Post do Leitor: Dossiê Universal em Blu-ray

|

por Allan Ray

Antes de iniciar a lista de títulos da Universal em Blu-ray, temos que explicar o motivo dos BDs saírem com diferentes opções de legendas nas 3 regiões (A/B/C) do raio azul.

Como sabemos, ainda existem poucos países que fazem a replicação de BDs. Para baratear a sua produção foram feitos espelhos, que são as imagens dos títulos em Blu-ray com o objetivo de serem replicados num determinado lugar e, depois de replicados, serem distribuídos em determinadas regiões.

O importante é entendermos que a Universal trabalha com até 3 espelhos:

  • O primeiro para os Estados Unidos, onde geralmente não possui legendas em português;
  • O segundo espelho geralmente é para o mercado europeu, possuindo legendas em português de Portugal;
  • O terceiro espelho geralmente atende diversos países fora da Europa e América do Norte (como países asiáticos) países periféricos europeus e o Brasil. Geralmente esse espelho possui legendas no nosso idioma.

Uma das minhas críticas a Universal é o fato dela, quando trabalha com apenas 2 espelhos (um para o mercado americano e outro para o mercado mundial), sempre preferir colocar legendas em PT-PT para atender somente Portugal. Eu particularmente acho uma decisão infeliz, já que o Brasil possui um mercado consumidor maior que o português. No minimo podiam colocar legendas em PT-PT e em PT-BR no mesmo espelho, como algumas majors já fazem.

Eu acredito que a Universal irá continuar essa politica ate os BDs serem autorados nos países de origem, já que essa é a única maneira de se acabar com o padrão estabelecido.

Fiz um levantamento de cada filme em Blu-ray lançado pela Universal. A lista está incompleta, mas possui a maioria dos títulos.

Nota do Jotacê:

O BJC vem questionando a ausência de lançamentos em Blu-ray da Universal há meses, desde a entrevista com seu diretor, Marcelo Bermudez. A resposta SEMPRE é a mesma: “sem previsão de lançamentos no formato“. Os recentes títulos lançados apenas em uma loja online nem tiveram divulgação oficial.

Para acompanhar o protesto contra este descaso da Universal, leia o Porra, Universal!

O Exterminador do Futuro 2

O Blu-ray desse título é bastante complicado, principalmente porque ele é distribuído de uma forma irregular. Nos EUA e Reino Unido ele possui duas versões uma simples e uma edição especial estendida chamada Skynet. Apesar das versões serem iguais nesses dois países eles são distribuídos por empresas diferentes. Nos EUA quem faz a sua distribuição é a Lions Gate e no Reino Unido é a Optimum. No Brasil a sua distribuição fica a cargo da Universal, que está usando um único espelho para os países que ela tem os direitos de distribuição, colocando além das legendas em português brasileiro, inclui o áudio também. Essa versão de único espelho é encontrada na Austrália e Espanha, provavelmente em todos os países aonde a Universal distribui o filme deverá ter as nossas preciosas legendas.

Gladiador

Esse título acontece algo semelhante do Exterminador do Futuro 2, ele nos EUA é distribuído pela Paramount e para o resto do mundo a sua distribuição ficou a cargo da Universal, que está trabalhando apenas com um único espelho nos países que ela possui os direitos de distribuição. Esse espelho possui legendas e áudio em PT-BR, sendo mais um exemplo do descaso da distribuidora no Brasil, bastava importar o seu título para a terra do macacão. A ressalva desse título vai por conta da sua transferência aonde foi bastante criticada, hoje se encontra vários rumores que haverá uma nova edição com uma nova transferência. Então tenha cuidado em aproveitar as promoções que estão acontecendo com esse título, pois pelo preço regular ele realmente não vale a pena.

Bastardos Inglórios

A Universal para esse título esta usando três espelhos. Um para o mercado americano e do reino unido, um outro para a Europa e o terceiro espelho para os países europeus periféricos, Asia e Brasil. Nos encontramos legendas em PT-PT em países europeus fora reino unido, como França e provavelmente Espanha e Portugal e o terceiro espelho atualmente esta sendo replicado para a Polônia com legendas em PT-BR. A Universal ate o presente momento não lançou o filme por aqui por pura falta de vontade de lucrar, porque o Brasil possui um mercado consumidor maior que a Polônia.

Tropa de Elite

A Universal com o filme Tropa de Elite deve ter tido bastante prejuízo pelo caso de pirataria devido ao seu vazamento antes de sua exibição nos cinemas e, pelo visto, a produtora gostou do prejuízo e quer repetir a dose. O título em questão somente tem a distribuição pela Universal no Brasil, nos EUA quem o distribui é a Weinstein Company, que por azar o nosso ainda não esta disponível em Blu-ray. É distribuído no Reino Unido pela Optimum já disponível em BD, mas com o seu disco travado para a região B. Foi lançado na Suécia com disco desbloqueado. A vingança do colecionador brasileiro é que ao importar o Blu-ray desse título a Universal não recebe nenhum centavo, já que fora do Brasil ela não tem direitos sobre essa obra. Ou seja, se ela não correr e lançá-lo aqui no Brasil antes que saia nos EUA, vai levar mais um “calote” da terra do macacão.

Zona Verde

Esse filme é lançamento de 2010 da Universal, ela esta utilizando dois espelhos atualmente. Um para o mercado americano e outro para o mercado europeu. Podemos encontrar esse título com legendas em PT-PT no Reino Unido. No presente momento este título não esta a venda na Polônia, mas já aparece na Tailândia, conforme este post do BJC.

O Enigma do Outro Mundo

A Universal para esse título esta utilizando dois espelhos. Um para o mercado americano e outro para o mercado mundial. Podemos encontrar esse título com legendas em PT-PT em diversos países europeus, como Reino Unido e Espanha e em outros países localizados em outros continentes como Coreia do Sul e Austrália. Esse título por enquanto continua inédito no Brasil e em países periféricos que seria o terceiro espelho.

Clube dos Cinco

Por enquanto esse filme somente esta disponível nos Estados Unidos. Essa edição é lançamento e ainda poderá ser lançada no mercado europeu com legendas em PT-PT para atender Portugal.

O Lobisomem

Esse filme é lançamento de 2010 da Universal, ela esta utilizando dois espelhos atualmente. Um para o mercado americano e outro para o mercado europeu. Podemos encontrar esse título com legendas em PT-PT no Reino Unido. No presente momento este título não esta a venda na Polônia, somente é encontrado em DVD. Como somente lançaram o DVD por lá, provavelmente a Universal não tem interesse de confeccionar um espelho para os países periféricos a não ser que haja autoração local.

Nanny McPhee

A Universal para esse título esta utilizando dois espelhos. Um para o mercado americano e Europeu e um outro para o mercado mundial. Podemos encontrar esse título com legendas em PT-PT em apenas alguns países, como Austrália e Hong Kong. Acredito que o segundo espelho seja usado em Portugal e provavelmente o espelho dos EUA também seja usado para o mercado do Reino Unido.

Orgulho e Preconceito

A Universal para esse título esta utilizando dois espelhos. Um para o mercado americano e outro para o mercado mundial. Podemos encontrar esse título com legendas em PT-PT em diversos países europeus, como Reino Unido e Espanha e em outros países localizados em outros continentes como Coreia do Sul e Austrália. Esse título por enquanto continua inédito no Brasil e em países periféricos que seria o terceiro espelho.

Trilogia Bourne

A Universal para esse título esta usando três espelhos. Um para o mercado americano, um outro para a Europa e o terceiro espelho para os países europeus periféricos, Asia e Brasil. Nos encontramos legendas em PT-PT no reino unido e o terceiro espelho atualmente esta sendo replicado para a Polônia com legendas em PT-BR. A Universal lançou recentemente os títulos de forma separada, sem a opção do box contendo os 3 filmes.

Apollo 13

A Universal para esse título esta usando três espelhos. Um para o mercado americano, um outro para a Europa e o terceiro espelho para os países europeus periféricos, Asia e Brasil. Nos encontramos legendas em PT-PT no reino unido e o terceiro espelho atualmente esta sendo replicado para a Polônia com legendas em PT-BR. A novidade de alguns títulos é que o terceiro espelho que era destinado aos países periféricos, também esta saindo na Alemanha, portanto Apollo 13 esta disponível em PT-br na Alemanha.

Cassino/O Plano Perfeito/O Gangster/Miami Vice

A Universal para esses títulos esta utilizando dois espelhos. Um para o mercado americano e outro para o mercado mundial. Podemos encontrar esse título com legendas em PT-PT em diversos países europeus, como Reino Unido e Espanha e em outros países localizados em outros continentes como Coreia do Sul e Austrália. Esses títulos são encontrados no Brasil, mas se não me engano as legendas estão em PT-PT, ou seja, se era para lançar um BD para todos os países que lançasse em PT-BR já que somos o maior país de língua portuguesa ou colocassem as legendas em PT-PT e PT-BR.

Simplesmente Complicado

A Universal para esse título esta usando três espelhos. Um para o mercado americano, um outro para a Europa e o terceiro espelho para os países europeus periféricos, Asia e Brasil. Nos encontramos legendas em PT-PT no reino unido e o terceiro espelho atualmente esta sendo replicado para a Polônia com legendas em PT-BR.

King Kong

A Universal para esse título esta usando três espelhos. Um para o mercado americano, um outro para a Europa e o terceiro espelho para os países europeus periféricos, Asia e Brasil. Nos encontramos legendas em PT-PT no reino unido e o terceiro espelho atualmente esta sendo replicado para a Polônia com legendas em PT-BR. A Universal lançou recentemente esse título no Brasil.

Inimigos Públicos

A Universal para esse título esta usando três espelhos. Um para o mercado americano e do reino unido, um outro para a Europa e o terceiro espelho para os países europeus periféricos, Asia e Brasil. Nos encontramos legendas em PT-PT em países europeus fora reino unido, como França e provavelmente Espanha e Portugal e o terceiro espelho atualmente esta sendo replicado para a Polônia com legendas em PT-BR. A Universal ate o presente momento não lançou o filme por aqui por pura falta de vontade de lucrar, porque o Brasil possui um mercado consumidor maior que a Polônia.

Outros títulos

  • Filhos da Esperança
  • Waterworld
  • Rua das Ilusões
  • Os 12 Macacos
  • Elizabeth

A Universal para esses título esta utilizando apenas um espelho, ou seja, aonde ele estiver disponível terá legendas em PT-PT, tanto nos EUA como também no mercado europeu. Esses títulos por enquanto continuam inédito no Brasil e em países periféricos que seria o terceiro espelho.

  • Doom
  • A Ultima Cartada
  • Van Helsing
  • Soldado Anônimo
  • Desejo e Reparação
  • Veia de Lutador
  • Psicose
  • Duplicidade

A Universal para esses títulos esta utilizando dois espelhos. Um para o mercado americano e outro para o Reino Unido e provavelmente a Europa. Podemos encontrar esse título com legendas em PT-PT no Reino Unido e provavelmente em Portugal.

  • Spartacus
  • Darkman
  • Simplesmente Amor
  • O Pagamento Final
  • Ressaca de Amor
  • Assalto na 13º DP
  • O Chacal
  • Todo Mundo Quase Morto
  • U-571
  • O Último Guerreiro das Estrelas
  • Ligeiramente Grávidos
  • Faça a Coisa Certa
  • O Virgem de 40 Anos
  • Campo dos Sonhos
  • Milk
  • Assassinato Por Encomenda
  • Gente Engraçada
  • Frost-Nixon
  • Rádio Pirata
  • Aconteceu em Woodstock
  • O Amor Não Tem Regras
  • Medo e Delírio
  • Eu os Declaro Marido e… Larry
  • Queime Depois de Ler

Todos esses títulos estão disponíveis nos EUA e/ou no Reino Unido. Muitos de forma exclusiva em seus países, são excelentes títulos que por enquanto não foram encontradas legendas em português. É bom salientar que muitos títulos estão sendo encontrados legendas em PT na Alemanha e na Dinamarca, nenhum desses títulos ate o presente momento tiveram confirmações de haver legendas em português nesses países.

Com a chegada do Blu-ray de Cães de Aluguel no Brasil e a sua autoração feita pela ETC Filmes, a Universal poderia ter a boa vontade poderia trazer todos esses títulos e autorar por aqui com legendas em PT-BR e atá mesmo incluir o áudio na nossa língua.

...

Link para edições de O Homem de Aço em Blu-ray com dublagem e legendas PT-BR e disco de extras limado no Brasil (envio com rastreio completo pelo frete mais barato)

Categorias: Blu-rayDestaqueProtestos

Tags: , ,

Sobre o autor

Este post foi escrito por um leitor do site.
  • O texto ficou muito bom Alan! Parabéns.
    Gostei da foto.
    Tá complicado mesmo esse esquema da Universal.
    Muitos filmes bons que nós colecionadores queremos e somos obrigados a importar.
    Tomara mesmo que com as recentes ações de popularização dos discos azuis ( bd em revista por ex.) essa grande distribuidora se anime e nós traga as tão esperadas edições nacionais.

  • Simon_Elessar

    O texto ficou muito bom Allan! Parabéns.
    Gostei da foto.
    Tá complicado mesmo esse esquema da Universal.
    Muitos filmes bons que nós colecionadores queremos e somos obrigados a importar.
    Tomara mesmo que com as recentes ações de popularização dos discos azuis ( bd em revista por ex.) essa grande distribuidora se anime e nós traga as tão esperadas edições nacionais.

  • Bom o post. Mas por favor arrumem o erro:

    A lista está incompleta, MAIS possui a maioria dos títulos.

    😉

  • Muito boa a matéria Alan. Só acrescentando: Green Zone existe em versão PT-BR na Tailândia, já noticiado aqui no Blog:
    http://www.blogdojotace.com.br/2010/05/27/blu-ray

  • Pingback: Tweets that mention Post do Leitor: Dossiê Universal em Blu-ray | Blog do Jotacê -- Topsy.com()

  • Realmente a Universal parece continuar a não ver muito futuro dos Blu-rays no Brasil.
    A esperança é que vendo o sucesso de outras distribuidoras acabe mudando de ideia.

  • Nada contra os portugueses, mas se é pra utilizar um padrão para o nosso idioma, deveria ser o brasileiro. Afinal de contas, como já apontado no post, o nosso mercado é muito maior. As produtoras deixam de ganhar muito dinheiro com isso.

    • existe mais gente no Brasil, mas a base HD em Portugal, aparentemente (por ser parte da União Europeia), é maior, mesmo ainda não existindo canais abertos HD por lá (todos os canais HD estão em plataformas por assinatura).

  • The Wolfman existe, como de costume, com audio/legendas PT-BR na Polônia.

  • pior que alguns que ela lança saem com conteúdo mutilado, vide o Incrível hulk, que teve seus extras pro aqui limados…por essas comprei via amazon.Uk

    A múmia também teve extras cortados, como os comentáriso em áudio, legendados em pt-pt via amzon.uk

    tem que lançar, mas tem que lançar com todo conteúdo extra dos blu-rays disponibilizados no exterior

  • Ô pá, que beleza estes dvds hein.

  • Tomara que a trilogia Bourne volto logo às lojas. E que a bendita Universal traga Gladiador e Spartacus junto!

    O bom é que daqui a duas semanas comprarei meu Tropa de Elite… lá na Suécia! :p

  • Nossa não sabia do tropa de elite na suécia =)
    pra min era so aquele bloqueado, Valeu pela dica

  • Como sempre, ótimo post…

  • PORRA UNIVERSAL MESMO!

    Bem, pelo menos eles já estão lançando alguns filmes. Mas T2 e TROPA DE ELITE são obrigatórios!!!! Eu temo importar e meu aparelho não ler porque ele, segundo o manual, só lê NTSC, e o sistema europeué PAL.

    • Sistemas de cor não tem influência NENHUMA em alta definição.

      Achava que você já tinha ouvido o Jotacast 06 para entender melhor como funciona: http://www.blogdojotace.com.br/2009/10/26/jotacas

      • Eu realmente tinha me esquecido disso, mas e quanto a DVDs??? Eu poderia colocar um DVD europeu (PAL) para rodar no BD (levando em consideração que ele está desbloqueado)??

  • sidrackmarinho

    JC, por favor coloca lá no King Kong o (2005) porque existem outras 2 versões. A de 1976 também pertence à Universal brasileira.

    Tem a de 1933, que saiu em DVD no BR simples sem extras (colorizado), pela Continental
    O duplo especial da Warner (preto-e-branco)
    E o Blu-ray dizem que deve sair esse ano;

    O de 1976, mais um daqueles DVDs da UNIVERSAL da Studio Canal (daquela leva), sem extras;
    – O DVD americano, também sem extras (mas sem aceleração), e o francês duplo de colecionador com 10 cenas cortadas da versão da TV. O holandês tem um making of de 22 minutos e esse mesmo extra (mas 8 cenas cortadas).
    – O HD-DVD, lançado na França/Alemanha, sem extras, pela Studio Canal/Kinowelt.
    – Não sei se existe em Blu-ray, mas acho que até agora não.

    P.S. Assalto na 13º DP também faltou especificar se é o de 2005 ou de 1976. O original (que é um bom filme do Carpenter), eu não sei se você viu, mas tem em Blu-ray também. O de 2005 é da Universal e o de 1976 eu não lembro qual distribuidora lançou em DVD no Brasil. Mas se você entrar aqui vai ver que em alguns países é da Universal Pictures também: http://www.dvdcompare.net/comparisons/film.php?fi

  • DuduDigital3D

    Outro que faltou foi Coraline. O filme é legal, teve até versão em 3-D lá fora e edição dupla para DVD. Por aqui, nem DVD duplo nem BD, sem versão 3-D e SEM LEGENDA NOS EXTRAS. E tudo isso decisão da matriz. Acho que deveriam colocar o PT-PT e o PT-BR nos discos já que brasileiro não gosta muito de estar a ficar a ver legenda portuguesa no ecrã, até porque PT-BR e PT-PT, apesar da unificação da língua, NÃO É A MESMA COISA. Tanto que prefiro deixar o menu do PS3 e os jogos em inglês do que PT-PT.
    O maior problema é que a Universal não pensa no mercado consumidor e acaba saindo na pior. Alguém vê DVDs pu BDs da Universal com frequência, ainda mais em lista de mais vendidos, por aqui?

    #NãoCompreFOX

  • queria muito que a Skynet Edition Chegasse aqui no Brasil, Iria comprar na hora!
    I'll be back

  • Vergonha alheia…