Catalogadores: DVD Profiler

A interface do DVD Profiler

por Edgar Santos
Olá Pessoal! No antigo Fórum BJC (antes da revolução), eu escrevi um pouco sobre o DVD Profiler e suas vantagens como catalogador de DVD. Como um dos principais problemas dos colecionadores é ter uma visão completa de sua coleção, segue novamente uma geral sobre esse poderoso programa.

1. O GERAL:

1.1. O que é o DVD Profiler?

O DVD Profiler é um programa-catálogo de discos (DVD, BD, HD-DVD e já está preparado para o que mais vier) e existe apenas para o sistema operacional Windows (tanto desktop quanto a verão Mobile – Windows Mobile). Eu soube da existência dele em 2007, pela empresa Intervocative. Na versão 3.0 o programa foi comprado pela Invelos, atual desenvolvedora e representante (que já disse que não fará versões para Mac ou Linux).

Nota do Jotacê – Para iPhone e iPod Touch existe o My Movies Rack, que é compatível com o banco de dados do DVD Profiler (só visualização). Custa U$1.99 na App Store.

1.2. Ah, ele só cataloga?

Não. catalogar é a principal funcionalidade: ele mostra trailers e informações sobre os filmes, cria listas com sua coleção, mostra gráficos sobre os seus padrões de filmes (se você tem mais traillers, mais animações, etc) entre outras funções muito legais.

1.3. Uau, e ele faz isso tudo sozinho?

De certa forma sim, mas as informações para ele fazer tudo isso dependem principalmente de VOCÊ e da internet. Os dados sobre os filmes são alimentados por milhares de usuários do programa por uma central de dados na Invelos. É um programa “comunitário”, onde os usuários cadastram os lançamentos e disponibilizam na database para todos.

1.4. Peraí, as pessoas acessam do meu computador? Não curti isso…

Não. Eles acessam um banco de dados! Você contribui com o título, ele passa por uma análise para ver se está de acordo com as “regras de contribuição” e caso esteja, ele fica disponível para as outras pessoas. Isso é bom porque cria uma padronização no nome dos atores ,títulos e o que mais houver.

1.5. Pô, agora sim! E aí, como faz?

Bem, é só acessar o site da Invelos. A versão gratuita registra até 50 títulos com ele plenamente funcional. A partir desse número, o programa desabilita algumas funções (principalmente os rrecursoso online).

Vale muito a pena comprar a licença (que não expira e vale para todas as versões) e baixar o programa para colocar o serial. Atualmente custa uns U$30 e o site aceita PayPal.

2. O DVD PROFILER:

Essa Parte do Programa eu criei em vídeo. Seguem aqui as explicações:

2.1. A Interface do DVD Profiler

2.2. Como adicionar discos

2.3. Editando Discos

2.4. Contribuindo Discos e a Internet

3. FALTA MAIS ALGUMA COISA?

Bom, acho que essas explicações já dão um bom panorama do que o programa é capaz. Para saber de mais novidades sempre esteja atento ao Fórum BJC, beleza?

Prós:

  • O catalogador com a maior base de títulos brasileiros que existe;
  • Perfis absolutamente completos (tanto das produções quanto dados técnicos do disco);
  • Gera diversos gráficos e relatórios da coleção.

Contras:

  • Interface feia e mal desenhada;
  • Só roda em Windows;
  • Você precisa submeter o cadastro para a comunidade (que nem sempre aprova de primeira).

---------------------------------------------------------------------------

Blu-ray Books com legendas em português:

Categorias: Sem categoria

Tags: ,

Sobre o autor

Este post foi escrito por um leitor do site.
  • Gregorio10

    Eu uso ele, muito bom !

  • bmviana

    E quem tem mac, faz o que?

    • Jotacê

      Roda via BootCamp ou Parallels (que é o meu caso).

  • llfelipell

    Ainda nem li, mas já deixo aqui meus parabéns pelo post! Parece ter tudo e mais um pouco!

  • SEMI

    Muito legal o programa, mas não vai me fazer abrir mão do bom e velho Excel.

  • CarlosPelegrino

    Dispensável, pois além de utilizar, atualmente Windows 7, não possui interface "limpa". Vale o comentário anterior: Excel.

  • atilasantos

    o/ o/ o/ DVD Profiler é demais! Uso a versão free e já gosto muito, mas ainda pretendo adquirir a versão full. Quem tem dúvidas pode usar que é bom demais.

  • omarccl

    uso a tempo e sempre contribuo, principalmente com BDs, dos 52 que tenho acho que 20 e poucos não estavam na base de dados antes de eu contribuir

  • omarccl

    Aliás o BD Homem de Ferro 2 [7-890552-101811] já está disponivel na base de dados. Coloquei ele lá 6ª feira =)

  • dj_edinho

    Dispensável (2)! Acho caro, considerando que eles apenas disponibilizam o programa e o banco de dados, um arquivo bem pequeno por sinal, e não demanda de servidor grande, quem fez todo o trabalho foram os usuários. Deveria ser bem mais barata a licença!

  • SidneiNovais

    Uma opção gratuita e bacana é o Cinematic Collection Viewer.

  • Uso e tenho a licença, vale muito a pena.

  • jefferock

    Eu uso a 1 ano e aprovo!!
    =]

    • edgarigor

      Eu sou um adepto do DVD Profiler, mas taí uma coisa interessante: ver os prós e contras de cada programa. O Ant Movie eu acho que tentei uma vez… Próximo post eu vou testar os três programas e ver as vantagens de cada um.

  • leopl_bsb

    Eu fiz o meu próprio Catalogador de DVD em Java (afinal, sou programador) e tenho meus quase 1000 DVDs cadastrados nele. E ao contrário do DVD Profiler, roda também em Linux (hahahaha). Se eu tivesse em casa, ia fazer um PrintScrean da tela para vocês verem. E sinceramente, é muitíssimo poluida essa interface do DVD Profiler. Eu ia comercializar o meu programa, só que a preguissa falou mais alto e eu nunca finalizei a parte da importação dos dados, o que é fundamental para um programa desse tipo.

  • Highlander1313

    Cheguei a testar esse programa, achei bom,mas detestei a interface horrorosa. Eu uso o Movie Library, que faz quase tudo isso q o Profiler faz(não faz os tais gráficos), mas a interface é 1000 vezes melhor. Uma merd* que a Wensoftware parou de atualizar o Movie Library, mas continua funcionando a busca de informações dos filmes na internet, entçao como adoro o programa, continuo usando. Cheguei a considerar migrar pro Profiler, mas não deu pra encarar a interface…

  • F.A

    Tem esse tal de http://www.collectorz.com/movie/ mas não possui nenhuma versão free

  • F.A

    e essa msm empresa Collectorz oferece outros catalogadores, achei interessante de Comics

  • edgarigor

    Catalogador de quadrinhos é algo que preciso MUITO. Já tá embananando as 3000 lá em casa. Eu tentei o Collectorz Comic. É bom para quem é de lá dos EUA, para quem é daqui não acha nada. Se vocês acham que o Database do Profiler em PT é pequeno, vcs não viram nada…

    • F.A

      o brasil tem um site muito bom que faz o catalogo de comics http://www.guiadosquadrinhos.com/
      Se eu soubesse programar bem, daria para fazer um programa que procura no GuiaDosQuadrinhos

  • mofomf

    No Mac eu uso o DVD Hunter, não é tão bom quanto o Profiler mas é grátis. http://software.joelares.net/blog/dvd-hunter/

  • oswaldogrimaldi

    Eu comecei a utilizar depois da dica do JC. Realmente é um otimo programa. Agora achar caro a licença…bom cada um é cada um.. Mas eu tenho e estou satisfeito.

  • edgarigor

    Muitos estão falando da interface do Profiler, mas sinceramente: não acho tão feia assim. É só você personalizar de acordo com seu gosto. A minha visualização é bem parecidoa com a default (e bem diferente da foto lááá no topo – http://www.twitpic.com/2sxfcq ). Fora isso, existem diversos plug-ins de layout no site da Invelos.

  • gmatchbox

    alguem tem o link dos videos do dvdprofile que apareciam nesta matéria? o meu navegador não mostra mais. obrigado

  • edgarigor

    Olá Pessoal,

    Já tinha no forum anterior, mas quem ainda não ouviu minha voz anasalada e medíocre ensinando a utilizar o DVD Profiler, tá aqui:

    01 – A INTERFACE DO DVD PROFILER – http://www.vimeo.com/11435080
    02 – COMO ADICIONAR DISCOS – http://www.vimeo.com/11595161
    03 – EDITANDO DISCOS – http://www.vimeo.com/11788212
    04 – CONTRIBUINDO DISCOS E A INTERNET- http://www.vimeo.com/14989381

  • In that regard, there are several choices that stand out.

  • very good \o/

  • Cheers for this.

  • Licit fortune is a permissible stint that encompasses realty along with improvements to the lanHowever, in some situations the phrase “valid standing” refers to the land and fixtures together, as stately from “official paraphernalia”, referring to ownership of estate and appurtenances, including anything of a enduring features such as structures, trees, minerals, and the moment, benefits, and inherent rights thereof. Existent gear is typically considered to be unmoved property. The terms true assets and real property are tolerant of basically in stock law, while civil law jurisdictions refer rather than to immovable property.d, such as buildings, fences, wells and other spot improvements that are unchanging in place

  • Thanks very much for sharing this awesome information! I am looking forward to reading more posts!

  • The educational post helped me very much! Saved your blog, very great categories just about everywhere that I see here! I like the info, thank you.

  • Hi, i think that i saw you visited my weblog thus i came to “return the favor”.I am attempting to find things to improve my web site!I suppose its ok to use some of your ideas!!

  • Hello Website owner. I truly really like this posting likewise as the site all in all! That piece of writing is extremely plainly created and in addition really simply understandable. Your current Weblog theme is impressive as well! Would absolutely be very good to understand in which My partner and i can get that. Please maintain up the excellent task. We require even more this type of world-wide-web masters including you on the net and in addition considerably much less spammers. Fantastic man! http://www.selfgrowth.com/articles/doteasy-coupon-exceptional-value-at-low-price

  • Attractive part of content. I just came across your web log and in accession capital to assert that I acquire in reality loved account your website posts. Any way I will be subscribing to your feeds and even I achievement you access regularly quickly.

  • Thanks a lot for another beneficial blog page. Where else could I find that kind of information written in such a perfect way? I have a work that I’m at the moment working on, and I have been on the consider this kind of info.

  • I need to admit that that is one great insight. It absolutely offers an organization the opportunity to get in on the bottom ground and really participate in creating something particular and tailor-made to their needs.

  • I really wanted to type a small message to express gratitude to you for some of the wonderful guides you are placing at this site. My prolonged internet lookup has at the end been honored with professional suggestions to exchange with my relatives. I would mention that many of us site visitors are very blessed to dwell in a remarkable site with very many brilliant individuals with interesting principles. I feel somewhat fortunate to have come across your webpage and look forward to plenty of more pleasurable minutes reading here. Thanks a lot again for everything.

  • Hi i like it awfully much floor one me

  • Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it’s really informative. I’m going to watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future. Numerous people will be benefited from your writing. Cheers!

  • I’m impressed, I have to say. Actually hardly ever do I encounter a blog that’s each educative and entertaining, and let me inform you, you might have hit the nail on the head. Your idea is outstanding; the difficulty is one thing that not sufficient individuals are speaking intelligently about. I’m very glad that I stumbled throughout this in my search for something relating to this.

  • I liked as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored material stylish. nonetheless, you command get got an shakiness over that you wish be delivering the following. Unwell unquestionably come more previously again as the exact same nearly a lot often inside case you shield this hike.

  • Is this article on facebook?

  • Once I initially commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every time a comment is added I get 4 emails with the identical comment. Is there any approach you’ll be able to remove me from that service? Thanks!

  • This is my first time i visit here. I found so many fascinating stuff in your blog site specifically its discussion. From the tons of responses on your posts, I guess I am not the only one having all the enjoyment here! keep up the fantastic work.

  • You actually make it seem so uncomplicated together with your presentation but I discover this subject to be truly anything which I feel I might never fully grasp. It appears to be as well complicated and really broad for me. I’m looking ahead for your upcoming put up, I’ll try to get the hang of it!

  • A helpful argument may be valued at have another look at. Anways, i do believe make sure you interests increased down the page be an issue, and also known to be a good taboo content material material on the contrary , more often than not everyday people is there are usually not an adequate amount to dicuss in regards to all useful guides. An extra. Kind regards. Kindly visit everybody by visiting : Athletic Watches

  • Which is several viewpoint you have right now there (and i also agree with it)! Think you will compose any longer content articles concerning this?

  • Hello.This post was really remarkable, particularly since I was browsing for thoughts on this issue last Monday.

  • This is the proper blog for anybody who wants to seek out out about this topic. You notice a lot its nearly laborious to argue with you (not that I truly would need…HaHa). You definitely put a brand new spin on a topic thats been written about for years. Great stuff, simply great!

  • Heya i am for the primary time here. I found this board and I in finding It really helpful & it helped me out much. I’m hoping to provide one thing back and help others like you aided me.

  • Muito bom este blog. Eu só hoje tropeçei em seu blog e gostaria dizer que verdadeiramente tenho apreciado ler varios artigos do seu blog. Afinal, vou estar assinando o RSS Feed e espero voltar em breve novamente. Bom trabalho!

  • Pingback: Catalogando com o DVD Profiler()

  • Pingback: Subliminal()

  • Excellent goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you’re just too wonderful. I really like what you have acquired here, really like what you’re saying and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it sensible. I cant wait to read far more from you. This is actually a wonderful site.

  • Hello my family member! I want to say that this post is awesome, nice written and come with almost all vital infos. I would like to look extra posts like this .

  • Hmm is anyone else having problems with the pictures on this blog loading? I’m trying to figure out if its a problem on my end or if it’s the blog. Any suggestions would be greatly appreciated.

  • This blog is excellent. I wish I could find more like this.

  • Awesome blog! Do you have any recommendations for aspiring writers? I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m totally overwhelmed .. Any tips? Thanks! Also, please visit my website http://dewaltdcd775kl.blogspot.com/

  • Mauricio2000

    Ola a todos

    Uma duvida, eu atualizei a versão de meu DVD Profiler de 3.7 -> 3.8, porem meu bkp não atualizado da nova versao não abre nas versoes anteriores do programa.

    Alguem sabe como usar o bkp em versoes anteriores e se possivel, sabe de um gerador de serial do programa?