Poltergeist e o fenômeno da ausência dos Blu-rays no Brasil

img_13
Go to the light, Carol Anne!

Poltergeist – O Fenômeno, filme de terror de 1982, clássico do gênero que foi dirigido por Tobe Hooper (O Massacre da Serra Elétrica, 1974) e escrito e produzido por nada menos que Steven Spielberg, é o primeiro filme de uma trilogia… Trilogia? Sim! O filme foi sucedido por  Poltergeist II  – O Outro Lado (1986) e Poltergeist III – Cresce o Pavor (1988), mas é  comum encontrar pessoas que nem ao menos sabem da existência das continuações, e isso não é surpresa, já que estes filmes NUNCA foram lançados no Brasil em DVD!

Com o gênero terror em alta, o primeiro filme fez muito sucesso na época, ainda mais por envolver espíritos (eu vi quando era criança e tinha um baita medo de passar em frente a televisores fora de sintonia)! O “terror” aumentou ainda mais quando a protagonista da série, a pequena atriz loirinha Heather O’Rourke, faleceu aos 12 anos de idade de causas misteriosas (esclarecidas posteriormente). A garotinha ficou doente durante as filmagens do 3º filme, o diagnóstico médico foi de inflamação intestinal crônica, mas ela piorou e veio a falecer antes da estreia do último filme. A autópsia revelou que na verdade ela sofria de um bloqueio inerte no intestino, presente desde seu nascimento. Os pais de Heather processaram os médicos por terem tratado de forma equivocada a doença de sua filha. Por não ser nada comum uma garotinha desta idade morrer de forma súbita, muitos diziam que o filme era “amaldiçoado” (MUUUA-HÁ-HÁ)!

img_10Heather O’Rourke e ao lado, seu túmulo

A Warner é a produtora que possui os direitos do primeiro filme da série, que foi lançado no Brasil em DVD em duas edições (ambas simpléx):

DVD – Edição comum (ainda disponível)

img_00

DVD – Edição Comemorativa – 25 Anos (fora de catálogo)

img_02

A edição comum não possui nenhum extra; tem apenas trilha de áudio em Inglês (Dolby Surround 5.1), e apresenta formato de tela mutilado: FULLSCREEN. Já a edição comemorativa, além de contar com o documentário “Eles Estão Aqui” (que é dividido em 2 partes), ainda possui áudio remasterizado e várias opções de idioma (Inglês DD 5.1 e 2.0, Francês e Espanhol DD 2.0), inclusive a dublagem CLÁSSICA em português (DD 1.0), nesta edição o formato de tela está correto (Widescreen)!

Já as continuações estão nas mãos da Fox (por isso são remotas as chances de um dia termos um box com a trilogia). A produtora da raposa NUNCA lançou os filmes por aqui em DVD.

Até o momento, NENHUM dos filmes da série foram lançados em Blu-ray na terra do macacão! Mas felizmente TODOS eles podem ser encontrados no mercado internacional em PT-BR!

O primeiro filme pode ser encontrado facilmente em várias partes do mundo com nosso idioma (infelizmente a edição em Blu-ray não possui dublagem em português). Os extras são os mesmos da edição nacional comemorativa, lançada em DVD. É bem provável que no mundo todo este Blu-ray possua legendas em PT-BR, pois tudo indica que é o mesmo disco em todos os países (região livre). As principais edições, já confirmadas com PT-BR, são:

bandeira_usa EUA – Poltergeist – O Fenômeno – Blu-ray Book (legendas em PT-BR, região livre)

img_14

bandeira_uk Reino Unido – Poltergeist – O Fenômeno – Estojo HD-Slim (legendas em PT-BR, região livre)

img_15

Apesar da Fox nunca ter lançado as continuações no Brasil, surpreendentemente no mercado internacional os títulos chegaram em Blu-ray com ÁUDIO e LEGENDAS em PORTUGUÊS DO BRASIL! E o melhor, com a memorável dublagem clássica da Herbert Richers! Segundo o site Blu-rays Legendados, as edições com nosso idioma estão disponíveis em Hong Kong, porém, fiz uma pesquisa e descobri que as mesmas edições também estão disponíveis na Itália (onde existe a tão querida AMAZON; foi onde comprei ambos os títulos e confirmei o áudio e legendas). Obtive informações que na Alemanha também são os mesmos discos, mas não as tenho em mãos para confirmar.

bandeira_ita Itália – Blu-ray – Poltergeist II – O Outro Lado (áudio e legendas em PT-BR, região livre)

img_12

bandeira_ita Itália – Blu-ray – Poltergeist III – Cresce o Pavor (áudio e legendas em PT-BR, região livre)

img_11

Vamos aguardar os próximos meses e ver se a Warner e a Fox do Brasil irão acordar e lançar estes títulos, pois não tem o menor sentido as edições no mundo inteiro apresentarem áudio e legendas em português do BRASIL e não serem lançadas por aqui. Quem sabe não rola um acordo entre as produtoras e o Brasil se torne o primeiro país do mundo a ter um box com a trilogia em alta definição? Ok, forcei a barra.

Mas se você não quer esperar a boa vontade das produtoras nacionais, agora já sabe como ter a trilogia Poltergeist em alta definição (e totalmente em PT-BR) em sua coleção!

Com informações do Memorial da Fama

---------------------------------------------------------------------------

Edições de terror legendadas em PT-BR nas Amazons:

Categorias: Blu-rayProtestos

Tags: , , ,

Sobre o autor

Bruno Cabral começou a colecionar DVDs entre 2005 e 2006, até então tinha apenas alguns filmes favoritos. Sua coleção aumentou muito após conhecer o BJC em 2008, tanto em tamanho quanto em qualidade, passou a priorizar edições diferenciadas e com melhor tratamento. Conta hoje com mais de 1000 títulos. Seu gênero favorito é terror mas assiste de tudo! Entrou no mundo do raio azul no final de 2009.
  • WaldirSegundo

    foi de inflamação intestinal crônica, mas ela pirou ~~~~ Ri

  • Apollo Creed

    A menina ter morrido aos 12 anos em plena produção do filme… eu também acharia que o longa é amaldiçoado. Ficou chocado com essa história agora… :O

    Valeu pela Força!!! #Medo

  • NerdMaster

    AAAHHHHHHH!!! JOTACÊ SEU MALDITO!!!

    Você sabe que eu tenho trauma dessa franquia maledeta!!?!? Pra que você foi me oferecer este post (muito bem escrito aliás, parabéns Bruno) no Twitter??

    Te ODEIO!!

    Vida Longa e Próspera (ao bruno)

    • Jotacê

      Desculpe Nerdenho! Pelo menos a brincadeira fez com que vc comentasse no BJC!

      😀

  • HCesconeto

    Eu ainda não vi poltergeist! mas não me matem, Irei ver o quanto antes.

  • BrenoBicalho

    A irmã mais velha foi assassinada pelo namorado logo após o primeiro filme.

    • Leonardo Ferraz

      O velho do 2o filme morreu também de forma súbita. Mas como era velho… vai saber.

  • jamesedwart

    Uma pena no Brasil não termos esse filme em BD.
    Mas o que nos resta [e para termos melhor qualidade] o jeito é importar mesmo.
    Não sabia que tinham as sequencias 2 e 3 em BD com legendas. Bom saber.

  • Fabio220

    Que parada sinistra. Padre Marcelo Rossi devia ser o novo colunista do Blog depois dessa, uahauahuahua.

  • JulioHSM

    A história da maldição de Poltergeist surgiu após a morte de atores em cada um dos filmes da série. No primeiro morreu Dominic Dunne, que faz o papel da irmã mais velha. Ela foi assassinada pelo namorado. No segundo filme morreu o ator que interpreta o Reverendo Kane, o vilão do episódio. Ele tinha câncer. Por último, após o terceiro filme, morreu a Heather do problema citado pelos colegas acima. Mas tenho cá minhas dúvidas: não terá sido pela ruindade do último filme da série?

  • Jotacê

    Galera toda morrendo e se estrepando e o Spielberg cada vez mais sadio né? 😀

    • JulioHSM

      Ainda bem né. É garantia de bons filmes para nós em blu blu

      • Rafael Poggi

        nãaaaaaaaao necessariamente… não faltam exemplos de filmes ruins dirigido pelo mestre.

        • JulioHSM

          Concordo, mas também temos que concordar que os filmes bons na carreira de Spielberg ainda são maioria.

  • Dan Imori

    Belo post! Não sabia nada sobre essa história… Muito interessante! 😀

  • AllissonBH

    Poltergeist foi o 1º filme de terror que assisti no cinema, eu tinha 6 anos na época, não me perguntem como meu pai conseguiu me colocar lá dentro mas ele conseguiu rsrsrs, eu fiquei quase 1 semana sem conseguir pregar o olho kkkkkkkk.

  • Leonardo Ferraz

    Poltergeist foi um dos primeiros filmes de terror que assisti, mas em VHS, com o meu pai. Foi o primeiro também a me dar pesadelos (sei lá quantos anos tinha).

    Eu tive que re-assistir muitos anos depois, pois não me lembrava mais de muitas cenas (provavelmente por estar com as mãos tapando os olhos de medo), mas foi de boa, assim como ver os outros 2 filmes.

    Eu consegui pegar a edição comemorativa de 25 anos, apesar de achar a impressão da capa de baixa qualidade. Vou ver se consigo pegar o BD importado (minha wishlist que diminui nunca!).

    • chbossan

      Ai Leonardo, pega essa edição em blu-ray book q foi postada ai no Site, eu já peguei e ta muito legal..

  • chbossan

    Ueba,eu já tenho os 3…

  • Para mim, Poltergeist terminou no momento em que o pai da família (O Sr. Incrível) tirou a TV do quarto do motel e colocou no corredor. Um final perfeito que não precisa de nenhuma continuação… XD

    • Cristiano_Leal

      Realmente, não tenho como contestar.
      Termina naquele ponto mesmo.
      Não precisava de continuações, além do mais, medíocres como foram elas.
      É como a saga Alien: Para mim termina com Ripley colocando a Newt para dormir, no final do 2º filme.
      E Superman: com o beijo que faz a Louis Lane se esquecer de tudo, na parte 2.

      • Rafael Poggi

        po, eu gosto de Alien ao cubo!

    • Rafael Poggi

      exatamente!!!!

      (Sr. Incrível????!!!)

      • Isso aê, o Craig T. Nelson fez a voz original do Mr. Incredible.

  • eraj1972

    Ainda tem o dvd lá, dublado e legendado. Acho que vou comprar logo ele, já que está esgotado por aqui. Valeu a dica, meio que sem querer… 🙂

    • Rafael Poggi

      disponha!

  • Fio do Chico

    Como sempre um excelente post, Bruno!!!

  • wellingtonsouza

    Tenho as edições da Alemanha que também saíram com com áudio e legendas em PT-BR, embora o verso da capa não traga tais informações. Tal como na Italia, a dublagem também é a clássica da Herbert Richers (com direito a Márcio Seixas narrando "Poltergeist III – Cresce o Pavor. Versão brasileira, Herbert Richers" no 3º filme da série) e os discos são destravados (região ABC). Portanto, acredito que sejam edições idênticas. Como gosto das dublagens do estúdio, acabei assistindo aos filmes duas vezes cada, uma com a dublagem e outra com o idioma original. No que diz respeito à imagem, pensei que seria um trabalho ruim da Fox (mesmo por serem filmes pouco conhecidos), mas me surpreendi. A imagem está excelente, uma vez observada a idade que ambas as sequências possuem. Já no que diz respeito aos filmes, é questão de gosto, mas, em minha humilde opinião, não chegam perto do primeiro, embora sejam um bom divertimento para aquela noite chuvosa de final de semana…

  • AntonioPsycho

    Bom post, tb sou fã de terror e é um dos filmes que ainda não comprei. Fui no site da Amazon e o preço tava até mais baixo, pouco mais de 11 euros. Mas em compensação o frete era de 14… desisti.

  • angelomx

    Bom, acho que vi Poltergeist quando criança, mas não me lembro (acho que "apaguei" de minha memória), mas como não sou fã de terror, não irei comprar, mas achei interessante o post do Cabral, denunciando a atitude das empresas em não lançar os títulos de "Sarneylândia" mas lançá-los em outros países, e com nosso idioma.
    Warner, Fox e demais empresas de home vídeo, fica aqui minha maldição: ou passam a respeitar o bigode do alcaíde, ou vou enviar para vcs 1 tv (de tubo)…

  • jefferock

    Esse filme já me deixou pulando da cadeira!
    adoro essa maravilha!

  • immisch

    valeu pelas dicas… os meus chegaram hoje da Amazon.de em tempo recorde:9 dias corridos http://t.co/mGu9008