Guia rápido de “Upscaling”

O que é ?

Matematicamente, o upscaling equipara a contagem de pixels de um DVD ou imagem que não esteja em alta definição para os números de uma HDTV, que é tipicamente 1280×720 (720p, HD) ou 1920×1080 (1080p, Full HD). A letra “p” significa que a imagem está sendo criada de forma progressiva, carregando simultaneamente linhas verticais e horizontais, obtendo um melhor resultado. Já a letra “i” mostra que as linhas estão sendo exibidas de forma interpoladas, ou seja, alternadamente.
Um DVD player comum tem a resolução de 720×480 (480i). Um DVD com progressive scan consegue extrair da imagem uma qualidade melhor (480p), sem realizar upscaling.

O processo de melhoria da imagem, precisa de três componentes básicos:

  • Decodificador MPEG
  • Desintrelaçador
  • Escalonador de vídeo

(Fica mais chique falar em Inglês “MPEG Decoder, deinterlacing component and video scaler“).

Com esses três componentes, que podem ser montados em um único chip (SOC – System on a Chip), encontrados nos players mais baratos. O chip recebe a imagem do conjunto ótico e refaz a imagem de saída pro display adicionando pixel por pixel na imagem até que ela tenha 1920×1080, por exemplo.

Vantagens:

Muitas vantagens, mas com um único porém: preço.

Para nós colecionadores, que temos muitos discos de DVD em casa, queridos e raros, o upscaling pode dar uma vida nova, e excitante a sua coleção de DVDs.

Há alguns anos, antes mesmo de se firmar o Blu-ray, eu decidi investir em um player com upscaling para meu Home Theater. E escolhi um dos melhores que existem, o Denon 3930ci. Ele é uma máquina robusta, de quase 15 quilos. É impressionante o que um DVD Player desse porte pode fazer com um disco de DVD comum! Só vendo pra acreditar. Como eu disse, o porém é o preço de uma máquina destas, mas na minha cabeça valeu cada centavo já que ele também toca CD, DVD Audio e Super Audio CD com honras de players dedicados a cada uma das mídias. Enfim, um player universal e de primeira linha.

Quando chegou meu PS3 anos depois, pude comparar imagens de DVD comum, com Blu-ray, tocando pelo Denon. Em vários filmes, você não sabe dizer qual imagem é de que mídia em algumas cenas, como minha edição Artisan em DVD do Exterminador do Futuro 2, contra a versão normal em Blu-ray, em 70% do filme, a imagem do meu DVD se saiu perceptivelmente melhor.

Agora, verdade seja dita, a imagem de um Blu-ray é nativamente de alta definição e de pouquíssima compressão, e não há como negar a superioridade da mídia com esses números, mas meu ponto é que com uma máquina poderosa, seus DVDs tomam outra vida.

Obviamente, pra tudo isso dar certo você precisa estar usando um cabo HDMI de ótima qualidade, e uma TV HD (LCD no meu caso).

Já pude ver imagens de DVD players inferiores (de várias marcas) e alguns nem se nota diferença no upscaling, então antes de sair comprando qualquer aparelho com essa função, pense que se sua coleção de DVD vale o investimento, se procura a melhor imagem possível que um disco de DVD pode ter, invista num player que tenha um chip de upscaling bom, mas consequentemente caro, e que trará vida nova aos seus discos. A imagem que vemos após o upscaling, depende da mídia, como foi gravada. Um DVD muito bem gravado e autorado fica ESPETACULAR com um upscaling bom, e um DVD ruim, fica bem melhor com um upscaling bom.

Desvantagens:

Não há desvantagem nenhuma em se ter uma melhor qualidade de imagem dos seus DVDs usando um player com upscaling. Mas como eu disse acima, existem players que tem essa função, mas nem se nota diferença na imagem. Infelizmente pra ser ter um ganho real e perceptível, apenas modelos mais caros e refinados farão o serviço de te impressionar.

Upscaling por software, como no caso da maioria dos computadores é terrível, e o resultado fica às vezes até pior que o original. Upscaling de verdade é feito com chips dedicados.

A balança é que um Blu-ray player de 600 reais tem a mesma imagem de um DVD Player com o melhor upscaling que existe, só que custa 5, 7 mil reais ou mais. O aparelho precisa de muito “motor” pra ser equiparado a uma imagem 1080p, então fica ao consumidor decidir o investimento, no meu caso valeu, baseado na minha coleção de DVD, que foi completamente renovada com a melhoria perceptível de imagem e som.

Existem já no mercado Blu-ray players universais, que fazem o papel máximo, de tocar Blu-ray, ter o melhor upscaling de DVD possível, e ainda tocar CD, SACD e DVD Audio, como o Denon DBP-4010UDCI, pela bagatela de 2 mil dólares.

Marcas:

Existem centenas de marcas de aparelhos, que trabalham com poucas marcas de chips de upscaling, sendo as melhores a Anchor Bay, Sigma Designs, Genesis Microchip, Faroudja “DCDi”, e a Realta “HQV” da Silicon Optix, essa última existente no Denon que citei acima. Pra se ter uma idéia, esse chip Realta custou 20 milhões de dólares para ser desenvolvido. Comprar um player que tenha um desses “selos” é certeza de qualidade.

As melhores marcas que possuem upscaling com chips citados acima são a Denon, Marantz e Oppo.

A Faroudja é a mais conhecida das marcas de upscaling e melhoramentos de vídeo que existe. O sistema “DCDi” (Directional Correlation Deinterlacing) é um método de realce digital desenvolvido pela Faroudja em 1996.

A tecnologia DCDi é usado principalmente para melhorar a qualidade da imagem de imagens de baixa resolução. O algoritmo começa por desentrelaçamento das imagens, usando uma série de técnicas, incluindo “Bad Edit Detection“, que detecta fontes em 24 FPS de filme em streams de vídeo de 30 FPS, convertendo o fluxo de volta a 24 FPS. O algoritmo DCDi também emprega a detecção de bordas, para encontrar as bordas em movimento em uma cena e ajusta o ângulo de interpolação em cada pixel para que a interpolação sempre siga a borda em vez de atravessá-la. Isso elimina “staircasing” e / ou artefatos de borda recortada / serrilhada.
Estas técnicas ganharam um Emmy Award da National Academy of Television Arts and Sciences, em 2001.

Conclusão:

Penso no investimento de um bom player com upscaling, pra pessoas que tem coleção de DVD, que não pensam em trocar os DVDs por Blu-rays, e que tenham um Home Theater ou uma excelente TV. Não vejo vantagem em ter upscaling pra quem ou está trocando a coleção de DVD por Blu-ray, ou não coleciona DVDs, apenas aluga, enfim…vai de cada um.

Se você também não possui uma TV HD, não verá diferença alguma.

Na minha cabeça, valeu cada centavo, o resultado que eu tenho é de encher os olhos, e sei que vou tirar o máximo da minha coleção de DVD, que além de terem vida nova, tive certeza que não preciso recomprar os títulos em Blu-ray, pelo simples fato de terem uma imagem melhor. Recomendo a todos que querem fazer esse investimento, que testem os modelos na loja, levem um disco de DVD que lhe é familiar, e faça o teste na loja, com e sem upscaling, você vai saber o quanto vai valer o investimento.

Mas não se engane: upscaling a ponto de se confundir um DVD com Blu-ray ou HD-DVD só nos modelos mais caros e com chips dedicados.

Categorias: Hardware

Tags:

Sobre o autor

Julian Conde tem aproximadamente 300 DVDs (com algumas raridades como Silence of The Lambs e Robocop da Criterion Collection) sendo 90% importados Região 1, pois nunca aceitou comprar os DVDs sem recursos como o som DTS e com encarte nacional (quando tem), sem extras, como chegam aqui na nossa “tropicalização”. Criou um Formspring exclusivo para tirar dúvidas dos leitores do BJC sobre hardware.
  • AllissonBH

    Muito interessante a matéria, eu sabia que dava uma melhora mas não tinha idéia do quanto, agora estou pensando seriamente em comprar um player que tenha chip dedicado. Coleciono dvd's desde 1999 e possuo uns 1 mil e quinhentos filmes, trocar todos para bluray será impossível, a troca do player ficará mais em conta. Abração!!!

  • Jotacê, meu caro…vc terminou o texto e falou apenas de uma realidade distante, de um mundo onde players custam mais de 2.000 reais. Fato é que nós, mortais, contamos com sua experiência pra nos indicar players de alcance geral que fazem o upscaling ao menos dignamente. Qual das marcas populares vc indica?

    • cananea

      Amigo Ricardo, você está pedindo pro Jotacê e pro Conde darem dica de onde a gente encontra Rolls-Royce 1.0… 🙂

  • aborcsp

    Bom, eu possuo um Oppo DV983, já fora de linha, q tb é universal e se equipara a um Denon intermediário.
    Quase q eu não consigo comprá-lo.
    Fui achá-lo numa loja da Canadá q envia pro Brasil.
    Tb tenho um BDP-83 da Oppo.
    Ambos custaram na faixa de 2.000 reais.
    A Toshiba está vendendo um player de dvd no Brasil, o 9070, q vem com o chip de saída/upscaling da AnchorBay, o mesmo do Oppo 983, porém com ajustes de imagem bem limitados.
    Ele está custando entre 200-300 reais.
    Aproveitem enquanto ainda tem e se desejam um player dedicado de dvd's!
    Fora dele, com upscaling de verdade, disponivel no Brasil, só partindo para os Denon, q já tem preços fora da realidade de muitos.
    No HTForum, mtos tem questionado se não vale mais a pena comprar o BD player da TecToy e aproveitar o upscale dele ao inves de gastar com o Toshiba.
    Em minha opinião, não acho q compensa.
    Se for o caso, é melhor comprar os dois.
    Obviamente q isto vale para quem não quer ou não pode gastar mto com um player ou ainda não procura por um player universal como os Denon, Marantz e Oppo descritos pelo Julian.

    • Cara, achei na Walmart pra vender, por um preço ótimo. Mas diz que não vem com Upscaling:
      http://www.walmart.com.br/Produto/Eletronicos/DVD

      #comofaz?

      • Rodrigo_Galhano

        Eu faço upscalling de DVDs com meu Notebook Sony Vaio. Não tenho do que reclamar.

      • aborcsp

        Ricardo se vc olhar bem, verá q está escrito lá no texto:
        "HDMI

        Saída digital (720p; 1080i; 1080p) / Vem com Cabo HDMI / Entrada USB 2.0 de alta velocidade / Karaokê com pontuação."
        Caso vc queria entrar para o "mundo" das ferraris tem este Denon de entrada aqui: http://www.audiovideoecia.com.br/produtos.asp?pro
        Mas eu acho o CxB do Toshiba bem melhor.
        Além disso ele vem com o chip ABT 2010, empregado em equipamentos top da Denon e Oppo.
        Esse Sony q vc citou é mto fraco, mto básico o upscaling dele.
        Esse Toshiba é uma oportunidade/acontecimento raro no mercado nacional!

        • Sim, mas se vc olhar bem, na detalhação técnica tbm tem escrito "Up-scaling: não"

          • aborcsp

            Sugiro q de uma olhada aqui: http://www.semptoshiba.com.br/produtos/dvds/dvds#

            E aqui tb: http://www.htforum.com/vb/showthread.php/123615-D
            Outra coisa, nem sempre a descrição dessas lojas está correta…

            • Bom, se vc tá dizendo com tanta certa, e eu realmente to interessado em comprar um, vou colocar aqui na lista (o Walmart ta baratão e frete gratis). Se der errado, mando a conta pra sua casa. Hahaha.

              • aborcsp

                Antes de fechar a compra, dá uma lida no tópico do HTForum, principalmente nas ultimas páginas.
                Lá tem mtas dicas e informações sobre o aparelho!

  • aborcsp

    Ricardo, postei uma dica de um player da Toshiba logo abaixo do teu post.
    Espero q atenda as tuas expectativas!:)

  • aborcsp

    Esse Toshiba tem no Carrefour, na FNAC.Walmart talvez…
    De uma pesquisada no Google.
    Tem tópico dele lá no HTF.
    É…o Denon 1940 utiliza um chip Faroudja q já está um tanto qto ultrapassado…Ele só vai até 480p.
    Acredito q o upscale do Toshiba seja melhor q o do Sony sim!
    Só não sei e não garanto q vão haver diferenças significativas pra vc, ainda mais numa tela de 42".
    Talvez vc ache q jogu $$$ fora.
    Tente ve-lo funcionando em alguma loja, ok?
    Lá no topico do HTF tem várias dicas sobre ele q vc pode usar pra fazer ajustes, caso algum vendedor permita.

    • CondeJulian

      Aborcsp , O 1940 faz até 1080p , instalei 03 e confirmo a informação , upscaling até 1080p.

      • aborcsp

        Tá certo Julian.
        É q eu achei fosse o mesmo chip Faroudja do meu receiver Onkyo 605.

  • ApoloAngel

    Interessante a matéria sobre “upscaling”, eu mesmo não sabia que existe esse tipo de player pra DVD. Mas algo que fico me perguntando a cada vez que vem a tona a qualidade de imagem HD: tenho visto que alguns players blu-ray (como o Philips, costumeiramente vendido aqui no Brasil) possuem uma função otimizadora de imagem para os discos DVD. Ficam as dúvidas: isso é mesmo verdade, cumpre o que promete (ainda mais numa tv full HD)? Se sim, essa função ‘força d+’ o funcionamento de um blu-ray player? Agradeço pelas infos, e parabéns ao site que sempre nos ajuda!

  • jefferock

    Um baita d um investimento pra mim entaum, porém… ainda naum to com essa bola toda!
    =]

  • leokolln

    Gostei do texto, ficou bem escrito!
    Mas citar referências não mata ninguém, Wikipedia é amigo de todos!

    • CondeJulian

      A wikipedia possui muita informação boa , mas no caso do upscaling , muita coisa estava errada….portanto não merece a referência.

      • leokolln

        Só me referia ao texto sobre marcas, Eu deveria ter sido mais claro…

        No demais, concordo contigo e reitero meu elogio ao artigo!

  • O Samsung 1080 KR faz um upscaling melhor que o PS3. Muito bom mesmo.
    Tenho os 2 e pude comparar. Uma excelente opção para quem não está com tanta grana disponível.

  • rvarotto

    Muito boa a idéia de fazer esse texto. Parabéns.

    Vou avaliar as possibilidades…

  • brunofm

    otimo post! o ps3 e o BD tectoy 750 fazem o upscaling? sao bons nisso? alguém sabe?

    realmente esse post seria top antes do blu-ray, pra quem tem muito DVD até que cabe preocupar com isso, mas como eu sou mais da era BD que DVD to tranquilo.
    acho o bdp tec toy melhor pra dvd que o ps3

    o post é muito interessante

    • CondeJulian

      O PS3 faz , mas não é dos melhores , e o do Tec Toy é inferior ao PS3.

      • brunofm

        então deve ser isso mesmo, pois vejo muito pouco DVD no ps3, até porque ele é região 1 de DVDs, mas depois vou olhar com calma, era só uma impressão que eu tinha. Obrigado pela resposta. Aproveitando aqui, o que você acha do Tec toy como reprodutor de blu-rays? Acha que quebra um galho ou é bem inferior a outros? valeu

        • CondeJulian

          Verdade seja dita que nunca vi a imagem dele ao vivo , mas não gosto pessoalmente da marca…vou tentar ver algum ao vivo pra dizer melhor.

        • aborcsp

          O Tec-Toy é bem lento pra carregar ainda mais em relação ao PS3.
          Vi um sendo testado na FNAC.
          A reprodução dele é eficiente, mas acho q não deve ser superior a do PS3.
          Se vc por acaso não quer gastar mto e quer um bom upscaling de uma olhada no Toshiba 9070 com o ABT 2010 q eu citei.
          No Carrefour e no Walmart tem ele.

          • brunofm

            eu tenho os dois e discordo completamente o tec toy é mil vezes mais rápido do que o ps3 pra carregar, eu queria saber sobre a repodução, quanto a marca tinha o mesmo preconceito, mas só tendo um pra ver que parece que por um milagre acertaram a mão.

            • aborcsp

              Desculpe, mas é q eu nunca vi um PS3 carregando.
              Se o TecToy carrega mais rapido então o PS3 não é tão rapido como dizem.
              O projeto do TecToy não é brasileiro, talvez por isso seja tão bom.
              É preciso observar q depende do titulo tb.
              Titulos da Disney costumam ser os mais demorados.
              Como vc tem os 2, já comparou os upscaling deles?
              Como vc é membro, dá uma olhada no tópico do Toshiba lá no HTF: http://www.htforum.com/vb/showthread.php/123615-D

              • brunofm

                entao tinha a impressão de que ficou melhor o dvd no tec toy que no ps3, mas como foi citado nenhum deles faz o verdadeiro upscaling e eu vi apenas um dvd no ps3 ate hj, entao tenho que comparar novamente pra te falar qual achei melhor, mas isso nem preocupo muito. valeu. pra carregar sem duvida o tec toy é mais rapido mesmo. abracao

  • Fernandobs

    Excelente artigo!

    Tenho um dvd phillips que faz upscalling em alguns filmes fica bom, mas ele não faz milagres, tenho também um receiver Denon 2310ci que faz upscalling, mas até hoje eu não fiz nenhum teste com ele.

    Acabei de conferir no site da Denon e ele tem o chipset Anchor Bay VRS ABT-2010 para fazer o processamento de vídeo. Vou fazer alguns testes e ver se a alguma melhora perceptivel do Denon em relação ao Phillips.

    • CondeJulian

      Faça o teste , seu receiver deverá se sair melhor que o Philips.

  • Muito bom o texto.
    Realmente é preciso desmistificar um pouco o upscaling feito pelos equipamentos de marcas de consumo de massa. Não é mesmo possível comparar um DVD player nacional, que custa ,digamos, R$ 250,00 com um modelo importado, que possua processadores Faroudja, Anchor Bay e outros. Com esses R$ 250,00 seguramente não se conseguiria comprar sequer o microprocessador de um desses fabricantes hi-end.
    Mas eu discordo um pouco da conclusão. Eu tenho um DVD player Marantz equipado com DCDi da Faroudja. Apesar de a imagem ser muito, muito superior aos outros players que tenho em casa (um Sony, um Panasonic e um Philips), não dá pra dizer que a imagem se compara a de um Blu-ray. Nem mesmo se passar por processamento duplo, já que tenho o processador Anchor Bay no receiver (Denon). A imagem do DVD nunca fica a ponto de ser indistinguível da imagem de um BD. Minha opinião.
    E só uma ressalva: o entrelaçamento é entre linhas pares e ímpares (sempre verticais), e não verticais e horizontais, como mencionado.

    • CondeJulian

      Ricardo , há workbench tests na internet com os Denon 3930ci e o 5910ci , e eles conseguem sim fazer uma imagem melhor que muitos blu ray's , perceptivelmente , e a olho nu não se distingue muitas vezes a fonte do sinal HD e do DVD.

      • Essa impressão é relativa.
        Depende principalmente do tamanho da tela de referência. Numa TV 42" eu até concordo que pessoas destreinadas não consigam distinguir facilmente. Isso acontece muito com amigos meus.
        Mas à medida em que o tamanho da tela vai aumentando, a diferença vai ficando evidente. Não tem como, nem mesmo um leigo confundir.
        Aqui no HT eu uso projetor Full com uma tela de 120".
        Se vc. coloca um DVD pra rodar e a transferência for boa, realmente a imagem impressiona. Parece perfeita.
        Mas se vc. rodar primeiro um BD e em seguida um DVD a diferença fica ainda mais ressaltada, especialmente se for do mesmo filme.
        Lógico que há blu-rays com transferências ruins, como aquele Gladiador cheio de artefatos de Edge Enhancement. Mas esses a gente nem leva em consideração, pois não são bons exemplos de imagem de alta-definição.
        Dá uma olhada nesses screenshots comparativos que fiz no DVD e BD do Indiana IV, fotografando com a câmera bem perto da tela:
        http://www.youtube.com/watch?v=7AaeODgK-7o

        Ou então nesses screenshots do BD de Star Trek, também com a câmera extremamente próxima à tela (aqui sem DVD pra comparar)
        http://www.youtube.com/watch?v=Blj6qobCFoY&fe

        O problema é que se vc. colocar numa TV de 42 polegadas, assistindo a 2m de distância, realmente a diferença vai começar a se perder visualmente. Mas ela está lá.

        Um bom upscaling tenta preencher as lacunas das linhas faltantes de resolução através de cálculos. Quanto melhor o processador, melhor a "adivinhação". Mas no BD a informação "real" está presente. São seis vezes mais informação do que existe num DVD.

        Só pra deixar claro: tem filmes com ótimas transferências em DVD e que eu, inclusive, nem penso em substituir. Mas só creio (de novo, minha opinião), que em termos objetivos nunca um DVD resultará na mesma qualidade de vídeo que um BD bem autorado.

        Abraço.

        • CondeJulian

          Ricardo , você já viu o resultado da imagem de um Denon 3930 ou 5910 ?

          • Não Julian, ainda não tive oportunidade de ver um desses dois.
            Mas olhando as especificações, o 3930 e o 5910 ambos tem o mesmo processador DCDi Faroudja Progressive Decoding Engine que equipa o meu Marantz, que também tem o 3:2 pull-down, ou seja, acredito que ofereçam resultados semelhantes em termos de imagem, já que os chipsets são os mesmos.

            • CondeJulian

              Ricardo , o 3910 e 5910 são equipados com chip Faroudja , os mais recentes 3930ci e 5910ci são equipados com o melhor chip que existe , o Realta HQV da Silicon Optix . Tente ver o absurdo que esses dois conseguem fazer….A Denon trocou o chip na sua ultima linha.

        • aborcsp

          Tb tenho um projetor, em 108", e concordo com vc!
          Não tem como não distinguir um DVD de um BD, por melhor q seja o upscaling.
          Ricardo, se vc não tivesse falado sobre terem escrito linhas horizontais e verticais ao invés linhas pares e impares, eu nem teria reparado!
          Que #FAIL gritante para um dito especialista hein!?

          • CondeJulian

            Abrocsp , a parte do texto inicial foi retirada do Wikipedia , para facilitar com um texto amigável , que as vezes não sei como redigir. Fiz várias correções no texto , mas pelo jeito isso passou desapercebido. De qualquer maneira , Fica a vontade pra escrever uma matéria técnica com todo seu conhecimento.

            • aborcsp

              Ok, ok.
              Mas eu não sou e nem me credencio como técnico/especialista.
              Sou apenas e tão somente um entusiasta, caro Julian.

            • Julian, além do erro das linhas horizontais/verticais, existe outro: está escrito que "o i significa que as linhas são exibidas de forma interpoladas, ou seja, alternadamente". O certo seria entrelaçadas; interpolação e entrelaçamento são duas coisas diferentes. Interpolação é você construir um novo conjunto de dados a partir de uma função matemática conhecida. É justamente graças à interpolação que o processo de upscaling é possível.

              Recomendo a você não utilizar a Wikipédia, principalmente a em português, porque tem muita coisa errada tomada como certa. Escrever é um exercício de erro e acerto; se você tem uma certa dificuldade com o trivial, deve exatamente focar nesse ponto para tornar-se um articulista mais completo. Você só tem a ganhar com isso (além do leitor, é óbvio). Capacidade para isso você tem de sobra; e existem leitores aqui com conhecimento suficiente para te dar uns toques e aparar as arestas.

              • CondeJulian

                Ingsoc , não utilizei a português , utilizei a americana , e fazendo a tradução corrigindo os erros.
                Como eu disse , eu repassei vendo os erros mas me passou desapercebido.

          • CondeJulian

            E outro detalhe , enquanto você não ver o upscaling de um player de 6 mil reais ou mais , como os citados na matéria , você não pode dizer que não tem como o dvd se equiparar a uma imagem HD.

            • aborcsp

              6 mil reais?
              Nem eu pagaria, se pudesse, esse preço num player, ainda mais após um review internacional q afirmou q o Oppo BDP-83 faz/entrega tanto qto um aparelho top da Denon q custa 9x o preço do Oppo.
              Preço não é tudo neste mercado de A/V e vc deveria saber disso.
              E eu gostaria de saber mesmo se o Faroudja é tão superior assim ao ABT 2010.
              Vários reviews afirmam q não, portanto fico com o meu Oppo q custou 2 mil reais mesmo.

              • CondeJulian

                Você está confundindo , o melhor chip que existe é o Realta HQV da Silicon Optix.
                As diferenças de qualidade em audio e vídeo funcionam assim , quanto mais caro , menos diferença tem ao leigo , mas tem diferença , só precisa estar treinado pra achar , e ter o bolso pra pagar a diferença , caso seja relevante pra você.

                • aborcsp

                  Sim, o HQV é o melhor mesmo, mas nada q faça os usuarios do ABT ficarem desapontados.
                  Qto aos preços, até certo ponto vc está correto.
                  A partir de uma certa faixa de valores as diferenças já não compensam o q se paga, servindo apenas para massagear egos e ficar dizendo, no mundinho audiofilo/videofilo q o meu custou mais q o seu e por isso é melhor q o do outro.
                  E aqui eu estou falando de cabos e equipamentos q custam bem mais q os 6 mil do seu Denon, embora com esse valor eu tenha comprado receiver e BD player.
                  Temos um exemplo desses mto critico no youtube, na considerada sala mais cara do mundo, onde o dono fez um circulo de valvulados gigantes.
                  Pra q aquilo?A trocco de q?
                  Audiofilia?
                  Me poupe.
                  É puro exibicionismo.
                  Dá pra fazer investir e ter o melhor sem fazer aquilo.

                  • CondeJulian

                    Exato , existe um limite pro bom senso. Acredito que tudo que é bom , é caro , mas chega um ponto que não vale investir mais pra um resultado melhor imperceptível.
                    Se pensar que um Denon é caro e tem uma das melhores imagens do mundo , você imagina a imagem que um Esoteric de 18 mil dolares não dá. Já trabalhei com alguns e posso dizer que eles tem uma imagem ainda melhor que o Denon , mas que não vale o investimento de milhares de dólares a mais , no meu caso. Um Esoteric merece uma TV LCD Barco pra fazer Jus….Sou a favor do melhor que o dinheiro pode comprar , e não o quanto podemos exibir com dinheiro.

  • Olymphat

    Muito bom o texto: simples e claro, compreensivo até para os leigos.
    Parabéns!!!

  • CondeJulian

    Eu , por conviver muito com os Denon , acredito que seja melhor que seu Sony , mas faça um teste em alguma revenda Denon pelo Brasil , leve um filme que você conheça bem…

  • Tiago

    Hoje comprei um Home theater da samsung o C350/XAZ.Paguei 600 reais
    Tem upscalling e progressive scan. Mas depois dessa matéria nem vou perguntar se o upscalling dos players da samsung é bom. =[

  • Jim_Morrison

    Opa cara, muito bom o texto. Comprei um Blu-Ray faz pouco tempo e uma Full HD tb.
    É off-topic o q eu vou te falar, mas tb tenho 99% da minha imensa coleção de DVDs área 1.
    Pretendo me desfazer de quase tudo, será q vc teria interesse? Pergunto pq poucos valorizam o DVD área 1 como nós, colecionadores….
    Procurei um endereço de mail pra te escrever particularmente, mas não achei. Se vc quiser bater um papo sobre o assunto sem compromisso, vc me escreve por favor? diegocars@globo.com
    Obrigado, Abraços!

    • viniciusmatos

      Tudo de uma vez ou avulso?

      • Jim_Morrison

        Avulso, claro. Tenho coisa demais, demais. Me escreve do teu mail, que a gente papeia melhor sobre isso.

  • Ecmnesia

    Excelente matéria!

    Tenho um aparelho da Sony BPD-S360 que faz um upscaling bastante razável para o preço dele na época (900 contos em dezembro de 2009).

    Saudações!

    Roberto

  • BrunoSamppa

    Excelente matéria.

    2 mil pilas? to correndo

    Gente, já existem BD Players com o premiado Chip VRS da Anchor Bay com preço bem mais "acessíveis":
    Marantz BD7004 BD-Live available Blu-ray / DVD / CD Player por $399.99 e o famoso OPPO BDP-83 Blu-ray Disc Player w/SACD & DVD-Audio por $499.00
    Também há outras opções como Yamaha, Esoteric, Arcam, Pionner, Sherwood e até a própria Denon com a mesma tecnologia Anchor Bay com preços melhores.

    Deem uma pesquisada antes de "jogar dinheiro fora"

    • CondeJulian

      Bruno , por favor , onde encontro Esoteric e Arcam com preços melhores ?????

  • Putz… tá sumindo as discussões…

    Não esperava isso aqui no Blog do JC.

    • Jotacê

      O que está sumindo Sócio?

      • Erro meu Jotacê. Peço desculpas.
        Parte das discussões só estão ficando ocultas e tem que ir clicando pra poder ver tudo.
        Pensei errado, mea culpa.

  • Zero

    Olá, Julian

    Parabéns pelo post. É um assunto muito pertinente a nós colecionadores de DVD/Blu-ray.
    Pra mim veio bem a calhar porque há um tempo atrás estive pesquisando um player ideal para Blu-ray com upscaling.
    Acabei escolhendo o Oppo BDP83 pois usa o mesmo processador do DVD player 983H, que tem uma ótima performance; além do preço que é o menor: U$ 500.
    Gostaria de saber quais recursos que o Denon DBP-4010UDCI tem melhores que esse Oppo, e se o upscaling dele é melhor?
    Abraços.

  • CondeJulian

    Não é regra do Blu Ray ser retro compatível com DVD , mas a maioria o faz. Nem todos fazem upscaling da imagem como os que assim são feitos para tal. Escalonar a imagem pra preencher a tela toda nada tem a ver com o Upscaling dos Players , é outra coisa….outro tipo de processo. Nenhuma TV no mercado faz upscaling como um Player.

    • caiomatrix

      Apesar de ser diferente e não o ideal, não deixar de ser upscaling. :p
      De certa forma, vai da exigência de cada um não?

      • CondeJulian

        Não , a tv apenas faz "Zoom" pra preencher toda a tela com uma imagem de tamanho menor.

        • caiomatrix

          Ué, mas a definição de upscaling é basicamente essa, não? http://en.wikipedia.org/wiki/Upscaling
          Converter uma imagem de resolução menor para uma maior.

          Se o upscaling é de baixa qualidade ou não, já é outro departamento.

          • CondeJulian

            Sim a palavra é a mesma , assim como "Bat" é morcego , taco , e rebater ao mesmo tempo.
            Não tem NADA a ver a tecnologia que um aparelho de DVD tem de fazer upscaling de imagens com chips dedicados ao zoom que uma TV dá ao sinal pra encher a tela.

  • Rise Of The Lycans do have some great fighting scene between the werewolves and the vampires, it is a nice movie “*’

  • Hello! Just wanted to say blog. Keep up the good work!

  • Pingback: DVD vs Blu-ray: A Ponte do Rio Kwai | Blog do Jotacê()

  • This design is wicked! You definitely know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Excellent job. I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

  • Thanks for the excellent post.. Regards.