VHS que não se vê por aí: Fantasia Edição Histórica!

Muitos colecionadores de DVD e BD iniciaram suas coleções ainda na época do VHS. Observando o site da Amazon, por exemplo, é possível encontrar belíssimas edições como esta, do clássico Cidadão Kane de Orson Welles.

Ao visitar o acervo digital da revista Veja, me chamou a atenção uma matéria de 27 de novembro de 1991, da edição nº 1210. Tratava-se do lançamento, pela primeira vez em vídeo no Brasil e no mundo, do clássico Fantasia. A matéria, intitulada “A Glória de Mickey”, comentava sobre como o filme tinha sido malsucedido em seu lançamento original nos anos 40, mas que havia alcançado o status de clássico no relançamento em 1956, bem como sua soberba qualidade audiovisual, unindo a música clássica e a genial animação dos Estúdios Disney. Uma produção muito à frente de seu tempo.

Outro fato muito curioso citado na matéria foi a estratégia de lançamento do filme: venda direta apenas ao consumidor durante apenas 50 dias (!!!) e pela primeira e última vez. Ou seja, o filme nunca mais seria lançado em vídeo!

Até então, VHS era sinônimo de locadora. Uma das pioneiras no sell through (venda direta ao consumidor) foi a Disney. No Brasil, a extinta Abril Vídeo foi a primeira distribuidora a lançar as produções Disney em nosso país. Fantasia foi lançado em duas versões, ambas em versão restaurada. A primeira, denominada “Edição Especial” (note como esse jargão é antigo), incluía apenas a fita e custava 30 mil cruzeiros (equivalentes a atuais R$ 115,23). A outra era a “Edição Histórica”: duas fitas VHS, uma para o filme e a outra com um vídeo de 40 minutos sobre a produção do clássico; dois CDs com a trilha sonora original, litografia importada, certificado de garantia e encarte ilustrado; tudo isso por 80 mil cruzeiros (equivalentes a atuais R$ 307,21). Note o empenho da Abril/Disney , em tempos que VHS era sinônimo de locação, em oferecer um item altamente colecionável para o consumidor.

fantasia

Anúncio veiculado na edição seguinte de Veja.

.

Fantasia Edição Histórica

Detalhe da “Edição Histórica”

.


A litografia emoldurada na coleção do nosso amigo Jotacê

.


O verso do quadro, com o certificado de autenticidade

Na matéria ainda é citado o lançamento do clássico em laserdisc, mas como esse formato nunca foi lançado oficialmente no Brasil com legendas/dublagem, é possível que a versão comercializada tenha sido a importada.

Fantasia seria relançado anos mais tarde no Brasil (em DVD e posteriormente em Blu-ray) mas nunca mais em uma edição de colecionador como essa.

Se você ficou com vontade de adquirir esta edição, na Amazon a versão americana está disponivel via sellers.

Pra encerrar a matéria segue uma vinheta da Abril Vídeo de 1995:

Fantasia em VHS e em Blu-ray (com leg PT-PT na Amazon UK):

---------------------------------------------------------------------------

Blu-rays COM ÁUDIO E LEGENDAS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO na Amazon.com

Categorias: Artigos

Tags: , ,

Sobre o autor

RiderJeff coleciona DVDs desde 2004, também na na idade do metal discóide furado. Há alguns anos teve uma coleção de VHS mas infelizmente sobraram apenas algumas fitas mofadas. Procura fazer uma coleção abrangindo diversos diretores, gêneros e épocas e também de filmes/séries que já viu e gostou.