Tron: O Legado em Blu-ray 3D – Impressões

A convite da Disney Brasil, o BJC compareceu a uma sessão de exibição em Blu-ray 3D do filme Tron: O Legado. Primeiramente iremos analisar as edições que foram lançadas neste mês e depois tecerei minhas impressões a respeito da experiência que foi assistir, em primeira mão, este filme em 3D doméstico.

Sobre as edições

A assessoria de imprensa da Disney Brasil nos informou que Tron: O Legado foi lançado no dia 8 de junho e já está disponível para venda ao consumidor, juntamente com o filme original de 1982 Tron: Uma Odisséia Eletrônica. O filme de 2010 recebeu uma edição em DVD, uma em Blu-ray e uma em Blu-ray 3D, todas simples.

A edição em DVD recebeu trilhas de áudio em Dolby Digital 5.1 nos idiomas inglês, português e espanhol, com legendas nesses mesmos idiomas. Tendo sido filmado em película 35 mm nas cenas em 2D e em IMAX 3-D 70 mm para as cenas em 3D, o filme alterna entre dois aspect ratios diferentes conforme a tecnologia utilizada: 2.35 para as cenas filmadas em 35 mm, 1.78 para as cenas em IMAX. Na edição em DVD esta mudança de aspecto foi mantida, o que é um alívio para os puristas (o DVD de O Cavaleiro das Trevas, filme que também alterna 35 mm com IMAX, foi todo reconvertido para 2.35). A lista de extras disponíveis para esta edição é a seguinte:

  • Uma espiada em Tron: Uprising, a série animada do Disney XD;
  • Visualizando Tron;
  • Instalando o elenco.

O DVD vem em embalagem AWM padrão da Sonopress, sem luva.

O Blu-ray de Tron: O Legado recebeu uma soberba trilha de áudio DTS-HD MA 7.1 em inglês e Dolby Digital 5.1 em português e espanhol; as legendas também são nesses três idiomas. A imagem será em 1080p, com a mesma alternância de aspect ratios da edição em DVD. Os extras da edição em BD são os seguintes:

  • Uma espiada em Tron: Uprising, a série animada do Disney XD;
  • Lançando o Legado;
  • Visualizando Tron;
  • Instalando o Elenco;
  • Videoclipe Derezzed, de Daft Punk;
  • Rugido do Disco;
  • O Dia Seguinte: Flynn Está Vivo;
  • Flynn Está Vivo Interativo.

Novamente, nenhum tratamento especial: o BD vem em estojo Amaray HD Case, sem luva.

A edição em Blu-ray 3D possui as mesmas características técnicas e de apresentação da edição em Blu-ray, com o diferencial óbvio do filme vir em sua versão 3D (aliás, só vem em 3D). O maior problema desta edição é que o disco não traz absolutamente nenhum material extra.

O evento

A exibição ocorreu dia 7 de junho no stand Samsung Experience do Shopping Morumbi (São Paulo). A sala utilizada no evento estava equipada (como era de se esperar) apenas com hardware desta marca.

A TV utilizada foi uma Samsung LED D7000, de 46”. Com backlight em LED, Full-HD e refresh de 720 Hz, possui uma imagem muito boa. Também vem com um monte de frescuras extras (como o tal SmartTV para conectar a TV nas redes sociais), mas o que mais importa em um aparelho desses é a imagem, certo? Neste aspecto, não tenho queixas.

Samsung LED D7000

O player utilizado foi um Home Theater Samsung HT-C9950W, que inclui um Blu-ray player com suporte a 3D. Sei que muita gente não gosta de HTs integrados, mas tive uma impressão muito boa com relação ao volume, nitidez e ambiência proporcionados por este aparelho.

Samsung HT-C9950W

Os óculos 3D usados foram do modelo Samsung SSG-3100GB. Ao contrário dos óculos 3D utilizados em salas de cinema, este modelo é ativo e se comunica com a TV via Bluetooth. Mesmo em pessoas que (como eu) utilizam óculos de grau, os óculos 3D se encaixam tranquilamente, não pesam e nem incomodam em demasia.

Samsung SSG-3100GB

Antes de prosseguir, preciso confessar que não me impressiono com esta onda 3D que tomou conta das salas de cinema desde o sucesso de Avatar. Na minha opinião, a adoção do 3D é uma decisão mais mercadológica do que artística; acho, portanto, que uma boa história e uma boa cinematografia são muito mais eficientes em envolver o espectador do que as traquitanas do 3D.

Isto posto, posso afirmar que a experiência de assistir Tron: O Legado em 3D foi interessante, mas não extraordinária. Ao contrário dos antigos óculos anaglíficos, as novas lentes polarizadas não interferem muito no contraste e nas cores do filme, o que é essencial para não atrapalhar a apreciação da obra.

O efeito 3D em si é bom, dando uma noção maior de profundidade nas cenas comparado com o 2D. Entretanto, mesmo tendo avançado bastante, a tecnologia do 3D ainda tem certos problemas a superar. Assistir a um filme de 2 horas é tolerável, contudo não deixa de ocorrer um certo cansaço nos olhos. Imagino que, em períodos mais longos, esta sensação tenda a ser mais desagradável.

De qualquer forma, não trocaria este filme em BD pela edição em BD 3D. O principal motivo é porque a qualidade fantástica de imagem e som são mais que suficientes para o espectador mergulhar no filme. O efeito surround proporcionado pelo áudio HD em 7.1 canais é muito mais espetacular do que qualquer ganho de profundidade proporcionado pelo 3D, com a vantagem de não exigir óculos especiais e cansar menos o espectador. Como o 3D ainda não é utilizado em filmes como recurso narrativo, o 2D continua sendo a melhor opção.

Vale reforçar: o descrito acima é a minha opinião pessoal, baseado no que experimentei durante o evento. Outras pessoas podem ter sensações (e opiniões) diferentes da minha, o que é bastante natural (e saudável).

Considerações finais

O Blu-ray 3D tem bastante potencial para seduzir quem deseja aquele “algo a mais” no entretenimento doméstico. A tecnologia funciona bem (com algumas ressalvas), mas os resultados obtidos não são ainda suficientes para contrabalançar o alto nível de investimento em equipamentos necessário para obtê-los. Na minha opinião, baseado no que vi com Tron: O Legado, o Blu-ray 2D tem uma relação custo/benefício largamente superior à do Blu-ray 3D, ao menos por enquanto.

No tocante às edições, a Disney Brasil não tomou decisões muito sábias. O fato do Blu-ray 3D vir sem extras e sem o filme em 2D limita por demais o alcance desta edição. Um combo com o Blu-ray 2D deveria ter sido adotado neste caso, permitindo a quem tenha interesse no 3D e não possua a aparelhagem tenha condições de apreciar o filme imediatamente. Foi a postura adotada na edição americana, com seus 4 discos (BD 3D, BD, DVD e Digital Copy), que ainda por cima vem com luva, áudio (apenas na versão 3D) e legendas em português brasileiro.

Tron: O Legado em Blu-ray 3D - Edição americana

Outra sugestão: a Disney poderia ter lançado uma edição combo em Blu-ray com os filmes Tron: O Legado e Tron: Uma Odisséia Eletrônica. Assim, quem desejasse adquirir os dois filmes de uma vez só teria uma opção de compra mais barata e que ocuparia menos espaço na estante. Mais uma vez, nos EUA isto também ocorreu (neste caso, agregada à edição em Blu-ray 3D, com áudio e legendas em português brasileiro no filme de 1982). No Reino Unido, este combo foi feito com o BD do filme de 2010, sendo que ambos vêm com legendas em português de Portugal.

Tron/Tron: Legacy - Edição em Blu-ray UK

Para ao leitor que deseja possuir este filme e ainda não compra no exterior, recomendo que adquira a edição em Blu-ray 2D. A excelente qualidade de áudio e vídeo e o fato de vir com os mesmos extras da edição americana tornam esta edição a mais interessante das nacionais. Mesmo assim, vai ser difícil para a Disney Brasil seduzir o colecionador a ponto deste não importar a edição americana, tendo em vista os preços sugeridos para o varejo e a simplicidade do BD nacional.

Quem fizer questão do filme em 3D, não pestaneje: compre a edição americana. Com apresentação e conteúdo inferiores, a edição nacional é por demais limitada e não possui a menor condição de competir com a edição USA.

O DVD só posso recomendar a compra pra quem não entrou ainda no mundo azul.  Com suas imagens fabulosas e som poderoso (ambos nota máxima no site Blu-ray.com), Tron: O Legado é o típico filme para ser apreciado em alta definição. Assisti-lo em SD é puro desperdício.

Encerro este artigo com meus agradecimentos à Camila Di Monaco da Disney pela gentileza do convite.

————————————————————————————

Edições de Tron e Tron: O Legado abaixo:

Na Animaloja:

No Submarino:

Na Amazon.com (filme clássico e versão 3D com PT-BR):

Na Amazon UK

Na Play-Asia com PT-BR nas duas versões (2D e 3D):

Categorias: Blu-rayDVDResenhas

Tags: , ,

Sobre o autor

Alexandre Prestes era rato de locadora nos anos 80 e nunca se animou a comprar VHS por ser uma mídia de baixa durabilidade. Fã incondicional da boa música, iniciou em 2003 sua coleção com DVDs musicais; só a partir de 2005 passou a comprar filmes e séries. 2009 foi o ano no qual começou a colecionar filmes em Blu-ray, sendo um entusiasta do formato. A coleção continua crescendo (e o espaço diminuindo), cada vez mais a favor de títulos com maior qualidade técnica e fartura de material adicional.