VHS que não se vê por aí: Fantasia Edição Histórica!

Muitos colecionadores de DVD e BD iniciaram suas coleções ainda na época do VHS. Observando o site da Amazon, por exemplo, é possível encontrar belíssimas edições como esta, do clássico Cidadão Kane de Orson Welles.

Ao visitar o acervo digital da revista Veja, me chamou a atenção uma matéria de 27 de novembro de 1991, da edição nº 1210. Tratava-se do lançamento, pela primeira vez em vídeo no Brasil e no mundo, do clássico Fantasia. A matéria, intitulada “A Glória de Mickey”, comentava sobre como o filme tinha sido malsucedido em seu lançamento original nos anos 40, mas que havia alcançado o status de clássico no relançamento em 1956, bem como sua soberba qualidade audiovisual, unindo a música clássica e a genial animação dos Estúdios Disney. Uma produção muito à frente de seu tempo.

Outro fato muito curioso citado na matéria foi a estratégia de lançamento do filme: venda direta apenas ao consumidor durante apenas 50 dias (!!!) e pela primeira e última vez. Ou seja, o filme nunca mais seria lançado em vídeo!

Até então, VHS era sinônimo de locadora. Uma das pioneiras no sell through (venda direta ao consumidor) foi a Disney. No Brasil, a extinta Abril Vídeo foi a primeira distribuidora a lançar as produções Disney em nosso país. Fantasia foi lançado em duas versões, ambas em versão restaurada. A primeira, denominada “Edição Especial” (note como esse jargão é antigo), incluía apenas a fita e custava 30 mil cruzeiros (equivalentes a atuais R$ 115,23). A outra era a “Edição Histórica”: duas fitas VHS, uma para o filme e a outra com um vídeo de 40 minutos sobre a produção do clássico; dois CDs com a trilha sonora original, litografia importada, certificado de garantia e encarte ilustrado; tudo isso por 80 mil cruzeiros (equivalentes a atuais R$ 307,21). Note o empenho da Abril/Disney , em tempos que VHS era sinônimo de locação, em oferecer um item altamente colecionável para o consumidor.

fantasia

Anúncio veiculado na edição seguinte de Veja.

.

Fantasia Edição Histórica

Detalhe da “Edição Histórica”

.


A litografia emoldurada na coleção do nosso amigo Jotacê

.


O verso do quadro, com o certificado de autenticidade

Na matéria ainda é citado o lançamento do clássico em laserdisc, mas como esse formato nunca foi lançado oficialmente no Brasil com legendas/dublagem, é possível que a versão comercializada tenha sido a importada.

Fantasia seria relançado anos mais tarde no Brasil (em DVD e posteriormente em Blu-ray) mas nunca mais em uma edição de colecionador como essa.

Se você ficou com vontade de adquirir esta edição, na Amazon a versão americana está disponivel via sellers.

Pra encerrar a matéria segue uma vinheta da Abril Vídeo de 1995:

Fantasia em VHS e em Blu-ray (com leg PT-PT na Amazon UK):

---------------------------------------------------------------------------

Blu-rays COM ÁUDIO E LEGENDAS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO na Amazon.com

Categorias: Artigos

Tags: , ,

Sobre o autor

RiderJeff coleciona DVDs desde 2004, também na na idade do metal discóide furado. Há alguns anos teve uma coleção de VHS mas infelizmente sobraram apenas algumas fitas mofadas. Procura fazer uma coleção abrangindo diversos diretores, gêneros e épocas e também de filmes/séries que já viu e gostou.
  • Jotacê

    COMPREI! Valeu Jeff!

    Eu tenho a litografia, mas só ela, que ganhei de um amigo, no mesmo envelope que aparece na foto do produto na Amazon! Agora terei o item completo! :D

    • RiderJeff

      Por nada Jota! :D No mais, acho incrível não terem lançado (nem nos EUA) uma edição desse nível em Blu-ray.

      E cavucando a Amazon/ebay dá pra achar edições inimagináveis. Não sabia por exemplo, que existia uma edição da Criterion em LD de Casablanca:
      http://www.ebay.ca/itm/LD-Casablanca-Criterion-Co

  • gpieri

    Nossa! que edição maravilhosa!!

    Eu que tinha orgulho da minha coleção de fitas da Disney fiquei no chinelo agora. Foi direto para a wishlist!

  • GABRIEL2012

    putz, q saudade ver essas introduções. Tenho um acervo bem gde dessa fitas, mas nem videocassete tenho mais. Saudade das coleções infantis. Belo post.

  • ygoorr

    Nunca imaginei que iria comprar um VHS depois de tanto tempo. Não aguentei e sacolei essa edição.

  • http://twitter.com/thomas_nf Thom

    A melhor fase da minha vida. Obs.: Nunca tive um VHS Disney, mesmo assim, assistia muito na casa dos meus amigos que tinham.

    Nunca cheguei a ver essa edição, nem sabia que existia. :)

  • eujoey

    Eu tenho essa belíssima edição, a americana, que ainda acompanha um livro com história dos bastidores e artes conceituais. http://i43.tinypic.com/16h8180.jpg

    Só pra constar, nos EUA exitem edições similares de:

    - A Bela e a Fera (que eu tb tenho): http://amzn.to/HMDZOY
    - O Rei Leão: http://amzn.to/HfzxCS
    - Cinderela: http://amzn.to/HMEbh3
    - Winnie the Pooh: http://amzn.to/HfzhEb
    - Aladdin: http://amzn.to/HfzlUp
    - Branca de Neve: http://amzn.to/HfznLR
    - Pinóquio: http://amzn.to/HfzPcX
    - Pocahontas: http://amzn.to/HfzMhf

    • RiderJeff

      Ótima adição, valeu!

    • Higor_Nunes

      Bem lembrado.
      Naquele tempo a Disney sabia o que era uma "Edição Especial"!

    • lgon

      que legal essas edições, pena que os preços são salgados demais para uma edição diria, datada. de qualquer maneira, invejo quem tenha.

  • Squallnathan

    Eu tenho essa edição desde que era pequeno. Minha primeira edição de colecionador. :D

  • Matheus Gomes

    Adorei!!! Sem palavras.

  • Diego Cabral

    na ediçao de 25/12/91 no acervo tem outra propaganda desse produto so q diferente

  • Diego Cabral

    caralho essa vinheta da abril e a minha infancia!!!!!!!!

  • Caio_

    caraca, será que alguém tinha dinheiro pra comprar isso ? ainda mais na época que o dragão da inflação assustava a vida do povo…

  • Luma

    Essa vinheta no final do post foi sensacional.
    Que saudade de ouvir isso toda vez que assistia um filme disney.

    Até hoje tenho minhas fitas VHS. <3

  • eraj1972

    Bom… A todos que ainda curtem VHS, boa sorte, porque para mim, não. O VHS está morto aqui em casa, apesar de ainda ter videocassete e algumas poucas fitas (cerca de 20) que me deram (…me deram!) para desocupar espaço. Só para constar: aqui o DVD está morrendo aos poucos (porque ainda compro, mas pouco), e o BD crescendo e aparecendo! :-)

    • robsoncps

      eu tinha umas 50 fitas vhs, coloquei em saquinhos e coloquei no lixo para serem recolhidas.

  • rvarotto

    Confesso que, apesar de sempre ter tido um espírito de colecionador, passei para frente todos minhas fitas VHS. Incluiam várias da Disney e a trilogia original de Star Wars, entre muitas outras. Acho que foi um misto de ver os espaços da casa acabando com saber que nunca mais iria querer usufruir daquela tecnologia novamente. Porque, ao contrário dos LPs que tem seus pontos contra, mas outros a favor, em relação a seus sucessores, não conheço nenhum ponto positivo do VHS em relação ao DVD e ao BD. Olhando hoje, em retrospectiva, até bate uma pontinha de arrependimento em meu lado colecionador, mas ao ver a tonelada de CDs, DVDs, BDs e LPs que enchem vários cômodos de minha casa, além de diversos como dois Ataris, um TK-85 na caixa e vários Game & Watch da Nintendo, sinto que foi um mal necessário.

    Mas, de qualquer forma, essa edição de Fantasia é mesmo sensacional. Eu me lembro dela, apesar de ter mesmo somente a edição simples do filme em VHS.

    • lgon

      a edição em VHS so tem pontos a favor se não existir a edição em outro formato.

  • Diego Cabral

    Vendo o acervo vi ate a propaganda da trilogia do star wars em VHS, esta no ano de 1991, la pelo fim do ano

  • http://www.sequilhocollection.blogspot.com/ SequilhoSan

    Caraca, 27 de Novembro de 91? eu tava nascendo 8 dias depois desse lançamento, lol, que bacana!
    Legal também seria ter todas essas outras edições que o amigo eujoey mencionou. :D

  • androidex

    Voltei no tempo vendo essa vinheta da Abril video!

  • http://jogorama.com.br Leandro__Alves

    Até hoje fico me perguntando se alguém realmente ajustava as cores durante a vinheta. rsrs

  • http://observatoriodocinema.blogspot.com/ Mateus Denardin

    Nossa, linda demais! De quando a Disney sabia o que seus "selos" significavam. Hoje "edição especial" e "de colecionador" significam uns extras a mais e ainda mais raramente um encarte ou imagem do filme.

  • GleitonG23

    :'( o Vídeo me deixou cm saudade daquela época. Os filmes de terror me davam mais medo no VHS do que no dvd (ou Blu-ray),eu não sei explicar pq isso.

    • robsoncps

      não era o vhs, era o tempo em que a gente não sabia como era feito um filme, pois 99% das fitas vinham sem making off. Hoje como todos sabem como um filme é feito, meio que acaba aquele enigma que tinha antigamente.
      Mesmo assim, ainda prefiro os bds.

      • GleitonG23

        ÉÉÉ isso tmb rsrs
        Mais aquelas imagens e som "ruins" vixe fazia os filmes parecerem tao reais. Eu estava vendo um vídeo do filme "Sexta feira 13" e esse vídeo a imagem era do VHS,ae lembrei do dvd do mesmo filme,cara me matem mais eu prefiro a versão do VHS. Eu gosto de filmes remasterizados,mais tem alguns que eles retocam tanto que acaba tirando a magia de sua época,fica artificial de mais.
        Eu estou a procura de um aparelho de vídeo cassete,para poder ver esses clássicos como eram de verdade,sem frescura.
        Faz 14 anos que não vejo o filme Leprechaun,eu ainda procuro o VHS dele,pq Blu-ray nem dvd algum vai me passar a imagem que eu tinha desse filme aos 5 anos.

  • caiohornstein

    Eu tinha a edição simples em VHS, mas a fita emperrou dentro do videocassete e ficou inutilizável. A solução foi anos depois comprar uma cópia pirata no centro de São Paulo e colocar dentro da embalagem do VHS original. Isso me lembrou da quantidade de vezes que eu assisti a Fantasia. Meu pai é fanático por música clássica e ele queria que eu habituasse a esse tipo de música com a experiência lúdica do filme.

  • http://www.flaviocruz.com Flavio_Cruz

    Quem tiver interesse em adquirir a versão nacional e morar próximo de Curitiba, estive lá semana passada e vi essa edição, ainda na caixa, em um sebo no Largo da Ordem. não vi o valor pois não me interesso por VHS, mas a média de preços do lugar é razoável.

    • BelotoCabral

      Opa! Quanto custava???!!!

      • http://www.flaviocruz.com Flavio_Cruz

        Não vi o valor… Estava procurando outros itens e por curiosidade, fui ver a caixa. O material está conservado… Não posso dizer sobre o vhs, mas vale a pena dar um pulo lá e conferir.

  • BelotoCabral

    "Ajuste agora as cores e o som do seu equipamento…" – "Para ver e rever quantas vezes quiser" – "Esta fita você não precisa devolver, ela será sua para sempre"… *-* NOSTALGIA PURA!!! E amo até hoje aquela musiquinha da vinheta do Mickey, onde da palma da mão dele saia uma mágica que formava a logo da Disney! Sendo que o melhor trailer de "A Bela Adormecida" da Disney é o do VHS!!! Saudades daquele tempo…

    E se alguém tiver esse gift-set nacional de "Fantasia" em VHS, por favor me considere para o seu testamento! :)

  • Diego Cabral

    video da "ediçao historica" americana
    [youtube 2nqJacxqGM0 http://www.youtube.com/watch?v=2nqJacxqGM0 youtube]

  • Diego Cabral
  • trudavismff

    Se tem uma coisa que irá durar para sempre, é Fantasia.

    Lembram dessa vinheta dos VHS's? http://www.youtube.com/watch?v=gW4bPZyNT8g
    Minha infância passou toda diante de meus olhos assistindo ela de novo.

    Aliás, lembro que aluguei Fantasia em VHS quando criança várias vezes, e mesmo não entendendo porra nenhuma curtia muito.

  • jamesedwart

    Realmente muitos de nós começamos nossa coleção com VHS na qual realmente os VHS novos eram sempre os da Disney.
    Para comprar outros filmes geralmente ou comprava da locadora ou em uma sebo.
    Sem de falar que o VHS era a Época de Ouro das locadoras.
    Só tinha que o VHS irritava em muitos aspectos
    imagem que ficava tremendo, a fita gastava e as vezes enrroscava no video.
    Mas mesmo assim eram bons tempos.

  • Higor_Nunes

    Parabéns pelo post!
    No quesito mimos, essa é imbatível! A Anthology tem muita informação, mas mimos é com essa daí.
    Eu "namoro" com essa edição desde que a vi no ML em 2006 acho, ainda não comprei, mas espero tê-la ainda.
    Estava comparando a nacional com a americana, na americana as fitas não têm estojo (que mancada!), já a nacional tem os estojos, a americana tem uns textos impressos que não vi se tem na nacional.

    Só para constar: essa vinheta da Abril está em muita VHS da Disney, mas a da fita de Fantasia é outra, vêm as barras sem marca d'água da Abril, tem a voz do cara e toca um trecho do Quebra-nozes.

  • Higor_Nunes

    Para quem interessar, a edição Laserdisc está mais barata: http://www.amazon.com/Walt-Disneys-Masterpiece-Fa
    Se você não se interessa pelo documentário de 40 minutos ou tem LD-Player, os mimos são os mesmos da edição VHS do post.

  • lgon

    que saudades desses posts. O que sempre me atraiu ao blog do jotacê sempre foi esse tipo de coisa, edições históricas, edições que não se vê mais, edições importadas, etc… continuem, nota 10.

  • http://geographicdesigner.blogspot.com/ Oriosterodoki

    Eeeita nostalgia! Tenho algumas fitas com esta logo da Disney Vídeos e, fala sério, ótima matéria!
    Naquela época a Disney Brasil tinha, realmente, respeito por seus fãs.. ^_^ embora não tenha nascido nessa época, tenho certeza que, se continuassem a fazer o que faziam antes, as edições comemorativas lançadas por aqui seriam muuuito melhores :@

  • Matheus6500

    no ML tem uma como o Diego Cabral disse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232098426-
    míseros R$ 138,00 que é uma dinheirÃO o.O

  • Higor_Nunes

    Na edição americana as fitas vêm sem estojo, na nacional tem os estojos. Essa é a única diferença? Parece que quem viu esse post esgotou os itens novos de envio internacional, rsrsrs.