Sua encomenda está ATRASADA? Então reclame no lugar CERTO!


Este é um dos centros de distribuição da Amazon.
Sua encomenda até sai de lá, mas difícil MESMO é você receber no prazo!

Não é de hoje que nós aqui do BJC reclamamos dos atrasos nas entregas de encomendas internacionais, principalmente da Amazon dos Estados Unidos. Isso inclusive é assunto recorrente no Twitter e agora no Fórum BJC, pois alguns produtos estão demorando mais do que o normal (de 90 a 120 dias) para chegar ao destino.

Pela nossa experiência em importações, sabemos que a culpa desses atrasos não é da Amazon. O problema está no desembaraço aduaneiro aqui no Brasil. A estrutura existente para tal serviço está defasada, e com o aumento contínuo de compras internacionais por parte dos brasileiros, a situação se agravou ainda mais.

Meu Blu-ray do U2 que deveria estar aqui dia 1 de julho ainda não deu as caras

Como a revolta é grande, acabamos colocando a boca no trombone (até por que os impostos que pagamos TODOS OS DIAS nos dão direito de reclamar SIM). Porém, temos relativamente pouco tempo de cultura como consumidores DE VERDADE e, invariavelmente, reclamamos nos lugares errados (ou que dão pouco resultado no final das contas).

Foi percebendo isso que um leitor do BJC que trabalha na Receita Federal resolveu escrever explicando melhor como proceder para reclamar sobre o assunto. Ele pediu para não ser identificado, por isso chamaremos ele de Luke .

Luke afirma em seu e-mail que a Receita possui profissionais competentes e que o problema é realmente estrutural. Diz também que existe um lugar certo para reclamarmos desse problema que envolve as nossas compras internacionais. O texto do Sr.Luke é muito bom, portanto vou reproduzir abaixo quase tudo o que ele escreveu. Vale a pena ler:

JC, boa tarde.

Trabalho na Receita Federal do Brasil, também sou colecionador de DVDs e BDs, frequento sua página já há muito tempo e admiro o seu trabalho. Estou escrevendo para lhe pedir um favor. Sugira aos frequentadores do seu blog que em vez de ficarem de mimimi no Twitter, que entrem na página da ouvidoria do Ministério da Fazenda e registrem a sua queixa quanto à demora na liberação de encomendas.

A RFB é um dos poucos órgãos públicos brasileiros que pena com a falta de funcionários, acredite. Enquanto prefeitos, governadores e deputados têm que ficar inventando cargos para colocar seus assessores, aqui, por exemplo, na agência que chefio, temos três servidores para atender a mais ou menos 300.000 pessoas físicas e, obviamente, mais algumas milhares de pessoas jurídicas ativas. É insano e o trabalho nas alfândegas não é diferente.

A RFB tem um dos melhores quadros de servidores do Brasil, nosso concurso não é difícil à toa. Existe um filtro mesmo e tem que ser assim porque o trabalho é complexo. A liberação das mercadorias não é lenta por despreparo dos servidores, é lenta porque FALTAM servidores. Os administradores da RFB têm consciência disso, mas não conseguem a criação de novas vagas nos concursos para a carreira de auditoria simplesmente porque não têm subsídios para o fazerem. Praticamente não há reclamações formais quanto a atrasos no atendimento ou liberação de encomendas de pessoas físicas. Ora, se ninguém reclama (formalmente) da demora, então, a demora não existe. Ficar de mimimi no Twitter? “Vou xingar muito no Twitter… “?

Ora, convenhamos, se não há ninguém reclamando formalmente, como é que um superintendente vai chegar para o Secretário da Receita e dizer: “Olhe, estamos precisando de mais servidores. As pessoas estão reclamando que a liberação das encomendas está atrasando demais, etc.”
Sempre que acontece algum problema em minha agência, quer por nossa culpa ou não, oriento as pessoas a procurarem a ouvidoria. Só assim melhoramos.

Sugiro, também, que dê uma olhada na Carta de Serviços do Ministério da Fazenda que estabelece prazos para o atendimento de diversos serviços prestados pela RFB. Infelizmente, como irá perceber, o desembaraço de mercadorias importadas via Internet não têm, na Carta, um prazo máximo estabelecido para conclusão. Creio que essa também seja uma questão a ser levantada junto à ouvidoria.

Outra coisa, é preciso persistência. No serviço público nada muda de uma hora para outra, é preciso reclamar e cobrar sempre. Só assim, para que o barulho chegue aos ouvidos de quem realmente tem poder para realizar as alterações necessárias.

Reclamem FORMALMENTE, por favor. Outra coisa, a ouvidoria aqui funciona MESMO.

Se você concorda ou discorda do que o Luke disse no texto acima sobre os profissionais da Receita, não vem ao caso agora. O que ele tem razão sem dúvida alguma é sobre a nossa postura como consumidores que não acionamos os canais CERTOS para reclamar. Reforçando:

Agora já sabemos a quem recorrer. Tomara que dê certo. Eu já fiz a minha parte, espero que você seja acima de tudo cidadão e também faça a sua, registrando a  insatisfação onde ela deve ser REALMENTE registrada.

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Sobre o autor

Jotacê é viciado em DVDs desde 2004 (começou tardiamente, na idade do metal discóide furado). Hoje em dia compra poucos DVDs para investir mais nos discos do raio azul (que coleciona desde 2008). Resolveu ter um site em 2008 para que fosse possível publicar tudo o que pensava sobre os disquinhos lançados no Brasil. E cá estamos nós! Twitter | YouTube | Flickr | Coleção
  • polifilho

    P**** vou reclamar todo dia mesmo, minha caixa do magico de Oz não chegou até hoje! Sem brincadeira, eu devo ter um 6 pedidos atrasados. BEMMM atrasados. Excelente dica!!!

    Valeu JC, e parabéns ao LUKE SKYWALKER

    • ronaldotokuno

      Eu também tenho uma caixa do Mágico de Oz e conheço outra pessoa com o mesmo problema. Será que tel algo a ver?


      Sempre achei errado reclamar na Amazon e mandar os caras reenviarem o produto. Isso é sacanagem!

      Eu iria reclamar no site da Receita Federal sobre encomendas do exterior, mas vou utilizar este canal.

  • André

    O BJC conseguiu se infiltrar até na Receita!
    Pelo menos agora sabemos a caixa de e-mails de quem que temos que enxer para que as encomendas cheguem, pelo menos, no prazo!

  • felipepires

    Uma coisa é certa, a culpa realmente não é da Amazon. Eu compro sempre na Amazon com endereço de entrega nos EUA e, geralmente, chega até antes do prazo indicado. O problema mesmo é quando o produto sai dos EUA.

  • felipe_

    Ótimo post. Vou mandar minhas reclamações para lá amanhã.

    Sugestão: vocês poderiam escrever um e-mail padrão para que todos pudessem enviar, e aí cada um mudaria só os dados que quisesse acrescentar (tipo data do pedido, etc).

  • http://www.twitter.com/gperesv Guilherme Peres

    Reclamação enviada! :)

  • Dakir

    Excelente Post!! O depoimento do colega que trabalha na receita (e que joga no nosso time, hehehe) é sensacional!! Parabéns pela preteza Jotacê.
    Abraços.

  • http://www.twitter.com/rodrigoma Rodrigo Monteiro

    Excelente Post!!! e Excelente email do "Luke"!!

    bora mandar email para a ouvidoria reclamando dos atrasos de encomenda!!

  • http://www.carloscollection.com/ carlosaobraz

    Muito bom saber onde reclamar formalmente.

    Mas o único problema acho a amazon.com, no frete mais barato, pois em outras amazons ou outras lojas mesmo dos EUA eu recebo na média de 20 dias corridos.

    Já fiz pedidos na china, hong kong, austrália etc e somente na amazon.com tem uma demora maior.

    Por isso evito pedir na amazon.com, mas às vezes não tem como não pedir de lá, por causa dos preços deles.

  • jefferock

    eita como sempre, com dicas ótimas!!!
    E utilidade 100%

  • Rafael Poggi

    Que a Força esteja com Luke e com todos nós! Vou fazer a minha parte! Engraçado que eu nunca sofri atrasados consideráveis de encomendas tanto da Amazon quanto da SecondSpin, lojas com as quais já negociei. Agora, minha primeira compra na Amazn UK – box Band of Brothers – já está há três semanas atrasada. É pouco? Sim! Mas é um atraso! Não pode!

  • VitorMarx

    Muito bom o post!! Muito obrigado Luke por abrir nosso olho.

    Mas levento uma coisa. Será que com o número maior de servidores na Receita Federal, e um tempo a mais para fazer os desembargos, as encomendas não passariam a ser taxadas com muito mais frequência que atualmente??

    Desconheço o real motivo de algumas encomendas passarem sem serem taxadas e outras não, mas será que a grande quantidade de encomendas para serem analisadas por poucos funcionários não é um dos fatores cruciais para recebermos nossas encomendas sem pagar imposto?

    • http://www.carloscollection.com/ carlosaobraz

      Não acho (tão) ruim os atrasos exatamente por isso, a taxação é baixa (exceto algumas regiões), com mais servidores, acredito que não seria mais rápido, só mais taxado.
      A menos que alterassem a legislação colocando um prazo máximo para o desembaraço das mercadorias, que como foi dito, não existe.

  • thejedimasterbr

    Temos que reclamar sim, mas lembrado o que o Sr. Skywalker (hehe) disse, temos que fazer isso formalmente.
    Nada de xingar a mãe, ou usar palavreado "internetês"….
    Acho que também se a reclamação virar spam (direto, repetiivo, da mesma pessoa, todo dia, toda hora), os caras também vão começar é a ignorar.

    O "lance" é fazer isso direito… que, se o que o Luke disse, der certo… as coisas podem mudar daqui algum (muito) tempo.

  • Olymphat

    O BJC conseguiu se infiltrar até na Receita! [2]
    Excelente post! Parabéns JBC! Parabéns Luke!

  • brunofm

    Muito bom mesmo, ainda temos um longo caminho, mas é isso, pode ser aos poucos, mas deve ser em frente.

  • PC_Forever

    Enfim um esclarecimento! Muito bom o Post! Parabéns ao JC e ao nosso querido amigo do lado da Força Jedi! Agora já sabemos com quem reclamar!

  • lrpacha

    Parabéns pelo post. Excelente dica para todos nós. Já slavei nos favoritos.

  • Rafael S

    Ótimo post! Parabéns ao JC e ao Luke Skywalker!

  • LexSeifer

    Luke veio do espaço para nos ajudar!!!!
    Agora vai!!!
    Mais um ótimo post!!!

  • http://vlribeiro.wordpress.com Vinícius Ribeiro

    Que post EXCELENTE!
    Muito esclarecedor!
    Parabéns ao BJC e ao Luke!

  • Polak_19

    "O que ele tem razão sem dúvida alguma é sobre a nossa postura como consumidores que não acionamos os canais CERTOS para reclamar" [2]. Parabéns pelo post JC e agradeço ao Luke pelos esclarecimentos.

  • aleromero1

    Tem encomenda minha feita em FEVEREIRO que até agora não chegou (creio q não vai mais chegar tbm).

    Parabéns ao Luke pelo texto, muito obrigado por nos mostrar como reclamar de forma realmente efetiva!

    • http://www.teiacast.com.br Rafael Portillo

      Se a encomenda não chegou, e você tem o código de registro do objeto, faça sua reclamação aos Correios, também.

  • leopl_bsb

    Vou ser sincero, hoje em dia eu nem esquento mais com atraso. Na primeira compra que eu fiz demorou 3 meses, a segunda 1 mês e meio. Eu já nem fico ancioso mais. Desde que chegue, tá tudo certo.

    • andersondabio

      Eu tbm não… Mesmo pq acho que só passa muita coisa sem taxar justamente pq o serviço é deficiente… Na minha opinião, dobrar o número de funcionários vai fazer com que chegue mais rapido, mas vai aumentar a probabilidade de taxação…

    • http://www.carloscollection.com/ carlosaobraz

      das amazons nem esquento com atrasos pois eles mandam certinho e tem um ótimo atendimento.

      • Alexbrsp

        E 2 anos?
        Minha encomenda da Amazon levou isso.

  • http://www.collectorscut.blogspot.com/ Ricardo_Socio

    Muito boa a dica do Luke.
    O negócio é reclamar.
    Contratar novos funcionários no serviço público é complicado e lento. Depende de lei autorizando, verba, concurso.
    Mas quem sabe, se a gente encher o saco deles, eles não realocam pessoal, ou então diminuem a burocracia para liberação de pequenos pacotes…

  • Ali_Geha

    ATENÇAO!! o meu MAGICO DE OZ, chegou fazem dois dias, porem ele nao estava lacrado e veio faltando o relogio. A caixa com o remetente estava lacrada com durex dos Correios, ou seja, eles tiveram acesso ao produto e devem ter roubado! e agora como devo proceder? Vou ter q mandar oq recebi pra Amazon pra eles mandarem outro ou eles mandam outro sem ter que mandar esse?? Se aguem puder ajudar, agradeço!

    • http://www.collectorscut.blogspot.com/ Ricardo_Socio

      Na minha opinião, vc. tem que reclamar é nos correios.
      A Amazon, certamente, não tem culpa nenhuma disso.
      E o pior é que se eles começam a receber demais esse tipo de reclamação, acabam parando de enviar para o Brasil, como já ocorreu com a Argentina.
      Se fosse uma empresa brasileira, ela teria que te mandar outro, sem dúvida, por causa do que manda o CDC. Mas a Amazon, apesar de se sujeitar ao CDC porque vende para o Brasil, na minha opinião é estrategicamente ruim pra gente fazer esse tipo de reclamação e pedir outro produto. Até porque, afinal, a gente sabe que o furto (na verdade, peculato) aconteceu foi aqui.
      Tem que reclamar aos correios, creio eu.

      • Ali_Geha

        Ricardo, eu fui nos correios reclamar depois, dai deixei as caixas lá, pra ver se descobrem alguma coisa e me pediram pra ligar no 0800 deles e fazer a reclamaçao. Fiz isso e ontem recebi um email falando que como o produto nao possui codigo de rastreio não a nada q eles possam fazer. Pois nao dá pra saber que agencia, ou pessoa fez a vistoria. Agora vou ficar no aguardo do resultado das caixas, mais acho q tambem nao vai dar em nada. Agora, é muito injusto comigo que paguei a mais nesse box só por casusa do relogio (se nao eu teria pego a ediçao simples).

        • http://www.collectorscut.blogspot.com/ Ricardo_Socio

          Pois é, é muito chato isso.
          Na verdade, é isso que o amigo Carlos falou abaixo. A gente tem que começar a conferir as encomendas que recebe antes de assinar o recibo. Ninguém tem o hábito de fazer isso (nem eu, inclusive). Mas é necessário, principalmente com coisas de maior valor e que a gente saiba que tem itens "chamativos" dentro da caixa.
          Se vc. quiser reclamar na Amazon, Ali, é um direito seu. E até acho que a Amazon vai resolver o seu problema, pois eles são muito zelosos.
          Mas o fato, é que não foi culpa deles. E esse tipo de coisa acaba pesando contra a remessa para o Brasil, o que, aliás, já está sob suspeita nos últimos tempos, com essa bagunça que virou os Correios.
          Caso vc. queira uma solução alternativa, só sobre os Juizados Especiais. Não tem custas e não precisa de advogado nesses valores. Leve o print da página com a descrição do produto, o Invoice e leve também a caixa violada e relacrada com a fita dos correios. Os correios são obrigados, pelo CDC, a te ressarcir o prejuízo, pois a responsabilidade da prestadora de serviços perante o consumidor não depende de prova de culpa. Ou seja, vc. não precisa provar que foi um funcionário do correio que violou e surrupiou o relógio. O correio tem a obrigação de te entregar o item corretamente e ponto final.
          Eu já recebi embalagem ABERTA contendo meu BD da Sleeping Beauty. Sem sequer terem relacrado. Ou seja a Receita abriu pra checar, não lacrou e os correios aceitaram. Pelo que vc. descreve, isso é procedimento comum, já que no seu caso, parece que a Receita abriu e também entregou aberto para os correios. Só que no seu caso, eles lacraram com a fita dos correios.
          O fato é: o correio não deveria aceitar embalagens abertas. Devia exigir que a Receita relacrasse com o lacre dela (Receita). Porque ao aceitarem embalagens abertas, eles aceitam o risco de serem acusados de subtrair algum conteúdo da caixa.
          Repito que é direito seu reclamar na Amazon. Mas eu só acho injusto e também prejudicial a todos nós. E além disso, seu cadastro vai ficar com essa eterna "suspeita" na Amazon, já que eles não tem como saber se vc. recebeu ou não o relógio. E isso pode prejudicar futuras reclamações suas.
          Deixo essas considerações pra vc. pensar.

        • http://www.teiacast.com.br Rafael Portillo

          Eu trabalho nos Correios, e, puxa, objeto internacional sem código de registro? Não me recordo de algo assim.

          Então deixo o conselho, nunca peça uma encomenda internacional que não tenha um código de registro. Ele é sua principal arma contra roubos e extravios.

    • KarineFerrer

      Putz… correios sempre levando trabalho pra casa, amigo não sei como te ajudar… quando descobrir me conta também, eu nunca recebi nenhuma caixinha faltando algo, mas já 2 encomendas minhas nunca foram entregues :( Fora essas 4 que devem estar nas mãos da Receita… nunca comprei no AMAZON, sempre compro no ebay ;) Lá é seguro também!!

  • Lojaovariedades

    Quem reclamar ai na ouvidoria vai ter retorno, mas é taxação na certa! já fizeram isso e veio rápido e taxado!!!!

  • Tom_Cody

    Finalmente um post de utilidade publica realmente de utilidade pra nós.

  • Emerson_RJ

    Meu pai é aposentado fiscal da Receita Federal. Realmente a carga de trabalho dele era absurda. Eu ficava pensando que meu pai deveria ser o único servidor do Brasil que realmente trabalhava. Quando eu me tornei jovem, cheguei a ajudá-lo com a papelada que ele trazia pra casa (uma época em que as coisas eram feitas na máquina de escrever e com calculadora HP12-C). Sim, meu pai é bem idoso e se aposentou em meados da década de 90 após 40 anos de serviço. Eu sempre achei que ele era exceção, até conhecer outros auditores da receita e verificar que o pessoal realmente rala.

    Por outro lado, meu pai sempre reclamava de muita oligarquia dentro da receita e muitas panelinhas e uma burocracia desnecessária. Infelizmente, se a pessoa não se une a uma dessas panelinhas, não cresce. É por isso que meu pai, que batia em cerca de 300% sua meta todo mês, nunca chegou a conseguir cargo de chefia. Ou seja, foi auditor de campo a vida toda e se aposentou com um apartamento de 3 quartos e um chevette marajó na garagem.

    Tenho orgulho dele, mas sei que o mesmo é uma exceção à regra. O que eu quero dizer nisso tudo é que o serviço público no Brasil é muito ruim, principalmente porque falta um órgão sério que fiscalize os próprios servidores. A Receita Federal é tida como exceção, mas tem esses problemas que eu citei. Imagine então como são os outros órgãos.

    A empresa de correios do Brasil virou a pior estatal do país. O governo entregou esta empresa a um partido político que vem sugando todas as verbas da empresa. É uma pena que o Brasil não libere concorrência real em relação aos correios.

    Enfim, a gente deve reclamar sempre, pois a ouvidoria faz chegar a reclamação nas esferas superiores e, por mais que o servidor do Brasil se considere um rei, sempre pesará na consciência a lembrança de alguém esteja sofrendo pelo seu trabalho extremamente burocrático e que seu serviço poderia melhorar.

    Gostei do texto do Luke Skywalker que, pelo menos, nos mostrou o caminho das pedras.

  • http://www.jscott.com.br Harry Callahan

    Otimo post !!!

    A questão é: será que vai adiantar alguma coisa.. :(
    Reclamei lá.. mas duvido que resolva-se algo.

  • andrenazutto

    Apenas tenham em mente q mais funcionários é igual a mais agilidade no serviço nas também, certamente, maior eficácia na taxação dos produtos encomendados.

    Hoje quem escapa, não iria sair ileso:(

  • Rafael Poggi

    Acabei de receber um feedback da Ouvidoria, que disse que precisa do código de rastreamento do pedido para poder se mexer, mas eu respondi avisando que a Amazon não fornece código de rastreamento. E agora?

    • ronaldotokuno

      Esse negócio de código de rastreamento não é aceitável. Na hora de recolher o tributo, eles conseguem localizar rapidinho pelo CPF. Não localizar um objeto que entra no país dá margem para o roubo de encomendas por parte de funcionários do órgão.

      • Rafael Poggi

        pois é! Mas eu avisei que não tinha e eles disseram que s´podem "ajudar" se tive código de rastreamento.

  • SEMI

    Reclamar???? Eu???????? E ganhar de presente uma taxação????? Deixa quieto!

    Prefiro esperar, afinal já dizia Confúcio: "A paciência é uma virtude".

    Agora, eles bem que podiam definir os critérios para as taxas de importação.

    • VitorMarx

      Pois é! Acho que é melhor ficar quieto tmb…

      Se todas as minhas encomendas fossem taxadas, eu não teria medade dos filmes que tenho hoje…

    • brunofm

      Tudo bem vocês pensarem assim, mas é um pensamento individualista obviamente. O certo mesmo é todo produto importado ser tribudado, evitando assim que os nacionais tenham uma concorrência desleal o que prejudica a todos. Mas por outro lado os impostos são absurdos e não são bem empregados, o que corrobora com seu jeito de pensar. Em um mundo ideal o correto seriam impostos mais justos e todos pagando o imposto caso queiram algo de fora, com um serviço eficiente e rápido. Mas isso nem eu nem você vamos estar aqui pra ver. Resumindo, não me importa que pense assim, mas se um dia as coisas mudarem, mude também e se quiser ir além, mude primeiro.

      • eraj1972

        Muitos blurays importados, mesmo sendo taxados, ainda assim ficam mais baratos que os nacionais. Esses dias tive a sorte de receber a última compra internacional que fiz na Amazon.com (4 blu-rays) sem tributação, pela primeira vez depois de várias compras que fiz por lá. Ou seja, saiu ainda mais barato. Por que recorro à importação? Por causa da concorrência desleal do Brasil, que insiste em lançar blurays com preços nas alturas, e de qualidade duvidosa em alguns deles. Por isso não entendo o que você quis dizer com "todo produto deve ser importado" por causa da "concorrência desleal". O Brasil é que tem que mudar a postura, porque todo mundo quer mais qualidade por menor preço, e não menos qualidade por preços exorbitantes. Vou importar sempre que puder.

        • brunofm

          eu nao disse isso le novamente e me fala se entendeu.

          • eraj1972

            Olá! Sim, entendi. Li mais devagar agora. Eu havia lido rapidamente da outra vez, e tirei conclusões precipitadas. Foi mal!

    • ronaldotokuno

      Cara, quando você tiver esperando um pedido há mais de três meses, vai reclamar, sim.

  • hipercelo

    Isso acho muito estranho. porque a Amazon não LACRA seus envios? Todas minhas encomendas da AMAZON UK vem envoltas em papelão da Amazon, porém nunca lacradas.

    Isso me dá nos nervos. Ainda bem que o pessoal dos correios qua entrega em minha casa é honesto.

    • Simon_Elessar

      As que eu recebi da Amazon UK sempre chegaram em papelão lacrados.

      • hipercelo

        Mesmo quando você faze encomendas com mais de 2 BDs ou de boxes, como Band of Brothers? Pois é aí que acontece isto para mim…

        • Simon_Elessar

          Pow.. agora vc me pegou. hehehe
          Já comprei o Band of Brothers faz tempo…foi o primeiro da amazon uk… Mas tenho uma vaga lembrança de ter vindo em papelão não lacrado mesmo. Pois assim que sai do correio já consegui ver a lata. Não me lembro de ter tirado lacre. Mas o box veio direitinho.
          Fora esse box só fiz compras de blurays únicos de lá. Esses sim, todos vieram lacrados.

  • fabianonf

    ótimo post Jotacê

    sempre que algo atrasar vou me lembrar de reclamar corretamente com a Receita

    parabéns

  • http://grimsborken.blogspot.com Grimsborken

    Não é a toa que falta servidor, cada auditor-fiscal tem um salário de 5 dígitos e só abre concurso de cinco em cinco anos, com poucas vagas e duzentas etapas até o cara ser nomeado (questões multipla escolha, questões dissertativas, curso em Brasília, avaliação, etc). Eu prestei o concurso ano passado, mas não cheguei nem perto da nota de corte.

    Mudando de assunto: Será que vale a pena reclamar que eles (não sei se é a Receita) abrem as caixas para ver o que tem dentro? Isso não é violação de correspondência?

  • ArthurOtaku

    Não há reclamações…lógico…Ninguém sabe onde reclamar, e ninguém faz questão de divulgar pq se divulgar vai virar sac de operadora de celular. Todo mundo q trabalha aqui sabe q o pessoal de cima não mete a mão na massa e quer q o pessoal de baixo se exploda

    Outra coisa, acho q o blog do jotacê está fazendo um deserviço, daqui a pouco vai tudo ser tributado aqui no Rio e vai ser por causa do blog

    É só pensar um pouco, não dói, a falta de tributações é pela falta de funcionários para faze-lo, o dia q tiver funcionarios tudo vai ser tributado e ninguém vai importar mais nada. Prefiro demora do q pagar imposto q é o mais abusivo do mundo

    E tem q reclamar com a amazon.com SIM SENHOR, em qqer outro lugar do mundo ou até mesmo em Amazon de outros paises não demora tanto qto na Amazon americana, portanto isso é culpa da Amazon americana

    • http://www.collectorscut.blogspot.com/ Ricardo_Socio

      Vc. não pode estar falando sério.

      TODA vez que compro da Amazon, recebo o e-mail confirmando o envio. E isso nunca demora mais do que dois ou três dias.

      Vai nessa onda sua, de pedir reenvio pra Amazon toda vez que seu pacote atrasa…. vai até que a Amazon vai parar de vender pro Brasil, como já fez com outros países.

      Tem gente que prefere matar a galinha do que comer os ovos…

      Como vc. diz, pensar um pouco não dói. Então pensa, caramba.

  • http://dcolsson.wordpress.com/ dcolsson

    Fiz a compra de um video game na ShopTo dia 6, – exatamente: SEXTA-FEIRA PASSADA – , pelo frete mais barato, e hoje ele já estava na minha caixa de correio! Foi a encomenda internacional mais rápida a chegar em todos esses mais de 10 anos de compras que faço pela internet.

    Enquanto isso, o box do Band Of Brothers em BD que comprei na Amazon UK no dia 04/07, até agora nada!

    Dá prá entender?

    • viniciusmatos

      Muito provavelmente as coisas da Amazon são mais visadas, já que é a empresa internacional com o nome mais conhecido.
      Além do mais em dez anos você tinha que dar sorte um dia!

    • andersondabio

      Fez a compra de um game né fera… Videogame a shopto nem despacha…

      • http://dcolsson.wordpress.com/ dcolsson

        Sim, foi um game. Mas ambas as lojas ficam na Inglaterra. Por isso não entendo porque uma consegue enviar o produto em 1 semana e a outra chega a levar 90 dias até!

    • Rafael Poggi

      Meu BoB era para o dia 26/07 e até agora nada também.

      Seu caso ai foi excessão ao quadrado! você estava iluminado…

  • viniciusmatos

    Sinceramente Otaku, isto é uma das coisas mais equivocadas que eu já ouvi. Trocando em miúdos, você está dizendo que como não se pode mudar a coisa da noite para o dia, é melhor não mudar nada!
    Há uma série de problemas, a demora é um, a tributação é outro entre muitos mais, e todos sabemos que problema de coisa pública é vicioso, não muda como que por milagre mesmo.
    Outra coisa, é inútil se perguntar se vai adiantar ou não, só vamos saber tentando. Se fazendo força já é tão difícil…
    Finalmente, a Amazon é uma empresa estrangeira, ela faz a parte dela lá no país dela, depois que sai de lá o processo é responsabilidade prioritária do país de destino, e a Amazon não tem como se meter no funcionamento dos processos de transporte do país dos outros.
    Olha Otaku, a Amazon não deve ser tão diferente da Submarino, Americanas e qualquer outra empresa do tipo no seguinte aspecto: nem tudo funciona do modo ideal, uns pedidos demoram menos, outros mais… isso sim você reclama com a Amazon. Agora, não venha me dizer que um atraso, por exemplo, de duas semanas da Amazon é justificativa pra eles receberem reclamação de um outro atraso, de meses, que NÃO É CAUSADO POR ELES, e sim a partir do momento que a coisa chega no Brasil e passa pela receita.
    Você pode até receber outro produto em cima da Amazon, mas se a coisa continuar assim uma hora eles vão
    repassar esse prejuízo pro consumidor brasileiro ou até mesmo parar de enviar pra cá.
    Eu achei super importante uma coisa do texto, se a gente não levar a questão do atraso ao conhecimento da instituição pelo canal correto, de fato vai parecer que o problema não existe ou não incomoda.
    Toda empresa pública pelo que eu sei tem ouvidoria, mas a gente raramente recorre à elas por descrença ou pela famigerada passividade de brasileiro que nós temos. Eu quero crer que esta funciona tal como o Luke disse.
    No momento não tenho encomendas internacionais, mas tenho vários produtos em vista para quando meu cartão sair da UTI, então o link já está nos meus favoritos!
    Valeu pela dica Luke, vamos torcer para que seja pelo menos um começo. Melhor andar pra frente devagar do que não andar!

    • ROBER05

      absurdo! tudo atrasado!!! Falta de respeito com o consumidor. além de cobrarem impostos altíssimos dificultam as comprar vinda de fora. Seja onde for que foi comprado está pago e temos o direito de receber pelo produto em tempo certo

  • eraj1972

    Alguns aqui disseram que não vão reclamar por medo de ser tributados. É o meu caso também. Prefiro esperar um tempo, a ficar reclamando e com isso ficar marcado pelo pessoal da receita, e por "vingança" ser tributado sempre (improvável, mas esse terror é o que vem à mente :-) ). Compreendo a baixa eficiência por causa da falta de funcionários, mas cabe às chefias informarem da necessidade de pessoal aos órgãos responsáveis, e não a reclamação dos consumidores que só estão a fim de receber sua encomenda o mais rapidamente possível.

    • viniciusmatos

      Não concordo de jeito nenhum, se o pessoal reclamar em coro eles vão ter muita gente pra perseguir, e com o trabalho que já têm pra fazer acho que vai ser difícil.
      Se omitindo você deixa o risco para os outros na esperança de colher apenas os benefícios.

      • eraj1972

        Para isso teria que se convocar um grande número de pessoas para formalizar as reclamações e assim alcançar algum resultado. Já vi aqui que há pessoas que preferem o atraso da entrega, a ter que pagar tributação. Outros que não querem ser "marcados", outros que não querem se envolver, etc… Com o aumento do quadro de funcionários, maior a eficiência e consequentemente maior o número de tributação. Estamos diante de um caso polêmico.

  • Simon_Elessar

    Gostei da iniciativa do Luke de nos esclarecer como funcionam as coisas.
    Com certeza um canal formal de reclamação vai ser útil.

  • renanrs

    Muito bom, acho importante deixar um link fixo pra essa sugestão na primeira página pra todo mundo ver.

  • Pingback: Sexta temporada de LOST em Blu-ray LEGENDADO nos EUA! | Blog do Jotacê

  • CarlosValente

    O que eu tô estranhando é sobre O Mágico de Oz também. Encomendas feitas antes e depois já chegaram e o Mágico nada! Hoje recebi uma encomenda com 3 discos (Quo Vadis, Sinfonia em Paris e Gigi) que fiz há 10 dias atrás. O Mágico eles mandaram email dia 30 de julho dizendo que havia sido despachado e que a previsão de entrega é até o dia 4 de setembro. Ok! Tô no prazo, mas acho estranho ter recebido essa em dez dias e Os Aventureiros do Bairro Proibido e Contatos Imediatos do 3o. Grau, que foram compradas questão de dias antes, também já terem chegado. E nada da caixa do Mágico. Espero que não ocorra o mesmo que aconteceu com Ali_Gena, de chegar com coisas faltando, como o relógio. Se alguém souber de alguma coisa, avise a gente, né? Como se deve proceder, caso algo aconteça assim! Realmente tô achando estranho, mesmo ainda estando no prazo para receber. Por que alguns itens chegam tão rápido e outros não? Isso tem a ver com a Amazon.com ou é coisa daqui mesmo?

    • Carlos Eduardo Valente

      Bom, vou colocar aqui mesmo! Finalmente, depois dessa grande espera, minha caixa do Mágico de Oz chegou. Eles haviam dado prazo até o dia 4 de setembro. Portanto, chegou intacta dois dias antes do final do prazo! Que bom! Realmente uma bela edição!

  • caiomatrix

    Muito bom, é realmente assim que fazemos a coisa se mexer. Reclamações formais valem muito mais que pseudo-movimentos internéticos. =P

    E nada melhor que saber o lugar certo para isso!
    Parabéns pelo post de utilidade pública, JC.

  • ronaldotokuno

    Parece que nem esse canal dá certo. Já faz dias que mandei uma mensagem e nada!!!

    Enquanto isso, tenho encomenda que vai fazer 100 dias de espera!!!

  • mathmss

    Dia 10 desse mês completam 2 meses que fiz um pedido na Amazon americana.
    O que eu fico de cara é que, mesmo após o provável descaso da receita que está mantendo minha compra há dias, se eu reclamar ainda vou ter que dar grana para eles da taxa, chega a ser absurdo essa injustiça com o consumidor, depois de esperar tanto por algo que já deveria estar comigo, não me importaria de pagar tal taxa se o serviço fosse eficiente.
    Nós pagamos pela incompetência dos outros … PAGAMOS mesmo!

  • mathmss

    Apenas para reportar minha má experiência com a ouvidoria até então …
    Mandei uma mensagem para eles pedindo muita urgência sobre a chegada ou não de um produto no Brasil (querendo saber se já está aqui ou se terei de entrar em contato com a Amazon), até o dia de hoje NADA de resposta.
    Se trata de urgência porque, quanto mais tempo passa, mais diminui minhas chances da Amazon poder fazer algo por mim caso o produto realmente não tenha chegado aqui.
    Não quero fazer sujeira de entrar em contato com a loja, me enviarem outra remessa e chegar a original porque critico quem faz isso, já que é esse tipo de coisa que pode acabar com o envio para o Brasil.
    Mandei outra mensagem hoje e vou mandar uma por dia até me responderem, tô cansado de entrar em contato com a,b ou c e não me darem resposta.
    Uma outra pergunta importante para quem mandou reclamação: Minha compra é frete standard, sem número de rastreio, enviei na mensagem o meu endereço e alguns dados do invoice da Amazon, será que isso é suficiente para eles identificarem a mercadoria ?
    Agora nem mais tô me importando em pagar taxa, só quero o meu produto em casa!

    • andersondabio

      Sem rastreio eles nunca vão achar…

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  • Achilles de Leo

    Então são eles os culpados por eu ficar sem presente de aniversário…
    Reclamação registrada.

    (A única merda é a alta chance de taxação.)

  • Felipe_Zero

    Bom dia, comprei um óculos de sol na BleuDame, uma loja norte-americana, de produtos e acessórios, essa unidade, fica na Geórgia. Muito bem, a encomenda foi pedida em 25 de Julho de 2011, e postada na USPS da Geórgia, no mesmo dia!, modalidade First-Class Mail, com previsão de entrega entre 8 e 21 dias, ja fazem mais de um mês, e até agora nada, o pior, é a impossibilidade de um rastreamento preciso da minha encomenda, fico com medo de ter sido passado para trás, ja que essa alfândega é uma bagunça só…

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  • bete rosa

    comprei um tablet que os correios me derão 8dias para emtregar ja vai fazer um mes e nada eu ligo não me dão um dia certo para trazer eu sou uma cidadão brasileira e mereço respeito meu codigo ph001615969br Data Local Situação
    29/10/2011 14:41 CEE DUQUE DE CAXIAS – DUQUE DE CAXIAS/RJ Entrega não efetuada
    29/10/2011 09:09 CEE DUQUE DE CAXIAS – DUQUE DE CAXIAS/RJ Saiu para entrega
    28/10/2011 19:44 CEE DUQUE DE CAXIAS – DUQUE DE CAXIAS/RJ Entrega não efetuada
    28/10/2011 11:06 CEE DUQUE DE CAXIAS – DUQUE DE CAXIAS/RJ Saiu para entrega
    27/10/2011 17:17 CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
    Encaminhado para CEE DUQUE DE CAXIAS – DUQUE DE CAXIAS/RJ
    26/10/2011 15:32 CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP Encaminhado
    Encaminhado para CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ
    25/10/2011 16:58 ACF TRES AVENIDAS – LIMEIRA /SP Postado
    25/10/2011 08:28 ACF TRES AVENIDAS – LIMEIRA /SP Encaminhado
    Em trânsito para CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP

  • regina977

    Encomendei alguns DVDs. na Amazon dia 28 de janeiro e até hoje, 2 de Abril, NADA. Previsão para entrega dia 28 de fevereiro até 6 de março. O problema é que o Correio daqui pede o codigo de rastreamento da encomenda e a Amazon não fornece e nem tem aquele papo de "contact us". Enquanto isso, fico sujeita aos humores do Correio ou quando eles resolverem se dignar vir até minha porta entregar pelo que paguei. Já escreví para a Ouvidoria. Adianta/ quero só ver.

  • wellcopes

    Ah eu já fiz a minha reclamação. Esse mega atraso está estranho. Vamos ver se descobrimos algo novo.

  • Pingback: EXCLUSIVO – Informações sobre o atraso das encomendas da Amazon dos EUA | Blog do Jotacê

  • DSP_2

    Aff….. Abrir reclamação na Receita Federal…. piada…. Boa sorte pra quem acredita nisso…. A resposta do Povo Brasileiro esta na Muamba, se eu for encomendar algo pelos meios ilícitos chega MUITO, mas MUITO, mas MUITO mais rápido (e não paga nada de imposto). Mas somos Honestos vamos pagar os 6,38% de IOF, não esquecendo dos pequenos 60% de imposto, ai agente espera o pequeno pacote por uns 30 dias (já cheguei esperar 60 dias, por um cabo de 8 dolares) para um funcionário (muito bem pago por sinal), liberar a mercadoria quando ele bem entender (já que, diferente do setor Privado, ninguém é mandado embora por não realizar o trabalho).
    O que o governo quer é dificultar a importação, deixando a balança favorável, e falando "o Brasil incentiva a Exportação" (correção…. O Brasil dificulta a importação LICITA).
    Não estou dizendo que a receita federal não precisa de mais pessoas, mas gostaria se o problema fosse apenas esse.

  • Jackie

    Gente, a única coisa que resolve, é vc entrar no PROCON da sua cidade, pedir investigação e abrir processo.
    Lá, eles “apertam” os Correios e o que for.
    Estou fazendo isso com uma encomenda que fiz no EUA, há mais de mês e era pra ter chegado em 7 dias na época, pois paguei envio para isso. Os Correios enfiaram a encomenda no @@ e agora, com o PROCON em cima, vão ter que, além de me dar o produto, ressarcir por danos!
    Façam isso. Cada vez que a RF ou Correios “perder” vossas encomendas…indenização e compensação! Talvez assim eles aprendem a respeitar o consumidor.
    Fica a dica!

  • Jxxxxxxxxx

    o meu eu comprei dia 30 de março hoje ja faz 49 dias e nada ainda tudo nesse pais e um atraso da porra

    vou deixar meu codigo a baixo
    http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.Qu

  • KarineFerrer

    ótimo post… já fiz minha reclamação!!! minhas encomendas desde 17 de fevereiro de 2012 ainda não chegaram, já estamos em 25 de maio de 2012 :( e nada!!!

  • dannthoth

    Pessoal, vejam já o que aconteceu! Agora a página de rastreamento não informa mais quando a mercadoria chega na Unidade de Tratamento Internacional! Pode uma coisa dessas? Agora se uma mercadoria se perde, não tem como saber se aconteceu antes ou depois de chegar no Brasil! Eu proponho todos em conjunto lotarmos o email da ouvidoria reclamando disso! Aqui vai o endereço de uma encomenda minha que não registra o recebimento no Brasil, apenas registrando quando chegou a minha cidade: http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.In

  • Naara_Andrade

    Olá JC, obrigada pelo excelente post, vai me ajudar bastante.
    Mas eu tenho uma dúvida e agradeço se puder responder: não ficou claro para mim se as reclamações só devem ser feitas quando a encomenda ainda se encontra em poder da Alfândega, ou se também posso reclamar no mesmo endereço, caso, a partir do momento que ela já tenha sido liberada pela Alfândega, os correios não cumpram com o prazo de entrega. Estou passando por uma situação assim, e já registrei reclamação no serviço de atendimento dos Correios.

  • crissens

    Na ouvidoria poderiamos também exigir uma importação simplificada, com impostos menos abusivos.

  • Paulo

    eu sempre uso o http://www.minhasencomendas.com.br e o http://www.muambator.com.br para rastrear minhas encomendas… e o minhasencomendas tem me notificado mais rapidamente… além das informações mais completas….