Incompetência Brasil: burocracia e atrasos atrapalham as importações

Em sua edição de 2 de abril deste ano, o Jornal da Globo mostrou que a ineficiência e a burocracia dos serviços de alfândega atravanca todo o sistema de importações via aérea. A reportagem informa que o tempo de liberação de uma carga em um aeroporto brasileiro demora mais de uma semana, enquanto em outros países este prazo varia entre 4 e 8 HORAS. A matéria também mostra que uma carga processada no Rio de Janeiro custa para o importador 40 vezes mais do que a mesma carga processada em Cingapura.

Segundo a reportagem, uma solução possível seria a Receita Federal passar a trabalhar em regime integral 24 x 7 para liberar as cargas (atualmente trabalham apenas 6 horas por dia, de segunda a sexta). A RF, claro, diz que está tudo normal. Vejam a reportagem:

Ah sim, agora entendi porque coisas assim acontecem:

Pedido feito na Amazon UK no dia 28/02/2013. 18 dias só pra tributar a encomenda.

[Sugestão de Rômulo Carvalho Prado via Facebook]

Link para a edição dupla de O Vingador do Futuro na Saraiva:

Categorias: Notícias

Tags:

Sobre o autor

Alexandre Prestes era rato de locadora nos anos 80 e nunca se animou a comprar VHS por ser uma mídia de baixa durabilidade. Fã incondicional da boa música, iniciou em 2003 sua coleção com DVDs musicais; só a partir de 2005 passou a comprar filmes e séries. 2009 foi o ano no qual começou a colecionar filmes em Blu-ray, sendo um entusiasta do formato. A coleção continua crescendo (e o espaço diminuindo), cada vez mais a favor de títulos com maior qualidade técnica e fartura de material adicional.