CARAY! Califórnia mutila e “enterra vivo” filme de Ryan Reynolds!

caray

O filme Enterrado Vivo (2010), dirigido pelo espanhol Rodrigo Cortés e protagonizado por Ryan Reynolds, foi sucesso de crítica e recebeu 10 indicações ao prêmio Goya Awards (inclusive de melhor filme), onde levou 3 prêmios!

Um filme claustrofóbico e angustiante, que conta a história de um motorista de caminhão americano, Paul Conroy (Ryan Reynolds), que acorda enterrado em um caixão de madeira quando fazia um serviço no Iraque. Sem saber quem pode tê-lo posto ali e por que, só dispõe de um celular e um isqueiro para tentar escapar.

A obra chegou ao Brasil pela produtora independente Califórnia Filmes. Eu tive o prazer de assistir o filme no cinema, e aguardava ansiosamente para revê-lo em Blu-ray com toda a qualidade que o formato dispõe! Infelizmente, a Califórnia nos “brindou” com uma edição SEM áudio HD e com formato de tela MUTILADO! O Blu-ray foi lançado por aqui no mercado rental em janeiro deste ano, e agora em junho chega no varejo com a mesmíssima edição!

img_02

Nos EUA, a edição conta com a matadora trilha DTS-HD 7.1 e formato de tela correto (2.35). Por aqui, a edição chegou com áudio de DVD, Dolby Digital 5.1, e formato de tela 1.78! Tudo indica que o master utilizado para autoração veio do Reino Unido, pois lá na terra da rainha o formato de tela também foi mutilado. Pelo menos a edição de lá possui áudio HD (DTS-HD 5.1), o que indica que: ou foi mal autorado no Brasil, ou a Califórnia mandou limar a trilha para economizar na mídia (aparentemente é um BD-25).

Por este fato ser cada vez mais comum por aqui e para não ficar repetitivo, recomendo que leiam este recente post do BJC, onde explicamos os formatos de tela, os resultados da mutilação e porque essa atitude é tão criticada:

Sabemos que todos os filmes mutilados saem perdendo com essa “adaptação” das produtoras, mas neste caso é ainda pior. O filme todo se passa dentro do caixão de madeira, logo, a escolha do diretor pelo formato (2.39 nos cinemas e 2.35 em home vídeo), se dá exatamente para termos uma ampla visão do espaço que o pobre infeliz ali preso possui!

Já vimos que quando a Califórnia quer, mesmo que por pressão dos colecionadores, pode lançar no mercado um Blu-ray com ótima apresentação e qualidade técnica impecável.

É uma pena que seja preciso protestos e boicotes para que as produtoras mudem a postura, pois na minha visão, um filme mutilado e em edição chumbrega, só serve para desvalorizar o próprio produto! E assim segue a dura vida do colecionador brasileiro.

img_01

---------------------------------------------------------------------------

Edições de terror legendadas em PT-BR nas Amazons:

Categorias: Blu-rayProtestos

Tags: ,

Sobre o autor

Bruno Cabral começou a colecionar DVDs entre 2005 e 2006, até então tinha apenas alguns filmes favoritos. Sua coleção aumentou muito após conhecer o BJC em 2008, tanto em tamanho quanto em qualidade, passou a priorizar edições diferenciadas e com melhor tratamento. Conta hoje com mais de 1000 títulos. Seu gênero favorito é terror mas assiste de tudo! Entrou no mundo do raio azul no final de 2009.

Comentários (21)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. marceloard disse:

    Gostaria de saber o porque de "destruir" os filmes dessa maneira.
    O Diretor escolha o formato, estuda a imagem, fotografia e tudo mais e vem uma empresa e "mata" a obra.

  2. brunofm disse:

    Bom, não compro nem morto e enterrado essa edição. Cada vez mais tenho comprado filmes sem legendas e não tenho problema algum, até mesmo só com o audio e sem legendas nenhuma. Se aproveita bem mais no filme pois concentro no áudo e imagens. Claro que o inglês deve estar em dia, mas quanto mais assisto assim, mais o ouvido e o vocabulário são treinados. Abs e bye california!

    • lucasmouraobr disse:

      Concordo plenamente!! Eu também tenho feito dessa maneira… prefiro importar os discos dos filmes que mais gosto e/ou partir pro The Pirate Bay e ir atrás do BDrip (quando a grana tá curta ^^). A UBV reclama da pirataria e vem com todo aquele blábláblá mas eu não vejo ela hora nenhuma se manifestar contra os muitos erros grotescos que as distribuidoras cometem por aqui… carência de edições especiais (ainda que com uma tiragem menor), ausência de extras, mutilação da qualidade de áudio e vídeo e por ae vai… Meu dinheiro não nasce em árvores não, e eles receberão ele quando fizerem uma edição decente e digna!! Não vou comprar porcaria!! E tenho certeza que muitos aqui também não comprarão!! É direito do consumidor receber seu produto com QUALIDADE!! Agora se os empresários gananciosos acham que vão apenas extorquir nossa grana lançando as coisas de qualquer jeito, ENGANO DELES!!! E viva o P2P!! \o/

  3. alexbenog disse:

    E o pior é que só se descobre isso depois que compra hehehe
    Como filme achei apenas razoável, só compraria se viesse com um giftset legal, tipo… UM CAIXÃO hehehe
    Mas é óbvio que uma sacanagem dessas da Califórnia não se deve tolerar. Eu assisti em uma cópia alugada Bruno, então em um próximo filme dessas nanicas recomendo alugar primeiro antes de comprar para não ter uma decepção dessas. :/

    Depois dessa, vai comprar a edição americana?

    []s

  4. ADainovskas disse:

    É impressionante a falta de cuidado e de respeito com a obra, em especial aqui no Brasil. O Pior é que a empresa já fez errado uma vez e não aprendeu.

    Obra de arte mutilada:
    http://a.yfrog.com/img615/2424/oi2pz.jpg
    Diga NÃO!

  5. Leonardo Ferraz disse:

    Mais um pra fila de importação. Depois reclamam que o dinheiro saiu mais do que entrou no Brasil.

  6. Jucier_Mozzy disse:

    De fato, é mais válido importar esa versão americana (ao menos pra quem tem familiaridade com o inglês).

    Meu receio é que mutilem a imagem de O Grande Mestre (Ip Man) na ocasião do lançamento (isso se lançarem).

    Pobre California que não respeita os colecionadores da terra do verde e amarelo… se depender de mim terão que pedir dinheiro no sinal pra quitar suas dívidas com lançamentos boicotados… AVANTE,
    VERSÁTIL!!! \o/

  7. jefferock disse:

    Vou ter q assistir na locadora da esquina de casa, dos piratas!
    =/
    tbm to morrendo de vontade de assistir o filme!

  8. gpieri disse:

    certo que o filme é ruim. mas essa edição é muito porca demais. vergonhoso

  9. Sandro_Rocha disse:

    Gente, falando em "Enterrado Vivo", alguém sabe se os filmes "Sepultado Vivo" ("Buried Alive", também chamado de "Morto, mas nem tanto" – que vergonha desse título…) e sua sequência "Enterrada Viva" (Buried Alive II) já saíram em DVD e Blu-Ray?

  10. caiomatrix disse:

    Deprimente uma coisa dessas, sinceramente. Recomendo assistirem o filme, aliás. É sensacional. Só não peguem essa edição porca, porque né… tsc, tsc…

  11. Highlander1313 disse:

    Pow, não vai sair em lugar nenhum um BD com legendas no idioma de Camões?

  12. Vamos ficar com o BD americano, então.

  13. Quando eu digo que o 16×9 é o novo Fullscreen, olha aí a prova do que estou dizendo :D

  14. lucasmouraobr disse:

    Apoiadíssimo!!! Contem comigo pro que precisar!!! Meu nome é Lucas César Mourão e meu msn é lucasmouraobr@hotmail.com !!! Vamos nos unir contra esses abusos!! Chega!! CHEGA!!! CHEEEGAAAAAA!!!

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.