Post do leitor – Encomenda via DHL com dupla tributação? Nananinanão!


Fica de molho aí DHL, que esse imposto eu já paguei!

por Fernando Simão – @simon_elessar

Novembro, o mês dos colecionadores. Lightning Deals, Black Friday, Cyber Monday, promoções inesperadas. Tudo muito legal e tudo muito bonito; ainda que, com o imposto antecipado cobrado pela Amazon dos Estados Unidos, o volume de compras por nós brasileiros tenha diminuído consideravelmente.

Dias atrás, comprei em uma promoção o box da Quadrilogia Alien, pagando os impostos antecipados, com envio rastreável pela DHL e certo de que havia feito um “negocião”. Menos de 10 dias depois, eis que o tão aguardado pacote chega. E chega acompanhado de um inconveniente: um funcionário da DHL exigindo pagamento de “resgate” (sim, resgate, pois assumi que aquilo só poderia ser um sequestro) no valor aproximado de R$ 95,00 para entregar o pacote. Esta cobrança a DHL deveria ser paga no ato, sem questionamentos; lembrando que o envio com cobrança antecipada na Amazon havia saído por uns US$50,00. Eu não estava em casa e minha mãe se recusou a receber o pacote. Ela comentou que o funcionário ficou extremamente inconformando e saiu reclamando que havia se deslocado até minha casa à toa. Eu estranhei, pois quando aconteceu da UPS me cobrar as taxas e impostos (box do Homem-Aranha 3 francês), ela entregou o pacote e deixou um boleto com vencimento para alguns dias depois.

Inconformado, e como já não conseguiria contato com a DHL na hora que cheguei em casa, a primeira coisa que fiz foi correr pro chat da Amazon. Expliquei o problema para o atendente, que não entendeu o motivo desta cobrança e tentou explicar que poderiam ser apenas taxas administrativas da empresa. Pedi que ele consultasse o status e rapidamente ele informou que a DHL já havia lançado o status de Entrega Recusada e meu box seria reenviado aos EUA. Ele tentou contato com o representante da DHL a que tem acesso e me informou que qualquer mudança do status deveria ser tratada junto à DHL do Brasil. Por fim, o atendente me orientou a pagar o valor cobrado para depois encaminhar aos especialistas da Amazon e finalizou com a seguinte frase: don’t worry, we have your back. Eu vibrei! Qual loja trata seu cliente assim? Só a Amazon mesmo.

No dia seguinte, entrei em contato com a DHL em Brasília. Uma atendente muito educada confirmou que meu pacote ainda estava esperando a entrega e que eu tinha duas opções: ou ir buscar ou solicitar a entrega novamente. Isso claro, pagando o valor cobrado. Me conformei e pedi que fosse então entregue em minha residência. Deixei o dinheiro separado e fui trabalhar. Quando cheguei à tarde, para minha surpresa, o pacote havia sido entregue e nenhum valor fora cobrado. Na mesma hora liguei na DHL para entender o ocorrido. A mesma moça que me atendeu pela manhã explicou que, ao separar para entrega, uma outra pessoa foi conferir e verificou que era entrega DTP e que neste tipo de entrega não há cobrança para o cliente.

Tirei uma foto da etiqueta que fica parte externa da embalagem, onde fica evidenciado o tipo do serviço:

A funcionária também comentou que ao verificar na etiqueta a existência do serviço DTP e o entregador estiver cobrando taxas/tributos, você pode pedir para que ele entre em contato com a central da DHL e confirme que sobre serviço DTP não existe cobrança alguma.

Fica então o alerta para os colegas colecionadores que estão recendo seus pedidos via DHL: se for DTP, não precisa pagar mais nada. 

Um abraço e até a próxima!

Link para Blu-rays na Amazon.com vindo por DHL em uma semana no Brasil:

 

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