CARAY! Imagem Filmes e “A Epidemia” na “Criação” de capas toscas!

caray

Recentemente comprei o DVD do filme “A Epidemia” (The Crazies), da Imagem Filmes. Uma produção de 2010 que é uma refilmagem de “Exército de Extermínio (1973)”, de George Romero.

Assim que peguei o título, vi a arte da contracapa e pensei: “Puxa, é muito parecida com a capa da edição americana do filme “O Nevoeiro” (The Mist, 2007)”. Peguei as duas edições para comparar as imagens e, para minha surpresa, a arte não era apenas parecida, era exatamente A MESMA IMAGEM! Confira:

DVD nacional de “A Epidemia” (a arte do Blu-ray nacional é a mesma)

epidemia_dvd

DVD americano (edição de colecionador) de “O Nevoeiro” (The Mist)

Composite

A cópia foi tão descarada que nem ao menos mudaram os personagens da imagem, que são os atores Thomas Jane e Laurie Holden, protagonistas de “O Nevoeiro” e que não atuam em “A Epidemia”. Confira abaixo as capturas de “O Nevoeiro” e compare as roupas dos personagens com as da imagem da capa:

cap_01

Thomas Jane à direita

cap_02

Laurie Holden no canto direito

Vamos fazer um comparativo ao melhor estilo do Jogo dos 7 erros (clique na imagem para ampliar):

comparativo_00

1 – Vários helicópteros foram inseridos, além da fumaça na parte superior, que não faz parte da imagem original.

2 – Em primeiro lugar, os prédios estão em um nível acima em relação a imagem original (usando como base os personagens). Além disso, os prédios em destaque estão mais claros do que os edifícios dos lados; isso porque, na imagem original, os personagens estão “cobrindo” o cenário. Portanto, o autor da capa de “A Epidemia” (vulgo “mestre do Photoshop”) colocou uma outra imagem de prédios para preencher a arte, mas que ficou com um tom de cor diferente do restante.

3 – Na imagem original, a cidade e os personagens são separados pelas portas e janelas de vidro do supermercado (onde, no filme, eles se refugiam). Neste caso, o autor da arte “similar” foi apagando as colunas para eliminar as paredes de vidro, deixando apenas um pedaço cortado de uma coluna.

4 – Mesmo caso do item 3, reparem que o prédio e a estrutura destacados estão cortados! Veja na imagem original que na parte do corte está a coluna da parede de vidro. O autor da “gambiarra” apagou a coluna e deixou o cenário cortado.

5 – Estas pessoas não estão nesta posição na imagem original, elas foram copiadas do lado direito da imagem, e coladas do lado esquerdo! Detalhe, o homem da esquerda foi apagado de sua posição original, mas o da direita foi clonado, e aparece tanto do lado esquerdo quanto do direito!

6 – Este tanque de guerra não faz parte da imagem original, ele foi colocado neste local talvez para cobrir o lugar onde ficava o homem citado no item acima, que foi copiado para o outro lado da imagem.

7 – Novamente o mesmo caso do item 3. Veja como a parte da frente do carro está borrada e sem nitidez. Isso porque nesta posição existia uma coluna da parede de vidro, que foi apagada (ferramenta “borrar” detected).

E aí, encontrou mais algum erro?

Talvez o autor da cópia pensou que isso nunca seria descoberto, já que a capa da edição nacional de “O Nevoeiro” é diferente desta edição americana.

nevoeiro_dvd

Capa do DVD nacional de “O Nevoeiro”

É possível que isso já tenha acontecido anteriormente com outros títulos e até hoje ninguém percebeu.

Lembrando que a Imagem Filmes já é conhecida por verdadeiras aberrações em suas capas. O caso mais conhecido é do filme “Criação”, onde os rostos dos personagens foram substituídos da maneira mais “porca” possível. (As imagens foram retiradas do Fórum do BJC, publicadas pelo usuário zeangello)

criacao_bdCapa do filme “Criação”


criacao_originalCena original do filme

Apesar da capa de “Criação” ser bizarra, o caso do filme “A Epidemia” é mais grave, pois utiliza a imagem de outro filme, e um filme de outra empresa. A Paris Filmes é a responsável pelo filme “O Nevoeiro” e o uso desta imagem possivelmente não foi autorizado.

E agora, com a palavra, Imagem e Paris Filmes.

.

NOTA: Se você tem perfil no Twitter, mencione a @ImagemFilmesBR para que ela fique sabendo do seu descontentamento com os produtos (DVDs e Blu-rays) lançados pela empresa. As redes sociais são uma arma importante para que o consumidor/colecionador expresse seus pensamentos (obviamente, sempre de forma ordeira e educada).

---------------------------------------------------------------------------

Edições de terror legendadas em PT-BR nas Amazons:

Categorias: Blu-rayProtestos

Tags: ,

Sobre o autor

Bruno Cabral começou a colecionar DVDs entre 2005 e 2006, até então tinha apenas alguns filmes favoritos. Sua coleção aumentou muito após conhecer o BJC em 2008, tanto em tamanho quanto em qualidade, passou a priorizar edições diferenciadas e com melhor tratamento. Conta hoje com mais de 1000 títulos. Seu gênero favorito é terror mas assiste de tudo! Entrou no mundo do raio azul no final de 2009.
  • thiagochichorro

    Pode isso Arnaldo?

    Que absurdo, é nesse post que se resume o mercado de HomeVideo no Brasil hoje, falta de profissionalismo, descaso com o consumidor e atitudes eticamente questionáveis.

    • julizribeiro

      Correção:

      Que absurdo, é nesse post que se resume o BRASIL hoje…

  • Realmente parece que há um uso indevido de imagem.
    A Imagem Filmes mostra-se, no mínimo, preguiçosa. E essa capa de "A Criação" chega a ser engraçada de tão bizarra e de tão mal feito que foi o Photoshop. Incrível como uma coisa dessas consegue ser lançada sem ninguém impedir dentro da própria empresa.

  • HCesconeto

    Meus deus, isso é caso de Denuncia, é realmente algo inacreditável!!
    Parabéns ao corvão por ter achado essa aberração.

  • Thiago Augusto Nogueira

    Como assim? Sério, como assim? Realmente o cara achou que ninguém ia perceber? A capa do Criação já é super safada mas colocar a imagem de outro filme?

  • Malikoff

    Isto é TerraBrasilis, a nação do "jeitinho"… Tenho vergonha de ser brasileiro…

  • Eu compreendo a gravidade do caso de A Epidemia, mas ainda acho o de Criação pior.
    Quando fizeram o de A Epidemia, pensaram: vai estar no verso, é uma bagunça visual, ninguém vai dar importância nem reparar. Agora, no caso de Criação, o que eles pensaram? Sério!

  • Mari_torrente

    Eu também achei a capa de Criação o pior. Um print screen da cena teria dado uma capa melhor. Qualquer coisa menos essa montagem horrorosa teria dado uma capa melhor.

  • brunofm

    Que isso to horrorizado com a imagem filmes. Mais uma atitude bizarra e preguiçosa do Home Video nacional! Belo post!

  • Highlander1313

    Cara, na boa, tem horas que eu fico achando q os donos dessas produtoras/distribuidoras nanicas são bilionários que não precisam de dinheiro algum pois já tem muito, e q por alguma razão odeiam os colecionadores e/ou o mercado de vídeo; e aí fazem essas coisas de propósito pra sacanear… PQP, não é possível neguinho catar imagem de outro filme no Google, gambiarrar ela no Photoshop e largar como capa de edição da sua distribuidora…Isso é MUITO tosco cara, put* merd*!!! Se não tem $$ pra pagar algu´pem q faça capas decentes, solicita à produtora do filme da qual compraram o diretio de distribuir aqui (se é q compraram.. a essa altura…) uma meia dúzia de fotos do filme em boa resolução, tasca o nome dos atores e o título do filme e deu pra bola… Faz uma coisa mediana, medíocre, nao sofisticada, porém digna…

  • Thiago Augusto Nogueira

    Eu considero o do Epidemia mais grave por pegar uma imagem de outra empresa e usar como sua. No caso do Criação eles fizeram a m… no próprio quintal, destruindo a própria capa só. Nessas horas que as empresas de fora deveriam conferir como as nanicas trabalham com o que compram deles. Estilo mangás japoneses que toda editora do mundo tem que mandar mil provas e só sai se eles disserem que sim.

    Se não, fica essa coisa liiinda.

  • jefferock

    Genteeee..
    q pecadooo
    será que naum da processo!?

  • Nelson_bjc

    Epidemia de tosquice.

  • felipe_

    Essa capa de Criação é uma das coisas mais porcas que eu já vi…

  • oursopanda

    Lembrando que a Imagem lançou, pelo menos o blu-ray (portanto certamente o dvd também), de A Epidemia mutilado, entre outros filmes. A mutilação segue sendo prática de várias distribuidoras.

  • wellingtonsouza

    Simplesmente vergonhoso o trabalho da Imagem. Isso é plágio! Imaginem só vcs recebendo o filme "O Iluminado", por exemplo, com o rosto do Mr. Bean quando Jack quebra a porta como arte da capa…
    Quanto ao blu "Criação" eu ainda não o tinha visto. Não sei se era para rir ou chorar, mas eu fiz ambas as coisas ao vê-lo!!! Simplesmente bizarro… Parece até aqueles trabalhos de Photoshop amador que permite a troca de rostos entre corpos… rsrsrs…
    É, isso é o que (infelizmente) temos aos montes em nosso home vídeo nacional…

  • Fabio220

    Eu alertei o caso do Criação. É muito triste isso no Brasil.

  • Majjesty

    É chocante que isso aconteça… uma cópia dessas de um filme que num tem nada haver, com atores, distribuidora, empresa, enfim, tudo diferente… e será q é a única? É bem capaz de ter outras aberrações dessas espalhadas por ai!!!!!!!!!!!! Quanto a capa do "Criação", acho q uma toda preta só com o nome do filme, ficaria melhor, ta ridícula!!!!!!!!!!!!!

  • Não sabia dessa capa de CRIAÇÃO! Que coisa terrível!

    • Não sabia dessa capa de CRIAÇÃO! Que coisa terrível![1]

  • Sérgio Ferraz Jr.

    Aí Jota, percebeu o erro do nome da revista na contra capa, "Boxoffice Magaziene" ao invés de Boxoffice Magazine? Que furada hein. Hoje em dia esse caras de Photoshop estão ganhando dinheiro de graça práticamente, já não bastava aquele "A Origem" com a fumaça preta.

    E pelo amor de Deus, não acredito que colocaram aquela bizarrice da "Criação" para venda. Quando eu bati o olho na cara do garoto dessa capa, eu pensei que ele fosseo anão da série "A Ilha da Fantasia".

    • Leonardo Ferraz

      "E pelo amor de Deus, não acredito que colocaram aquela bizarrice da "Criação" para venda. Quando eu bati o olho na cara do garoto dessa capa, eu pensei que ele fosseo anão da série "A Ilha da Fantasia"."

      Tá mais para aqueles vídeos toscos trollando outros clipes com cabeças recortadas "a la" South Park.

  • flaviothelost

    Impressionante, um absurdo. Cada vez mais desanimo do mercado de home video do Brasil, o pior é que cobram caríssimo por esses filmes que tem qualidade duvidosa. Deviam seguir o exemplo da Europa Filmes, que lançam Blu Rays simples, mas que ao menos custam 29,90 e tem qualidade mais ou menos.

  • Esse é um CARAY de respeito heim? PQP, mas na cara dura, assim? Que fiasco 😀

  • Rafael Poggi

    Se eu não tivesse visto com meus próprios olhos, eu não teria acreditado…. VERGONHA ALHEIA TOTAL!

  • Rafael Poggi

    TRRRRRUUM TSSSSSSSSSSSS!

  • hellenitavcdvd

    Ok usar imagem alheia deve acarretar alguma pena se alguém correr atrás, mas temos que concordar que apesar da "preguiça, malandragem … etc… etc… ", até que ficou uma capa razoável. Agora essa capa do filme A Criação é simplesmente MEDONHA!! 😮
    Tenho certeza que entre os colecionadores, muitos fariam uma capa melhor. Agora sério que tem alguém lá dentro da Imagem que ganha pra fazer "isso"?!!!!

  • Gustavo H.R.

    Estou engasgando de rir. Essa é a maior tosquice que vi na minha vida.

  • ricardo_007

    Imagem Filmes: cada dia melhor!( ou não….)

  • GuilhermeMaximo

    que vergonha alheia!!!!!!! :S

  • Murilo Herik

    Cara que merda tosca essa capa de Criação, photoshop é uma arma medonha.

  • Ruggero70

    Essa, do Criação, lembra aquele filme do Mr. Bean, em que ele destroi um quadro famoso e faz um desenho infantil no lugar do rosto detonado. Quanto ao A Epidemia, a Paris já tá sabendo disso?

  • dupassini

    Pessoal, a porquice, na realidade, não é totalmente da Imagem Filmes, apesar dos precedentes.
    Esta arte de capa foi adaptada do pôster coreano (www. impawards .com/2010/crazies_ver7.html) que faz parte do material internacional de divulgação do filme.
    Alguém cometeu um erro gravíssimo, mas, dessa vez, não foi a Imagem. Eles só reproduziram o material que tinham em mãos.
    Acho que eles não conhecem tanto de filmes quanto o pessoal do blog… rs.
    De qualquer forma, a capa de "A Criação" é algo horrendo de se ver!

  • Marcelo_AF

    Huahauhauhuahua, gente…essa de "A Criação"…nossa, indescritível, sério, fiquei assustado!

  • rsabbado

    Confesso q não conhecia o filme A Criação, mas de cara deu para ver a tosqueira da capa. Minha estupefação se salientou ao procurar o filme no IMDB e ver 2 das belas imagens que tem lá.
    http://www.imdb.com/media/rm3521744640/tt0974014 http://www.imdb.com/media/rm1617071360/tt0974014

    Acho q ainda é menos vergonhoso tomar um processo por uso não autorizado de imagem do que fazer uma montagem digna de BBB tentando apagar as gordurinhas.

  • leobzrra

    Entretanto, contudo, todavia, o BD CRIAÇÃO possui duas opções de capa…
    Assim, é só mudar que fica legal. 😀

    Agora essa do The Crazies tá uma coisa absurda!!! Cópiar as imagens de outro filme… tsc tsc tsc.
    WTF!!!

    Abs

    • dezraj

      Ah, mesmo com outra capa não é perdoável. É um erro muito grotesco. Dá medo olhar para os personagens. Me lembrou "A Casa de Cera": http://www.imdb.com/title/tt0397065/

  • Pingback: Os crimes da Imagem “Mutilada” Filmes | Blog do Jotacê()

  • angelomx

    Na capa do BD de CRIAÇÃO é nítido que há algo de errado no imagem. Até quando essas distribuidoras vão continuar com esse descaso com o consumidor ?
    De agora em diante antes de comprar um título vou atentar para o distribuidor do mesmo…

  • hhlopes

    Por aí podemos ver como anda o nível de imaginação dos profissionais(?) desse ramo! Capas sendo clonadas de um filme para outro. O pior é que contratam essas pessoas pela experiência, que nesse caso devo perguntar: qual? Faço mil vezes melhor com meu photoshop pirata!

  • Pingback: Os pecados das capas de Filmes()