Vídeo: Tom & Jerry em DVD pelo mundo!

Lá vamos nós com mais um vídeo YouTubístico, agora fazendo algumas considerações comparativas entre 3 edições de Tom e Jerry em DVD pelo mundo: Estados Unidos, França e Reino Unido já que, infelizmente, esses desenhos nunca foram lançados em DVD no Brasil.

Antes de mais nada é preciso lembrar que já está previsto para 25 de outubro o box em Blu-ray com os desenhos da dupla, com 40 episódios do período 1940 a 1949. Pela contagem, a “Golden Collection” (como será chamada em Blu-ray) deverá ter 3 volumes, assim como a Spotlight Collection em DVD.

Aqui no texto, vou me deter numa descrição mais detalhada da lata francesa, que tem uma qualidade de apresentação excelente, muito elegante e com bom acabamento. O livreto é único, com esboços que lembram os dos livros da série “The Archive” da Disney. Dentro, temos um “Digipakstak” sem arte impressa, mas mesmo assim de encher os olhos.

A imagem dos episódios não é restaurada em nenhuma das 3 versões, mas é nítida e com cores firmes. Nenhuma delas possui opções em português, mas todas possuem legendas em inglês (ao menos).

Bom chega de papo e vamos ao vídeo:

Na lata francesa são 102 episódios dos anos 1940-1958 (de um total de 114 da série Hanna Barbera). Não descobri por que os 10 últimos episódios (1957 e 1958) além de 2 episódios do período abrangido (The Million Dollar Cat de 1944 e Busy Buddies de 1956) não foram incluídos na coleção. Comparando com a Spotlight Collection dos EUA (com 113 episódios) e com a coleção completa do Reino Unido (a mais abrangente das 3 com 159 episódios, indo de 1940 a 1967) temos o seguinte resultado na qualidade de transferência de dados (bit rate):

Primeiro disco do UK lado A: 5,78 mbps

.

Primeiro disco da França: 5,41 mbps

.

Primeiro disco dos EUA: 4,95 mbps

.

Os gráficos demonstram que a versão do Reino Unido (com 6 discos de dupla face) levam uma pequena vantagem em relação aos discos da lata francesa. O maior número de episódios por disco da edição americana acabou resultando em uma menor taxa de transferência entre as três (abaixo da média de 5mbps).

A coleção do Reino Unido é disparada a mais completa, mas sua apresentação em embalagem débil e com discos dupla face “amigos-das-marcas-de-dedos” não colabora muito para uma recomendação. O ideal seria o conteúdo da terra da Rainha na apresentação da terra do croissant, mas infelizmente o ideal nem sempre é possível, ou está disponível em um único produto.

Links para as edições em DVD (Região 1 e 2 – saiba como destravar seu aparelho de DVD aqui)

Edicões dos EUA:

Edição do Reino Unido:

Edição da França:

 Tom e Jerry em Blu-ray:

Categorias: DVDResenhasVídeos

Tags: ,

Sobre o autor

Jotacê é viciado em DVDs desde 2004 (começou tardiamente, na idade do metal discóide furado). Hoje em dia compra poucos DVDs para investir mais nos discos do raio azul (que coleciona desde 2008). Resolveu ter um site em 2008 para que fosse possível publicar tudo o que pensava sobre os disquinhos lançados no Brasil. E cá estamos nós! Twitter | YouTube | Flickr | Coleção