CARAY! Blu-ray de Alanis Morissette É UMA CILADA!


por Clayton Douglas (especial para o BJC)

Acabo de receber o meu exemplar da revista Blu-ray World Magazine que, conforme o BJC já noticiou em primeira mão, é mais uma publicação nacional com um Blu-ray Disc encartado (similar à Blu-ray News).

Acontece que ela é bem diferente desta revista pioneira. E é pior, mas MUITO pior!

Infelizmente é uma pena relatar algo que poderia ser uma boa surpresa, mas como a vagabundização generalizada pode estar prestes a acontecer, este título é merecedor de um CARAY!

Vamos então fazer resenha rápida da revista e do BD.

Sobre a revista:

Não existe. É apenas um folheto de oito páginas com uma mini-biografia da cantora Alanis Morissette (que tem o nome grafado incorretamente na capa), uma mini-resenha do filme Tropa de Elite 2 e uma mini-biografia do ator Wagner Moura. O papel é de quinta categoria, literalmente grampeado no meio. Na contracapa temos apenas um anúncio de uma escola de capoeira, que também aparece na segunda página (DUAS VEZES? WTF!).

Fotos do leitor João Batista Macedo Junior:

A tiragem impressa da revista é de 10.000 cópias, sendo esta a primeira delas.

Sobre o Blu-ray:

Logo de cara já existem dois erros na capa: o primeiro é dizer que a duração do programa é de 110 minutos (sendo que na verdade são 80 minutos) e a região do disco classificada como ALL (que só existe em DVD; para BD deveria ser ABC).

Possui arte interna, que é idêntica à arte externa sem a ficha técnica do disco.

Vídeo e trilhas de áudio ocupam quase 16 GB do disco BD-25 (camada simples). A replicação foi feita pela Sony DADC do Brasil.

Menu – ao colocar o BD no player, aparece aquele texto padrão de advertência (que na verdade deveria ser “Cuidado, isto não é um Blu-ray de verdade”). Após esta advertência, já caímos no menu principal, que é estático e possui apenas 3 opções: IniciarMúsicasSetup.

Video – está na resolução de 1280 x 720 (720p) e encodado em MPEG2; ou seja, o material não é Full-HD (1080p) e não utiliza um codec apropriado para alta definição. Além disso, a conversão não foi bem feita, pois em cenas com movimento ocorre o que se chama de stuttering, quando se notam “soquinhos” (engasgos) na imagem durante o movimento. Parece que o material original (que é de 25fps) foi convertido para 23,976 (o que, para dar certo, tem que ser feito com muito critério).

Soma-se a isso uma qualidade de imagem abaixo da crítica. Com a imagem em pausa, podemos ver nitidamente os frutos do excesso de compressão como macroblocos e pixelização por todo o quadro; confira no exemplo abaixo (clique para ampliar; mas cuidado, não vai ser nada agradável):

Aqui podemos perceber mais um indício que a fonte original estar longe de ser HD. Por maior que fosse a compressão, deveria haver nitidez nas imagens; fato perceptível nos caracteres exibidos, que deveriam ter contornos muito bem definidos (o que não acontece neste caso).

.

Mais imagens capturadas do disco:

Áudio –  temos 3 opções: Dolby 2.0 e Dolby 5.1 EX e DTS-HD 5.1. O volume está muito baixo; temos que colocar o HT no talo para conseguirmos escutar alguma coisa. A trilha HD até tem uma taxa de amostragem alta, porém claramente foi fruto de uma conversão de Dolby Digital para DTS-HD. Além disso, este show foi originalmente mixado em 2 canais (estéreo); então provavelmente foi feito um upmix da trilha 2.0 para 5.1.

Legendas – nenhuma.

Em resumo: se este produto fosse um DVD, poderia até ter uma melhor aceitação pelos fãs (que, mesmo assim, não ficariam plenamente satisfeitos). Mas, sendo um BD, não dá pra recomendar nem pro seu pior inimigo. Passe bem longe!

O pior de tudo é a mensagem que aparece no Editorial da “revista”:

“Aproveite esta imagem espetacular e curta o mega show de uma das cantoras mais premiadas do mundo, Alanis Morissette, ao vivo em Londres.”

Piada, né?

Dados para contato com o Atendimento ao Leitor da Editora Red Sun (responsável pela revista): editoradt_sac@uol.com.br A/C Juliana de Sena Trajano.

---------------------------------------------------------------------------

Shows e musicais em Blu-ray legendados em PT-BR na Amazon:

Categorias: Blu-rayResenhas

Tags: , , ,

Sobre o autor

Este post foi escrito por um leitor do site.