Top 10 Blu-rays da Disney NUNCA lançados no Brasil


O gorila chupando dedo é o símbolo de um mercado de home video que tem como objetivo agradar só quem produz, não quem consome.

Vamos completar 5 anos do Blu-ray no Brasil e quatro de produção (replicação) local. Morre Papa, Sai Papa, entra Papa e a Disney tupiniquim segue não autorando seus Blu-rays no nosso país. Com isso, continuamos dependendo de matrizes (espelhos) lançados lá fora para que as produções sejam lançadas no mercado nacional. O tempo passa e continuamos chupando o dedo, esperando que um dia isso mude de uma vez por todas. Enquanto isso, vamos importando o que dá, mas é óbvio que seria muito melhor termos esses produtos no mercado local.

Confira a lista dos títulos mais importantes, incluindo muitos já lançados lá fora com opções no nosso idioma.

10 – Winnie The Pooh

Filme de 2011 que foi lançado com dublagem e legendas em português brasileiro na Ásia e que até hoje não foi lançado em Blu-ray no Brasil.

09 – Bambi II

Muitos reclamam das continuações baratas da Disney, mas este filme é considerado por alguns fãs e críticos de animação como uma das melhores sequências da casa do Mickey (até mesmo melhor que o original). Lançado na Ásia com dublagem e legendas em português brasileiro.

 

8 – Tropas Estelares (Starship Troopers)

Filme de 1997  e cheio de fãs no Brasil. Só foi lançado em DVD, já fora de catálogo; portanto, continue chupando o dedo aí. Bem que a Sony podia assumir de vez a franquia por aqui e lançar tudo o que está faltando em Blu-ray. Lançado na Ásia com dublagem e legendas PT-BR.

7 – O Melhor Jogo da História (The Greatest Game Ever Played)

Filme bem com a cara da Disney, que já saiu em tudo quanto é canto no formato azul, menos no Brasil. Lançado com dublagem e legendas PT-BR nos Estados Unidos.

6 – Sangue Negro (There Will Be Blood)

Filme de 2007 vencedor de dois Oscar (melhor ator e melhor fotografia) que nunca saiu no Brasil em Blu-ray. Lançado com dublagem e legendas PT-BR na Ásia e Austrália.

5 – Curtas da Pixar Vol. 1 (Pixar Short Films Collection: Vol. 1)

O primeiro volume dos curtas foi lançado na Ásia com opcões no nosso idioma. O mais bizarro é que o volume 2 foi lançado em Blu-ray aqui na terra do macacão. Clap!

4 – Vida de Inseto

Produção da Pixar sem opções no nosso idioma lá fora. Esperamos por uma autoração com opções em português brasileiro.

3 – Ratatouille

Outra animação da Pixar que espera por autoração com opções em português brasileiro. Não existe Blu-ray desse filme com PT-BR  lá fora (só PT-PT).

2 – Lost

A primeira temporada da série foi lançada em Blu-ray no Brasil (em 2009) pelo preço absurdo de R$ 260. Obviamente que, com esse valor, ninguém comprou. O box encalhou e inviabilizou o lançamento das outras temporadas. Palmas para a Disney #not! Lá fora, a série foi lançada em Blu-ray com nosso idioma nos Estados Unidos (temporadas 1-2-4-5), França (3a temporada) e Alemanha (6a temporada).

1 – Duro de Matar: A Vingança

A maior burrada de todos os tempos foi a Disney não aproveitar o lançamento de Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer nos cinemas para finalmente completar a lacuna desta cinessérie em alta definição. Os demais filmes, de propriedade da Fox, já receberam edições em Blu-ray. Esta terceira parte, responsabilidade da Disney, segue disponível apenas em DVD. Lá fora, não existem opções com legendas em nossa língua.

Bônus – Besouro

Filme nacional que saiu apenas em DVD por aqui. Lançado em Blu-ray travado Região B na França. Na Alemanha, saiu até em Blu-ray 3D! PQP DISNEY BRASIL!

 

Sabemos das dificuldades do mercado brasileiro de home video, que empresas como a Disney visam o lucro e que nem tudo pode ser lançado em Blu-ray por aqui. Mas a lista acima possui títulos importantes e alguns até consagrados, com filmes e séries que certamente venderiam muito mais do que algumas tranqueiras que hoje em dia são literalmente jogadas de qualquer maneira no mercado. Se você é fã de alguma dessas produções e pensa que elas devem ser lançadas no Brasil, entre em contato com a Disney por e-mail ou telefone e faça valer a sua opinião.

[Colaboraram Alexandre Prestes e Eduardo Pinheiro]

Blu-rays da Disney inéditos no Brasil lançados com PT-BR na Ásia:

Categorias: Blu-rayProtestos

Tags: ,

Sobre o autor

Jotacê é viciado em DVDs desde 2004 (começou tardiamente, na idade do metal discóide furado). Hoje em dia compra poucos DVDs para investir mais nos discos do raio azul (que coleciona desde 2008). Resolveu ter um site em 2008 para que fosse possível publicar tudo o que pensava sobre os disquinhos lançados no Brasil. E cá estamos nós! Twitter | YouTube | Flickr | Coleção