BÍBLICA! TV LCD Sharp/Pioneer Elite THX

Olá amigos! Chegamos onde eu queria (e previa).

Na semana que passou, foi lançada oficialmente a nova TV LCD da Sharp, desenvolvida juntamente com a Pioneer (mais precisamente com a divisão Elite da Pioneer, que é algo como a AMG é para a Mercedes, uma especialista em produtos de ponta), que emprestou seu conhecimento de plasmas pra fazer o melhor LCD que temos comercialmente disponível hoje.

A Pioneer Elite faz equipamentos refinados há muitos anos; é uma divisão top de linha da própria marca, cujos produtos obviamente custam mais caro, mas são referência em qualidade e tecnologia de ponta.

O novo display vêm em 2 tamanhos: 60″ (PRO-60X5FD) e 70″ (PRO-70X5FD), sendo ambos certificados THX, o que lhes dá garantia de qualidade extrema. O display passa por mais de 400 testes de laboratório dentro do complexo da LucasFilm nos Estados Unidos; só depois que o produto é aprovado em todos os requisitos mínimos exigidos que recebe a certificação THX. Os testes cobrem vários aspectos, desde ângulo de visão a barulho gerado pelo circuito, passando por extensivos e apurados testes de imagem. A THX segue os parâmetros de testes estabelecidos na indústria de cinema e da associação de profissionais de broadcast dos Estados Unidos.

Os displays são retroiluminados por um sistema completo e individual de LEDs com local dimming, que permite ao circuito apagar cada um dos LEDs de uma área específica para controlar o contraste. Em testes, o display chegou a um preto tão profundo que não podia mais ser registrado pelo medidor de ANSI Minolta CS200.

Conforme mostra a foto acima, o sistema de LED da TV usa Full Array (campo completo) de retroiluminação, com centenas de LEDs que podem ser dimerizados (ou seja, permitem controle de luminosidade/intensidade) individualmente ou por áreas; por exemplo, se você está vendo uma imagem de uma bola de futebol no centro da tela e todo o fundo em volta é preto, o sistema apaga fisicamente os LEDs em volta da imagem da bola de futebol para que nenhuma luz possa vazar e prejudicar o preto. Isso significa contraste máximo, já que quase não há luz vindo por trás do LCD naquela área específica.

Nos testes comparativos feitos com uma Pioneer Kuro Elite PRO-151FD, a Sharp deixou para trás o contraste da TV de plasma e finalmente pôde estabelecer a superioridade do LCD neste quesito, antes dominado por plasmas. Estes testes foram conduzidos na própria Pioneer, pois é do interesse da empresa que o novo produto seja melhor e mais avançado do que aquilo que existia até então.

Outra tecnologia que impressiona neste display é o sistema RGB+Y, que adiciona um subpixel amarelo em cada um dos pixels vermelhos, verdes e azuis, tendo assim uma quarta cor fisicamente presente na imagem, o que amplia muito a gama de cores e qualidade visual da imagem em si.

Por se tratar de um display top de linha, os ajustes que o menu permite são extremamente vastos e precisos para a calibragem da TV, tais como luminância, correção de gama, nível de branco em 10 escalas, etc. Esses ajustes avançados são indicados a instaladores profissionais, mas também é possível contar com ajustes mais simples, como os presets de imagem. Por exemplo, o preset THX Movie funcionará perfeitamente para os mais leigos. O display também é 3D, com presets de imagem THX 3D e já inclui os óculos ativos. Não sou fã de 3D, então não vou me aprofundar nesse quesito que conheço pouco.

Além disso, o display é compatível com o novíssimo sistema THX Media Director, onde equipamentos certificados THX, em conjunto com discos Blu-ray certificados THX (como, por exemplo, a saga Star Wars a ser lançada neste mês), permitem que o disco envie informações digitais de itens como cor, contraste, brilho, som e outros, permitindo que sejam ajustados de forma automática conforme o diretor do filme gostaria, sem interferência nenhuma do usuário.

Nos testes de imagem branca, onde muitos displays mostram uma imagem não uniforme no tom e brilho, com áreas mais escuras que pioram conforme se aumenta o tamanho da tela, o modelo de 60” comportou-se como o melhor modelo de 32” atualmente vendido hoje pela Sharp. Na verdade, a olho nu não foi detectada nenhuma anomalia na imagem.

A taxa de atualização real é de 240 Hz, mas com a tecnologia da Sharp MEF – FluidMotion, a imagem se atualiza em 740 Hz; segundo testes, é o primeiro display de LCD a não processar a imagem para corrigir a “lentidão” da taxa de atualização, ficando a imagem nítida e com qualidade, mesmo em cenas rápidas.

É muito impressionante o salto de qualidade e tecnologia que esta linha em particular apresenta. Para a maioria das pessoas, que não pode desembolsar 8 mil dólares numa TV LCD de 60” (isso lá fora, aqui esta cifra giraria em torno de 20 a 25 mil reais, acredito eu), fica a expectativa de que, em breve, este tipo de tecnologia aparecerá em outras marcas e estará em mais aparelhos,  consequentemente tornando os preços mais baixos. Num futuro próximo, todos estaremos com essas TVs em casa a um custo baixo.

É a tecnologia trabalhando para nós. Um verdadeiro sonho de consumo.

Os testes e informações foram feitos e obtidos por: Kevin Miller – TweakTV / High Def Junkies – Consultor de desenvolvimento de HDTVs

Eletrônicos - Submarino.com.br

Categorias: HardwareNotícias

Tags: , , , , ,

Sobre o autor

Julian Conde tem aproximadamente 300 DVDs (com algumas raridades como Silence of The Lambs e Robocop da Criterion Collection) sendo 90% importados Região 1, pois nunca aceitou comprar os DVDs sem recursos como o som DTS e com encarte nacional (quando tem), sem extras, como chegam aqui na nossa “tropicalização”. Criou um Formspring exclusivo para tirar dúvidas dos leitores do BJC sobre hardware.
  • SONEL

    calculando em media 30% de queda ao ano apos o lançamento daquia 5 anos ela custa em torno de 5,000, ai eu pego a de 70

    • Rafael Poggi

      tem que ter uma sala que a comporte também….

  • Dakir

    Parabéns pelo excelente post Julian!! Interessante a Pioneer (referência em painéis de Plasma) fazendo agora parceria com a Sharp (referência em painéis de LCD's) e desenvolvendo este tipo de tecnologia (LCD). Quem diria, hehehehe. Mas pelo visto esta parceria está dando muito certo como mostra os dois modelos mencionados no post. 8 mil mangos estadunidenses… Meu deus… Mas deve ter uma imagem espetacular. Mas por enquanto, fico com a minha panny V20 que está dando pro gasto! Abraços e mais uma vez parabéns pela qualidade das informações do post.

  • Eduardo

    LED ou LCD?

    • CondeJulian

      Todas as TV's de LED são LCD. Led é o tipo de luz usada para iluminar a tela. Os modelos antigos e hoje em dia mais baratos usam CCFL. Não existe tv de LED , existe tv de LCD retro-iluminada por LED.

    • Luis_Guadagnin

      Na verdade TVs de LED são TVs LCD com uma iluminação diferente. As TVs de LED não possuem um verdadeiro display de LED, na verdade elas só usam uma iluminação a LED, o que realmente proporciona um resultado final com contraste e brilho muito melhores, e ainda possibilita monitores mais finos e econômicos. Essa TV no post ela é LCD e possui iluminação a LED, e da melhor qualidade, então acho que pode ser chamada de TV de LED, sim, como alguns fabricantes o fazem, mas não é exatamente correto!

      LCD: Liquid Crystal Display (display de cristal líquido)
      LED: Light Emissor Diode (diodo emissor de luz)

      • CondeJulian

        Chamar a TV LCD de LED é errado pois é artifício das lojas e vendedores em enganar o cliente leigo. Não recomendo….

  • Fabio220

    Sharp hein. De volta aos bons tempos.

  • matheudasilva

    faltou o precinho da "menina"

    • Tá lá no texto: 8000 dólares pelo modelo de 60 polegadas (isso lá fora, aqui tem o "custo Brasil")

      • matheudasilva

        ARGH…. não é para os mortais

  • gpieri

    Deus se manifestou!

    • Francis_Mariani

      Amém!

  • Rafael Poggi

    Maldade m post como esse…. somos reles mortais!!!!! respeite-nos!!!!!

  • Igor Augusto (iGauM)

    Santa Tecnologia!

  • mclara_gomes

    Sonho de consumo mesmo!

  • bigodinhos

    Grande Julian, sempre com posts sensacionais, parabéns!

  • Dan Imori

    Ótimo post! Explicações muito boas sobre cada tecnologia utilizada! Nada como ganhar conhecimento! 😀

    Bom, quanto a TV, quando ficar rico eu compro uma! rs

  • hugomaia100

    George Lucas vai assistir Star Wars em casa com grande estilo. 😀

  • GuilhermeMaximo

    por enquanto fico com minha Samsung plasma 3D 51''…

  • felipethom

    Sonho de consumo de qualquer videophile.

  • Marinho

    Só faltou o link da Amazon…hehehehe.

  • josediogenes

    Esse modelo só mostra uma coisa: Plasma é melhor que LCD, pois a LCD só deu o "salto de qualidade e tecnologia" usando de artifícios da tecnologia Plasma 😛

    Mas sério deve ter uma imagem espetacular essa criança, pena que não está disponíveis para meros mortais.

  • Amaury_DusBois

    Béh! Melhor esperar a TV OLED.

  • maridobom

    nossa, minha avô tem uma uma tv de 20 anos atrás, eu ofereci uma lcd para ela e ela não quis, disse que não se desfaz da tv dela de jeito nenhum. Agora aparece esse monstro aí.

  • Francis_Mariani

    Manual para ligar a Holy TV of Antioch.

    High Definition – Capítulo 9, Versículo 15 ao 23:
    "E São Átila ergueu o controle da holy TV para o alto e disse: 'Oh senhor!!! Abençoe esta TV para que com ela possamos assistir blu-rays em vossa graça'. E o senhor sorriu e o povo festejou com carneiros e ursos e carpas e anchovas e orangotangos, e com sucrilhos e com morcegos frutíferos (…)

    E o senhor nos abençoou, dizendo: 'Primeiro devereis retirar o santo plástico de proteção, inserir as pilhas contidas na embalagem e contai até três antes de apertar o botão power. Nem mais, nem menos, três é o número que deveis contar e o número da conta deve ser… três. O quatro não deve ser contado, nem contai até dois exceto aquele que deve preceder o três. O cinco está de fora. Uma vez que o número três seja o terceiro número a ser contado, Apertai o botão power no controle da holy TV of Antioch que deverá estar diante de vosso usuário, que sendo abençoado aos meus olhos… Deveis assistir!!'"

  • Marcelo Lopes

    8000 Obamas pra superar o contraste do plasma? Já vi que meu plasma de 5 anos atrás ainda tem muito combustivel pra queimar então….

  • shaolinmaru

    A imagem dessa TV deve ser tão linda que a pessoa que ver provavelmente chorará sangue.