CARAY! Edição Limitada de Assassin’s Creed III NÃO TEM SteelBook no Brasil!

“Nunca conte com o ovo no furico da galinha”.

É com este tosco, porém, sábio dito popular, que inicio o primeiro CARAY GAMER e terceiro CARAY em (apenas) 10 dias no BJC! (Um recorde?)

Há exatamente uma semana, postei aqui no BJC, todo serelepe, a notícia de que finalmente teríamos uma edição de colecionador com SteelBook sendo comercializada no país e por um preço, digamos… mais próximo do que poderíamos considerar justo. A edição em “questã” era Assassin’s Creed III Limited Edition.

E a notícia era boa como há muito não recebíamos nesse infeliz ano de 2012. Afinal, a edição (até então) nacional, além de ter um preço bem razoável (se comparado aos preços que costumam ser praticados aqui no país), seria uma bela mistura das edições americana e europeia, trazendo: Steelbook (Europa), estátua (EUA/Europa), bandeira (EUA), fivela (EUA) e tudo dentro do box mais bonito do jogo (Europa).

Até Domingo retrasado (04/11), quando o post foi escrito, eram essas as informações que tínhamos. Reforçadas pela imagem acima e confirmadas por dois, dos três revendedores oficiais da Limited Edition, anunciados pela própria Ubisoft Brasil: Saraiva, Fnac e Livraria Cultura.

Já na segunda-feira (05/11), dia que a notícia foi postada no BJC, várias dúvidas e contradições começaram a surgir. No post já tinha sido apontado uma dúvida e uma desconfiança, respectivamente a fivela e o box europeu. E com o surgimento da imagem abaixo (que mostra um box idêntico ao americano), vários leitores começaram a questionar a presença ou não do steelbook na edição (ou caixa metálica, como vinha sendo chamada).

Polêmica criada, o BJC entrou em contato com a Ubisoft Brasil, por meio do seu perfil oficial no twitter, questionando o mesmo que os leitores: “Afinal de contas, teremos SteelBook ou não?”. A resposta deles (captura abaixo), que jogou toda a responsabilidade dessa informação pra cima dos revendedores online, dizia que, apesar de contradizer a imagem divulgada (inclusive pela Ubisoft Brasil), deveríamos confiar na descrição apresentada pelas lojas.

E já que deveríamos confiar na descrição das lojas, vejamos o que cada uma dizia:

– Saraiva: Na galeria de imagens da edição, o site da Saraiva apresentava duas fotos com conteúdos diferentes pra mesma edição (foto abaixo) e na sua descrição trazia: Box, estátua, bandeira, fivela e caixa metálica com o Game Assassin’s Creed 3 (foto mais abaixo).

– Fnac: Na galeria de imagens da edição, o site da Fnac apresentava apenas uma foto da frente do box branco (americano). Na descrição do produto dizia (e ainda diz): Box, estátua, bandeira, fivela e caixa metálica com o Game Assassin’s Creed 3 (foto abaixo).

– Livraria Cultura: Terceira loja anunciada como revendedora oficial pela Ubisoft Brasil, o site da Livraria Cultura foi mais cuidadoso, trazendo na galeria de imagens da edição a frente do box branco (assim como a Fnac) e na descrição… nenhuma informação sobre o conteúdo do box! Apenas sinopse e especificações técnicas. (Foto abaixo)

Ou seja, de acordo com a Ubisoft Brasil, poderíamos respirar aliviados: a descrição de duas lojas informava a caixa metálica (steelbook) como parte do conteúdo. Sendo assim, se duas lojas importantes do e-commerce nacional afirmavam e se a empresa responsável pelo jogo (no Brasil) assinava em baixo… a gente podia confiar, certo? Não, errado! Mais uma vez…

A coisa começou a ficar feia pro nosso lado (de colecionador brasileiro) Domingo passado (também conhecido como dia 11/11 ou apenas como “ontem”). Ontem foi postado no YouTube um dos primeiros vídeos de unboxing da edição (supostamente) nacional do Assassin’s Creed III. E para nossa surpresa, a edição era exatamente a mesma edição americana. Ou seja, com estátua, com bandeira, com fivela, com box branco, SEM SteelBook e COM o notebook do George Washington (todo em inglês).

No vídeo não dizia onde a edição tinha sido comprada, mas a pessoa que postou chegou a comentar a falta da “caixa metálica”. Entrei em contato com ela, pedindo algumas informações sobre a compra, pra ter certeza que não se tratava de nenhum engano, mas (até o momento) não tive resposta. E é por isso que o vídeo dela não será linkado aqui no post (Sim, sou vingativo! :p ).

Tentei entrar em contato com o atendimento dos sites citados acima, porém não funcionava aos Domingos. Como as três lojas online também possuem lojas físicas, foi pra elas que liguei:

– Livraria Cultura: Liguei para a loja da Av. Paulista (no Conjunto Nacional) aqui em São Paulo. O atendente disse que eles tinham, sim, o SteelBook, porém apenas como promoção de pré-venda para o jogo simples! Ou seja, fazendo a pré-venda (já encerrada) do jogo simples na loja, você levaria uma camiseta e o steelbook do Assassin’s Creed III. (O mesmo esquema feito nos EUA, só não sei se também tinha camiseta).

Quando questionei sobre a presença do SteelBook na edição de colecionador, o atendente disse que não teria.

– Saraiva: Liguei para a Mega Store do Shopping Paulista (São Paulo) e o atendente, bem mais desinformado que o da Cultura, não sabia nada sobre o SteelBook. Disse que só teria uma resposta quando a edição chegasse à loja, o que não tinha acontecido ainda.

– Fnac: Liguei na loja da Paulista (São Paulo) e fiquei quase 10 minutos esperando ser atendido. Desisti.

Como um único vídeo de unboxing, sem informações de onde a edição foi adquirida, não é lá muito confiável como fonte de informações e como o site da Saraiva e Fnac ainda confirmavam a presença do steelbook, resolvi ir hoje até à Livraria Cultura, que disse ter o SteelBook para mostrar, caso eu quisesse.

Na entrada da loja dei de cara com a Limited Edition do ACIII exposta na vitrine, sem qualquer sinal do steelbook (foto abaixo e já peço desculpas pela péssima qualidade). Ao que tudo indicava, a edição que nos foi vendida como nacional, era mesmo a americana, sem SteelBook.

Na loja, a história da pré-venda do jogo simples com direito a SteelBook + camiseta foi confirmada pelos atendentes. Pra não ter dúvida, pedi pra ver o SB com meus próprios óleos (mesma foto abaixo). Realmente ele estava lá… em toda sua “buniteza”. Até aquele momento, pelo menos uma coisa era certa: o SteelBook do ACIII estava aqui entre nós!

Não tem foto da arte interna, mas abri o SB na loja pra confirmar sua existência.

 Mas pra sepultar de vez a história de que teríamos uma edição de colecionador do Assassin’s Creed III com SteelBook, a Saraiva alterou nesta segunda (12) a descrição da Limited Edition no site. No lugar da “caixa metálica” entrou o notebook do George Washington, como pode ser conferido na comparação abaixo:

À esquerda, a descrição que vinha sendo divulgada desde o início do mês. À direita, a descrição alterada.

No momento da publicação deste post o produto sumiu do site da Saraiva, que afirma ter esgotado o seu estoque.

E do YouTube veio mais um vídeo-unboxing (abaixo) da edição “nacional” (essa comprada no Extra), obviamente sem o steelbook, confirmando que nossa edição é, definitivamente, a americana!

 

 Ou seja, caro colecionador sofredor e enganado, tivemos mais uma vez uma prova do descaso com o qual somos tratados aqui no país. Preços abusivos, mimos limados, discos limados, áudio limado, extras limados, conteúdo sem legendas, material de baixa qualidade, pré-vendas enganosas… enfim, é só escolher, a oferta é grande por aqui! 🙁

Tá, mas e agora? O que fazer? Por menos que isso a Amazon enviou gratuitamente (ok, cobrando pelo frete) o Blu-ray do Avengers (com luva com efeitinho) para aqueles que tinham feito a pré-venda da Marvel Cinematic Universe: Phase One – Avengers Assembled.

Bom, os colecionadores que fizeram a pré-venda e pretendem levá-la a frente, mesmo sem SteelBook, aconselho comprarem pelo site do Extra, porque é a loja confiável (no sentido de não ser uma loja qualquer, que ninguém nunca ouviu falar) que apresenta o menor preço (no momento) pela Limited Edition do ACIII: R$359,00. Vale lembrar que apesar de ser a edição americana, o jogo tem legendas em português do Brasil. Terá dublagem também, mas ela virá mais pra frente, como DLC.

Aqueles que tiverem problemas pra cancelar a pré-venda ou devolver o produto, caso já tenham recebido e aqueles que pretendem recorrer ao Procon, Juizado Especial Cível (e afins), espero que as capturas desse post ajudem, caso vocês não tenham feito as suas.

Aqueles que gostariam de ter o SteelBook, duas opções:

– Perguntei na Livraria Cultura se teria como comprar o SB que eles me mostraram. Os atendentes não souberam informar ainda (mesmo porque a pré-venda da edição simples foi encerrada ontem), mas disseram que conversariam com o gerente e que, talvez, comprando a Limited Edition, eu conseguiria levar o SB de brinde.

Vale dizer que a Limited do PS3 está esgotada na Cultura da Paulista! Ligue na Livraria Cultura do seu bairro ou cidade e se informe! Pode ser que você consiga levar a Limited com os SBs que sobraram da pré-venda.

– A segunda opção seria o eBay: Há vários sellers vendendo o SteelBook (sem o jogo) numa faixa de 15 dólares.

O BJC tentou contato com a Ubisoft Brasil, porém até a publicação deste post nenhuma resposta foi dada a respeito do caso.

E assim encerro esse triste post… Sem vídeo pra ilustrá-lo… mas com a certeza que, ao contrário dos assassinos da série Assassin’s Creed, não é aconselhável dar um “salto de fé” no e-commerce nacional.

Para reclamações e sugestões:

Links para o livro nas Amazons (isento de imposto):

Categorias: GamesProtestos

Tags: , ,

Sobre o autor

Apaixonado por cinema desde sempre, começou a comprar filmes após adquirir um DVD player com o primeiro salário, em 2002. Apesar de sempre ter valorizado o acabamento das edições de colecionador, nunca se considerou um, apenas alguém que tinha muitos filmes, ou pelo menos, mais que os amigos. No final de 2010 teve um contato maior com o mundo maravilhoso da Amazon e logo em seguida com o mundo mais maravilhoso ainda do Blu-ray, que coleciona desde então. Hoje, não só abraça com orgulho o título de colecionador, como também as dívidas consequentes. Essas com menos orgulho. No final de 2011, após um pedido informal do JC, fez seu primeiro video de review/unboxing, o que acabou levando ao canal Cinemathica onde divide não apenas sua coleção, como informações com toda a "collectorsfera".