Post do Leitor: Por dentro da cabine de projeção

Nota do Jotacê:

Apresentamos neste Post do Leitor um vídeo produzido pelo nosso amigo Ricardo Sócio (que já “apareceu” aqui pelo BJC outras vezes). Aparentemente o material não tem relação direta com o tema do site. Mas acredito que por ser um trabalho tão bem feito, merece ser assitido por todos que gostam de cinema (até para entender um pouco mais dos formatos de tela em home video).
Aproveitem essa oportunidade, são 40 minutos que vocês vão ganhar, com toda certeza!

por Ricardo Sócio

Desde que montei o “Canal do Sócio” no YouTube, sempre quis fazer uma matéria na cabine de projeção. A maioria das pessoas nunca teve e nunca terá oportunidade de visitar um “booth” e saber como tudo funciona. O vídeo seria útil a esses entusiastas.

Eu queria fazê-lo e tinha que ser logo, antes que os projetores de 35 milímetros sumissem de vez.

Depois de alguma negociação, a gerente local da rede Moviecom topou e me autorizou a gravar na cabine, entrevistando o projecionista. Marcamos a data e lá fomos eu e um amigo que operaria a câmera enquanto eu apresentaria o vídeo. Fomos bem recebidos e o simpático José, migrante cearense que trabalha no cinema há quatorze anos, fez questão de nos mostrar tudo dentro da cabine.

Ficamos lá durante nada menos do que quatro horas!

No vídeo, vemos que num cinema multiplex, um único projecionista consegue sozinho várias sessões ao mesmo tempo. E ainda tem tempo pra dar entrevista a um bisbilhoteiro como eu.

Mostrou-me as famosas lentes anamórficas, as janelas ou “placas” de abertura, o projetor digital, seu servidor da Dolby e o drive em que eles recebem os filmes. Uma das coisas mais legais foi usar a mesa de montagem. É nela que se monta a seqüência de trailers que aparecerão em uma sessão, bem como se juntam todos os seis, sete ou oito rolos de filme em um único carretel. Pude não apenas mostrar o processo, mas também fazê-lo eu mesmo.

Muito interessante foi poder mostrar, em uma única tacada, tanto projetores de película quanto um projetor digital. E não qualquer um: é um projetor 3-D. E um “senhor” projetor.

Aos leitores que se interessam pelo cinema, não apenas enquanto arte, mas também como ciência e tecnologia, sugiro que, se um dia tiverem oportunidade, visitem uma cabine de projeção.
E da próxima vez que você for ao cinema e o filme ficar fora de foco, lembre-se de que talvez haja algum “repórter” fajuto atrapalhando o pobre operador lá na cabine.

...

Link para edições de O Homem de Aço em Blu-ray com dublagem e legendas PT-BR e disco de extras limado no Brasil (envio com rastreio completo pelo frete mais barato)

Categorias: Vídeos

Tags: , ,

Sobre o autor

Jotacê é viciado em DVDs desde 2004 (começou tardiamente, na idade do metal discóide furado). Hoje em dia compra poucos DVDs para investir mais nos discos do raio azul (que coleciona desde 2008). Resolveu ter um site em 2008 para que fosse possível publicar tudo o que pensava sobre os disquinhos lançados no Brasil. E cá estamos nós! Twitter | YouTube | Flickr | Coleção
  • Murilo Herik

    Nossa me senti entrando numa cabine de volta ao tempo, na projeçao em que trabalho, é um pouco mais "moderno". Cada projetor tem as duas lentes acopladas e elas invertem sozinhas com comandos de automação com adesivos na pelicula. Achei que ele foi um pouco louco ao abrir aquela parte de traseira do projetor, é extremamente perigoso, em projetores 35mm mais modernos quando voce abre esse compartimento ele automaticamente para. Bem legal pela atitude, assim fica facil para todos entenderem o funcionamento de uma projeção.

  • Elioth78

    MAIS UM POST EXCELENTE. O BJC ESTÁ MELHORANDO CONSIDERAVELMENTE NA MHO.

  • HCesconeto

    Sou um Grande Fã do Sócio! é um canal que tenho certeza que cada vídeo novo, é um Excelente vídeo!

    • Obrigado, Henrique!
      A gente vai tentando!..rsrsrs..
      Abço.

  • And30

    Ótima iniciativa e parabéns pelo trabalho. Só acho que às vezes o vídeo tem uma formalidade exagerada o que acaba prejudicando o seu andamento. Seria interessante incluir uma legenda para os momentos em que as falas não podem ser entendidas completamente ou o áudio está um pouco ruim. E quando perguntou "qual tipo de filme" ficou um negócio meio misturado já que Harry Potter..Transformers não são tipos, mas fazem parte deles. Bom, gostei do vídeo, só faltou um pouco menos de formalidade e mais agilidade na edição. Valeu

  • MagoGates

    Muito bom! Ricardo de super técnico no assunto, vai se tornando engenheiro!!! 😀

  • ChavesPapel

    Parabéns ao Jotacê por ceder expaço ao excelente trabalho feito pelo Ricardo! A matéria ficou sensacional, tenho certeza que todos tivemos uma grande aula de "cinema". Pensei que eu não aguentaria esses 40 minutos, mas eles passaram rapidamente, de tão interessante que estava a matéria.

    Parabéns mesmo!

  • Muito legal, esse vídeo, heim? 40 minutos que passaram voando 🙂

  • birobiker

    PARABÉNS! Ricardo!!! Desde guri tive curiosidade de saber como funciona a sala de projeção…muito legal! Obrigado! A reportagem é digna de uma maior divulgação nos sítios como CINEMA COM RAPADURA, SOS Hollywood, OMELETE, etc…

  • Highlander1313

    Os vídeos do Sócio já são sinônimos de qualidade! E esse foi um dos melhores. Parabéns, bom demais!!

  • RaphaelDVD

    Gostaria de parabenizar o Ricardo pelo excelente trabalho que ele fez nesse vídeo e também nos outros vídeos do canal dele, tanto as vídeo-resenhas quanto os vídeos abordando alguns tópicos sobre cinema, sendo estes últimos muito interessantes pra mim, já que pretendo trabalhar na indústria cinematográfica.

    Enfim, parabéns por tanta dedicação aos vídeos, Sócio! Como disse o Highlander, seus vídeos já são sinônimo de qualidade. 😉 Ansioso pelos próximos! 😀

  • Diogo Mendonça

    Ricardo, você matou uma das maiores curiosidades que tenho com relação ao mundo do cinema. Por incrível que pareça é a mais tangível pra todos os amantes da 7° arte, mas é a que nunca procuramos saber.

    Cara, eu confesso que me senti um menino pequeno vendo um brinquedo novo uauauauaau
    Tanto o sistema 35 mm como o digital são bastante complexos, a gente nem imagina quando tá assistindo um filme.

    35 mm é mágico, ele mostrando os filmes, o maquinário. *.*

    O do 3D é foda! Se o 3D morrer pelo menos ele vai deixar de herança um monte de projetor digital de ultra definição.

    Parabéns pelo vídeo.

    E valeu pro Jota também por divulgar o vídeo aqui.

    ps: o vídeo me deu até uma empolgação. Tem uma sala THX no Box Guararapes aqui em PE. Deu vontade de ir lá pertubar o gerente pra ver se ele deixa conhecer o maquinário daquela sala.

    • dezraj

      Sim, tente fazer isso. Mas leve uma câmera. 😉

  • dezraj

    Muito bom. Parabéns ao Ricardo pelo trabalho e obrigado ao Jotacê pela divulgação.

  • Amaury_DusBois

    LIVE LONG AND PROSPER!