Jotacast 25 – Por que colecionamos?

Neste episódio a equipe do BJC: Jotacê, HelenaSousa, Felipe Fonseca, Alexandre Prestes debatem sobre o motivo de todos nós estarmos aqui. Afinal de contas, por que colecionamos?

Participação especial do dublador, ator e diretor Guilherme Briggs do Teatro de Bonecos.

Trilha sonora da leitura de e-mails: Pixies: Doolittle

Agradecimentos para Alex Hunt e ETC Filmes pela locução das novas vinhetas!

Recomendações neste episódio:

  1. Jotacê: True Blood (Estados Unidos) [Na Amazon]
  2. Helena: O Senhor dos Anéis (estendido dos Estados Unidos) [Na Amazon]
  3. Felipe: Capitão América (Estados Unidos) [Na Amazon]
  4. Alexandre: O Exorcista (Estados Unidos) [Na Amazon]

Clique no player abaixo para ouvir direto pelo site, ou baixe a versão .zip do arquivo mp3 ou ainda assine o nosso feed!


———————————————————-

Edições em Blu-ray inéditas no Brasil na Animaloja:

Categorias: Jotacast

Tags:

Sobre o autor

Jotacê é viciado em DVDs desde 2004 (começou tardiamente, na idade do metal discóide furado). Hoje em dia compra poucos DVDs para investir mais nos discos do raio azul (que coleciona desde 2008). Resolveu ter um site em 2008 para que fosse possível publicar tudo o que pensava sobre os disquinhos lançados no Brasil. E cá estamos nós! Twitter | YouTube | Flickr | Coleção
  • asjunio

    Maravilha, que os casts sejam frequentes esse ano!

  • JPSSonline

    Caracoles Briggs no JotaCast!!! ! Ouvindo

  • porqwe

    De mais!!! Não sabia do podcast. alem do mais um sobre um assunto tão legal que são as coleções!

    • hellenitavcdvd

      Não sabia do Jotacast? Ouça todos então! 😀

      • Patricia

        Parabéns a todos! E legal te ouvir de novo, Helena.

  • marcos

    Baixando agora,tava com saudade da Helena nos casts

    • hellenitavcdvd

      Eu voltei… lalallallaaaa…

      Espero que tenha gostado!!! 😀

  • Excelente surpresa!!!! Espero que 2012 tenhamos Jotacast duas vezes ao mês.

    Abraços!

  • JeanApolinario

    Fantástica participação do Guilherme Briggs, sinto-me igual a ele com meus diversos bonecos, estatuetas, acho que o coração de quem tem alegria e felicidade pelo que tem, e coleções e tal, não envelhece, tenho uma coleção imensa de Cavaleiros do Zodíaco, estatuetas de anime, Spawn e me divirto muito, mesmo visualmente, sempre que os vejo aquece o meu coração, minha mulher também partilha da mesma felicidade.

  • illetacol1

    Ótimo termos novamente Jotacast mais frequentemente. Fico feliz com isso.
    Vou aproveitar para fazer uma pergunta, não sei se alguém saberia me ajudar, mas diz respeito a essa nova leva de TV à caminho: as TVS 4K.
    Com a chegada nessa Ultradefinição, quando lançarem filmes e mídia nesse formato será necessário um novo suporte ou o BluRay dos dias de hoje é capaz de fazer a leitura de vídeos nesta definição?

    Se alguém souber agradeço. Sucesso e bora gastar nosso sofrido dinheirinho….
    Abs

    • Macabea18

      infelizmente não, foi o que li em algum lugar. Mesmo porque o blu ray supor ta 1080p, enquanto as tvs serão o triplo disso. Provavelmente teremos um novo player e, com certeza, outra coleção. Só que para mim chega!
      Se vc tocar um bd numa tv dessa não vai dar diferença alguma, a não ser o tamanho da imagem, já que, pelo que li, essas tvs só serão feitas em tvs acima de 70 polegadas. Sem contar que para muitos brasileiros fica inviável ter uma tv gigante numa sala minúscula.

      • eraj1972

        Acredito que haverá no "4K player" o mesmo que já acontece no BD-player hoje: o upscaling. A imagem do DVD realmente melhora muito, mas não chega aos pés do BD, claro. Assim será com a nova tecnologia. Quanto a recomeçar a coleção de filmes, bem… é difícil dizer "não". Tenho muitos DVDs os quais comprei novamente em BD. Claro que são poucos, e só compro em promoção (mais do exterior), porque é difícil segurar a tentação. Por isso, digo o mesmo da nova tecnologia. E quanto à TV gigante, só é inviável por causa da resolução, quanto mais perto, mais perceptível ficam os defeitos da imagem, o que não deve ocorrer nessa TV gigante, então, acho que só a grana mesmo é que considero ser um empecilho plausível para quem quiser se envolver nesta nova empreitada

  • Neo_skywalker

    Muito bom!!! Muito legal ouvir cada um dos participantes. Eu acredito q as motivações de cada um levado de formar em q limites sejão estabelecidos, é uma forma sensacional de equlibrio fisico/mental p/ seguirmos na Vida. Onde cada vez mais o stress está presente no dia-a-dia.

  • carlosws

    Que graça a Helena Sousa agora falando em coleções, desde que eu me lembro por gente sempre colecionei alguma coisa : Time de botão, revista herói (essa entrega a idade), marcas de cigarro (nunca fumei por causa disso), CDS e hoje coleciono filmes. Dvds e Blu-Rays. E esse nova coleção me fez conhecer esse blog fantásticos com pessoas especias. Parabéns pela participação e trabalho de todos vcs. @carlos_web

    • hellenitavcdvd

      😀

  • DomVitto

    Não esperava que saísse um novo Jotacast tão rápido. Parabéns !
    Baixando !

  • Caraca… também não esperava. O BJC tá demais. E que turma, hein?! Parabéns a todos os envolvidos.

    Difícil dizer como eu comecei a colecionar. Não sei, mas a única lembrança foi que eu comprei a 3a temporada de Arquivo X em DVD, que uma locadora estava vendendo. Não lembro de nenhumtítulo antes desse. Daí com a convicção que eu deveria ter todas as outras. E outros filmes também. Agora é história.

    A qualidade do áudio está melhorando cada vez mais, parabéns ao JC.

  • bbebianno

    Parabéns pelo jotacast, gostei muito, assunto muito interessante!

  • felipethom

    Eae pessoal do BJC. Eu não costumo postar muitos comentários aqui, mas saibam que visito o site todos os dias e várias vezes por dia em busca de novidades. Sempre ansioso pelo "notícias da semana" para ver algum filme de catálogo que eu aguardo seja lançado. Gosto muito do cast de vcs. Apesar de não serem seguidos, pelo menos tem longa duração. E bem, diferente do Juliano, eu curto mesmo é apenas comprar os filmes que eu gosto e sei que reverei várias vezes. Assim como o Fonseca. Não sou do tipo que coleciona edições. Mas claro que sempre irei valorizar a edição mais bacana do filme que pretendo adquirir. E agradeço também à Helena pelas dicas de Blu-ray em território nacional. comprei muitos filmes com as dicas dela. Eu tenho uma coleção de BD's que agora se entra em 72 titulos, sei que não é nada comparado com a coleção de vcs. Mas nem pretendo almejar muito também. 100 títulos já está bom. A maioria aqui em casa é de filmes de catálogos. Adoro conferir os filmes da minha infância em alta definição. E assim como todo mundo que coleciona, eu não empresto para ninguém. Era isso. Continuem com o bom trabalho de vcs.

    • Valeu, xará!

      Assim como você e a Helena, eu tenho mais ou menos isso de BDs. Quase uns 100. Se tivesse mais grana, acho que teria mais. E como todo ano há novos filmes pelos quais me apaixono, acho que é uma coleção que sempre crescerá. hehehe Mesmo que não seja de forma muito acelerada.

    • eraj1972

      100 títulos? Com o tempo você vai ver que não se deve estipular um patamar para colecionadores. 🙂

  • hellenitavcdvd

    Que bom que vc gostou! 🙂
    Mas fique vc sabendo que minha coleção de BDs deve ser algo perto de… peraí, vou lá contar :p, 105 filmes e 7 séries. O que não é tanto assim. 😉
    Agora DVDs já é uma outra história….

  • Macabea18

    olha, eu sempre colecionei filmes, porque adooooro cinema. ERu sempre fui apaixonada pelo …e o vento levou, acho que já assisti esse filme mais de 100 vezes. Eu estou acabando com meus dvds e so comprando bds. Só não gosto de séries, pra dizer que não tenho nada, eu tenho band of brothers mas não consegui assistir.
    Mas os meus filmes eu adoooooro, depoois qu frequentei esse site minha coleção cresceu. E de uns tempos para cá, com essas dicas de edições especiais com preços bons nas amazons eu to comprando algumas como Citzen Kane, a fabrica de chocolate e esse matrix.
    .

  • rvarotto

    Vou escutar agora! Na minha opinião Guilherme Briggs é um dos melhores e mais versáteis dubladores brasileiros (talvez o melhor).

  • rvarotto

    Compartilho o conceito de colecionador do JC. Sinto o maior prazer com aquele olhar de admiração dos outros quando você mostra que tem aquela superedição limitada, ou mesmo aquelas séries antigas das quais a pessoa nem se lembrava.

  • DomVitto

    Modificações aprovadas !
    Só achei uma pena, o fato do Guilherme não poder ter "participado" de maneira mas "participativa".

    Minha única sugestão, é que vocês reconsiderassem a possibilidade de colocar trilhas sonoras de fundo, durante o programa todo, afim de deixar o Cast mais "descontraído" .

    Parabéns, e que em fevereiro venha mais um Jotacast

  • Foi um Jotacast muito bom mas sinto falta do "Recordações"….

  • Higor_Nunes

    JC, mais um enganado pela indústria fonográfica, se desfez dos discos… Kkk.

  • Higor_Nunes

    Quanto à durabilidade do VHS, é relativo, depende muito da conservação e da aparelhagem que lê as fitas.
    Mas que os DVDs acabaram com a preocupação com mofo, rebobinar, etc, isso é certo, e são bem mais colecionáveis. Mais um avanço do DVD é que raramente o aparelho causa algum dano à mídia quando dá defeito, a VHS mastigava.
    Sei lá, passei um tempo tão bom da minha vida rodeado de fitas VHS que, mesmo com todas as limitações da mídia, sempre me faz sentir coisas boas ver uma fita dessas.

    • eraj1972

      É, acabou a preocupação do mofo, etc, mas começou outra: os riscos e arranhões. Estou com vários dvds aqui arranhados, e olha que eu só empresto para familiares!

      • Higor_Nunes

        Bom, é mais fácil inutilizar um DVD inteiro do que uma fita VHS inteira… arranhões certeiros são mais devastadores que mastigados pontuais.
        Cada tecnologia tem suas características e limitações.

        Mesmo para familiares, emprestar é um dos piores hábitos que um colecionador pode ter.

        • eraj1972

          Você está certo quando diz que "emprestar é um dos piores hábitos que um colecionador pode ter". A gente quer compartilhar, mas infelizmente a atual situação me obriga a dizer: quanto menos gente souber de sua coleção, melhor. Todos devemos ter "responsabilidade" com as coisas alheias, afinal é esta a educação que a gente recebe, mas a realidade é diferente.

  • LulaNunes

    Mas um Jotacast perfeito…, parabéns a todos os envolvidos… 🙂

  • samuelvarela

    Olá pessoal…
    Excelente esse podcasts sobre coleções…
    Desde criança venho colecionando tudo o que encontro pela frente…
    Já foram Latas de refrigerantes, tampinhas, carteiras de cigarros (esse com pouco tempo minha mãe mandou queimar todas por causa do cheiro de cigarros que ficava em casa, lá ninguém fuma), desses já não tenho mais nada.
    Hoje ainda tenho guardado alguns albuns de figurinhas de chicletes que eu colecionava, tenho alguns da Ploc, do Ping Pong, e do chocolate surpresa.
    Hoje em dia a minha principal coleção são as de HQ's da DC Comics, se for comparar com outros colecionadores a minha se torna pequena, mas tenho em casa entre 1.200 a 1.500 revistas. Faz alguns anos que não as conto mais.
    Minha coleção de livros vem aumentando, tenho uns 30 livros.
    E DVD tenho alguns, mas são poucos, não chega a 15 DVDs.
    Esses três são os objetos que coleciono atualmente.

  • eraj1972

    Meu pai um dia fez um comentário enquanto olhava para minha coleção de DVDs: disse "Desde pequeno que gosta de colecionar coisas redondas. Quando criança tinha mania de juntar tampinhas de garrafa". Achei graça disso. Não me lembro de ter colecionado tampinhas, mas lembro que gostava de colecionar gibis da turma da Mônica quando criança. Gostava do traço de Maurício de Sousa. Depois comecei com livros da Série Vaga Lume. Daí vieram livros, jogos de computador e de PS2, CDs, DVDs e por fim BDs. O pessoal daqui acha estranho e tenho que aturar gozações de todo mundo. Eles não compreendem, mas tudo bem. Não fico zangado com isso, só fico chateado quando empresto e devolvem detonado. Já perdi uns 20 títulos aqui, irrecuperáveis. Compro de novo, mas é triste o pouco caso que fazem com o bem alheio. Por isso não gosto de mostrar minha coleção para amigos e parentes. A "ameaça" do empréstimo me deixa angustiado, porque é exatamente como falaram no Jotacast: nunca volta do mesmo jeito. Ou volta arranhado, ou simplesment não volta.

  • HCesconeto

    Muito bom o cast, nesse o Jota me fez refazer conceitos.
    Abraços

  • leandrohubo

    Olá pessoal!

    Muito bom o cast e muito melhor ainda com os integrantes e o convidado super especial. Senti falta do NerdMaster com sua voz 'cativante' 😀

    Bom, eu coleciono desde 6/6/2010 (buscando agora no Submarino), quando via twitter, cliquei num link do submarino com a famigerada promoção do player da TecToy + 10 BDs. Acho que foi a maneira mais sensata de iniciar nesse mundo da alta definição.

    Eu até não me considerava um colecionador, mas quando o JC disse que podem haver vários tipos deles, acho que me encaixo. A minha maneira de colecionar é apenas de comprar aquilo que eu realmente gosto, como Star Wars, Senhor dos Anéis e agora Star Trek. E comprar filmes que eu não tenha visto, podendo ser novos ou antigos. Nessa levada, creio que comprei uma média de 100 BDs por ano, de lá pra cá. Creio que seja um bom começo.

    Outro ponto interessante é que vc acaba se especializando em comprar pela internet. Sempre fico de olho nas dicas de vcs e do Blu-ray Legendados, mas confesso que a maioria das dicas não me afeta diretamente. Neste ano de 2011 consegui aproveitar mais a #blackfriday, inclusive no Brasil. Acho que no Brasil, os grandes vendedores ainda são o Submarino/Americanas e a Videolar, mas já comprei no Extra e Ponto Frio.

    Mais um ponto interessante e que vcs não comentaram é a evolução dos eletrônicos, algo imprescindível para curtir essa nova vida em áudio e vídeo. Eu comecei apenas com uma TV LCD de 32 mas logo percebi que era preciso mais. E essa evolução acaba por te deixar cada vez mais ligado nesse assunto também.

    No caso de outras coleções, por aqui fizemos por um bom tempo de juntar latinhas de cerveja e refrigerante. Era muito bom ver aquela prateleira cheia delas. 😀

    No mais, também indico o box do Senhor dos Anéis da Amazon, que tem uma luva sensacional. Outra indicação na amazon são os dois boxes dos filmes de Star Trek, assim como os da série clássica, que ainda estou criando coragem para comprar.

    Grande abraço!

  • Thom

    Só deu pra eu ouvir hoje, o novo formato ficou mais sucinto e direto, curti demais. Adorei o papo sobre as antigas coleções e a participação de Guilherme Briggs foi uma ótima surpresa. E que venham mais Jotacasts pessoais e leves como este. 🙂

  • Mauricio2000

    Boas alterações e um cast mais dinamico deu mais vida ao produto, porem chamar de lixo os DVDs da Continental acaba por minimizar aqueles colecionam.

    Outro fator que discordo totalmente é dizer que os que tem tais edições não são colecionadores, peço que isso seja explicado de forma mais clara no proximo cast.

    Ficou parecendo uma verdadeira segregação racial no mundo colecionistico!!

    Eu tenho alguns filmes da mesma e me sinto plenamente satisfeito com os filmes, o fator luva, meia ou outra coisa fica totalmente equecido nestes momentos, o prazer que senti ao ver os filmes do Conan com dublagem classica não tem preço!! Claro que tenho filmes em edições belissimas como O Magico de Oz, A Lista de Schindler e as ultimate de Harry Potter, mas sempre priorizo o conteudo.

    Para finalizar, a participação especial do Briggs, dublador brasileiro amado por uns e odiado por outros foi realmente interesante.

  • Pingback: OPINIÃO – Pensamentos fundamentais sobre nossas coleções | Blog do Jotacê()