Encomendas internacionais atrasadas: o jogo de empurra entre a Receita Federal e os Correios

Neste jogo de empurra, quem sai perdendo somos nós.

Todos sabemos que, há alguns meses, produtos adquiridos no exterior estão sofrendo atrasos cada vez mais constantes para serem entregues. Em artigo anterior, ficamos cientes que parte desta demora se deve ao novo procedimento de “quarentena” nos pacotes da Amazon vindos dos EUA, além das encomendas vindas da China e da Espanha.

Após analisarmos as informações, a impressão que temos é que a principal responsável pelos atrasos é a Receita Federal, correto? Aos olhos dela mesma, não é bem assim.

O usuário rodlac, do Fórum Dealextreme, enviou uma mensagem para a Ouvidoria da Receita Federal reclamando da demora no recebimento de pacotes vindos da China. A resposta veio na forma de uma mensagem automática, na qual a Receita Federal empurra a responsabilidade para os Correios. Ao que tudo indica, outras pessoas estão recebendo mensagens com o mesmo conteúdo, o qual analisaremos a seguir.

Todas as pequenas encomendas internacionais, assim consideradas aquelas até 2 (dois) kg, conhecidas por petit paquet (“pequenas encomendas”), recebem o tratamento aduaneiro no Paraná, quando de sua entrada no país.

Tais encomendas são as de custo mais baixo, tem menor rastreabilidade, possuem prazo maior de entrega e são as mais utilizadas pelos comerciantes, especialmente em vendas pela internet, em razão de seu menor custo. As mesmas encomendas poderiam ser remetidas, por exemplo, na modalidade E.M.S. (Express Mail Service), mais cara, melhor rastreável e mais rápida.

Isto explica porque algumas encomendas vindas dos EUA, mas compradas no eBay, chegam mais rápido que as compradas na Amazon. Sendo a forma de envio diferenciada, o processamento também deve ser diferenciado: os petit paquet caem na “malha fina”, enquanto os EMS são liberados com maior presteza.

Hoje estão sendo tratadas cerca de 50.000 (cinqüenta mil) pequenas encomendas por dia útil no recinto aduaneiro postal do Paraná.

Este valor é de um montante simplesmente gigantesco. Só a título de comparação, um único Fulfillment Center da Amazon nos EUA despacha 25 mil pacotes por dia (isso fora de datas especiais como Natal, quando este valor aumenta exponencialmente). Um centro desses possui uma estrutura toda especial de maquinário, pessoal e rotinas de processamento para agilizar ao máximo o trâmite de pacotes.

Se fossem colocados lado a lado, 50 mil pacotes (pequenos como os de DVDs utilizados pela Amazon) ligariam o centro de São Paulo até o centro de São Caetano do Sul (totalizando aproximadamente 13km).

Agora imagine ter que lidar com o dobro de encomendas por dia, com a estrutura deficitária da Receita Federal e com a pequena quantidade de funcionários. Não surpreende tamanha demora no despacho aduaneiro das mercadorias; só precisávamos saber se este valor é real ou se houve algum engano.

O tratamento aduaneiro, em regra, destas encomendas é feito em período não superior a 30 (trinta) dias, inclusive quando tributadas, após sua apresentação à Receita Federal pelos Correios.

Sinceramente, não sei de onde tiraram este prazo de 30 dias. No Artigo 486 do Decreto nº 4.543/2002, que regulamenta a administração das atividades aduaneiras e a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comércio exterior, se lê que o prazo máximo para o início do despacho alfandegário, para itens recebidos via remessa postal, é de noventa dias. Este prazo existe para que não se acumulem pacotes dentro das instalações da Alfândega.

Não é por acaso que o prazo informado por nossa fonte dos Correios para que as mercadorias aguardem análise é de exatamente 90 dias: está na lei e, consequentemente, deve ser observado com rigor pelos fiscais da Receita (sendo funcionários públicos, é obrigatório que cumpram as leis, sob o risco de exoneração).

Exceções a este prazo estão relacionadas a eventuais tratamentos adicionais, por exemplo, quando a encomenda necessita ser examinada por outros órgãos, como ANVISA, VIGIAGRO, Ministério do Exército, ou encomenda que pelo seu valor (acima de US$ 500,00) não possa ser tributada de forma simplificada, conjunto de situações que representa uma minoria.

O que a mensagem omite (propositalmente, imagino) é que a Receita Federal também é um dos órgãos intervenientes do comércio exterior brasileiro, podendo executar quaisquer processos que achem necessários, como por exemplo a Operação Maré Vermelha e a “quarentena” pela qual estamos passando. Não é preciso muito esforço para saber que esses processos implicam em aumento no tempo necessário para o desembaraço aduaneiro das mercadorias.

Além disso, informa erroneamente que encomendas acima de US$ 500 não podem ser tributadas de forma simplificada; na realidade, encomendas com valores entre US$ 500 e US$ 3000 podem sim ser tributadas neste regime; a diferença é que necessitam ser obrigatoriamente registradas no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), conforme previsto nos artigos 3 e 30 da Instrução Normativa SRF nº 611/06.

O Decreto nº 1789/96 que disciplina o intercâmbio de remessas postais internacionais e seu controle aduaneiro informa em seu artigo 25, inciso XIII, que cabe à Administração Postal [leia-se Correios] o “atendimento de reclamações e de pedidos de informações formulados pelo remetente ou destinatário salvo se disserem respeito a lançamento de tributo”.

É assim que a Receita Federal comprova que possui respaldo para se livrar de ser inundada de reclamações por consumidores que importam produtos de forma legal. O artigo citado realmente consta no Decreto nº 1789/96 e de fato exime a Receita da obrigatoriedade de atender às reclamações dos destinatários das encomendas. Isto é a lei, por mais absurdo que seja.

Como contribuintes merecíamos um melhor tratamento da Receita Federal do Brasil.

E mais: no mesmo decreto, no artigo 13, incisos II e III, se lê que “dependem de autorização da Alfândega a saída, a qualquer título, dos correios permutantes, de remessas ainda não liberadas pela fiscalização” e “a expedição, a reexpedição, a devolução à origem ou a entrega de remessas ao destinatário”. Ou seja, só a Receita Federal pode liberar as encomendas não fiscalizadas, mas não precisa se responsabilizar perante o consumidor quando esta demora na fiscalização atrasa todo o trâmite postal da mercadoria. Não há nenhuma lógica nisto.

Assim, problemas relativos à localização ou falta de movimentação da encomenda, deverão ser tratados junto aos CORREIOS no Paraná no e-mail http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/default.cfm

Se a encomenda já estiver tributada e a questão relacionar-se ao valor tributado, ou mesmo informação genérica sobre tributo, o assunto deverá ser tratado junto à RECEITA FEDERAL no Paraná no telefone: 41 3332-4108 ou pelo e-mail petit.paquet@receita.fazenda.gov.br.

Quando necessário, não hesite em dispor desta Ouvidoria para tratar de outros assuntos relacionados ao Ministério da Fazenda. Estamos aqui para garantir o direito de manifestação da sociedade sobre os serviços que lhe prestamos.

Atenciosamente,
Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda

Pois bem, o que resta a você, caro leitor, caso se sinta prejudicado pelo serviço moroso prestado pela Receita Federal, é reclamar aos Correios (ao contrário do que disse o nosso amigo Luke). Não adianta nada contatar a Receita Federal, exceto nos casos de problemas com a tributação.

A Ouvidoria da Receita só se manifestou para livrar a cara do órgão e para eximi-lo de responder pelos atrasos, mesmo sendo o principal responsável por eles. A mesma ouvidoria que, ao ser contatada pelo BJC durante nossa busca por informações a respeito dos problemas com as encomendas da Amazon, só soube nos encaminhar para a Assessoria de Imprensa do Ministério da Fazenda (onde, infelizmente, também não conseguimos nada de útil).

Se nem o setor que (teoricamente) deveria ouvir, encaminhar e acompanhar as críticas e sugestões aos serviços prestados pela RF se dispõe a fazê-lo, só nos resta lamentar de vivermos em um pais onde existe a lei, mas não existe justiça.

Para finalizar:

Este é um E-mail automático. Por favor, não responda.

Lendo nas entrelinhas: não nos amole; não precisamos e nem queremos atendê-lo.

---------------------------------------

Blu-rays com opções em PT-BR na Amazon da França (reg ABC):

Categorias: Artigos

Tags: , , , ,

Sobre o autor

Alexandre Prestes era rato de locadora nos anos 80 e nunca se animou a comprar VHS por ser uma mídia de baixa durabilidade. Fã incondicional da boa música, iniciou em 2003 sua coleção com DVDs musicais; só a partir de 2005 passou a comprar filmes e séries. 2009 foi o ano no qual começou a colecionar filmes em Blu-ray, sendo um entusiasta do formato. A coleção continua crescendo (e o espaço diminuindo), cada vez mais a favor de títulos com maior qualidade técnica e fartura de material adicional.
  • carlosws

    Fiz uma compra na amazon.com que demorou 30 dias depois do prazo pra chegar. Comprei o Guerra dos tronos na pre venda com frete intermediário e ainda não chegou =( , alguém já recebeu o guerra dos tronos US ? Tentei contato com os correios que não sabem me informar nada.

    • ojuninho

      Comprei o Game Of Thrones e nao recebi ainda.
      De acordo com a Amazon, deveria ter chegado dia 11/04/2012.
      É sentar e chorar.:@

      • Renan

        O meu tbm não chegou.

    • rod_kenobi

      Comprei também e o meu prazo de entrega era 30/03 bem antes do seu ojuninho e ainda não recebi também

    • Jim_Morrison

      Eu comprei e minha mãe comprou. Um previsto pra ser entregue dia 11 de abril e outro previsto para o dia seguinte, 12.

      Também nada ainda. ;(

      Compramos com o frete normal, standard.

    • Alexbrsp

      Eu também não recebi. Compra feita no dia 09/05, vai fazer 2 meses de atraso.

  • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves Machado

    Ô, vida ingrata, heim? O jeito é continuar esperando até os tais 90 dias expirarem mesmo, pelo visto. Enquanto isso o povo que importa segue sofrendo.

    • AVG_NET

      A minha maior dúvida é… E SE o tal prazo de 90 dias expirar, E MESMO ASSIM, continuarmos sem receber as nossas encomendas???? É o que eu REALMENTE tenho medo! Pois não tenho nenhum código de rastreio dos meus 5 blus que estão lá parados, sabe Deus em que situação (imprensados/amassados/tomando chuva ou sol…) e não tenho como cobrar e nem ao menos identificá-los via correios…?!?
      Estarão as encomendas "amontoadas de forma organizada"? Será que eles sabem quais são as que devem ser liberadas primeiro??? Que dúvida cruel!!!

      • ronaldotokuno

        Isso mesmo! Se me garantirem que minhas compras cheguem depois de 90 dias, mas chegarão intactas, já fico muito feliz.

      • eraj1972

        Sem querer aterrorizar… mas eu já me encontro nesta situação. Tenho uma encomenda que já ultrapassou os 90 dias. Tá… ultrapassou poucos dias… mas já ultrapassou.

  • brunoianino

    Bom, isso torna a deixar claro que tudo o que nosso governo quer é evitar ao máximo que façamos compras no exterior pagando 1/4 do preço aqui no Brasil. E já que não tem a competência de tributar tudo, eles nos atrapalham. Foi como eu disse no post da "entrevista" com o Luke: "A receita/Correios é tipo aquele motorista que anda a 20kmph numa autoestrada e não deixa ninguém ultrapassá-lo".

    Enfim… Só nos resta ter mais nojo da forma que somos tratados por nossos governantes.

    Como eu sempre digo, isso é Brasil! Vocês esperavam o quê?

  • http://cidraman.blogspot.com Cidraman

    Agora sim!

    Até deu vontade de declarar imposto de renda de novo e continuar contribuindo ainda mais com este belo país.

    O país é belo, mas as instituições são falidas, as autoridades são ridículas, as leis não são respeitadas e o povo não se manifesta (exceto para jogos de futebol, Big Brother e UFC).

    É o velho problema da omissão e da má vontade na hora de prestar esclarecimentos, a "burrocracia", o "jogo de empurra", o jeitinho brasileiro de sempre se escapulir das responsabilidades.

    Brasil, il, il…

    • brunoianino

      A boa e velha Lei de Gérson lado a lado com o povo brasileiro. Isso aqui já entrou em colapso há muito tempo. Só vai haver mudança quando o povo deixar de se preocupar com carnaval e big brother pra exigir o que é seu de direito. Ou seja, nem tão cedo as coisas vão melhorar. E estou sendo otimista, na medida do possível.

    • chbossan

      cara vc está errado, a lei funciona sim, mas so parte dela que é pra arrancar o nosso din din.

    • lgon

      na boa cara, o que você já fez em prol da melhora do pais? eu não estou dizendo que eu fiz, pelo contrário, mudei do Brasil (o que também não acho que seja a soluçao). Assim como vc, vejo muita, mas muita gente decepcionada com o pais e a forma como as coisas estão, mas gostaria de saber o que você particularmente fez? Mas uma vez, não pergunte para mim, eu desiste dessa zona toda, chutei o balde e fui embora (brasil para mim hoje só para tirar ferias), não estou dizendo que a minha atitude foi a certa, nem que foi alguma coisa, estou apenas querendo saber se algo tem sido feito para mudar alguma coisa?

  • picolezero

    Uma coisa muito estranha nessa resposta da RF é sobre pacotes pequenos receberem tratamento aduaneiro no Paraná.
    Este código de rastreio EE005095040DE é de uma encomenda minha da amazon italiana que foi enviada pela DHL.
    É só um bluray (pequeno) e foi para São Paulo. O pior é que fui tributado! Hahahahaha

    • ĐaviD

      Mesmo tendo comprado na Amazon.it, é despachada de um depósito a Alemanha. Acredito que todas as compras feitas nas amazon europérias (com excessão da UK e FR), sejam enviadas desse mesmo depósito da Alemanha. Pelo menos, das 4 compras que fiz, 2 da Alemanha e 2 da Itália, 3 foram tributadas, mas eram caixas grande, a outra, que era um steelbook, passou direto. O que vale é o seguinte, quando mais rápida é a forma de envio, maior a chance de tributação.

      • Jim_Morrison

        O que não entendo direito é como aquele box set do Ben-Hur que comprei na Amazon AMERICANA chegou (tributadaço) tendo vindo também da Alemanha……

        • henriquer

          Eu comprei the Sound Of Music na amazon.com. Também veio da Alemanha e chegou tributadaço! =P

  • gabrielspaixao

    é… O negócio é sentar e chorar no meio fio…

  • GuiMarchetti

    Podia ter passado sem a 1ª foto do artigo, né? Sou vegetariano.

    E como vamos reclamar com os Correios do Paraná se as encomendas simples/enconômicas não têm código de rastreio? Somente um burro para formular este modelo de resposta automática, pode apostar que não é concursado!

    • ana_szaz

      Desculpa a pergunta, mas o que ser vegetariano tem a ver com a foto e com o conteúdo do post?

      • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves Machado

        Tenho a mesma dúvida

        • GuiMarchetti

          Não sou obrigado a ver leão caçando em assunto de home video, pra isso tem o Discovery Channel e o NatGeo – que não estão na minha lista de favoritos.

          • gabrielspaixao

            Eu achei que o leão e a zebra estão tipo… se curtindo… xD

          • erik_2710

            Pô amigo, eles só estão dançando uma valsa! Relax!

            • GuiMarchetti

              Têm razão, amigos, estão só se curtindo e relaxando, iguaizinhos à nós com a RF. Estamos todos curtindo e relaxando com os atrasos das nossas encomendas.

              • ronaldotokuno

                Calma, Gui. Respeito quem é vegan. Porém, a imagem não é ofensiva, já que não mostra, efetivamente, atrocidades contra animais.

              • renanrs

                Ser vegetariano beleza, nós seres humanos podemos escolher o que vamos comer. Mas um leão caçar uma zebra é completamente natural oras, não tem motivo pra se ofender. E na foto, parece ser uma montagem onde os dois se abraçam carinhosamente.

    • Gustavo H.R.

      É cada uma…

      Pena que não existe maneira de tirar pontos no Intense Debate.

  • Renan

    Como vamos reclamar no site dos correios se eles pedem o numero do objeto?

  • Saulo Benigno

    Eu estou com encomendas da china com mais de 30 dias para serem entregues, e nada.
    Reclamar com os correios não adianta, segundo eles o prazo é de 6 meses para encomendas internacionais.

    Então, só resta esperar…

    • eraj1972

      6 meses! Chuinf ;-(

  • Kosh2003

    Em momentos como esse fico extremamente aliviado em ter saído do país. O funcionário público médio do Brasil só quer um lugar para se encostar, estabilidade e uma conta para jogar despesas. Da mesma forma que os governantes, apenas em outra escala.
    Um país sem futuro. Pode ter melhorias pontuais mas, em última análise, sempre vai bater no obstáculo da própria cultura.

    • brunoianino

      Concordo plenamente.

    • lgon

      cara, generalizar as coisas sempre foi outro problema grave do brasil. eu vejo a falta de atitude do povo. muita gente inteligente que não usa a inteligencia em favor da melhoria. o brasileiro se contenta com pouco, se contenta com tudo, por falta de educação, estudo, conhecimento. isso não tem a ver com inteligencia não, tem a ver com a falta de interesse. o brasileiro é a pessoa que mais desvaloriza o que tem, e por isso não dá a minima. eu tb sai do brasil, mas o que vejo muito palavra e pouca ação.

      • Kosh2003

        Nossos pontos de vista são bem parecidos. No final das contas, o país não muda porque parcela significativa da população acha que está bom o suficiente, vê trabalho duro como castigo e despreza quem atinge o sucesso.
        Também não acho que tenha a ver com inteligência – brasileiros são humanos e, portanto, vamos encontrar a mesma distribuição de qualquer outro lugar. O grande problema, na minha opinião, é cultural e, dada esta natureza, praticamente impossível de mudar.

    • Jim_Morrison

      E onde vc tá morando? Tá muito melhor? Tô com um australiano hospedado aqui em casa, e comentei com ele q NUNCA ouvi nada de ruim sobre o governo da Austrália, ele me disse q tudo lá é excepcional mesmo.

      • Kosh2003

        Jim, estou morando em Palo Alto, na California. É uma questão muito pessoal mas, para mim, está MUITO melhor. Os serviços públicos funcionam, vc recebe pelo que paga em impostos. Da mesma forma, as empresas cumprem o que prometem e eventuais problemas se resolvem de fato com uma reclamação simples, sem dores de cabeça.
        A educação é valorizada e o sucesso, respeitado e não visto com desconfiança (embora esta região do Vale do Silício possa ser um pouco enviesada). Enfim, não tenho saudades do Brasil, não o considero mais o meu lar e não voltarei.

        • Jim_Morrison

          Oi Kosh, obrigado pela resposta.
          Concordo com vc, estive visitando Los Angeles, Nova York e Washington DC e realmente me parece q as coisas funcionam melhor, até o respeito nas ruas é diferente.
          Há qto tempo vc está morando aí? E q idade tem hoje? Foi dificil resolver a questão do green card?
          Desculpe tantas perguntas, mas penso em fazer o mesmo q vc e ficaria feliz em trocar idéias com alguém q foi bem sucedido nesta mudança grande de vida.
          Entendo se não quiser mais falar disso, desculpe a intromissão. Ou podemos também trocar e-mails ou fbook, se vc ficar mais a vontade.
          Novamente desculpe ser tão invasivo. Abraços

  • Thiago_M

    Que absurdo!! Estou horrorizado!!! Podia ter lavado e passado sem a 1ª foto do artigo, né gente? Se já não bastasse a falta de respeito da receita e dos correios… Tenho que aguentar mais essa?? Faça-me o favor!
    EXIJO a foto de um um chuchu se atracando com uma couve-flor no próximo post ou não precisa nem postar mais nada nesse blog decadente!!!

    Aliás, poderia ter notícias mais relevantes nesse blog, né? E os rumores de um Gift set do Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais?? Isso vocês não noticiam, né??? Afff…

    • Carlos Poli

      AAAAAHAHAHA

    • ronaldotokuno

      Juro que ri muito.

      • Beto Monteiro

        Brincadeira viu thica, ficar zuando aí quando o leão deveria ser vegetariano! Que mau exemplo! Kkkkkk

  • Carlos Poli

    Alguns comentários só podem ser piada, né?
    Tipo esse aí da Tieta.

  • apsmk

    Eu acredito que em nenhum lugar deste planeta o correio seja tao atrasado quanto o nosso, é um descaso desgraçado, onde ja se viu uma encomenda que a gente compra e tem um prazo aceitavel de 10, 20 dias pra receber , ta bom, mas simplesmente nosso correio dizer que tem 6 meses para te entregar e f***-se somos incompetentes e nem ligo nao dá, o odio que sentimos é muito grande.

  • gabrielspaixao

    Aleluia! Comprei uns compactos em LP no eBay em 28/02… Chegou hoje! Agora só falta as Amazons…

  • BelotoCabral

    Os da Tailândia também estão atrasando?… É que meu BD de lá não chegou até agora também…

  • GABRIEL2012

    NÃO É SÓ COM A AMAZON Q ISSO ESTÁ ACONTECENDO. E MAIS, OUTRAS LOJAS JÁ ESTÃO CANCELANDO SUAS VENDAS PARA O BRASIL. VEJAM O EMAIL, TRADUZIDO, QUE ACABEI DE RECEBER DE UMA DELAS:

    Prezado(a) cliente,

    Devido a atrasos na liberação de entrega de mercadorias na alfândega brasileira que recentemente vem afetando empresas estrangeiras em geral, a Vitacost interromperá temporariamente seu serviço ao Brasil. Esta medida tem efeito imediato. Retomaremos nosso serviço ao Brasil tão logo tenhamos confiança que nossas entregas chegarão aos nossos clientes em um período razoável.

    So você têm um pedido em aberto conosco, o seu pacote está ao caminho a você e deve chegar em até 90 dais. Para mais informações, por favor entre em contato com os correiros brasileiros.

    ESTA LOJA É A VITACOST.COM. LOGO LOGO É A AMAZON QUE PARALIZA SUAS VENDAS PRA CÁ, PODEM APOSTAR, AFF!!

    • GuiMarchetti

      É exatamente esta a intenção do governo, já que não consegue nos impedir de gastar lá fora, está fazendo que as lojas não vendam para a gente. Acho que, daqui para frente, o negócio é contratar o frete prioritário.

      • GABRIEL2012

        É, e parece que estão conseguindo, mas algo deve ser feito. O que estão fazendo com essas mercadorias, todo este tramite injustificado, é completamente inconstitucional

        • chbossan

          eu não deixarei de comprar produtos importados nunca, mesmo que pra isso tenha de usar serviços como esse: http://veloxcargo.com, que são muito mais caros porque cobram frete imposto e tudo.

      • brunoianino

        Exatamente. O governo está conseguindo o que queria da forma mais absurda do mundo. Tem horas(e são muitas) que sinto MUITA vergonha de ser Brasileiro!!! País de m*****.

    • Eduardo Braz

      Também faço muita compra na Vitacost e recebi este e-mail tb! Estou com encomendas de lá com atraso desde dezembro, janeiro e fevereiro, quando percebi que algo estava errado e parei de comprar. Antes, recebia tudo em no máximo 30 dias. Esse país é um lixo mesmo, uma vergonha!!!!!

  • DomVitto

    Protecionismo tupiniquim:
    Ao invés de diminuírem impostos e melhorarem a qualidade do produto nacional pra estimular a economia, preferem intervir aumentando imposto dos produtos estrangeiros e dificultando a vida de quem ainda assim prefere comprar lá fora…

    Resultado: parei de consumir… se não estão satisfeitos com o IOF que eu pago quando importo, então que fiquem sem nada

    • chbossan

      Bom, ainda não parei de comprar fora, mas concordo com vc, que melhorem a qualidade dos produto nacional a preços competitivos.

  • rod_kenobi

    To até vendo como as encomendas da amazon americana estão parando muita gente vai começar a comprar pela amazon da rainha e com o aumento de encomendas vindo da inglaterra os caras da receita não vão demorar muito para por as encomendas da amazon UK em quarentena também.

    • Thiago Augusto Nogueira

      Mesmo assim creio que a demanda da Rainha é muito pequena, mesmo que aumente um pouco.

  • felipegpm

    Enquanto isso segue atrasado o meu Lost completo em BD, desde fevereiro já deveria ter chegado. Tive que pedir um reenvio pela Amazon, caso cheguem os dois vou pedir pra ficar com ambos e vejo se vendo o outro por aqui.

    • Jim_Morrison

      mas se vc pedir pra ficar com ambos a Amazon vai te cobrar o segundo também, se os dois chegarem…..Que eu saiba essa é a política deles. Ou vão pedir pra vc devolver um dos Lost….

      • felipegpm

        É exatamente isso, eles mandam e-mail dando essas duas opções, ou você devolve um dos pacotes, ou opta por ficar com os dois, aí eles debitam o valor.

        Acho assim bem melhor, tentar vender aqui no Brasil vai ser muito mais prático do que reenviar pros EUA. Qualquer coisa eu monto um anúncio aqui no fórum.

        • Jim_Morrison

          Eu já devolvi pacotes pra eles.

          De preferência eles pedem que seja na mesma embalagem original da Amazon. Vc imprime um papel de devolução e coloca na caixa. Vc paga as despesas todas de postagem – costumam ser bem caras, pq afinal é um pacote pro exterior. Daí vc pega os comprovantes desses gastos, scaneia e manda pra eles, que eles te reembolsam.

          Vc já conseguiu vender algo/muita coisa aqui pelo forum do BJC? Pergunto pq nunca tentei e seria bom saber da experiência de alguém q tenha sido bem sucedido.

          • felipegpm

            Tentar eu nunca tentei, mas já vi muitos anúncios no forum daqui e sempre tem alguém disposto a comprar. Em se tratando de Lost acho que não vai ser diferente, se o pacote não for taxado posso fazer um preço bacana pra galera.

  • MagoGates

    Continuem votando na Dilma.

    • chbossan

      CARAY, eu ia falar a mesma coisa mas fiquei com medo de ser achincalhado, essa put….começou depois q essa terrorista virou presidente..

      • renanrs

        Claro, porque antes de ela ser presidente não se cobrava impostos para produtos importados, e os nacionais eram baratinhos que era uma beleza.

  • Thiago Augusto Nogueira

    Pessoal, além de BDS, vocês compram outros itens na Amazon? Pergunto pelo seguinte, livros e quadrinhos, em tese, tem de ser liberados sem a "quarentena", correto? Nem esse tipo de produto tem sido entregue no tempo correto? Alguém saberia?

    • chbossan

      Cara, comprei um livro que levou ums 3 meses pra chegar…

    • Higor_Nunes

      A lei só diz que tem que liberar sem tributação, não diz que esteja isento dos processos da receita.

    • GABRIEL2012

      cara, estou com um livro encalhado desde fevereiro. Entao, acho q tudo está em quarentena, salvo raras exceções

  • http://sitedofonseca.blogspot.com felipefonsecaps

    Eu odeio isso aqui.

    • brunoianino

      [2]

      • chbossan

        3.

    • Kosh2003

      Felipe, estou com vc. Por isso emigrei e não volto mais para o Brasil. O país simplesmente não faz sentido, está se tornando uma idiocracia.

      • http://sitedofonseca.blogspot.com felipefonsecaps

        Pra onde foi? Tem outra cidadania? Porque se eu tivesse, iria…

        • Kosh2003

          Felipe, estou na California. Tenho outra cidadania mas isso não influiu quando vim para cá. Fui aceito em um mestrado em Stanford e então as oportunidades foram surgindo naturalmente.
          Acompanho seu site e sei da sua disposição em mudar daí. Sacrifícios são exigidos, principalmente no início, mas é perfeitamente possível. Pense nisso.

          • http://sitedofonseca.blogspot.com felipefonsecaps

            Penso todo dia. O meu problema é a questão financeira (não tem uma "rede de segurança") e a cidadania. Realmente não sei como me estabelecer em outro país sem uma dessas coisas.

  • JulioHSM

    Este país é uma vergonha mesmo. O pior de tudo é que, sem dever, a Amazon acaba pagando o pato, o ganso, o blu-ray e o DVD, já que ela devolve o dinheiro ou reenvia os produtos. Sinceramente me sinto mal tendo que pedir devolução ou reenvio já que sabemos que o problema vergonhoso é aqui. É claro que para uma empresa do tamanho da Amazon isto não é nada, mas ainda sim é muito chato. Este tipo de coisa, se continuar aumentando e se repetindo vai acabar por a Amazon só aceitar enviar com um frete mais caro, com seguro, que permita o rastreamento da compra, como já acontece com o site http://www.screenarchives.com, especializado em trilhas, que hoje só envia para o Brasil com este frete mais elevado e seguro. É vergonhoso termos que ler no site que "devido a reclamações e grande número de extravios no seu país, a compra só poderá ser feita com o frete especial, etc, etc, etc. A verdade é que o governo nunca perde. Quando o brasileiro acha que está fazendo um bom negócio, encontram uma maneira de podar. Quem poderá nos ajudar? Chamem Os Vingadores!

  • brunoianino

    Quando não é um "malandro espertalhão típico brasileiro" roubando nossas encomendas, é o maldito do governo que faz com que elas fiquem esquecidas em algum lugar sem o mínimo de cuidado, chegando até a pegar CHUVA! Sério, a gente não tem mais pra onde correr! Eu fico indignado com isso. E fico mais p*** quando as pessoas falam que não sabem porque eu tenho raiva disso aqui. Povinho acomodado que naturalmente se adapta às iposições do governo e acha que tá tudo certo. Por isso somos o povo "mais otimista do mundo", porque somos alienados!!! ACORDA, BRASIL!!!! Se é que você ainda está vivo…

    • lgon

      cara, qual a sua posição diante de tudo isso? é reclamar? é votar no tiririca? é não votar? já pensou em se candidatar? já pensou em ser eleito e tentar modificar tudo isso? sei lá, não acho que todo indivíduo indignado deve ser político, mas pode ser um lider, pode ser alguém que faz diferença de alguma forma. o Brasil precisa de pessoas dispostas a melhora-lo. eu sou a favor das pessoas pararem de reclamar e fazer algo, alguma coisa, qualquer coisa, aí sim, a vida das pessoas podem ser modificadas. o que quero dizer é que passou da hora de só reclamar, mas é de fazer alguma coisa!

      • brunoianino

        Quem dera fosse assim tão fácil. "Ah, eu sou contra o governo, vou virar político e mudar tudo". Atualmente isso é impossível. Ou você entra na linha, ou te chutam num instante.

        Só educação salva. Ou seja, vai demorar bastante…
        Pelo menos eu penso desta forma.

        • chbossan

          Por isso o governo não melhora e educação no Nordeste, senão esse PT não ganharia nunca as eleições..

          • Nilson Morais

            o mesmo nordeste que elegeu o tiririca? oh wait!

  • gpieri

    República das bananas, regras de banana.

    E o governo sempre tira o seu da reta

    • lgon

      e você, onde está o seu? se alguém tira o dele na reta, quem sabe não seja a hora de colocar o seu na reta e ver se alguma coisa melhora.

      • Rodrigo_Joker

        E o q vc sugere, pintarmos a cara e ir fazer protesto na frente da Receita? Não achei sua página do "movimento" no Facebook….
        ¬¬

        • lgon

          pintar a cara ja seria um comeco.

  • Sandro_Rocha

    Tinha uma encomenda atrasada que andou essa semana. Mas agora a dita cuja está retida nos Correios de minha cidade, esperando um "documento extra". Além da Receita Federal me taxar (não sei em quanto, mas deve ser muito, pela sorte que tenho), a Receita Estadual deve mete a faca no ICMS também. Êta paisinho de merda, viu?!

  • lgon

    Pessoal, meus comentários não foram pessoais, foram todos indiretos. Quando eu uso "VOCÊ" me refiro a quem estiver lendo. Eu não moro mais no Brasil, mas após um tempo observando de fora, percebo que o brasileiro fala demais e faz de menos. O Blog do Jotacê é uma prova de que algo pode ser feito para mudar alguma coisa que é o melhor brasileiro. Eu acredito que o Brasil só vai mudar se as pessoas mudarem primeiro. Eu me lembro quando era criança, todos me diziam que eu era o futuro desse país. Acontece que eu cresci e o país está pior. Quer dizer que toda aquela geração formado do brasil do amanhã não fez nada para melhorar, mas sim para piorar. E então, continua todo mundo de braços cruzando e não se faz nada. Eu poderia dizer várias coisas que cada cidadão poderia fazer, mas não vou, afinal, não moro mais no país, então perco a autoridade para dizer aos outros o que cada pessoa deveria fazer, então, o que escrevo aqui é para fazer as pessoas que estão cansadas de todas essa zona, começarem a pensar que se você morresse hoje, alguém iria saber de algo que vc fez para melhorar a vida de alguém ou o país de alguma forma???

    • robsoncps

      meu querido, meu avô dizia que fazia 100 anos que esperava por um brasil melhor, vc acha que agora vai mudar?
      aí onde vc mora pode ser que mude, mas aqui o buraco é mais embaixo, bem mais embaixo

      • lgon

        concordo, mas dificil, complicado, nao quer dizer impossivel.

        • renanrs

          Então volta pra cá e tente mudar alguma coisa. Ou se o país não te interessa mais, não deveria nem ler sobre.

          • lgon

            por enquanto estou tentando mudar o Brasil por aqui mesmo, pois ai e muito perigoso, hahahahaha.

  • robsoncps

    gente, eu acho um absurdo falarem que a receita tá com falta de fiscais. eles (os fiscais) ganham um absurdo, o horário de trabalho deles é das 09 as 18, mas eles entram sempre as 11 da manha, alguns entram até ao meio dia (ja emendam horário de almoço), voltam as 14 horas e saem do trabalho as 16 horas, quando mais tarde as 17 horas, ou seja, vai faltar pessoal mesmo, pois raramente eles cumprem uma jornada completa de trabalho. O salário básico deles chega em torno de 17 mil reais, mas com porcentagem das multas mais comissões e mais prêmios eles chegam a ganhar 25 mil reais (sem contar as "caixinhas").
    Agora, vir me dizer que tá com falta de fiscais é tripudiar em cima da inteligência de nós brasileiros que nos matamos para ganhar um salário mínimo mensal para dar boa vida a esses marajás. Eo mais triste de tudo é saber que se algum dia eu passar no concurso da receita eu vou ter que fazer a mesma coisa, mesmo passando em cima dos meus princípios. Ou eu faço igual a eles, ou eu caio fora ou então serei assassinado.
    Eles nunca estão satisfeitos, privilegiam mais o ter do que o ser.
    Infelizmente é assim que funciona.

  • Rodrigo_Joker

    Raciocinem comigo: Pra quem aguarda encomendas dos EUA, é vantagem cancelar e pedir reembolso e comprar de novo na Amazon da Rainha?

    Pelo que vi, ninguém recebeu "Game of Trones" dos EUA, esse país de mer** não vai fazer nada por nós, a tendencia é ficar pior, 90 dias pra receber algo é o fim da picada, e além de tudo ter que ouvir que eles tem respaldo em lei pra nos enrolar, é de morrer! E pensar que essa Receita maldita tributa em 60% os nosso pedidos, é… acho que o mundo realmente acaba agora em 2012…

    • Rodrigo_Joker

      E como eu compro A Bela e a Fera 3D antes da moratória? ¬¬

      • Saulo Benigno

        É só comprar e aguardar, as encomendas chegam só demoram. Chegar um dia vai.

        Podes comprar agora sem problema :)

    • brunoianino

      É realmente inacreditável o que acontece nesse país. Só aqui mesmo…
      Qualquer pessoa que não more aqui duvidaria que isso tudo é verdade. É inacreditável!

    • Jim_Morrison

      Acho que não é vantagem, Joker…pq o seu "Game of Thrones" tá atrasado, o meu e da minha mãe está (dois pedidos distintos), o de todo mundo está.

      Isso é sinal de que as encomendas ESTÃO aqui no Brasil em algum lugar…e vão chegar em algum momento.

      A questão é que vai q vc pede na Rainha e a Receita de uma hora pra outra inventa de fazer quarentena nela tb? Pq eles podem decidir isso em questão de horas, né?

      O pior é que imagino que TODOS os "Game of Thrones" da galera serão tributados….

      • Rodrigo_Joker

        Fico imaginando pra onde vai esse dinheiro da tributação, pq pra "melhoria do serviço" é que não é…

        Deve ter chego uma avalanche deles e a Receita quer tirar vantagem, só pode, pq o Ben-hur que comprei acho q só um mês antes chegou certinho…

        • Jim_Morrison

          Ué, q coisa! Meu Ben-Hur também chegou certinho! (Porém tributado!) O seu tb foi "premiado"? Onde vc mora no país? Eu sou do Rio, capital.

          Como é q pode o Ben-Hur que é uma caixa enorme não ficou retido mais tempo? Que eu saiba a caixa do GoT é tamanho normal de Blu-ray…..

          • Rodrigo_Joker

            Sou de SP, Capital. E ainda bem não fui tributado… Acho que a gente tinha que formar um multirão e mandar uma chuva de e-mails pros Correiros e Pra Receita, no mínimo!

  • João Henrique

    Que país é este?

  • GiseleMS75

    Tenho umas 3 ou 4 encomendas da AMAZON US atrasadas, fora um digibbok do Tintim da AMAZON ES. Pergunto à vocês "colegas de desespero" se alguém entrou em contato com a AMAZON para avisar quanto à demora na entrega, sem ser para cancelar ou pedir restituição do pedido. Pergunto pois minha preocupação é que após aguardar os 90 dias além do prazo estipulado para entrega, o produto desapareça e que não haja mais jeito de solicitar um reenvio ou restituição de valores. Não sei se fui clara…

    • Jim_Morrison

      Acho q não tem prazo pra vc pedir esse reembolso….tudo bem q acho q vc não deve passar tipo 6 meses, mas esperar uns 3 ou 4 acho q eles consideram cabível….

      Vc pode escrever pra eles pelo chat online e perguntar, vai saber a resposta na hora. (Funciona mesmo o chat deles, agora só uso isso)

      • GiseleMS75

        Valeu Jim!

        • Jim_Morrison

          De nada, qualquer outra dúvida pode perguntar pra gente aqui ;)

  • zibettisz

    Sinceramente, depois reclamam da pirataria.
    Comprei um perfume no dia 28 de março e até hoje nada. Olha que foi envio prioritário e com rastreio. O produto parou na receita no Parana. Liguei para lá e informaram que estão digitando as notas fiscais de tributação do dia 26 de março ainda , e que meu pedido é do dia 05 de abril que chegou lá, que provavelmente iria demorar mais umas 3 semanas. Ve se pode. Quanto em reclamar com os correios, também não funciona, recebi uma menssagem automática:

    [i]Obtivemos informação, junto ao nosso sistema de rastreamento, que o objeto em questão aguarda emissão de NTS (tributos). Apesar de ser uma operação de rotina, não temos como precisar a data de liberação. Tão logo seja devolvido ao trâmite postal, o objeto será encaminhado para entrega caso estejam disponíveis no próprio objeto as informações relativas ao remetente/destinatário. Permanecemos à disposição para demais esclarecimentos.[/i]

  • http://observatoriodocinema.blogspot.com/ Mateus Denardin

    Excelente texto, como todos que Alexandre Prestes já fez para esse site. Não há muito que falar depois de algo tão preciso quanto "só nos resta lamentar de vivermos em um pais onde existe a lei, mas não existe justiça." Nisso, continuamos a esperar…

  • Diego Cabral

    OFF
    entrou em pre venda na amazon inglesa as ultimates dos dois ultimos filmes do harry potter http://www.amazon.co.uk/Potter-Deathly-Hallows-Blhttp://www.amazon.co.uk/Potter-Deathly-Hallows-Bl
    para 16/07

    • ronaldotokuno

      Será mesmo a definitiva???

  • Gustavo H.R.

    Recebi meu Blu-ray de A Paixão de Cristo, da Amazon, exatos 14 dias depois do pedido. Raridade total. Chegou sem identificação nenhuma da loja e sem nota fiscal. Primeira vez que vejo algo assim da Amazon.

    Tomara que a loja passe a fazer isso em vez de cortar as vendas para cá por causa dessa malícia do governo brasileiro.

    • Jim_Morrison

      Amazon americana mesmo? Foi comprado de seller ou da própria Amazon?

      • http://blog.ingsoc.com.br Ingsoc

        A mercadoria do Gustavo deve ter sido enviada por Mala Direta Internacional. Este envio é mais rápido porque sofre menos fiscalização (é fruto de um acordo entre os diversos agentes postais do mundo)

      • Gustavo H.R.

        Sim, Jim, da própria Amazon americana, não de seller. Foi numa promoção, custou 9 dólares sem o frete.

  • renanrs

    Tenho uma compra de 5 de janeiro que não chegou ainda. Outra do dia 08 de março chegou no dia 24 de abril, tributada. Essa do dia 8 atrasou apenas 10 dias (contando a partir da data estimada de entrega. Até que aceitável.

  • Polarislux

    Possivelmente indústrias de home vídeo e correlatos brasileiros estejam pressionando (tráfico de influência) para que a Receita tribute e atrase toda encomenda da Amazon. Aqui é Republica das Bananas, lamentávelmente.

  • isaquemiranda

    ISSO É UMA VERGONHA PÚBLICA, TENHO ENCOMENDAS COM MAIS DE 90 DIAS, PESSOAL AJUDEM DIVULGUEM ISSO NA MIDIA, ESTAMOS FAZENDO UM ABAIXO-ASSINADO CONTRA A INEFICIÊNCIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL E DOS CORREIOS. HTTP://WWW.PETICAOPUBLICA.COM.BR/PETICAOVER.ASPX?…
    MUITO OBRIGADO E AJUDEM A DIVULGAR!!

    • chbossan

      MARAVILHA, JÁ ASSINEI..E ESTOU DIVULGANDO..

  • SEMI

    Parece que o leão tá fazendo um teste para ver quem desiste primeiro: os brasileiros de comprar no exterior ou as lojas de enviar para cá.

    O pior é que perdemos dos dois lados.

    • brunoianino

      É EXATAMENTE isso. Ou a gente vai desistir de comprar, ou as lojas vão desistir de enviar (o que já está acontecendo). É difícil de acreditar que fazem isso com a gente de uma forma tão descarada.

  • Nelson_bjc

    No Estadao on-line saiu matéria sobre o assunto. Essa palhaçada da Receita pode estar prejudicando as importações mas acabou sendo um tiro no pé: as exportações também sofrem por causa da infra-estrutura precária dos portos e aeroportos. Já tem empresa pensando em entrar na justiça contra a Receita Federal.

    • Jim_Morrison

      Vc acha o link dessa matéria pra gente? ;)

  • Rodrigo_Joker

    Acho que a gente tinha que formar um multirão e mandar uma chuva de e-mails pros Correiros e Pra Receita, no mínimo!

    Não sei pq não se organizam mais esses protestos, boicotes, e etc… e motivos pra fazer isso não faltam. Com a influência que o BJC tem no meio, acho que demorou…

  • MagoGates

    Agora outra sacanagem. Fiz uma que custou 29 dólares e eles resolveram cobrar R$108 de taxa. sendo que pelo certo seria em trono de R$30.
    Reclamei e pedi revisão, mandei a cópia do site pra comprovar o valore e agora me chega o mesmo valor para pagar! Eles ainda por cima estão de sacangem!!! Sempre que cobraram errado, pedi revisão e sempre corrigiram, agora não corrigiram não!!! É mole?

    • MagoGates

      Pior que verifiquei aqui e nem é 29, é 27 dólares!!! O valor declarado na caixa, eu vi lá nos Correios, mandei os prints da compra e eles mantiveram os absurdos R$108 de taxa!!! Mais um processo na justiça!

  • danieldigital

    Pessoal o negócio é como o colega lá em cima falou, a chave é a midia, mandar e-mails para a TV solicitando reportagens a respeito da receita federal, a Record adora fazer esse tipo de reportagem, com "camera escondida", isso tem que ir pra midia de qualquer jeito. Jornal, revista, e principalmente TV. Não adianta ficar enchendo de comentário o blog que isso não vai ser a solução, temos que usar a midia. Um abraço a todos!

  • RodrigoFate

    creio que seja mentira que somente produtos da china e dos EUA passam por isso… Estou com 4 encomendas do Reino Unido que ja passam de 60 dias

    • Gustavo H.R.

      Eu também. Comprei um mísero BD de A ESPIÃ na Amazon.uk em março e até agora nada.

  • FAGNER

    tenso mesmo. eu tenho um monte de encomenda da amazon us e da uk atrasadas. ja peguei uns 4 reembolsos deste de fevereiro, agora so vou comprar quando acabar essa palhaçada, pois nao era assim, ate a black friday tava chegando tudo de boa depois disso mais nada veio, agora as amazons vão acabar nao vendedo mais para o brassil, agora a dilma fica feliz fez de tudo pra parar com as importaçoes, e eu pensando que o cara do correio colecionava BD’s tb…

  • HeindallBR

    Só queria que explicassem os milhares de extravios também. Extravios que ninguém pode reclamar porque náo tem registro / Tracking nos Correios.
    E nào adiante vir com essa conversa de que tem que reclamar na RF, na ouvidoria dos Correios, na agencia mais proxima. Não adianta!!! j[a reclamei em todos os lugares possíveis e mais de uma vez. Sem registro/tracking nào podem fazer nada. Uma bosta de serviço de ouvidoria da RF e dos Correios e do Ministério das Comuniocações onde reclamei tb. O único lugar que não reclamei ainda foi na polícia, abrindo um BO. Mas isso já imagino q não vai dar em anda tb.

    Sinceramente, a unica possibilidade de melhora seria acontecer uma merda muito grande, varias empresas se negarem a mandar mais pro Brasil e isso chegar na imprensa. Aí sim a toda poderosa Globo iria cobrar de quem deve e eles iriam ouvir.

  • HeindallBR

    antes tinha esse medo, mas hoje estou praticamente torcendo pra isso acontecer. Se todas empresas se negarem a entregar no Brasil isso cai na mídia e aí sim vão fazer pressão por uma solução do governo.

  • Nilson Morais

    Sinceramente, já faz um tempo que quase não compro nada por esses problemas, a solução que achei é a seguinte: vou juntar minhas milhas e o que não vou pagar de imposto e frete, vou juntar todo ano e ir nos EUA passar 1 semana comprando tudo que quero ;P

  • Pingback: EXCLUSIVO: Amazon dos EUA se pronuncia a respeito do recolhimento antecipado dos impostos | Blog do Jotacê

  • AndreaGOliveira

    Hoje recebi um e-mail da Amazon informando a devolução de um pedido feito em 08/março. A justificativa da devolução: Shipping address is undeliverable. O que me causa surpresa, uma vez que o pedido POSTERIOR a esse foi entregue no mesmo endereço fornecido anteriormente. Sendo q eu não recebi nenhuma notificação de tentativa de entrega do Correio. Ou seja, a Receita prendeu tanto tempo meu pedido que devolveu por conta própria, ou o Correio tem um funcionário que não sabe fazer seu trabalho corretamente. Fico com a primeira opção.

  • FRANKDELON

    Se você está indignado como eu, participe do movimento contra a ineficiência da Receita federal. Junte-se a nós. http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?…

  • JEFERSOM58

    BRINCADEIRA ESSA RECEITA FEDERAL E ESSES CORREIOS ,
    COMPRAMOS PRODUTOS INTERNACIONAIS ,PAGAMOS IMPOSTOS ,E A RECEITA FEDERAL E OS CORREIOS ,SEGURANDO NOSSAS MERCADORIAS.PORQUE NÃO SE COLOCA A PRÓPRIA POLICIA FEDERAL PRA INVESTIGAR ESSA RECITA FEDERAL. E ESSES CORREIOS .
    PORQUE VOCÊS NÃO LIBERAM NOSSOS PRODUTOS ?
    SERIA FALTA DE COMPETÊNCIA DE VOCÊS?
    E VOCÊS GANHAM MARAVILHOSAMENTE BEM ,PRA FICAREM TRABALHANDO COM MAL VONTADE .
    O GOVERNO COM UM MONTE DE GENTE VELHA TRABALHANDO SEM VONTADE .
    DEIXAM QUE OS MAIS NOVOS ASSUMAM E ATENDAM MELHOR ..
    APOSENTA CAMBADA .

  • Mircus170121

    Boa noite, gostava de saber se tem alguma lei sobre prazos para entrega dos correios ou se eles próprios é que ditam o tempo de entregas?
    Mandaram-me uma encomenda de Portugal, chegou a Curitiba fez 1 mês e não chegou, liguei para as reclamações dos correios e disseram-me que o tipo de encomenda demora de 45 a 60 dias corridos a chegar ao destino.
    Acho um absurdo todo esse tempo para entregarem uma encomenda que não chega a 2 kg…pagamos caro esses fretes para eles enviarem as encomendas quando lhes apetece, sabem fazer greves de mais de 1 mês e depois o consumidor que espere, devia haver uma lei para proteger o consumidor que paga por um serviço que funciona muito mal.