BD Resenha: “O Leopardo” (Brasil)

O Leopardo, obra-prima do mestre Luchino Visconti, finalmente é lançado em Blu-ray pela Versátil High Definition. O filme, baseado no romance de Giuseppe Tomasi di Lampedusa e que tem a mesma importância para o cinema italiano que E o Vento Levou tem para o cinema estadunidense, se passa na segunda fase do Il Risorgimento (unificação italiana) e apresenta o príncipe Don Fabrízio Salina, que presencia a decadência da nobreza siciliana e a ascensão da burguesia.

A edição recebeu uma restauração em alta definição 1080p no seu Technirama original (widescreen anamórfico 2.20:1) e com um belíssimo Technicolor, com azuis e vermelhos vívidos e mantendo sua granulação original, em um trabalho de mestre supervisionado pelo diretor de fotografia Giuseppe Rotunno.

A versão escolhida para esta edição foi a italiana de 185 minutos. A edição de 161 minutos apresentada nos cinemas americanos (com áudio em inglês e tendo Burt Lancaster dublando a si mesmo) e disponível na edição lançada pela Criterion não foi disponibilizada na edição nacional; mas, na minha opinião, é uma edição dispensável e serve somente como curiosidade.

Abaixo, algumas imagens registradas a partir da TV:

O áudio é Dolby Digital 2.0 em italiano e, diferentemente do que já foi falado por um leitor nosso nos comentários, não existe atraso nesta trilha. No documentário A Casta Agonizante, a atriz Claudia Cardinale explica que os diálogos dela com Burt Lancaster eram feitos em inglês, os com Alain Delon em francês e com o resto do elenco em italiano; sendo assim, todo o filme foi originalmente redublado, algo comum nos filmes italianos (vide Três Homens em Conflito).

O estojo tem capa com arte interna e o disco é replicado pela Sonopress, com boa impressão.

capa

Print

Como material extra, temos o documentário de mais de uma hora Uma Casta Agonizante, com depoimentos do elenco e equipe técnica, passando pelas diversas fases da produção e fazendo um paralelo entre a obra de Lampedusa e a versão de Visconti. Simplesmente imperdível! Foram incluídos também um featurette sobre a restauração, três cinejornais de época, um trailer de cinema e o featurette O Leopardo em Cannes. Todos os extras estão legendados e são apresentados em definição padrão. Infelizmente alguns extras foram eliminados da edição anterior lançada em DVD duplo pela mesma Versátil, que são uma entrevista com o produtor Goffredo Lombardo, dois trailers da versão americana, o featurette Lembrança dos Bastidores e um depoimento do Professor Renato Brolezzi. A Versátil informou que estes extras precisaram ser removidos por não haver espaço no disco suficiente para acomodá-los; como são extras de menor importância, entendo essa posição, pois sabemos que uma edição dupla sairia por um valor impraticável. Ademais, a produtora foi transparente explicando toda a situação.

Realmente é uma edição especial de um filme imprescindível em qualquer cinemateca, sendo altamente recomendada.

Agora espero que a Versátil comece a lançar mais títulos em Blu-ray por mês, pois existe um imenso catálogo para explorar. Sugiro que, nas próximas edições, volte a utilizar aqueles pôsteres originais nas capas dos Blu-rays, comece a colocar uma luva em suas melhores edições e, quem sabe, criar livretos com os textos que eram utilizados nas telas de extras das versões em DVD.

O Leopardo (Il Gattopardo) – 1963

Extras:

  • Documentário Uma Casta Agonizante;
  • Featurette sobre a restauração do filme;
  • Featurette O Leopardo em Cannes;
  • Cinejornais de época;
  • Trailer de cinema.

[Agradecimento ao Daniel Melo da Versátil por ter gentilmente cedido a cópia utilizada na feitura desta matéria]

Link direto para a edição na Saraiva:

---------------------------------------------------
Edições especiais em Blu-ray de clássicos do cinema recomendadas pelo BJC
(todos com legendas e áudio em português brasileiro):

Dificuldades em comprar na Amazon? Visite o nosso Guia de Compras no Exterior!

Categorias: Blu-rayResenhas

Tags: , ,

Sobre o autor

Sem informações.