Resumão da Blu-Con 2010!

Aconteceu nessa terça-feira, dia 2 de novembro, em Beverly Hills, Califórnia, a terceira edição da Blu-Con – convenção anual voltada para discussões sobre o formato Blu-ray.

Um dos pontos que os representantes dos estúdios presentes levaram para a pauta foi o aumento das vendas de Blu-ray nos EUA – um crescimento de nada menos do que 86% em relação ao ano passado, o que deve gerar uma arrecadação estimada de 2 bilhões de dólares em 2010.

E o DVD? Bom, as vendas caíram 14% em um ano, segundo dados apresentados por Ron Sanders, presidente da Warner Home Video e do DEG – Digital Entertainment Group, organizador da Blu-Con.

Mike Dunn, presidente da 20th Century Fox Home Entertainment, acrescentou durante o evento que perto de 20% dos domicílios nos EUA já possuem um player de Blu-ray. E um dos grandes impulsionadores desse crescimento foi um título da Fox: ele mesmo, “Avatar“, que, segundo Dunn, já vendeu mais de 8 milhões de unidades em todo o mundo.

Mas não são apenas os lançamentos de grande porte como “Avatar” que são vistos com bons olhos pelos grandes estúdios quando o assunto é Blu-ray. Os relançamentos de clássicos e títulos de catálogo em alta definição também estão empolgando as majors. O presidente da Universal Studios Home Entertainment, Craig Kornblau, afirmou:

“o Blu-ray agora está chegando no ponto em que irá atingir às massas, é incrível a qualidade dos títulos que ainda não saíram em Blu-ray”.

Como não podia deixar de ser, o preço do Blu-ray em relação ao DVD tem sido um fator determinante para o aumento das vendas. E aí, ninguém melhor que alguém da Amazon para apresentar os dados. Pois bem, Bill Carr, vice-presidente da área de música e vídeo da gigante do varejo online, deu o seguinte exemplo na Blu-con: se um filme em Blu-ray custa 10 dólares a mais que sua versão em DVD, o BD responde por apenas 15% das vendas desse título. Agora, se o Blu-ray custar apenas 5 dólares a mais que o DVD, o BD chega a responder por mais de 70% das vendas do título.

Por fim, o próprio James Cameron foi convidado para falar na convenção sobre o próximo passo do Blu-ray: o 3D. Responsável pelo título mais rentável do formato até o momento, o cineasta não fez rodeios e afirmou que o 3D veio para ficar, e que é a televisão que fará com que a tecnologia penetre nos domicílios ainda mais rápido que o Blu-ray. Para ele, o desafio é criar conteúdo suficiente, e citou os programas esportivos, musicais e humorísticos como canais para isso.

A respeito de “Avatar”, Cameron afirmou que a versão Blu-ray 3D (que, em um primeiro momento, será vendida exclusivamente junto com TVs e players 3D da Panasonic) está espetacular, e que somente com o Blu-ray seria possível reproduzir o 3D do cinema com alta qualidade em casa.

O cineasta também afirmou que o box triplo com a edição de colecionador de “Avatar”, que sai agora em novembro, é a versão definitiva. Segundo ele, não haverá outras edições especiais depois dessa. Graças ao recurso BD-Live, ele afirma que poderá acrescentar novo conteúdo extra para os consumidores, sem a necessidade de lançar outros discos. E quanto às cenas incluídas nas versões estendidas do filme, Cameron disse que elas já foram finalizadas em 3D. Assim, quando o Blu-ray 3D for lançado no varejo, ele já virá com os 16 minutos a mais em 3D.

Fontes: Home Media Magazine / Collider

Abaixo o painel com Cameron e Landau na convenção. Vale o play pelas imagens dos extras de Avatar:

James Cameron and Producer Jon Landau talk about the AVATAR Special Edition at Blu-Con 2010 Part 1 from ColliderVideos on Vimeo.

James Cameron and Producer Jon Landau talk about the AVATAR Special Edition at Blu-Con 2010 Part 2 from ColliderVideos on Vimeo.

Avatar em Blu-ray estendido com legendas PT-BR na Amazon.com:

---------------------------------------------------------------------------

Séries de TV em Blu-ray legendadas em PT-BR na Amazon UK:

Categorias: Blu-rayDVDNotícias

Tags: , , ,

Sobre o autor

Renato Silveira é jornalista, radialista, crítico de cinema e, é claro, colecionador de filmes e artigos relacionados à sétima arte desde que seu pai comprou o primeiro videocassete da família, lá nos anos 80. Começou sua coleção de DVDs em 2001, antes mesmo de ter um player, e hoje já aderiu ao Blu-ray. Mas mesmo sendo um entusiasta do home theater, não consegue dispensar uma boa sessão de cinema.
  • Carlos Poli

    OTIMO POST!

    Agora entendi o pq a pergunta da sony no twitter.

    Abraços!!!

    • Rafael Poggi

      qual teria sido a pergunta?

      • Carlos Poli

        Não lembro direito, mas acho que era: qual o melhor blu-ray ou filme da sony em 2010.

        Mas não tenho certeza, depois olho la no meu twitter e colo ela certinha pra vc.

        Abraços!!!

  • Faço coro ao que o Rodrigo disse: excelente post, Renato. Sobre o assunto, o crescimento do mercado de Blu-Ray e a consequente queda do de DVD é realmente um processo irreverssível. Muitos dos que relutam em abandonar o DVD, ainda o fazem porque nunca viram a diferença entre uma mídia e outra. Assim, principalmente nos mercados emergentes, com o aumento das vendas de tvs de alta definição, é questão de tempo até o BD se popularizar de vez, o que poderia (ou deveria) por tabela, implicar em preços mais acessíveis e mais coleções/edições especiais, que no fim das contas é o que realmente interessa para muitos de nós.

  • Highlander1313

    E ainda tem gente dizendo que o BD não vai pegar…. Já pegou faz teeeempo, só uma meia dúzia de tapados ainda não se deu conta…

    • ArthurOtaku

      Tem gente q não consegue se desfazer dos 2000 dvds q tem em casa, a maioria q diz q blu-ray é besteira está nessa situação

  • DomVitto

    Apesar de Cameron afirmar que a edição a ser lançada em novembro será "definitva", dúvido muito que futuramente Avatar não se torne um caça níqueis a lá Star Wars com suas trocentas edições lançadas.
    Certamente existe muito material inédito que será lançado segundo os ensinamentos de George Lucas: em doses homeopáticas.

    • Rafael Poggi

      com o recurso do BD live, não duvido que ele esteja sendo honesto. Mas já com a versão em 3D…

  • CarlosValente

    Gostaria de saber porque meus comentários são deletados!

  • CarlosValente

    Já não é a primeira vez! Muito estranho isso!

  • dj_edinho

    alguêm deveria avisar ao presidente da universal como está a situação dos blu-rays deles no Brasil.

  • jefferock

    Gostei de saber que tem uma convenção dessas!
    muito bom post! parabéns!

  • Dan Imori

    É… Estou realmente pensando em abandonar os DVDs e focar minha coleção apenas em BDs…

    • Já fiz isso, comprava até em abril DVD, agora só BD mesmo. Melhor agora q tenho BD player.
      E os filmes não estão tão caros quanto antes. DFe R$99,00 consegues alguns bons por 39,90

  • ArthurOtaku

    Qdo o blu-ray dizer adeus e a nova tecnologia for realmente indispensável, vou vender toda minha coleção e não colecionarei mais filmes. Infelizmente é um tipo de coleção q se torna descartável com o passar do tempo, fico imaginando um cara q tem 2000 filmes em dvd e mais cedo ou mais tarde vai ter q substituir os 2000 dvds por blu-rays, isso se não for um colecionador de prateleira e usa o q coleciona pq dvd não dá mais para assistir. Muito provavelmente vai acontecer tb com o blu-ray, na verdade pode acontecer até bem antes do q se imagina se relançarem todos os filmes já lançados em blu-ray só q em 3d

  • DuduDigital3D

    Caramba! 86%. O disquinho azul tá cada vez mais no mercado. Mas será que o Camarão e a FOZ vão cumprir a promessa?

  • cAIO_90

    Meio chato perguntar isso, mas chegaram a fazer algum bloco ou comentário lá a respeito da pirataria dos filmes em Blu-ray?

  • BelotoCabral

    86%??!!! Caramba…. É o raio azul minha gente!

  • BelotoCabral

    "Bye Bye DVD. Foi uma era mto boa, pena que já está chegando ao fim(em uns 5 anos).
    Alguém foi da época do querido VHS?"

    De fato vai fazer falta…. E eu sou da época do VHS! Tenho tantas recordações saudosas daquela época… Só para citar um exemplo havia um logo do Mickey que eu amava (e amo até hoje!):
    [youtube VcrHktznVPQ http://www.youtube.com/watch?v=VcrHktznVPQ youtube]

    • Nunca me esqueço de ficar no quarto da minhã irmã vendo os VHS.
      Sem falar daqueles treminas na parte de baixo do filme, pq a fica tava trêmula.

      A imagem não era tão ruim, pelo menos para a época.

  • BelotoCabral

    Infelizmente acho que isso é inevitável…..

  • Highlander1313

    Eu tenho cerca de 1000 DVDs em casa, evidentemente não vou jogar fora ou vender a preço de banana, até porque centenas deles nem tem edição em BD, mas o ponto da minha colocação não era esse.. Tenho convicção de que o DVD e o BD vão coexistir por um razoável período de tempo e não acho que o DVD agora é um lixo e não serve só pq apareceu o BD, mas é inegável que o BD é MUITO superior (fico boquiaberto qdo vejo neguinho dizer que não viu tanta diferença assim.. "pelamor" de Deus, vai correndo pro oculista!!) e está ganhando MUITO espaço rapidamente… E acho incrível ainda ter gente que continua no que eu chamo de "fase da negação" repetindo em fóruns e comunidades que o "BD não vai pegar". Não estou dizendo que todo mundo deve jogar os DVDs fora e aderir ao BD, só estou colocando que o fato de o BD "ter pego" já é fato, não é questão de opinião.. As pessoas podem achar bom, podem achar ruim, podem dizer q nunca vão comprar, podem dizer que VHS é melhor, podem dizer e pensar o que quiserem, só não dá pra continuar achando q o BD não pegou, pq j´pa pegou faz horas e as informações do post sobre a Blu Con só corroboram isso…

    • @DavidDVDL

      Bem eu também tenho vários DVD e não pretendo me disfazer, concordo plenamente que o BD veio pra ficar, pois a qualidade é muito superior. O que tenho feito é quando vou comprar filmes que ainda não tenho, opto pelo bluray, tá cada vez mais difícil comprar DVD (salvo algumas promoções, ou a trilogia extendida do Senhor dos Anéis), já com os filme que tenho em DVD que são cerca de 300, pretendo fazer o upgrade de apenas alguns títulos, seguindo dois critérios, que não estão ligados uma ao outro, o primeiro critério são filmes que gosto muito, é claro todos os meus filmes eu gosto, mas sempre tem os prediletos, e o outro critério filmes que tem muito efeitos especiais, o que sobra desses critérios não pretendo fazer a troca do DVD para o BD, já com os títulos que ainda não tenho, o Bluray irá reinar absoluto nas minhas compras.

  • This frequently is amazing to me how blog owners for example your self can find some time plus the dedication to keep on creating remarkable posts. Your site iswonderful and one of my own ought to read websites. I just want to say thanks.