processos alfandegários brasileiros. Vergonha isso. Muita vergonha.

  • Gustavo H.R.

    Eu nunca recebi NENHUMA das 5 encomendas que fiz nos primeiros 3 meses de 2012…

    Lembram da Operação Maré Vermelha? Ou todo mundo já esqueceu? Cadê nossas encomendas?

  • chbossan

    Sinceramente se pra continuar não pagando imposto precisar que essa incompetencia continue, eu prefiro assim, pois no não estou disposto a dar mais dinheiro pra quem já rouba bastante.

    • leoferraz77

      O problema é que essa demora é tanto para encomendas tributadas e não tributadas. E quando se pede via remessa comum, essa demora ainda permite a possibilidade de extravio/roubo/perda. Se for pra cobrar imposto, que seja serviço eficiente. Não pagar imposto e ter risco de não ter a mercadoria, eu não acho que vale a demora toda.

  • Ed_pontepretano

    Tá dificil continuar colecionando. Fora as duas encomendas dos EUA do começo de 2012 que a RF surrupiou, ainda tenho 4 encomendas a serem entregues da Europa , sendo a mais recente de novembro/2012

  • Os Correios possuem nesse momento 10.503 reclamações no Reclame Aqui. Sabem quantas dessas foram respondidas? ZERO! A empresa é classificada como "Não Recomendada" no site.

    Eu ia fazer uma reclamação por algo que passei hoje com eles, mas ao ver isso, desanimei muito. Digo, eles jamais responderam NENHUMA reclamação. Para eles está tudo ótimo e é isso aí. A gente que se ferre.

    • Sandro_Rocha

      Não ter opções f0d3 com nossas vidas, em qualquer situação. Dá até desânimo de consumir qualquer coisa sendo brasileiro. Se ficamos com o que temos nos é oferecido lixo, se buscamos algo melhor precisamos passar por meses de angústia e exploração por parte de nosso governo.

    • Higor_Nunes

      Reclama na ouvidoria do site deles, Felipe, é mais fácil darem algum sinal de vida por lá, mas é só um sinal de vida mesmo.

    • Eduardo Braz

      Eu tenho manifestação aberta nos correios em 25/02/2013 referente a uma encomenda (com código de rastreio!) que não chegou, pelo rastreio está com cara de "extravio" (RE500289759SE). No começo de março liguei novamente e a atendente me aconselhou que eu entrasse no site e entrasse em contato com a Ouvidoria, registrando uma nova manifestação. Pois bem, fiz o que ela pediu. Agora me diz se alguma das partes respondeu a minha manifestação??? Ha ha ha ha ha….

  • Renan

    Estamos na selva.

  • Higor_Nunes

    E a resposta da RF no final?? Têm um plantão para cargas perecíveis, OK… mas não reconhecem demanda para aumento de carga horária para as outras cargas, sendo que as cargas demoram mais de uma semana aqui e saem no mesmo dia em outros lugares.

  • ferreiradiego

    A nossa situação no Brasil está mais para caga e descaga de produtos. =/

  • Comprei um livro na Amazon.UK e depois de tanta demora esqueci dele, alguns meses depois do prazo, alguma coisa me fez investigar minha lista de compras, vi vários produtos enviados e o livro também, meio desconfiado dei uma olhada nas minhas coisas e nada do livro.

    Entrei em contato com o vendedor, perguntei se ele tinha código de rastreamento ou se poderia fazer o reembolso, mas a resposta foi clara, frete barato não tem código de rastreamento e depois de tantos meses ele não poderia fazer reembolso. Ou seja, perdi dinheiro.

    Obrigado Brasil!!

    • henriquer

      Eu marco todos os e-mails com "item dispatched in…" no gmail com uma interrogação.
      Assim fica mais fácil acompanhar o que falta pra chegar e o que já chegou…

      • Henrique, eu acompanho minhas compras, mas como demora menos de dois meses, maioria das vezes cerca de 5 semanas, eu nem presto muita atenção na data, infelizmente isso me deu esse prejuízo. 🙁

  • Pingback: A JUSTIÇA DECIDIU: compras internacionais abaixo de 100 Dólares NÃO PODEM ser tributadas! | Blog do Alex Rudson()