BD resenha: Maverick (Brasil)

Um de meus filmes favoritos é Maverick (1994), uma divertidíssima comédia western do diretor Richard Donner (Superman e Máquina Mortífera), protagonizada por Mel Gibson, Jodie Foster e James Garner, entre outras estrelas.

No Brasil, o título foi lançado há alguns anos em DVD “dupla face” (Widescreen de um lado, Fullscreen do outro), sem extras e apenas com áudio em Inglês (Dolby Surround 2.0). Fiquei desapontado, pois como assisti este filme diversas vezes na televisão, queria muito ter a opção da excelente e memorável dublagem nacional.

Eis que nesta semana o Blu-ray do filme foi lançado por aqui, e por incrível que pareça, COM a dublagem clássica! Apesar da faixa em português ser Mono, indo totalmente contra os padrões do formato, confesso que fiquei extremamente feliz em poder assistir ao filme com as vozes em português!

O estojo é o nacional da Videolar (sem buraco na abertura), sem arte interna, replicado pela Videolar e com impressão na mídia apenas regular.


Informações:

Áudio:

  • Inglês – DTS-HD MA 2.0
  • Francês – Dolby Digital 2.0
  • Português – Dolby Digital Mono

Vídeo:

  • Widescreen 2.40:1

Legendas:

  • Inglês SDH
  • Francês
  • Espanhol
  • Português

Extras:

  • HBO First Look A Pictorial History of the Makin’ of the Movie Maverick (480p, 28:43)
  • Maverick Choir Amazing Grace Music Video (480p, 3:14)
  • Theatrical Trailer (480p, 2:35)

Eu esperava uma edição muito melhor para um filme tão sensacional! Tanto em termos de apresentação quanto em conteúdo. O site Blu-ray.com avaliou o filme com notas 2.5/5 para a imagem, 3.0/5 para o áudio e 1.5/5 para os extras. Confira mais capturas no Blu-ray.com:

O menu é estático. A imagem está razoável (mas superior ao DVD), um pouco fora dos padrões de alta definição que estamos acostumados, como podemos ver nas capturas acima. O áudio, apesar de DTS-HD, é apenas 2.0, o que traz uma frustração para aqueles que possuem um home theater e querem desfrutar de todo o potencial do formato. Mas de qualquer forma o áudio é limpo e bastante superior ao Dolby Digital 2.0 do DVD. A trilha em português serve apenas para matar a saudade da dublagem clássica, pois por ser Mono, o áudio tem momentos “abafados” e sem “peso” (coloque o áudio em português e troque para inglês no meio do filme para sentir a brutal diferença). Mas mesmo assim, prefiro muito mais esta trilha em Mono do que uma redublagem em DTS-HD 7.1! Sobre os extras, apenas o primeiro possui legendas em português, já que os outros são um clipe musical e um trailer, e nenhum deles está em alta definição.

Apesar do Blu-ray de Maverick estar em pré-venda para julho, já é possível encontrar o título na Livraria Cultura, pelo  preço de R$ 49,90 (que é bastante aceitável levando em conta os padrões das grandes produtoras)!

Recebemos o mesmo disco dos EUA, portanto por lá também existe áudio e legendas em PT-BR. Porém, na terra do Obama este Blu-ray é exclusivo da loja Best Buy (custa $12.99), mas acredito que em breve esteja disponível em todas as lojas (está disponível somente no Marketplace da Amazon). Mas por lá, a edição vem em um estojo slim ecológico (argh)! Portanto, neste caso, a edição nacional é a mais recomendada (uma recomendação raríssima).

Link da pré-venda na Saraiva:

Link da pré-venda no Submarino:

---------------------------------------------------------------------------

Blu-ray Books com legendas em português:

Categorias: Blu-rayResenhas

Tags: ,

Sobre o autor

Bruno Cabral começou a colecionar DVDs entre 2005 e 2006, até então tinha apenas alguns filmes favoritos. Sua coleção aumentou muito após conhecer o BJC em 2008, tanto em tamanho quanto em qualidade, passou a priorizar edições diferenciadas e com melhor tratamento. Conta hoje com mais de 1000 títulos. Seu gênero favorito é terror mas assiste de tudo! Entrou no mundo do raio azul no final de 2009.
  • Leonardo Ferraz

    MAAAAAAAVERIIIICCKKK!!!!!!

    Apesar de todos os pontos negativos, esse é um grande lançamento de um grande e genial filme. Saudades dele… já vou ficar de olho na Livraria Cultura mais próxima!

  • brunofm

    Quando vi no cinema adorei o filme, foi muito bom na época. Mas depois acho que não vi mais. Me marcou quando novo, foi divertido pra minha idade. Hoje não sei se segura. Tomara que sim.

  • Carlos Cauás

    Muitos pontos negativos

  • Simon_Elessar

    Mandou bem na resenha Bruno!
    Compra certa! Adoro esse filme!

  • brunofm

    Lá nos estados unidos é o mesmo disco, mas por enquanto é exclusivo bestbuy. Portanto, temos em geral o BD antes da maioria das lojas americanas. E lá fora temos o maldito estojo ecológico.

  • eraj1972

    Tenho o dvd deste filme, sem dublagem mesmo, e como faço questão do áudio em português, é compra certa!

  • Audio Mono em Português é esculacho! Mas o filme é excelente!

  • AndreTheHutt

    Maverick merecia um lançamento muito mais caprichado Dona Warner! Lamentavel!!

    Assim como eu me recusava a comprar DVD com qualidade de VHS (nem de graça!) tambem me recuso a adquirir BDs com qualidade de DVDs…

  • gpieri

    esse filme é muito bom.. entrando em algum 2×1 eu compro

  • alexbenog

    Uma pena que este filmão não foi tratado com um cuidado maio. Mas compra certa mesmo assim!!! 🙂
    Agora que venha O Troco!!!! Outro filme legal do Gibson!!! 😀

  • Ricciardo

    Em relação ao áudio DTS-HD MA 2.0, como ocorre, inclusive, com muitos títlulos da Criterion nos EUA (por motivo de preservação do áudio original), fica a dica para quem tem HT com opção de simulação de múltiplos canais a partir de fonte com pelo menos 2 canais em estéreo: coloque no modo surround de sua preferência que o som ganha uma dispersão excelente. No meu caso uso a opção Dolby Pro-Logic IIx, que simula efeito 7.1. Vale a pena!

  • angelomx

    A cena mais engraçada é o encontro do Mel Gibson com o Danny Glover, assaltando um banco, remontando à parceria na movie série "Máquina Mortífera". Vale a pena, mas pelo valor acho que vou deixar passar…

  • não sabia desse lançamento, sempre adiei a compra em dvd q o mesmo acabou sumindo, esse é compra certa…em um L2P1
    um filme q queria muito é Air America – Loucos Pelo Perigo de 1990

  • gilbertofelix

    Grande filme.Compra certa.Valeu pela dica!

  • A dublagem pode ser clássica o quanto for, o áudio original de qualquer filme (exceto animações) é insubstítuível, ainda mais MAVERICK, que conta com ótimos atores. Não gosto do diretor Richard Donner, mas justamente este filme acho muito bacana. 50 reais não é preço acessível de modo algum. Vendo as promoções que ocorrem a todo momento, pagaria pelo título no máximo 30 reais.

  • Fabio220

    Essa dublagem antiga sempre é reproduzida quando o filme é transmitido pela HBO.