Sua encomenda está ATRASADA? Então reclame no lugar CERTO!


Este é um dos centros de distribuição da Amazon.
Sua encomenda até sai de lá, mas difícil MESMO é você receber no prazo!

Não é de hoje que nós aqui do BJC reclamamos dos atrasos nas entregas de encomendas internacionais, principalmente da Amazon dos Estados Unidos. Isso inclusive é assunto recorrente no Twitter e agora no Fórum BJC, pois alguns produtos estão demorando mais do que o normal (de 90 a 120 dias) para chegar ao destino.

Pela nossa experiência em importações, sabemos que a culpa desses atrasos não é da Amazon. O problema está no desembaraço aduaneiro aqui no Brasil. A estrutura existente para tal serviço está defasada, e com o aumento contínuo de compras internacionais por parte dos brasileiros, a situação se agravou ainda mais.

Meu Blu-ray do U2 que deveria estar aqui dia 1 de julho ainda não deu as caras

Como a revolta é grande, acabamos colocando a boca no trombone (até por que os impostos que pagamos TODOS OS DIAS nos dão direito de reclamar SIM). Porém, temos relativamente pouco tempo de cultura como consumidores DE VERDADE e, invariavelmente, reclamamos nos lugares errados (ou que dão pouco resultado no final das contas).

Foi percebendo isso que um leitor do BJC que trabalha na Receita Federal resolveu escrever explicando melhor como proceder para reclamar sobre o assunto. Ele pediu para não ser identificado, por isso chamaremos ele de Luke .

Luke afirma em seu e-mail que a Receita possui profissionais competentes e que o problema é realmente estrutural. Diz também que existe um lugar certo para reclamarmos desse problema que envolve as nossas compras internacionais. O texto do Sr.Luke é muito bom, portanto vou reproduzir abaixo quase tudo o que ele escreveu. Vale a pena ler:

JC, boa tarde.

Trabalho na Receita Federal do Brasil, também sou colecionador de DVDs e BDs, frequento sua página já há muito tempo e admiro o seu trabalho. Estou escrevendo para lhe pedir um favor. Sugira aos frequentadores do seu blog que em vez de ficarem de mimimi no Twitter, que entrem na página da ouvidoria do Ministério da Fazenda e registrem a sua queixa quanto à demora na liberação de encomendas.

A RFB é um dos poucos órgãos públicos brasileiros que pena com a falta de funcionários, acredite. Enquanto prefeitos, governadores e deputados têm que ficar inventando cargos para colocar seus assessores, aqui, por exemplo, na agência que chefio, temos três servidores para atender a mais ou menos 300.000 pessoas físicas e, obviamente, mais algumas milhares de pessoas jurídicas ativas. É insano e o trabalho nas alfândegas não é diferente.

A RFB tem um dos melhores quadros de servidores do Brasil, nosso concurso não é difícil à toa. Existe um filtro mesmo e tem que ser assim porque o trabalho é complexo. A liberação das mercadorias não é lenta por despreparo dos servidores, é lenta porque FALTAM servidores. Os administradores da RFB têm consciência disso, mas não conseguem a criação de novas vagas nos concursos para a carreira de auditoria simplesmente porque não têm subsídios para o fazerem. Praticamente não há reclamações formais quanto a atrasos no atendimento ou liberação de encomendas de pessoas físicas. Ora, se ninguém reclama (formalmente) da demora, então, a demora não existe. Ficar de mimimi no Twitter? “Vou xingar muito no Twitter… “?

Ora, convenhamos, se não há ninguém reclamando formalmente, como é que um superintendente vai chegar para o Secretário da Receita e dizer: “Olhe, estamos precisando de mais servidores. As pessoas estão reclamando que a liberação das encomendas está atrasando demais, etc.”
Sempre que acontece algum problema em minha agência, quer por nossa culpa ou não, oriento as pessoas a procurarem a ouvidoria. Só assim melhoramos.

Sugiro, também, que dê uma olhada na Carta de Serviços do Ministério da Fazenda que estabelece prazos para o atendimento de diversos serviços prestados pela RFB. Infelizmente, como irá perceber, o desembaraço de mercadorias importadas via Internet não têm, na Carta, um prazo máximo estabelecido para conclusão. Creio que essa também seja uma questão a ser levantada junto à ouvidoria.

Outra coisa, é preciso persistência. No serviço público nada muda de uma hora para outra, é preciso reclamar e cobrar sempre. Só assim, para que o barulho chegue aos ouvidos de quem realmente tem poder para realizar as alterações necessárias.

Reclamem FORMALMENTE, por favor. Outra coisa, a ouvidoria aqui funciona MESMO.

Se você concorda ou discorda do que o Luke disse no texto acima sobre os profissionais da Receita, não vem ao caso agora. O que ele tem razão sem dúvida alguma é sobre a nossa postura como consumidores que não acionamos os canais CERTOS para reclamar. Reforçando:

Agora já sabemos a quem recorrer. Tomara que dê certo. Eu já fiz a minha parte, espero que você seja acima de tudo cidadão e também faça a sua, registrando a  insatisfação onde ela deve ser REALMENTE registrada.

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Sobre o autor

Jotacê é viciado em DVDs desde 2004 (começou tardiamente, na idade do metal discóide furado). Hoje em dia compra poucos DVDs para investir mais nos discos do raio azul (que coleciona desde 2008). Resolveu ter um site em 2008 para que fosse possível publicar tudo o que pensava sobre os disquinhos lançados no Brasil. E cá estamos nós! Twitter | YouTube | Flickr | Coleção

Comentários (203)

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  1. polifilho disse:

    P**** vou reclamar todo dia mesmo, minha caixa do magico de Oz não chegou até hoje! Sem brincadeira, eu devo ter um 6 pedidos atrasados. BEMMM atrasados. Excelente dica!!!

    Valeu JC, e parabéns ao LUKE SKYWALKER

    • ronaldotokuno disse:

      Eu também tenho uma caixa do Mágico de Oz e conheço outra pessoa com o mesmo problema. Será que tel algo a ver?


      Sempre achei errado reclamar na Amazon e mandar os caras reenviarem o produto. Isso é sacanagem!

      Eu iria reclamar no site da Receita Federal sobre encomendas do exterior, mas vou utilizar este canal.

  2. André disse:

    O BJC conseguiu se infiltrar até na Receita!
    Pelo menos agora sabemos a caixa de e-mails de quem que temos que enxer para que as encomendas cheguem, pelo menos, no prazo!

  3. felipepires disse:

    Uma coisa é certa, a culpa realmente não é da Amazon. Eu compro sempre na Amazon com endereço de entrega nos EUA e, geralmente, chega até antes do prazo indicado. O problema mesmo é quando o produto sai dos EUA.

  4. felipe_ disse:

    Ótimo post. Vou mandar minhas reclamações para lá amanhã.

    Sugestão: vocês poderiam escrever um e-mail padrão para que todos pudessem enviar, e aí cada um mudaria só os dados que quisesse acrescentar (tipo data do pedido, etc).

  5. Dakir disse:

    Excelente Post!! O depoimento do colega que trabalha na receita (e que joga no nosso time, hehehe) é sensacional!! Parabéns pela preteza Jotacê.
    Abraços.

  6. Excelente Post!!! e Excelente email do "Luke"!!

    bora mandar email para a ouvidoria reclamando dos atrasos de encomenda!!

  7. carlosaobraz disse:

    Muito bom saber onde reclamar formalmente.

    Mas o único problema acho a amazon.com, no frete mais barato, pois em outras amazons ou outras lojas mesmo dos EUA eu recebo na média de 20 dias corridos.

    Já fiz pedidos na china, hong kong, austrália etc e somente na amazon.com tem uma demora maior.

    Por isso evito pedir na amazon.com, mas às vezes não tem como não pedir de lá, por causa dos preços deles.

  8. jefferock disse:

    eita como sempre, com dicas ótimas!!!
    E utilidade 100%

  9. Rafael Poggi disse:

    Que a Força esteja com Luke e com todos nós! Vou fazer a minha parte! Engraçado que eu nunca sofri atrasados consideráveis de encomendas tanto da Amazon quanto da SecondSpin, lojas com as quais já negociei. Agora, minha primeira compra na Amazn UK – box Band of Brothers – já está há três semanas atrasada. É pouco? Sim! Mas é um atraso! Não pode!

  10. VitorMarx disse:

    Muito bom o post!! Muito obrigado Luke por abrir nosso olho.

    Mas levento uma coisa. Será que com o número maior de servidores na Receita Federal, e um tempo a mais para fazer os desembargos, as encomendas não passariam a ser taxadas com muito mais frequência que atualmente??

    Desconheço o real motivo de algumas encomendas passarem sem serem taxadas e outras não, mas será que a grande quantidade de encomendas para serem analisadas por poucos funcionários não é um dos fatores cruciais para recebermos nossas encomendas sem pagar imposto?

    • carlosaobraz disse:

      Não acho (tão) ruim os atrasos exatamente por isso, a taxação é baixa (exceto algumas regiões), com mais servidores, acredito que não seria mais rápido, só mais taxado.
      A menos que alterassem a legislação colocando um prazo máximo para o desembaraço das mercadorias, que como foi dito, não existe.

  11. thejedimasterbr disse:

    Temos que reclamar sim, mas lembrado o que o Sr. Skywalker (hehe) disse, temos que fazer isso formalmente.
    Nada de xingar a mãe, ou usar palavreado "internetês"….
    Acho que também se a reclamação virar spam (direto, repetiivo, da mesma pessoa, todo dia, toda hora), os caras também vão começar é a ignorar.

    O "lance" é fazer isso direito… que, se o que o Luke disse, der certo… as coisas podem mudar daqui algum (muito) tempo.

  12. Olymphat disse:

    O BJC conseguiu se infiltrar até na Receita! [2]
    Excelente post! Parabéns JBC! Parabéns Luke!

  13. brunofm disse:

    Muito bom mesmo, ainda temos um longo caminho, mas é isso, pode ser aos poucos, mas deve ser em frente.

  14. PC_Forever disse:

    Enfim um esclarecimento! Muito bom o Post! Parabéns ao JC e ao nosso querido amigo do lado da Força Jedi! Agora já sabemos com quem reclamar!

  15. lrpacha disse:

    Parabéns pelo post. Excelente dica para todos nós. Já slavei nos favoritos.

  16. Rafael S disse:

    Ótimo post! Parabéns ao JC e ao Luke Skywalker!

  17. LexSeifer disse:

    Luke veio do espaço para nos ajudar!!!!
    Agora vai!!!
    Mais um ótimo post!!!

  18. Que post EXCELENTE!
    Muito esclarecedor!
    Parabéns ao BJC e ao Luke!

  19. Polak_19 disse:

    "O que ele tem razão sem dúvida alguma é sobre a nossa postura como consumidores que não acionamos os canais CERTOS para reclamar" [2]. Parabéns pelo post JC e agradeço ao Luke pelos esclarecimentos.

  20. aleromero1 disse:

    Tem encomenda minha feita em FEVEREIRO que até agora não chegou (creio q não vai mais chegar tbm).

    Parabéns ao Luke pelo texto, muito obrigado por nos mostrar como reclamar de forma realmente efetiva!

  21. leopl_bsb disse:

    Vou ser sincero, hoje em dia eu nem esquento mais com atraso. Na primeira compra que eu fiz demorou 3 meses, a segunda 1 mês e meio. Eu já nem fico ancioso mais. Desde que chegue, tá tudo certo.

  22. Ricardo_Socio disse:

    Muito boa a dica do Luke.
    O negócio é reclamar.
    Contratar novos funcionários no serviço público é complicado e lento. Depende de lei autorizando, verba, concurso.
    Mas quem sabe, se a gente encher o saco deles, eles não realocam pessoal, ou então diminuem a burocracia para liberação de pequenos pacotes…

  23. Ali_Geha disse:

    ATENÇAO!! o meu MAGICO DE OZ, chegou fazem dois dias, porem ele nao estava lacrado e veio faltando o relogio. A caixa com o remetente estava lacrada com durex dos Correios, ou seja, eles tiveram acesso ao produto e devem ter roubado! e agora como devo proceder? Vou ter q mandar oq recebi pra Amazon pra eles mandarem outro ou eles mandam outro sem ter que mandar esse?? Se aguem puder ajudar, agradeço!

    • Ricardo_Socio disse:

      Na minha opinião, vc. tem que reclamar é nos correios.
      A Amazon, certamente, não tem culpa nenhuma disso.
      E o pior é que se eles começam a receber demais esse tipo de reclamação, acabam parando de enviar para o Brasil, como já ocorreu com a Argentina.
      Se fosse uma empresa brasileira, ela teria que te mandar outro, sem dúvida, por causa do que manda o CDC. Mas a Amazon, apesar de se sujeitar ao CDC porque vende para o Brasil, na minha opinião é estrategicamente ruim pra gente fazer esse tipo de reclamação e pedir outro produto. Até porque, afinal, a gente sabe que o furto (na verdade, peculato) aconteceu foi aqui.
      Tem que reclamar aos correios, creio eu.

      • Ali_Geha disse:

        Ricardo, eu fui nos correios reclamar depois, dai deixei as caixas lá, pra ver se descobrem alguma coisa e me pediram pra ligar no 0800 deles e fazer a reclamaçao. Fiz isso e ontem recebi um email falando que como o produto nao possui codigo de rastreio não a nada q eles possam fazer. Pois nao dá pra saber que agencia, ou pessoa fez a vistoria. Agora vou ficar no aguardo do resultado das caixas, mais acho q tambem nao vai dar em nada. Agora, é muito injusto comigo que paguei a mais nesse box só por casusa do relogio (se nao eu teria pego a ediçao simples).

        • Ricardo_Socio disse:

          Pois é, é muito chato isso.
          Na verdade, é isso que o amigo Carlos falou abaixo. A gente tem que começar a conferir as encomendas que recebe antes de assinar o recibo. Ninguém tem o hábito de fazer isso (nem eu, inclusive). Mas é necessário, principalmente com coisas de maior valor e que a gente saiba que tem itens "chamativos" dentro da caixa.
          Se vc. quiser reclamar na Amazon, Ali, é um direito seu. E até acho que a Amazon vai resolver o seu problema, pois eles são muito zelosos.
          Mas o fato, é que não foi culpa deles. E esse tipo de coisa acaba pesando contra a remessa para o Brasil, o que, aliás, já está sob suspeita nos últimos tempos, com essa bagunça que virou os Correios.
          Caso vc. queira uma solução alternativa, só sobre os Juizados Especiais. Não tem custas e não precisa de advogado nesses valores. Leve o print da página com a descrição do produto, o Invoice e leve também a caixa violada e relacrada com a fita dos correios. Os correios são obrigados, pelo CDC, a te ressarcir o prejuízo, pois a responsabilidade da prestadora de serviços perante o consumidor não depende de prova de culpa. Ou seja, vc. não precisa provar que foi um funcionário do correio que violou e surrupiou o relógio. O correio tem a obrigação de te entregar o item corretamente e ponto final.
          Eu já recebi embalagem ABERTA contendo meu BD da Sleeping Beauty. Sem sequer terem relacrado. Ou seja a Receita abriu pra checar, não lacrou e os correios aceitaram. Pelo que vc. descreve, isso é procedimento comum, já que no seu caso, parece que a Receita abriu e também entregou aberto para os correios. Só que no seu caso, eles lacraram com a fita dos correios.
          O fato é: o correio não deveria aceitar embalagens abertas. Devia exigir que a Receita relacrasse com o lacre dela (Receita). Porque ao aceitarem embalagens abertas, eles aceitam o risco de serem acusados de subtrair algum conteúdo da caixa.
          Repito que é direito seu reclamar na Amazon. Mas eu só acho injusto e também prejudicial a todos nós. E além disso, seu cadastro vai ficar com essa eterna "suspeita" na Amazon, já que eles não tem como saber se vc. recebeu ou não o relógio. E isso pode prejudicar futuras reclamações suas.
          Deixo essas considerações pra vc. pensar.

        • Eu trabalho nos Correios, e, puxa, objeto internacional sem código de registro? Não me recordo de algo assim.

          Então deixo o conselho, nunca peça uma encomenda internacional que não tenha um código de registro. Ele é sua principal arma contra roubos e extravios.

    • KarineFerrer disse:

      Putz… correios sempre levando trabalho pra casa, amigo não sei como te ajudar… quando descobrir me conta também, eu nunca recebi nenhuma caixinha faltando algo, mas já 2 encomendas minhas nunca foram entregues :( Fora essas 4 que devem estar nas mãos da Receita… nunca comprei no AMAZON, sempre compro no ebay ;) Lá é seguro também!!

  24. Lojaovariedades disse:

    Quem reclamar ai na ouvidoria vai ter retorno, mas é taxação na certa! já fizeram isso e veio rápido e taxado!!!!

  25. Tom_Cody disse:

    Finalmente um post de utilidade publica realmente de utilidade pra nós.

  26. Emerson_RJ disse:

    Meu pai é aposentado fiscal da Receita Federal. Realmente a carga de trabalho dele era absurda. Eu ficava pensando que meu pai deveria ser o único servidor do Brasil que realmente trabalhava. Quando eu me tornei jovem, cheguei a ajudá-lo com a papelada que ele trazia pra casa (uma época em que as coisas eram feitas na máquina de escrever e com calculadora HP12-C). Sim, meu pai é bem idoso e se aposentou em meados da década de 90 após 40 anos de serviço. Eu sempre achei que ele era exceção, até conhecer outros auditores da receita e verificar que o pessoal realmente rala.

    Por outro lado, meu pai sempre reclamava de muita oligarquia dentro da receita e muitas panelinhas e uma burocracia desnecessária. Infelizmente, se a pessoa não se une a uma dessas panelinhas, não cresce. É por isso que meu pai, que batia em cerca de 300% sua meta todo mês, nunca chegou a conseguir cargo de chefia. Ou seja, foi auditor de campo a vida toda e se aposentou com um apartamento de 3 quartos e um chevette marajó na garagem.

    Tenho orgulho dele, mas sei que o mesmo é uma exceção à regra. O que eu quero dizer nisso tudo é que o serviço público no Brasil é muito ruim, principalmente porque falta um órgão sério que fiscalize os próprios servidores. A Receita Federal é tida como exceção, mas tem esses problemas que eu citei. Imagine então como são os outros órgãos.

    A empresa de correios do Brasil virou a pior estatal do país. O governo entregou esta empresa a um partido político que vem sugando todas as verbas da empresa. É uma pena que o Brasil não libere concorrência real em relação aos correios.

    Enfim, a gente deve reclamar sempre, pois a ouvidoria faz chegar a reclamação nas esferas superiores e, por mais que o servidor do Brasil se considere um rei, sempre pesará na consciência a lembrança de alguém esteja sofrendo pelo seu trabalho extremamente burocrático e que seu serviço poderia melhorar.

    Gostei do texto do Luke Skywalker que, pelo menos, nos mostrou o caminho das pedras.

  27. Otimo post !!!

    A questão é: será que vai adiantar alguma coisa.. :(
    Reclamei lá.. mas duvido que resolva-se algo.

  28. andrenazutto disse:

    Apenas tenham em mente q mais funcionários é igual a mais agilidade no serviço nas também, certamente, maior eficácia na taxação dos produtos encomendados.

    Hoje quem escapa, não iria sair ileso:(

  29. Rafael Poggi disse:

    Acabei de receber um feedback da Ouvidoria, que disse que precisa do código de rastreamento do pedido para poder se mexer, mas eu respondi avisando que a Amazon não fornece código de rastreamento. E agora?

    • ronaldotokuno disse:

      Esse negócio de código de rastreamento não é aceitável. Na hora de recolher o tributo, eles conseguem localizar rapidinho pelo CPF. Não localizar um objeto que entra no país dá margem para o roubo de encomendas por parte de funcionários do órgão.

  30. SEMI disse:

    Reclamar???? Eu???????? E ganhar de presente uma taxação????? Deixa quieto!

    Prefiro esperar, afinal já dizia Confúcio: "A paciência é uma virtude".

    Agora, eles bem que podiam definir os critérios para as taxas de importação.

    • VitorMarx disse:

      Pois é! Acho que é melhor ficar quieto tmb…

      Se todas as minhas encomendas fossem taxadas, eu não teria medade dos filmes que tenho hoje…

    • brunofm disse:

      Tudo bem vocês pensarem assim, mas é um pensamento individualista obviamente. O certo mesmo é todo produto importado ser tribudado, evitando assim que os nacionais tenham uma concorrência desleal o que prejudica a todos. Mas por outro lado os impostos são absurdos e não são bem empregados, o que corrobora com seu jeito de pensar. Em um mundo ideal o correto seriam impostos mais justos e todos pagando o imposto caso queiram algo de fora, com um serviço eficiente e rápido. Mas isso nem eu nem você vamos estar aqui pra ver. Resumindo, não me importa que pense assim, mas se um dia as coisas mudarem, mude também e se quiser ir além, mude primeiro.

      • eraj1972 disse:

        Muitos blurays importados, mesmo sendo taxados, ainda assim ficam mais baratos que os nacionais. Esses dias tive a sorte de receber a última compra internacional que fiz na Amazon.com (4 blu-rays) sem tributação, pela primeira vez depois de várias compras que fiz por lá. Ou seja, saiu ainda mais barato. Por que recorro à importação? Por causa da concorrência desleal do Brasil, que insiste em lançar blurays com preços nas alturas, e de qualidade duvidosa em alguns deles. Por isso não entendo o que você quis dizer com "todo produto deve ser importado" por causa da "concorrência desleal". O Brasil é que tem que mudar a postura, porque todo mundo quer mais qualidade por menor preço, e não menos qualidade por preços exorbitantes. Vou importar sempre que puder.

    • ronaldotokuno disse:

      Cara, quando você tiver esperando um pedido há mais de três meses, vai reclamar, sim.

  31. hipercelo disse:

    Isso acho muito estranho. porque a Amazon não LACRA seus envios? Todas minhas encomendas da AMAZON UK vem envoltas em papelão da Amazon, porém nunca lacradas.

    Isso me dá nos nervos. Ainda bem que o pessoal dos correios qua entrega em minha casa é honesto.

    • Simon_Elessar disse:

      As que eu recebi da Amazon UK sempre chegaram em papelão lacrados.

      • hipercelo disse:

        Mesmo quando você faze encomendas com mais de 2 BDs ou de boxes, como Band of Brothers? Pois é aí que acontece isto para mim…

        • Simon_Elessar disse:

          Pow.. agora vc me pegou. hehehe
          Já comprei o Band of Brothers faz tempo…foi o primeiro da amazon uk… Mas tenho uma vaga lembrança de ter vindo em papelão não lacrado mesmo. Pois assim que sai do correio já consegui ver a lata. Não me lembro de ter tirado lacre. Mas o box veio direitinho.
          Fora esse box só fiz compras de blurays únicos de lá. Esses sim, todos vieram lacrados.

  32. fabianonf disse:

    ótimo post Jotacê

    sempre que algo atrasar vou me lembrar de reclamar corretamente com a Receita

    parabéns

  33. Grimsborken disse:

    Não é a toa que falta servidor, cada auditor-fiscal tem um salário de 5 dígitos e só abre concurso de cinco em cinco anos, com poucas vagas e duzentas etapas até o cara ser nomeado (questões multipla escolha, questões dissertativas, curso em Brasília, avaliação, etc). Eu prestei o concurso ano passado, mas não cheguei nem perto da nota de corte.

    Mudando de assunto: Será que vale a pena reclamar que eles (não sei se é a Receita) abrem as caixas para ver o que tem dentro? Isso não é violação de correspondência?

  34. ArthurOtaku disse:

    Não há reclamações…lógico…Ninguém sabe onde reclamar, e ninguém faz questão de divulgar pq se divulgar vai virar sac de operadora de celular. Todo mundo q trabalha aqui sabe q o pessoal de cima não mete a mão na massa e quer q o pessoal de baixo se exploda

    Outra coisa, acho q o blog do jotacê está fazendo um deserviço, daqui a pouco vai tudo ser tributado aqui no Rio e vai ser por causa do blog

    É só pensar um pouco, não dói, a falta de tributações é pela falta de funcionários para faze-lo, o dia q tiver funcionarios tudo vai ser tributado e ninguém vai importar mais nada. Prefiro demora do q pagar imposto q é o mais abusivo do mundo

    E tem q reclamar com a amazon.com SIM SENHOR, em qqer outro lugar do mundo ou até mesmo em Amazon de outros paises não demora tanto qto na Amazon americana, portanto isso é culpa da Amazon americana

  35. dcolsson disse:

    Fiz a compra de um video game na ShopTo dia 6, – exatamente: SEXTA-FEIRA PASSADA – , pelo frete mais barato, e hoje ele já estava na minha caixa de correio! Foi a encomenda internacional mais rápida a chegar em todos esses mais de 10 anos de compras que faço pela internet.

    Enquanto isso, o box do Band Of Brothers em BD que comprei na Amazon UK no dia 04/07, até agora nada!

    Dá prá entender?

  36. viniciusmatos disse:

    Sinceramente Otaku, isto é uma das coisas mais equivocadas que eu já ouvi. Trocando em miúdos, você está dizendo que como não se pode mudar a coisa da noite para o dia, é melhor não mudar nada!
    Há uma série de problemas, a demora é um, a tributação é outro entre muitos mais, e todos sabemos que problema de coisa pública é vicioso, não muda como que por milagre mesmo.
    Outra coisa, é inútil se perguntar se vai adiantar ou não, só vamos saber tentando. Se fazendo força já é tão difícil…
    Finalmente, a Amazon é uma empresa estrangeira, ela faz a parte dela lá no país dela, depois que sai de lá o processo é responsabilidade prioritária do país de destino, e a Amazon não tem como se meter no funcionamento dos processos de transporte do país dos outros.
    Olha Otaku, a Amazon não deve ser tão diferente da Submarino, Americanas e qualquer outra empresa do tipo no seguinte aspecto: nem tudo funciona do modo ideal, uns pedidos demoram menos, outros mais… isso sim você reclama com a Amazon. Agora, não venha me dizer que um atraso, por exemplo, de duas semanas da Amazon é justificativa pra eles receberem reclamação de um outro atraso, de meses, que NÃO É CAUSADO POR ELES, e sim a partir do momento que a coisa chega no Brasil e passa pela receita.
    Você pode até receber outro produto em cima da Amazon, mas se a coisa continuar assim uma hora eles vão
    repassar esse prejuízo pro consumidor brasileiro ou até mesmo parar de enviar pra cá.
    Eu achei super importante uma coisa do texto, se a gente não levar a questão do atraso ao conhecimento da instituição pelo canal correto, de fato vai parecer que o problema não existe ou não incomoda.
    Toda empresa pública pelo que eu sei tem ouvidoria, mas a gente raramente recorre à elas por descrença ou pela famigerada passividade de brasileiro que nós temos. Eu quero crer que esta funciona tal como o Luke disse.
    No momento não tenho encomendas internacionais, mas tenho vários produtos em vista para quando meu cartão sair da UTI, então o link já está nos meus favoritos!
    Valeu pela dica Luke, vamos torcer para que seja pelo menos um começo. Melhor andar pra frente devagar do que não andar!

    • ROBER05 disse:

      absurdo! tudo atrasado!!! Falta de respeito com o consumidor. além de cobrarem impostos altíssimos dificultam as comprar vinda de fora. Seja onde for que foi comprado está pago e temos o direito de receber pelo produto em tempo certo

  37. eraj1972 disse:

    Alguns aqui disseram que não vão reclamar por medo de ser tributados. É o meu caso também. Prefiro esperar um tempo, a ficar reclamando e com isso ficar marcado pelo pessoal da receita, e por "vingança" ser tributado sempre (improvável, mas esse terror é o que vem à mente :-) ). Compreendo a baixa eficiência por causa da falta de funcionários, mas cabe às chefias informarem da necessidade de pessoal aos órgãos responsáveis, e não a reclamação dos consumidores que só estão a fim de receber sua encomenda o mais rapidamente possível.

    • viniciusmatos disse:

      Não concordo de jeito nenhum, se o pessoal reclamar em coro eles vão ter muita gente pra perseguir, e com o trabalho que já têm pra fazer acho que vai ser difícil.
      Se omitindo você deixa o risco para os outros na esperança de colher apenas os benefícios.

      • eraj1972 disse:

        Para isso teria que se convocar um grande número de pessoas para formalizar as reclamações e assim alcançar algum resultado. Já vi aqui que há pessoas que preferem o atraso da entrega, a ter que pagar tributação. Outros que não querem ser "marcados", outros que não querem se envolver, etc… Com o aumento do quadro de funcionários, maior a eficiência e consequentemente maior o número de tributação. Estamos diante de um caso polêmico.

  38. Simon_Elessar disse:

    Gostei da iniciativa do Luke de nos esclarecer como funcionam as coisas.
    Com certeza um canal formal de reclamação vai ser útil.

  39. renanrs disse:

    Muito bom, acho importante deixar um link fixo pra essa sugestão na primeira página pra todo mundo ver.

  40. [...] aquilo é tão pesado quanto o castelo do Harry Potter, e não será algo muito discreto para os colegas do Luke deixarem passar. Portanto compre já contando com a tributação. Se ela não acontecer, corra pra [...]

  41. CarlosValente disse:

    O que eu tô estranhando é sobre O Mágico de Oz também. Encomendas feitas antes e depois já chegaram e o Mágico nada! Hoje recebi uma encomenda com 3 discos (Quo Vadis, Sinfonia em Paris e Gigi) que fiz há 10 dias atrás. O Mágico eles mandaram email dia 30 de julho dizendo que havia sido despachado e que a previsão de entrega é até o dia 4 de setembro. Ok! Tô no prazo, mas acho estranho ter recebido essa em dez dias e Os Aventureiros do Bairro Proibido e Contatos Imediatos do 3o. Grau, que foram compradas questão de dias antes, também já terem chegado. E nada da caixa do Mágico. Espero que não ocorra o mesmo que aconteceu com Ali_Gena, de chegar com coisas faltando, como o relógio. Se alguém souber de alguma coisa, avise a gente, né? Como se deve proceder, caso algo aconteça assim! Realmente tô achando estranho, mesmo ainda estando no prazo para receber. Por que alguns itens chegam tão rápido e outros não? Isso tem a ver com a Amazon.com ou é coisa daqui mesmo?

    • Carlos Eduardo Valente disse:

      Bom, vou colocar aqui mesmo! Finalmente, depois dessa grande espera, minha caixa do Mágico de Oz chegou. Eles haviam dado prazo até o dia 4 de setembro. Portanto, chegou intacta dois dias antes do final do prazo! Que bom! Realmente uma bela edição!

  42. caiomatrix disse:

    Muito bom, é realmente assim que fazemos a coisa se mexer. Reclamações formais valem muito mais que pseudo-movimentos internéticos. =P

    E nada melhor que saber o lugar certo para isso!
    Parabéns pelo post de utilidade pública, JC.

  43. ronaldotokuno disse:

    Parece que nem esse canal dá certo. Já faz dias que mandei uma mensagem e nada!!!

    Enquanto isso, tenho encomenda que vai fazer 100 dias de espera!!!

  44. mathmss disse:

    Dia 10 desse mês completam 2 meses que fiz um pedido na Amazon americana.
    O que eu fico de cara é que, mesmo após o provável descaso da receita que está mantendo minha compra há dias, se eu reclamar ainda vou ter que dar grana para eles da taxa, chega a ser absurdo essa injustiça com o consumidor, depois de esperar tanto por algo que já deveria estar comigo, não me importaria de pagar tal taxa se o serviço fosse eficiente.
    Nós pagamos pela incompetência dos outros … PAGAMOS mesmo!

  45. mathmss disse:

    Apenas para reportar minha má experiência com a ouvidoria até então …
    Mandei uma mensagem para eles pedindo muita urgência sobre a chegada ou não de um produto no Brasil (querendo saber se já está aqui ou se terei de entrar em contato com a Amazon), até o dia de hoje NADA de resposta.
    Se trata de urgência porque, quanto mais tempo passa, mais diminui minhas chances da Amazon poder fazer algo por mim caso o produto realmente não tenha chegado aqui.
    Não quero fazer sujeira de entrar em contato com a loja, me enviarem outra remessa e chegar a original porque critico quem faz isso, já que é esse tipo de coisa que pode acabar com o envio para o Brasil.
    Mandei outra mensagem hoje e vou mandar uma por dia até me responderem, tô cansado de entrar em contato com a,b ou c e não me darem resposta.
    Uma outra pergunta importante para quem mandou reclamação: Minha compra é frete standard, sem número de rastreio, enviei na mensagem o meu endereço e alguns dados do invoice da Amazon, será que isso é suficiente para eles identificarem a mercadoria ?
    Agora nem mais tô me importando em pagar taxa, só quero o meu produto em casa!

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  51. [...] Sua encomenda está ATRASADA? Então reclame no lugar CERTO! [...]

  52. Achilles de Leo disse:

    Então são eles os culpados por eu ficar sem presente de aniversário…
    Reclamação registrada.

    (A única merda é a alta chance de taxação.)

  53. Felipe_Zero disse:

    Bom dia, comprei um óculos de sol na BleuDame, uma loja norte-americana, de produtos e acessórios, essa unidade, fica na Geórgia. Muito bem, a encomenda foi pedida em 25 de Julho de 2011, e postada na USPS da Geórgia, no mesmo dia!, modalidade First-Class Mail, com previsão de entrega entre 8 e 21 dias, ja fazem mais de um mês, e até agora nada, o pior, é a impossibilidade de um rastreamento preciso da minha encomenda, fico com medo de ter sido passado para trás, ja que essa alfândega é uma bagunça só…

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  57. bete rosa disse:

    comprei um tablet que os correios me derão 8dias para emtregar ja vai fazer um mes e nada eu ligo não me dão um dia certo para trazer eu sou uma cidadão brasileira e mereço respeito meu codigo ph001615969br Data Local Situação
    29/10/2011 14:41 CEE DUQUE DE CAXIAS – DUQUE DE CAXIAS/RJ Entrega não efetuada
    29/10/2011 09:09 CEE DUQUE DE CAXIAS – DUQUE DE CAXIAS/RJ Saiu para entrega
    28/10/2011 19:44 CEE DUQUE DE CAXIAS – DUQUE DE CAXIAS/RJ Entrega não efetuada
    28/10/2011 11:06 CEE DUQUE DE CAXIAS – DUQUE DE CAXIAS/RJ Saiu para entrega
    27/10/2011 17:17 CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ Encaminhado
    Encaminhado para CEE DUQUE DE CAXIAS – DUQUE DE CAXIAS/RJ
    26/10/2011 15:32 CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP Encaminhado
    Encaminhado para CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ
    25/10/2011 16:58 ACF TRES AVENIDAS – LIMEIRA /SP Postado
    25/10/2011 08:28 ACF TRES AVENIDAS – LIMEIRA /SP Encaminhado
    Em trânsito para CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP

  58. regina977 disse:

    Encomendei alguns DVDs. na Amazon dia 28 de janeiro e até hoje, 2 de Abril, NADA. Previsão para entrega dia 28 de fevereiro até 6 de março. O problema é que o Correio daqui pede o codigo de rastreamento da encomenda e a Amazon não fornece e nem tem aquele papo de "contact us". Enquanto isso, fico sujeita aos humores do Correio ou quando eles resolverem se dignar vir até minha porta entregar pelo que paguei. Já escreví para a Ouvidoria. Adianta/ quero só ver.

  59. wellcopes disse:

    Ah eu já fiz a minha reclamação. Esse mega atraso está estranho. Vamos ver se descobrimos algo novo.

  60. [...] processo de retenção, passando direto para o processamento comum pelos Correios.Leia também | Sua encomenda está ATRASADA? Então reclame no lugar CERTO!Han também disse que encomendas vindas da China passam pelo mesmo processo. E atenção: por conta [...]

  61. DSP_2 disse:

    Aff….. Abrir reclamação na Receita Federal…. piada…. Boa sorte pra quem acredita nisso…. A resposta do Povo Brasileiro esta na Muamba, se eu for encomendar algo pelos meios ilícitos chega MUITO, mas MUITO, mas MUITO mais rápido (e não paga nada de imposto). Mas somos Honestos vamos pagar os 6,38% de IOF, não esquecendo dos pequenos 60% de imposto, ai agente espera o pequeno pacote por uns 30 dias (já cheguei esperar 60 dias, por um cabo de 8 dolares) para um funcionário (muito bem pago por sinal), liberar a mercadoria quando ele bem entender (já que, diferente do setor Privado, ninguém é mandado embora por não realizar o trabalho).
    O que o governo quer é dificultar a importação, deixando a balança favorável, e falando "o Brasil incentiva a Exportação" (correção…. O Brasil dificulta a importação LICITA).
    Não estou dizendo que a receita federal não precisa de mais pessoas, mas gostaria se o problema fosse apenas esse.

  62. Jackie disse:

    Gente, a única coisa que resolve, é vc entrar no PROCON da sua cidade, pedir investigação e abrir processo.
    Lá, eles “apertam” os Correios e o que for.
    Estou fazendo isso com uma encomenda que fiz no EUA, há mais de mês e era pra ter chegado em 7 dias na época, pois paguei envio para isso. Os Correios enfiaram a encomenda no @@ e agora, com o PROCON em cima, vão ter que, além de me dar o produto, ressarcir por danos!
    Façam isso. Cada vez que a RF ou Correios “perder” vossas encomendas…indenização e compensação! Talvez assim eles aprendem a respeitar o consumidor.
    Fica a dica!

  63. Jxxxxxxxxx disse:

    o meu eu comprei dia 30 de março hoje ja faz 49 dias e nada ainda tudo nesse pais e um atraso da porra

    vou deixar meu codigo a baixo
    http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.Qu

  64. KarineFerrer disse:

    ótimo post… já fiz minha reclamação!!! minhas encomendas desde 17 de fevereiro de 2012 ainda não chegaram, já estamos em 25 de maio de 2012 :( e nada!!!

  65. dannthoth disse:

    Pessoal, vejam já o que aconteceu! Agora a página de rastreamento não informa mais quando a mercadoria chega na Unidade de Tratamento Internacional! Pode uma coisa dessas? Agora se uma mercadoria se perde, não tem como saber se aconteceu antes ou depois de chegar no Brasil! Eu proponho todos em conjunto lotarmos o email da ouvidoria reclamando disso! Aqui vai o endereço de uma encomenda minha que não registra o recebimento no Brasil, apenas registrando quando chegou a minha cidade: http://websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.In

  66. Olha, OUVIDORIA funciona mesmo em serviços públicos. Estudei em faculdade pública e se houvesse algum problema, todos funcionários públicos temiam que os alunos abrissem um protocolo na Ouvidoria! Dava muita merda, indo até para o Ministério the Educação, por um canal direto!

  67. Vamos compartilhar este POST no facebook galera!

  68. Alceu Bett disse:

    Ola pessoal..a verdade é que os links de reclamação da ouvidoria esta ofline, nada de conseguir reclamar dos correios…realmente…se correr…se ficar…Brazil…

  69. Thiago Travi disse:

    Os correios são péssimos prestadores de serviço eles só sabem fazer greve pera ganhar mais mais e mais porem para fazerem seu trabalho que são pagos deixam muita a desejar paguei 30 reais em um sedex do RJ e já fazem 3 dias e nada do meu produto chegar a encomenda pesa 120 gramas me cobraram 30 reais para chegar aqui em 2 dias que falta de respeito com a população.
    Att

  70. Michael Paiva disse:

    E eu, que paguei Sedex para chegar em dois dias, e já se fazem 15! e nada do produto…

  71. Michael Paiva disse:

    E eu, que paguei Sedex para chegar em dois dias, e já se fazem 15! e nada do produto…

  72. Michael Paiva disse:

    Eu vi cara, não foi mercado Livre, foi um site de vendas mesmo. Além disso, fiz pelo pagseguro, se não receber o produto em 25 dias, tenho meu dinheiro de volta! Mas de toda forma, eu queria emsmo é receber o produto…

  73. o hotel pennsylvania, nova york , estados unidos, simplesmente mudou as regras de recebimento de pacotes e ou encomendas, sem avisar os hospedes e a partir de hoje só aceita armazenar 4 volumes por hospede.
    é o que arbitrariamente esta afixado em um pequeno aviso.
    e uma vergonha para o tão aclamado tio sam…………….

    brasileiros que pretendem ir aos estados unidos cuidado!

    e eu que achei que estas coisas só aconteciam no brasil………

  74. Anônimo disse:

    Tá, pode até ser, mas e quando se trata de encomenda, objeto com resgistro nacional, o que fazer?

  75. Anônimo disse:

    Tá, até pode ser que isso resolva nesse cado de encomendas internacionais, mas e quando se trata de objeto registrado com de envio e destino nacional, o que fazer?

  76. Naara_Andrade disse:

    Olá JC, obrigada pelo excelente post, vai me ajudar bastante.
    Mas eu tenho uma dúvida e agradeço se puder responder: não ficou claro para mim se as reclamações só devem ser feitas quando a encomenda ainda se encontra em poder da Alfândega, ou se também posso reclamar no mesmo endereço, caso, a partir do momento que ela já tenha sido liberada pela Alfândega, os correios não cumpram com o prazo de entrega. Estou passando por uma situação assim, e já registrei reclamação no serviço de atendimento dos Correios.

  77. Nossa estou horrorizada!!!!!!! com o atendimento dos correios do rio de janeiro!eu fiz uma compra em SP!
    os correios de Sp enviaram para o cte benfica no dia 07/03/2013 e estes nem colocaram o andamento do processo, reclamei então com o estabelecimento que efetuei a compra e este reclamou com os correios , nesse momento eles colocaram no sistema que no dia 16/03/2013 o cte benfica tinha enviado para o cte laranjeiras até hoje não tem mais nada! resolvi ligar para reclamar, Aí que espanto!!!!!! mandam voce ligar para mils telefones e ninguém sabe nada ou então desligam sua ligação isso é uma verdadeira brincadeira com o consumidor, não tem a menor atenção estou até hoje dia 22/03/2013 querendo saber o destino da minha mercadoria….

  78. O PROBLEMA ESTA COM A ALFÂNDEGA QUE DEMORA NA TRIAGEM E ESTÃO TARIFANDO PRODUTOS COM VALOR ABAIXO DE $50. ATÉ DOCUMENTOS ELES TIVERAM A CAPACIDADE DE TARIFAR.

  79. O PROBLEMA ESTA COM A ALFÂNDEGA QUE DEMORA NA TRIAGEM E ESTÃO TARIFANDO PRODUTOS COM VALOR ABAIXO DE $50. ATÉ DOCUMENTOS ELES TIVERAM A CAPACIDADE DE TARIFAR.

  80. Lorena Cruz disse:

    É verdade agora eles taxam tudo tudo…não importa o valor comprei coisas a baixo de $50 comprei coisas de $30 e eles me taxaram , tive q pagar quase 80 reais pra retirar do correio e veio tudo amassada, isso é um desrespeito, uma vergonhaaaaaaa, é nessas horas que tenho vergonha desse país.
    O serviço dos Correis também é péssimo, infelizmente estamos rodeados de empresas privadas ou não privadas que prestam péssimos serviços. Ando chateada, indignidade com isso tudo. e o pior que me sinto de mãos atadas , pois ninguém faz nada, e fica por isso mesmo, ja bastam todos os impostos que pagamos pra tudo nesse país….

  81. Anônimo disse:

    Adorei a matéria. Gostaria de saber qual a lei que estabelece prazos de encomenda e os direitos do consumidor diante a tributação the Receita Federal nas importações.

  82. Enio Augusto disse:

    No ano passado eu havia comprado um livro importado e o livro foi enviado no dia 24 de outubro de 2012 e somente foi ser entregue no dia 16 de janeiro de 2013!!!! É realmente revoltante essa demora enorme na entrega das encomendas estrangeiras.

  83. Ricardo Augusto disse:

    pqp o meu chega na cte de duque de caxias e fica fica fica fica fica la e nada !!!! o correio filha da putaaaa!!!

  84. Ricardo Augusto disse:

    pqp o meu chega na cte de duque de caxias e fica fica fica fica fica la e nada !!!! o correio filha da putaaaa!!!

  85. Bruno Zrncevich disse:

    Os correios eram uma das poucas instituições que funcionava nesse país. Até isso o governo mandou pro saco… Esse país é uma VERGONHA!!!

  86. Ok, li os conselhos do tal "luke" e achei eles muito válidos e pertinentes. Contudo, eu pergunto: de que adianta fazermos a reclamação para um orgão que utiliza uma resposta, ao meu ver, pronta e não leva em consideração o seu e-mail?
    Fiz a reclamação como o "luke" sugeriu e deixei bem claro as especificações da minha encomenda ( track number, peso, quando foi pedido, cep de entrega, etc). Porém, a ouvidoria, que era pra resolver meu problema, respondeu meu e-mail dizendo que encomendas com peso inferior a 2Kg vão para o Paraná e que se for equipamento eletrônico pode ficar retido na alfândega para verificar a originalidade. Primeiro, o meu produto pesa mais de 2Kg (estava no e-mail que enviei). Segundo, não é eletrônico.
    Sinceramente, de que adianta fazer essa reclamação para a ouvidoria, se a mesma não é capaz de esclarecer sua reclamação?
    Serviço pífio!

  87. Olá Pessoal,
    Costumo comprar diversos produtos da China, alguns pelo preço, que, mesmo sendo taxado nos impostos de importação, valem a pena ser importados; outros pela dificuldade em se encontrar no mercado nacional.
    Em 2011 lembro de ter havido demora excessiva em produtos qual havia importado. Lembro que o rastreamento dos Correios indicava a chegada na Unid. de Trat Internacional dos Correios, no Paraná. Entrei em contato com os Correios, qual atribuiu a culpa a Alfândega (Receita Federal), qual não possui prazo para liberação.
    Na oportunidade, contatei a Receita Federa localizada dentro da Unid. de Trat. Internacional, qual me afirmou que o trabalho estava “em dia”; que realmente não há prazo para liberação; que a fiscalização é realizada por amostragem; que, quando o produto é “pescado”para investigação e/ou tarifação, o sistema de rastreamento demonstra esta informação, em média, em até 2 dias. Ou seja, passados dois dias, se o produto não constar como encaminhando para verificação por parte da Receita (não lembro o termo que apareço do rastreio), significa que já passou pela alfândega. Ademais, após passado pela alfândega , não é realizado rastreio interno da encomenda, somente quando SAIR PARA ENTREGA.
    Realizei mais de 30 compras fora do Brasil. Fui tarifado por duas vezes (as duas foram celulares). Outras duas vezes meus produtos foram “pescados” na amostragem para cálculo do imposto, mas foram liberados sem cobrança. Nestas quatro oportunidades, sempre que o rastreio indicava a chegada na Unid. de Trat. Internacional, no dia seguinte era encaminhando para alfândega.
    A meu ver, com exceção das greves dos servidores, não há como o produto ficar parado na alfândega, pois as encomendas passam por uma espécie de esteira. As que chamam a atenção dos fiscais, são retiradas para análise, momento em que ocorre a análise. Esta análise, conforme informado acima, fica registrada no rastreio dos Correios, de um a dois dias depois da chegada na Unid. de Trat. Internacional. Um exemplo são as épocas festivas, como natal, ano novo, dia das mães etc. O volume de encomendas cresce muito, impossibilitando a Receita de verificar produto a produto. Desta forma, a amostragem ocorre num percentual menor de encomendas.
    Moral da história: os Correios sempre irão atribuir a culpa da demora a RF, pois sabem que não há prazo de liberação e que nós (contribuintes) não temos como saber o verdadeiro status de entrega.
    Espero ter ajudado!
    Abraços!

  88. Anônimo disse:

    Só olha na net. Esse CTE Benfica é onde mais se extravia cargas no Brasil, ou seja, sua carga foi extraviada(roubada) nos correios.

  89. Gente, esse valor mínimo exigido para taxação vale somente em compras de pessoa física para pessoa física. Se você comprou de loja (pessoa jurídica), qualquer valor pode ser taxado. Os únicos materiais que não podem ser taxados (jamais) são livros, jornais e periódicos (todos impressos).
    Agora, cobrar imposto sobre documento é um absurdo mesmo. Difícil até entender como tiveram coragem para tanto.
    Sei que faz tempo desde a postagem, mas espero poder ajudar aos demais.

  90. No Brasil as coisas são vergonhosas como são porque o "povão" quer saber de futebol e carnaval. Pra isso vão pra rua, pra lutar por direitos é mais difícil. O cara aceita pagar 800 reais no ingresso do jogo do Flamengo e reclama de pagar 150 reais de imposto?

  91. Andreia Rauen disse:

    Obrigada por compartilhar! Já enviei minha reclamação para a Ouvidoria da Receita.

  92. Leonardo Alvim Mezadri disse:

    Boa tarde Lorena Cruz te ofereço minha amizade, se puder me adicionar, será bem vinda e bem recebida.Realizo aqui pelo Face um trabalho com frases para reflexão, visando bons debates e uma vida com mais qualidade. É uma das minhas ocupações, pois sou advogado e empresário tbm. Fico no seu aguardo, obrigado. Vi que temos amizades comuns de pessoas queridas Fique com Deus.

  93. Anônimo disse:

    recebi agora pouco a resposta da ouvidoria,mas infelizmente nao soluciona nada,fazem varias explicacoes tecnicas e burocraticas,sem dar nenhum parecer pelo menos do problema dos atrasos,dizem tb q parte dos atrasos é por conta dos correios,ou seja,o velho jogo de empurra empurra comum no brasil.reclamar na ouvidoria nao adianta,nos correios tb nao.fica muito dificil uma solução.

  94. Leonardo Alvim Mezadri disse:

    Feliz 2014!! Bom dia Lorena Cruz, te ofereço minha amizade, se puder me adicionar, será bem vinda e bem recebida.Realizo aqui pelo Face um trabalho com frases para reflexão, visando bons debates e uma vida com mais qualidade. É uma das minhas ocupações, pois sou advogado e empresário tbm. Fico no seu aguardo, obrigado. Vi que temos amizades comuns de pessoas queridas. Fique com Deus.

  95. Leonardo Alvim Mezadri disse:

    Feliz 2014!! Bom dia Lorena Cruz, te ofereço minha amizade, se puder me adicionar, será bem vinda e bem recebida.Realizo aqui pelo Face um trabalho com frases para reflexão, visando bons debates e uma vida com mais qualidade. É uma das minhas ocupações, pois sou advogado e empresário tbm. Fico no seu aguardo, obrigado. Vi que temos amizades comuns de pessoas queridas. Fique com Deus.

  96. Caio Augusto disse:

    a solução não acontecerá da noite para o dia, é importante todos registrarem suas insatisfações, pois só com o tempo esse processo melhorará. Continue fazendo sua parte. Somente unidos conseguiremos mudar isso.

  97. Vamos ver se dá certo mesmo :3

  98. EU ODEIO A RECEITA FEDERAL DO BRASIL É É UMA VERGONHA ESSE CARA FALAR ISSO, VERGONHA. EU ENTENDO QUE O NUMERO DE FUNCIONARIOS PODE SER PEQUENO NAS ALFANDEGAS, MAS OS PUCOS QUE TEM ADORAM CAGAR REGRA, NAO SABEM COMO TRABALHAR E A GENTE TEM QUE FICAR EXPLICANDO PROCEDIMENTO BASICO PRA FUNCIONARIO DA RECEITA EM GUARULHOS POR EXEMPLO

  99. Raema Moreira disse:

    Ai você deve reclamar dos correios e não da receita.

  100. lema de fiscal (ouvi da boca de um) é melhor uma boa apreensão do que uma boa multa. aqui em guarulhos alguma coisa ao menos ta mudando, parece que a chefia lá é aberta ao dialogo com quem trabalha la, ao menos isso. depois de anos alguns procedimentos foram alterados pra melhor, a lei passou a ser cumprida como deve e nao interpretada a bel prazer do cara que ta na tua frente. qto aos correios, acho o serviço deles bom pra caramba, tbm nao é culpa deles que sua encomenda internacional ta trasada por procvesso de alfandega

  101. Elizete Wuaden disse:

    Estou com uma mercadoria atrasada a 90 dias, o de entrega era de 40 a 50 dias.
    Pelo rastreamento esta encaminhado para o Brasil em 23/10/13, mas até hoje não apareceu.

  102. Nossa gente! Realmente me desesperei agora, tenho uma encomenda que está vindo via Fedex, e me garantiram que chegaria até o dia 6 de janeiro! Pelo código de rastreio, consigo ver que ele já se encontra no Brasil, mas estou preocupadíssima com o prazo, até pq éh meu vestido de formatura!! Alguém mais sabe onde posso reclamar?

  103. crissens disse:

    Na ouvidoria poderiamos também exigir uma importação simplificada, com impostos menos abusivos.

  104. Laís pode ficar tranquila que seu vestido chega a tempo numa boa haha, Fedex é totalmente diferente de qualquer outra empresa de entregas, eles tem respeito pelo cliente (:
    Pode se preparar pra taxa de importação viu?! porque geralmente é BEEEM alta.
    Capaz da Fedex ligar na sua casa e perguntar o melhor horário pra entregar sua encomenda.
    Se quiser dar uma olhadinha em um rastreio meu – https://www.fedex.com/fedextrack/?tracknumbers=562404372808&cntry_code=us

  105. Andreia obteve resposta da receita??

  106. EnTão sr. luke, estou com uma encomenda desde o dia 19/10/2013 que foi encaminhada dos estados unidos, é claro e mais que óbvio que ficar de mimimi nas redes sociais não vai adiantar em nada, então mandei email pra ouvidoria da RF, e sim, eles me responderam, mas a resposta não foi convincente. Pra começar me mandaram a porcaria de um email automatico explicando o que é um petit paquet, dois emails que eu envio e eles fazem a mesma coisa. não vou desistir, mas as vezes enche o saco você ter de reclamar por um serviço que deveria ser prestado corretamente :@

  107. Gabriel Fonseca, Essa taxa BEEEM alta, qual foi sua compra e qual foi o valor da taxa ?

  108. Todas as compras internacionais são taxadas em 60%, sobre valor do produto E DO FRETE (o que é um absurdo).

  109. Bruna Cinti disse:

    Para casos de cobrança indevida, é possível entrar com um recurso de revisão. É demorado? Sim. Mas se as pessoas não começarem a se coçar ao invés de se conformarem e só reclamarem, as coisas NUNCA irão mudar. O problema realmente é esse. As pessoas adoram reclamar nas redes sociais mas ninguém vai atrás da fonte dos problemas. Não é da noite do dia que vai mudar. As respostas da RFB não costuma ser satisfatória, mas se cada vez nos mobilizarmos e cobrarmos nossos direitos, aí sim as coisas começarão a mudar…

  110. Fernando Svo disse:

    A solução é simples: se não tem condições de fiscalizar liberem a mercadoris sem taxar. Servidores da Receita reclamando de falta de pessoal mas retem a encomenda em prejuíso do contribuinte? Se não lhes dão condições de trabalho ponham o prejuízo na conta da RFB, assim a solução virá depressa. Bando de PUXA SACO ficam acumulando as encomendas por meses!

  111. Gabriel Fonseca !! Muitissimo obrigada pela sua informação! Me ajudou bastante :) Mas acabei de descobrir que o envio não foi via Fedex, agora sim to desesperada! A empresa q me enviou disse que chegaria em 10 dias! por isso achei q era Fedex, que é como eles normalmente trabalham! Descobri que está vindo através de uma transportadora USP.com! Vou entrar em contato com a empresa! Brigada

  112. Andreia Rauen disse:

    Sim, eles responderam, mas a resposta não foi para o meu caso, a resposta foi genérica informando os prazos da Receita para cada tipo de encomenda e acrescentaram: "problemas relativos à localização ou falta de movimentação da encomenda em prazos superiores aos mencionados acima, deverão ser tratados junto aos CORREIOS"

  113. Andreia Rauen pra então…
    Não adiantou de nada, ja esperava isso
    Abs

  114. Laís Oliveira A USP também é muito boa e geralmente taxa e chega bem rápido também como a Fedex.

  115. Tarifaram uma compra minha no valor de $ 9,43 em R$ 55,45, um absurdo!

  116. Daniele Souza disse:

    O QUE EU FAÇO SE A TAXA DA MERCADORIA FOR MUITO ALTA?

  117. Victor Mustaine disse:

    sumiu 3 encomendar minhas de games antigos vindo 2 dos eua e 1 da alemanha … acredito que um luke da vida, funcionario e colecionador da receita, passou a mao … e como elas nao tinham rastreio eu fiquei a ver navios …. Brasiilll sil sil sil , e sem contar que as que tem rastreio e sao abaixo de 50 dolares, os lukes estao tachando os 60% de tributo

  118. Se eles fizerem issó podem ser demitidos (sim demitidos e se bobiar e "em prol do bem público") afinal estarão causando prejuízo aos cofres públicos, e ai vc colocaria o seu na reta desse jeito??

  119. André Albertim disse:

    Achei muito interessante o artigo. Embora nunca tenha comprado nada da amazon, ou qualquer produto vindo dos E.U.A, exercendo meu dever de cidadão, após ler grande parte dos comentários, resolvi LIGAR para a ouvidoria supracitada. O call center não tem respostas para a pergunta que não quer calar: porque os produtos ficam tanto tempo retidos na alfândega? e a outra como resultado da desta: porque quando mandamos emails para a ouvidoria da receita recebemos respostas genéricas que não possuem qualquer relação com o que foi perguntado?
    Registrei a reclamação com essas perguntas e irei acompanhar a resposta para elas no portal da ouvidoria.
    Ressaltei a operadora que fizesse a gentileza de avisar ao pessoal do portal para não me darem respostas genéricas ;)

  120. Luiz Fernando Magalhães disse:

    Mais de 1 mês esperando chegar 3 caixas pra mim as mesmas sequer deram entrada no Brasil, mas tenho certeza que estão lá paradas até alguém resolver pegar e registrar sua chegada…. é fogo essa demora,enche o saco demais.

  121. Rodrigo Lopes disse:

    comprei um projetor Pank é bom demais nunca chega!

  122. Aguia de Roma disse:

    Piada esta informação do Luke, a ouvidoria vai lhe enviar uma resposta evasiva, e o Status é "encaminhado para a fiscalização" nunca vai receber a mercadoria, fica por lá por meses = em 6 meses os correios retiram do sistema o numero do rastreamento, ai não se recebe mais, sem controle algum é surupiado por alguem e nem o remetente recebe de volta o produto..

  123. Pessoal acha que os servidores podem fazer o que bem entendem, não sabe que tudo é normatizado. Criticar é fácil, fazer alguma coisa para mudar a situação são outros quinhentos. Foi uma ótima sugestão a formalização da reclamação na ouvidoria. Parabéns ao servidor.

  124. Diego Dário disse:

    Isso só mostra que de nada adianta reclamar…a resposta deles já está na ponta da lingua, pré-programada. fiz 3 compras na Amazon em Dezembro, 2 na USA e uma na do Japão. a do Japão chegou em 2 semanas e as 2 dos USA nada até agora. como eu só comprei livros não vejo o porquê da receita enrolar pra liberar meus pacotes. como sempre, no Brasil tudo é feito da forma mais dificil e cara para o consumidor.

  125. Aí vc encontra um canal para fazer a reclamação. Só que não basta ter burocracia in loco, tem que enviar uma carta. ENVIAR UMA CARTA EM 2014!!!!!!!

  126. Reclamei, como vc diz no artigo. Me mandaram um texto que parece texto pronto que mandam de praxe para todas as reclamações. Rodearam, rodearam, rodearam e nada de me dar uma resposta plausivel à minha reclamação mesma resposta da Andrea Rauen. A realidade é q esse país é uma merda msm e ponto final !

  127. Reclamei, como vc diz no artigo. Me mandaram um texto que parece texto pronto que mandam de praxe para todas as reclamações. Rodearam, rodearam, rodearam e nada de me dar uma resposta plausivel à minha reclamação mesma resposta da Andrea Rauen. A realidade é q esse país é uma merda msm e ponto final !

    Segue o texto de praxe:

    Sr(a) Douglas

    Todas as pequenas encomendas postais internacionais, assim consideradas aquelas até 2 (dois) kg, conhecidas por petit paquet ("pequenas encomendas"), recebem o tratamento aduaneiro em Curitiba/PR, quando de sua entrada no país.

    Tais encomendas são as de custo mais baixo, possuem prazo maior de entrega e são as mais utilizadas pelos comerciantes, especialmente em vendas pela internet, em razão de seu menor custo. As mesmas encomendas poderiam ser remetidas, por exemplo, na modalidade E.M.S. (Express Mail Service), mais cara e mais rápida, cujo tratamento aduaneiro ocorre em São Paulo/SP.

    As encomendas do tipo Petit Paquet podem ser registradas ou não. Quando registradas, o destinatário pode acompanhar o estágio atual de tratamento da encomenda por meio dos correspondentes sites de internet tanto do Correio de origem como do brasileiro. Por outro lado, o petit paquet não registrado não pode ser rastreado, recebendo o tratamento de uma carta comum. É importante destacar que existem encomendas que, apesar de tratadas como sendo registradas pelo correio de origem, são recebidas no Brasil como encomendas não registradas, de modo que não poderão ser rastreadas após sua chegada ao país. É o caso, por exemplo, das encomendas com código de rastreamento iniciado por LC, LJ e LN, todas de procedência dos EUA, que são tratadas sem rastreamento brasileiro, apesar do rastreamento americano.

    Hoje são verificadas mais de 1.500.000 (um milhão e quinhentas mil) pequenas encomendas por mês no recinto aduaneiro postal do Paraná, seja com uso de aparelhos de raios-x, seja com abertura física de volumes. O tratamento aduaneiro, em regra, das encomendas não selecionadas para tributação, é feito em período não superior a 30 (trinta) dias após sua apresentação à Receita Federal pelos Correios. Por outro lado, as encomendas selecionadas para tributação possuem um prazo médio de tratamento mais longo, que pode chegar a 60 (sessenta) dias contados da seleção, haja vista a necessidade de emissão da Nota de Tributação Simplificada (NTS). Exceções a este prazo estão relacionadas a eventuais tratamentos adicionais, por exemplo, quando a encomenda necessita ser examinada por outros órgãos, como ANVISA, VIGIAGRO, Ministério do Exército, ou encomenda que pelo seu valor (acima de US$ 500,00) não possa ser tributada de forma simplificada, conjunto de situações que representa uma minoria. E também diante do expressivo incremento na importação de produtos falsificados por meio dos Correios, a RFB vem implementando medidas no sentido de defender o direito autoral e impedir a entrada de produtos potencialmente nocivos ao consumidor.

    Quando a fiscalização da Receita Federal do Brasil detecta encomenda postal contendo produto com suspeita de falsidade, o detentor da marca é chamado a se manifestar no prazo de 10 dias úteis, período em que poderá periciar os produtos suspeitos e, se for o caso, providenciar a elaboração de laudo de autenticidade, de cujo conteúdo é dado conhecimento ao destinatário por meio de telegrama, já que o desrespeito a marca compreende crime contra a propriedade intelectual. Por outro lado, caso passe o prazo sem resposta do detentor da marca, as encomendas eventualmente retidas por suspeita de marca falsificada seguirão o fluxo normal de tratamento das encomendas postais, com emissão de Nota de Tributação Simplificada (NTS) para recolhimento dos tributos devidos e liberação para entrega.

    De todo modo, o prazo médio de permanência no Recinto Alfandegado De Remessas Postais Internacionais de Curitiba das encomendas tipo Petit Paquet contendo produtos com suspeita de marca falsificada (e que não venham a ser apreendidas) é de aproximadamente de 30 dias, contando recebimento, disponibilidade, comunicação ao detentor da marca e prazo legais.

    Vale destacar que o Decreto nº 1789/96 que disciplina o intercâmbio de remessas postais internacionais e seu controle aduaneiro informa em seu artigo 25, inciso XIII, que cabe à Administração Postal [leia-se Correios] o "atendimento de reclamações e de pedidos de informações formulados pelo remetente ou destinatário salvo se disserem respeito a lançamento de tributo".

    Assim, problemas relativos à localização ou falta de movimentação da encomenda em prazos superiores aos mencionados acima, deverão ser tratados junto aos CORREIOS no Paraná no e-mail http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/default.cfm

    Se a encomenda já estiver tributada e a questão relacionar-se ao valor tributado, ou mesmo informação genérica sobre tributo, o assunto deverá ser tratado junto à RECEITA FEDERAL no Paraná no telefone: 41 3332-4108 ou pelo e-mail petit.paquet@receita.fazenda.gov.br. Para futuros contatos, Tenha sempre em mãos os números da NTS e/ou do controle postal (rastreamento).

    Quando necessário, não hesite em dispor desta Ouvidoria para tratar de outros assuntos relacionados ao Ministério da Fazenda. Estamos aqui para garantir o direito de manifestação da sociedade sobre os serviços que lhe prestamos.

    Atenciosamente,
    Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda

  128. 102 dias esperando 2 encomendas e ainda estão com o status de "indo para a unidade de tratamento internacional" … ÊÊÊÊ Brasil!!!

  129. Detesto futebol, mas talvez o pessoal pague 800 reais num jogo, por que sinta prazer, já não conheço ninguém que pague 150 reais de impostos com prazer, já que não vemos retorno algum desses mesmos impostos pagos…

  130. Brenda Junior disse:

    BRASIL PAIS DE MERDA MESMO VIU POR ISSO Q NAO VAI P FRENTE ESSA PORRA . esses cu da federal ai so atrasam .. esse e o pais lixo q vivemos cada dia q passa vergonha de ser brasileiro

  131. Prefiro não reclamar não confio nesse povo, vai que me marcam e fica pior. Um pergunta que não quer calar fora o prazo terrivel de entrega é: PORQUE QUE SEMPRE QUE SOMOS MULTADOS É A MULTA "MAXIMA DE 60%" NUNCA NIGUEM É MULTADO MENOS DE 60% E AINDA A MULTA RESIDE TAMBÉM EM CIMA DO VALOR DE ENVIO ????????? E outra pq que tem certos agentes da rf que passou na mão deles vc já era é multa, sem contar quando riscam o valor abaixo de 50 dolares colocam valor acima e multam. Esse país não tem jeito a corrupção vem de cima e atinge a maioria que além de disso revoltados fazem tudo para ferrar os outros. Duvido que se um amigo não vou falar nem parente pedir algo eles não dão o famoso jeitinho brasileiro do DIABO DO INFERNO !!!!!!!!!!

  132. Su Valentini disse:

    Muito bonita a carta que LUKE escreveu, mas só bonita,pois estou com problema com uma carga, da minha irmã que morou 7 anos fora do país, são coisas de uso pessoal e usadas e a RFB não quer liberar de jeito nenhum sendo que na nota da Lufthansa já vinha a sigla" sem valor comercial". Entrei em contato com a ouvidoria e ele me mandaram falar em Guarulhos onde é lá que está o problema. Ridículo!!!!!!!!

  133. Marcelo Brito disse:

    Deixa de ser mongolóide! Aí passa um tijolo de cocaína embaixo do nariz do fiscal e alguém descobre, ele vai dizer oq depois? É o trabalho do cara. TEM que ser feito. Depois fica reclamando que serviço publico não funciona, quando funciona diz pra ele não fazer ¬¬ É cada uma viu…..

  134. Fernando Svo disse:

    Meu caro Marcelo Brito, não sou mongolóide e, se fosse, não vejo problema algum nisso, tenho muito respeito e admiração pelos portadores da Sindrome de Down, são pessoas amáveis, inteligentes e plenamente capazes de desenvolver qualquer atividade até melhor que qualquer outro que se ache melhor que eles.Bom exemplo é de alguém que não saiba diferenciar as atribuições da Policia Federal e da Receita Federal.

  135. Anônimo disse:

    Ja enviei reclamacao a ouvidoria da RFB e nunca obtive retorno. A RFB, por sinal, eh um dos piores orgaos brasileiros em materia de funcionalidade. fechem seus Twitter's e Facebook's e vao trabalhar.

  136. Leonardo Alvim Mezadri disse:

    Boa tarde Lorena Cruz, sou advogado e empresário no RJ, faço um trabalho legal com frases para reflexão visando bons debates e uma vida com mais qualidade. Vi que temos amizades comuns de pessoas queridas. Se puder me adicionar, será bem vinda e bem recebida. Fique com Deus.

  137. TEM UM FUNCIONARIO QUE SE DIZ SER DA RECEITA E MANDA A GENTE PROCURAR A OUVIDORIA….POIS BÉM EU PROCUREI…..FUI TAXADO E ATÉ HOJE NÃO RECEBI O MEU PACOTE……MANEIRO NÉ….A GENTE PAGA….SE RECLAMA É TAXADO E NESSE CASO EU ENTENDO COMO RETALHAÇÃO PORQUE EU COMPRO DESDE 2006 E NUNCA FUI TAXADO E NÃO RECEBE O PACOTE….ISSO É BRASIL…..NAS ELEIÇÕES ELES VEM PEDINDO O NOSSO VOTO….AGORA EU PERGUNTO ………..CADE O MEU PACOTEEEE! ! ! ! !??????

  138. Gente nao adianta reclamar,Pois o problema e na alfandega…Ligei la e me passarM alguns numeros da Inspetoria alfandegaria

  139. Você tem os telefones de contato para me informar? Estou com encomendas paradas também gostaria de tentar o contato.

  140. Daniel Bom disse:

    E ridículo ter que reclamar primeiro para depois pensarem em fazer uma reestruturação ou qualquer tipo de mudança. Vamos lá todos reclamando nas entranhas e obscuras frestas da ouvidoria da receita. Esse pais e ridículo e o texto acima completamente infeliz!

  141. Anônimo disse:

    Cercam as formiguinhas enquanto os elefantes passam todos a vontade!

  142. Anônimo disse:

    Normalmente quem paga seus impostos direitinho é que se ferra, esperar tanto tempo assim, infelizmente a qualidade dos serviços é péssima.

  143. Muito legal da parte do senhor Luke nos informar sobre o canal certo para reclamar… Mas infelizmente as reclamações aparentemente são apenas engavetadas, visto que QUALQUER reclamação recebe uma resposta genérica que não resolve (e nem tenta resolver) o problema do cidadão.
    Assim como muita gente aqui, fiz uma encomenda em março, de menos de 30 dólares, pelo Ebay, e a mesma encontra-se parada em Curitiba há 65 dias. É foda, viu…

  144. Fiz uma compra em abril em duas parcelas no cartão, ja paguei as parcelas e ate hoje não chegou, como fica o cliente nessa situação ? esperar ? esperar ? só isso que pode ser feito, não tem outra alternativa, uma vez que voce faz a compra você quer seu produto, e os nossos direitos ?

  145. A chave de todo o blá blá blá é este: RECLAMAR OFICIALMENTE!! liguem pra eles várias vezes com vários atendentes. Mandem e-mail de reclamação. Lembrem-se da história do JUIZ INJUSTO.

  146. Até ai OK, temos os prazos maximos estipulados, e quando esses prazos estrapolam …. quem responde por eles?

  147. Marcelo Brito Precisa ter mais fiscais, assim as cargas passam mais rápido e com menos dor de cabeça

  148. Marcy Marcy disse:

    Que vergonha.vamos trabalhar ai pessoal,preciso receber minhas compras.

  149. Marcia Moraes disse:

    eu comprei uma bolsa de 20x20x20 em nylon e além de demorar fui taxada. Depois comprei tênis para minha bebê e ainda não recebi. Me pergunto sempre como os chineses conseguem abarrotar com milhares de produtos as centenas de dezenas de lojas no Brasil? Produtos estes com valores altos, principalmente eletrônicos!

  150. Angela Araujo disse:

    Tem dois meses que eu comprei um produto ater hoje não chegou eles acham que e brincadeira deixar agente esperando por tanto tempo libera logo .

  151. Angela Araujo disse:

    O meu produto já esta pago por favor liberem não e fiado não ta pago .

  152. Rafael Ritter disse:

    E adianta reclamar com a Receita? Vocês acham? Aqui um pedacinho da resposta quilométrica e pré-cozida que recebi em resposta à minha reclamação postada no sistema de auditoria deles. É o velho jogo do empurra empurra. A culpa não é de ninguém.

    "O Decreto nº 1789/96 que disciplina o intercâmbio de remessas postais internacionais e seu controle aduaneiro informa em seu artigo 25, inciso XIII, que cabe à Administração Postal [leia-se Correios] o "atendimento de reclamações e de pedidos de informações formulados pelo remetente ou destinatário salvo se disserem respeito a lançamento de tributo".

    Assim, problemas relativos à localização ou falta de movimentação da encomenda em prazos superiores aos mencionados acima, deverão ser tratados junto aos Correios no link: http://www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios/"

  153. Rafael Silva disse:

    pelos comentaria da galera ai de baixo da ja pra saber q essa ouvidoria não resolve 100% o nosso problema, ja vi que os meus prinquedos que eu comprei na amazon(3 jogos e um controle) NUNCA VÃO CHEGAR NA MINHA MÃO :/ PQP Q PAIS DE MERDA AGENTE VIVI EM

  154. Diogo Maia disse:

    ah num fala merda ….

  155. Diogo Maia disse:

    ah num fala merda ….

  156. Pessoal o absurdo que está acontecendo é demais, mercadorias demorando quase meio ano pra ser entregue…Pq não taxa tudo e manda entregar, tem objetos suspeitos no raio x, separa e abra, o que não pode é está vergonha de demora 3 4 5 meses…E não adianta reclamar pra ninguém, como é um órgão público e uma estatal não da em nada, ja recebi 2 encomenda através de pequenas causa.

  157. Receba notificações via email/twitter a cada nova movimentação da encomenda – GRÁTIS
    http://www.minhasencomendas.com.br/

  158. Daniela Araldi disse:

    Acabei de realizar uma reclamação civilizada e pretendo enviar a mesma reclamação por pelo menos 3 vezes por semana. Encomendei uma parada há 3 meses e até agora nada.

  159. Paula Diniz disse:

    e eu que mandei pertences pessoais depois de morar fora um ano, voltei antes da mercadoria que esta parada faz 1 mes e nem entrar como taxa entra, porque sao meus e eu enviei para meu endereço aqui no Brasil! Triste, estou sem varias de minhas roupas e livros

  160. O dinheiro ta entrando no bolso deles e o resto que se dane

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