Post do Leitor: Promoção Sherlock Holmes!

image

Nota da Helena:

No dia 13 de maio fiz o post da promoção “Sherlock Holmes em DVD e BD dá um player de Blu-ray pra você, na qual muitas pessoas teriam a oportunidade de levar pra casa um Blu-ray player. Fiquei triste já que a receptividade do post não foi “lá essas coisas”, mas fiquei muito feliz quando fiquei sabendo que um leitor do Blog levou pra casa um dos players da promoção!

E o post de hoje é pra contar a história do leitor/investigador Edgar Santos de Salvador. (Rimou :D ).

por Edgar Santos

A história dessa promoção começou enquanto estava lá no trabalho e lendo o Blog do Jotacê  vi o banner a respeito. No dia 15 de Maio (se não me engano) entrei no site e me cadastrei pensando “mais uma daquelas promoções em que eu entro e não levo adiante”. O concurso consistia em resolver alguns enigmas durante a semana através das mídias sociais como Orkut, Twiter e Facebook culminando em um enigma presencial em local e hora desconhecidos. Cada resposta deveria completar as lacunas no site principal.

Os estados contemplados com a promoção foram os que têm Livrarias Saraiva (parceira em conjunto com a LG e Videolar) como a Bahia (meu caso), São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Mas aí existia um problema: os enigmas surgiam no laboratório (o site) às 10h da manhã. E agora? Nesse horário em pleno trabalho, como cumprir todas as tarefas? Como arranjar uma desculpa para “estou no Orkut agora, mas não se preocupe, pois estou trabalhando também”?

Simples. Não dei desculpa e fiz na cara de pau.

Volta e meia eu dava uma escapadinha no período das 10h às 11h para resolver tais enigmas. O Orkut era a mídia principal: através dele os “investigadores” achavam pistas sobre os enigmas divulgados no site principal. “Londres” (personificada como a rainha da Inglaterra) era o alter-ego da pessoa que monitorava as Comunidades (cerca de umas 15, ilustradas como locais do país britânico como Picadilli, Big Bem, entre outras) e passava umas dicas de vez em quando. O ponto de encontro era a 221B – Baker Street, onde os investigados debatiam a respeito de cada problema.

O 1º enigma (no dia 17/05) foi relativamente simples: através da frase (que eu não lembro) do site, o investigador deduzia que tratava-se da Old England Store onde era encontrada esta imagem em um dos fóruns

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.Era só imprimir e dobrar que a resposta estava dada. ELEMENTAR.

No dia seguinte, um novo enigma no laboratório que levava a uma imagem de Eros e uma imagem com 3 quadrados e em linha e 4 números espalhados pela área de cada quadrado. Mais uma vez, era imprimir as duas imagens e colocar uma acima da outra. E não é que os quadrados tinham o mesmo molde do quadro? Aí era só descobrir qual quadrado encaixava com alguns pontos do quadro e era encontrada uma data: a solução do enigma. Tranquilo como o primeiro dia. Próxima!

O terceiro enigma foi complicado. Só a partir dele que percebi que muitas vezes o óbvio era a resposta. Novamente cruzando os dados do laboratório com as comunidades cheguei a três imagens de Pontes de Londres. “Que diabo elas querem representar?”, pensava com meus botões e nada.

Pedi ajuda para o pessoal da comunidade, pensei em desistir e só duas horas mais tarde descobri a resposta. Ponte de Londres.

É. Ponte de Londres. Só isso.

Quarto enigma: esse foi outro cabeludo. Talvez o melhor de todos. Tanto que ainda lembro-me do enigma no site: Benjamim Hall tinha treze toneladas. Quem era o tal Benja?

Pesquisa no Wiki e descobri que foi o construtor do Big Ben, e existia uma comunidade com esse monumento. Novamente o site levava a uma comunidade do Orkut que informavam outro enigma.

Para descobrir é preciso caminhar com cuidado e olhar bem de perto. Sente-se e tome um café numa esquina 51.51773, -0.15585

O que representavam aqueles números? Em uns 5 minutos, não sei como, saquei que eram coordenadas geográficas. Fui através do Google Earth para o local. Era em Londres, tudo certo, mas qual era a resposta do enigma de hoje?

Até que me lembrei daquele modo de zoom, em que você passeia pelas cidades e cheguei a uma rua. O enigma no site falava de esquina, e olhe o que encontrei lá? Uma Cafeteria de nome APOSTROPHE. 10 letras? Era a solução!

Penúltimo dia de desafio: todo mundo já preparado. Creio que foi a primeira vez em que eu iniciei a jogar às 10 em ponto. Sabia que todos que estavam competindo tentariam resolver aquele enigma o mais rápido possível, já que ele era o critério de desempate no último momento.

Dez. Começou. Mal li o enigma e vi que a palavra PARLAMENTO (ou até em inglês PARLIAMENT) cabia. Testei. Site processando resposta.

Site por 5 minutos processando resposta.

Nada de resposta positiva ou negativa (que também acusava). Fui perguntar para o pessoal na comunidade se acharam a resposta. Para minha surpresa o problema era com todos. E era.

Ou todos tentaram a mesma palavra e erraram ou acertaram. Na dúvida, fui ler o enigma e seguir os passos. Cheguei a duas imagens que se completavam criando um PENTAGRAMA. Era a resposta! Estava na final! O site informou outra coordenada geográfica que levou a um ponto próximo a um shopping daqui da cidade.

Na noite anterior ao último enigma pintou a dúvida: “Será que essa coordenada será o local exato do enigma, ou só é uma referência para o shopping?”. Como trabalharia no turno da manhã e o site informou que a última contenda seria às 15h, mandei minha esposa para a Saraiva do shopping afim de que me trouxesse novos dados enquanto saía da agência.

Como uma perfeita Watson, ela observou tudo, mas não vi nada de estranho nas primeiras horas. Cheguei ao local e esperamos por mais uma hora até que apareceu ele.

O mensageiro era o representante da nossa querida Várner aqui em Salvador. Ele vinha com um pacote enorme nas mãos e trajava camisa e boné do Sherlock Holmes. Nada mais discreto.

Em alguns minutos apareceram meus concorrentes, pessoal muito gente boa que hoje tenho no meu Orkut. Estranhei a quantidade (cerca de oito pessoas) diferente da contabilização que eu fiz através dos posts no Orkut e da lista principal na mão do representante. Seriam umas 20 pessoas no total.

O último enigma era uma frase em que símbolos destacavam algumas letras. Logo após existiam a seqüência de símbolos e 12 lacunas para a resposta (essa que deveria ser única, não tendo rasuras). Em conjunto era distribuída uma folha com a tabela periódica. O representante nos parabenizou por chegarmos àquele ponto, nos deu brindes (bonés, uêba!) e leu o regulamento.

Ao seu comando começou o último teste. Todos se debruçaram nos papéis e começaram a teorizar.

Mas o esquema era bem tranquilo; assim, por exemplo:

image

image

Abaixo da frase acima, no S e no O, exatamente temos um código, que formava SO. Aí era ir para a Tabela Periódica e ver o número do SO, que poderia ter de um a três dígitos.

Completei os doze dígitos, olhei para minha esposa e disse: “Vai na sorte”. No momento em que estava a escrever, um dos meninos começou a levantar. Não sei como, mas nunca escrevi tão rápido na minha vida. Levantei-me e disse a frase final (que constava no último enigma):

- TERMINEI A SOLUÇÃO. AGORA ENTREGUE MINHA RECOMPENSA! (algo assim).

O representante aferiu como empate. Então ele foi verificar os dois números e estavam certos.

Mas tinhas um porém: em caso de empate, a pessoa que solucionasse mais rápido o 5º enigma ganhava. E foi meu caso, por 55 segundos. E ganhei o Blu-ray Player (ou o vale BD, já que ele só chegará em 15 dias). O representante pegou meus dados, endereço e espero pelo meu prêmio.”

E ele mandou mais umas fotos

image

image

image

Agora olhem só: ao lado do Edgar está o Felipe Andrade leitor assíduo do BJC. Eles tiveram um miniencontro de leitores do Blog e nem sabiam! :D
Tem mais alguém aí na foto que é leitor do Blog?

---------------
Blu-rays preferidos pelos leitores do BJC (todos com legendas em português brasileiro):

Dificuldades em comprar na Amazon? Visite o nosso Guia de Compras no Exterior!

Categorias: Blu-ray

Tags: , , ,

Sobre o autor

Este post foi escrito por um leitor do site.
  • http://intensedebate.com/people/Felipe_Andrade Felipe Andrade

    Olha eu ali! hehehe
    Foi muito legal participar dessa promoção. Muito parecida com a que teve de Anjos e Demônios ano passado pela Sony (que aliás foi dificílima e realmente me pôs pra investigar)… Apesar de não ter ganho, foi muito legal desvendar os enigmas e conhecer o pessoal na etapa final… :-)
    E parabéns de novo Edgar! xD

    • http://intensedebate.com/people/hellenitavcdvd hellenitavcdvd

      Achei muito legal qdo te vi na foto!!!!! xD

    • http://intensedebate.com/people/brunofm brunofm

      Quase em Felipão heheh

  • http://intensedebate.com/people/Wendelljbp Wendelljbp

    O problema é que a promoção se restringiu as poucas capitais, isso desanimou todo mundo.

    • http://intensedebate.com/people/netiteve netiteve

      Ué, mas isso seria um incentivo, por ter muito menos pessoas participando e aumentando a chance de ganhar. :D

      Bom, eu não tentei porque sou bem lerdo para enigmas. E pelo o que o Edgar relatou eu teria desistido logo na primeira pista. :)

  • Emarx

    Eu participei em São Paulo e também cheguei na ultima fase. Tive medo de arricar (como ele disse no post não podia rasurar a resposta), só preenchi quando vi um cara levantando pra entregar mas ai já era tarde…

    Fica pra próxima, pelo menos foi bem legal participar.

  • http://intensedebate.com/people/Simon_Elessar Simon_Elessar

    Ah!!! Que massa! hehhe…

  • http://intensedebate.com/people/edgarigor edgarigor

    Olá Pessoal, antes de tudo, gostaria de agradecer à Helena por se interessar pela história. E que bom que todo mundo curtiu. :)
    E valeu felipe!):D

  • http://intensedebate.com/people/jefferock jefferock

    Tentei essa promoção, mais como num sou muito fã do filme, desisti na primeira..
    ehueheuheuhe

  • http://intensedebate.com/people/brunofm brunofm

    Realmente merecido Edgar, dava um trabalhinho essa promoção e acho que por isso não teve o sucesso esperado, como não tinha BH na lista nem pude participar, é isso aê, bom proveito do prêmio.

  • http://intensedebate.com/people/edfrank_jr edfrank_jr

    Pelo visto aqui em Salvador eu terei concorrentes de peso. Não pude participar pq o horário não me permitia e outras coisas me ocupavam/ocupam. Mas parabéns ao Edgar e aos demais participantes!

  • http://intensedebate.com/people/abtneto abtneto

    Parabéns pelo blog, parabém pela promoção, parabéns pro vencedor.
    E parabéns e muito obrigado pra quem puder me ajudar com uma
    informação:
    meu filho vai viajar pra Espanha e Alemanha e queria que ele me trouxesse
    uns três blu rays. Pergunto: sei da incompatibilidade entre as regiões, mas se ele
    me trouxer disquinhos região 0 ou All eles vão rodar normalmente no meu BD Sony?
    Álguem teria uma dica legal de algum blu que tem lá e ainda não saiu por aqui,
    de preferência com legendas em português.
    Muito obrigado a todos.

  • http://intensedebate.com/people/RaphaelDVD RaphaelDVD

    Que legal!!! Também sou de Salvador, e é um prazer ver um conterrâneo meu ganhando uma promoção dessa! Parabéns!!! :D

    PS.: Legal, a Saraiva do Salvador Shopping! :p :p :p

  • http://intensedebate.com/people/ArthurOtaku ArthurOtaku

    Esse mereceu ganhar, mas q lixo de promoção é essa q ganha um "vale premio" e não ganha nada na hora. Que desagradável!

  • http://intensedebate.com/people/felipefahl Felipe Fahl

    Parabéns Edgar!!!

  • Roberto

    Legal pacas.

    Parabéns ao vencedor.

    Eu sou muito burro para resolver charadas, razão pela qual não participei da promoção. : )

  • http://intensedebate.com/people/BelotoCabral BelotoCabral

    Sortudo! Meus parabéns! Ganhar essas promoções deve ser maravilhoso!

  • http://intensedebate.com/people/andrebilha andrebilha

    Parabens ao Ministro Orlando Silva pelo premio!!!
    rsrsrsrs

  • http://intensedebate.com/people/Saminks Sami17

    Caramba, esses enigmas são muito difícieis, o prêmio tinha que ser um carro.

    Parabéns a todos que chegaram na final, principalmente ao Edgar.

  • Highlander1313

    Edgar, parabéns! Achei a promo muito legal, mas no meu trabalho não rola acesso a orkut tweeter e etc… A internet lá é cheia de bloqueios, só entra "páginas sérias"; um saco… Não rola nem ler o Blog lá.. ehehehe Por isso não participei..
    Ah, Edgar, é seu primeiro BD player? Já estava no mundo do "raiazú" ou vai entrar agora??