Catalogadores: DVD Profiler

A interface do DVD Profiler

por Edgar Santos
Olá Pessoal! No antigo Fórum BJC (antes da revolução), eu escrevi um pouco sobre o DVD Profiler e suas vantagens como catalogador de DVD. Como um dos principais problemas dos colecionadores é ter uma visão completa de sua coleção, segue novamente uma geral sobre esse poderoso programa.

1. O GERAL:

1.1. O que é o DVD Profiler?

O DVD Profiler é um programa-catálogo de discos (DVD, BD, HD-DVD e já está preparado para o que mais vier) e existe apenas para o sistema operacional Windows (tanto desktop quanto a verão Mobile – Windows Mobile). Eu soube da existência dele em 2007, pela empresa Intervocative. Na versão 3.0 o programa foi comprado pela Invelos, atual desenvolvedora e representante (que já disse que não fará versões para Mac ou Linux).

Nota do Jotacê – Para iPhone e iPod Touch existe o My Movies Rack, que é compatível com o banco de dados do DVD Profiler (só visualização). Custa U$1.99 na App Store.

1.2. Ah, ele só cataloga?

Não. catalogar é a principal funcionalidade: ele mostra trailers e informações sobre os filmes, cria listas com sua coleção, mostra gráficos sobre os seus padrões de filmes (se você tem mais traillers, mais animações, etc) entre outras funções muito legais.

1.3. Uau, e ele faz isso tudo sozinho?

De certa forma sim, mas as informações para ele fazer tudo isso dependem principalmente de VOCÊ e da internet. Os dados sobre os filmes são alimentados por milhares de usuários do programa por uma central de dados na Invelos. É um programa “comunitário”, onde os usuários cadastram os lançamentos e disponibilizam na database para todos.

1.4. Peraí, as pessoas acessam do meu computador? Não curti isso…

Não. Eles acessam um banco de dados! Você contribui com o título, ele passa por uma análise para ver se está de acordo com as “regras de contribuição” e caso esteja, ele fica disponível para as outras pessoas. Isso é bom porque cria uma padronização no nome dos atores ,títulos e o que mais houver.

1.5. Pô, agora sim! E aí, como faz?

Bem, é só acessar o site da Invelos. A versão gratuita registra até 50 títulos com ele plenamente funcional. A partir desse número, o programa desabilita algumas funções (principalmente os rrecursoso online).

Vale muito a pena comprar a licença (que não expira e vale para todas as versões) e baixar o programa para colocar o serial. Atualmente custa uns U$30 e o site aceita PayPal.

2. O DVD PROFILER:

Essa Parte do Programa eu criei em vídeo. Seguem aqui as explicações:

2.1. A Interface do DVD Profiler

2.2. Como adicionar discos

2.3. Editando Discos

2.4. Contribuindo Discos e a Internet

3. FALTA MAIS ALGUMA COISA?

Bom, acho que essas explicações já dão um bom panorama do que o programa é capaz. Para saber de mais novidades sempre esteja atento ao Fórum BJC, beleza?

Prós:

  • O catalogador com a maior base de títulos brasileiros que existe;
  • Perfis absolutamente completos (tanto das produções quanto dados técnicos do disco);
  • Gera diversos gráficos e relatórios da coleção.

Contras:

  • Interface feia e mal desenhada;
  • Só roda em Windows;
  • Você precisa submeter o cadastro para a comunidade (que nem sempre aprova de primeira).

---------------------------------------------------------------------------

Blu-ray Books com legendas em português:

Categorias: Sem categoria

Tags: ,

Sobre o autor

Este post foi escrito por um leitor do site.