Arquivos J – Casos sem Solução: Box dos Cavaleiros do Zodíaco

Hoje o BJC inaugura uma nova categoria, chamada “Arquivos-J“. Tal como os casos de polícia que até hoje nunca tiveram solução, nesse imenso mundo do home video são vários os títulos que apresentam algum problema (aspect ratio incorreto, legendas mal-feitas, imagem com defeitos, etc) e que inacreditavelmente (como diz o nosso poster acima) até hoje não foram solucionados.

E para inaugurar a seção, vamos falar do DVD do anime de maior sucesso no Brasil: Os Cavaleiros do Zodíaco. Atualmente fora de catálogo (juntamente com os demais boxes da série clássica), o primeiro box que abrange os volumes 1 a 5 foi lançado pela Playarte em 2004. Em duas versões: Uma em uma bonita lata que imita a urna da armadura de Pégaso mas com os discos protegidos por espuma(!) e a outra em amarays envolta por uma luva com 3D.

Lata:

Detalhe para a espuma que acondiciona os discos…

Box com luva:

Cards e pôster eram os brindes que acompanhavam os DVDs. Na época foi um lançamento muito aguardado pelos fãs que finalmente assistiriam à série no formato digital mas um banho de água fria estava porvir…

Imagens quadriculadas nas cenas movimentadas… Essa foi a grande reclamação. Na época, o site oficial Cavzodiaco divulgou nota sobre o assunto de como acompanhou o processo de autoração dos DVDs e de que o problema era imperceptivel (apenas notado com pause). Tive a oportunidade de alugar o disco 1 e facilmente notei os quadriculados. Muito tempo depois a série foi exibida em um canal local aqui de Recife e os quadriculados ainda estavam lá. Nota: algumas emissoras menores tem a prática de usar DVDs de séries/filmes para exibir em sua programação.

Confira algumas imagens ainda disponíveis no site Cignus.kit.net bem como o relato do comprador que ilustrou bem a decepção com o produto adquirido. Leia também esta outra discussão no fórum Animepro.

Outros problemas foram a falta dos eye-catches (vinheta de intervalo. O famoso “estamos apresentando”, “voltamos a apresentar”) nos episódios, sendo disponiveis apenas como extra; a abertura estar com textos em português e o encerramento em japonês; as legendas serem meras cópias da dublagem e os títulos do episódio não estarem no original japonês.

A partir do segundo box os defeitos da quadriculação inexistem, a questão da abertura/encerramento foi resolvida e os eye-catches inseridos normalmente nos episódios. Os títulos ainda não eram no original japonês, mas eles eram acessíveis como extra. No último box da série clássica (Poseidon) os títulos originais em japonês inexistentes no primeiro box foram incluídos.

Houve um problema posteriormente com o box 3 (volumes 9,10,11) em que o episódio “Cassius morre por amor” veio faltando alguns minutos (o episódio termina abruptamente). Mas felizmente houve um recall e o novo DVD veio OK (apenas o menu inicial não era mais animado e sem som. Pelo menos o que eu recebi…). Coisa que não aconteceu com o box 1.

Resta esperar que em um futuro lançamento em Blu-ray (há rumores, nada confirmado ainda) esses problemas inexistam e a série receba um tratamento à altura do sucesso conquistado no Brasil.

Categorias: Arquivos JDestaqueDVD

Tags: , ,

Sobre o autor

RiderJeff coleciona DVDs desde 2004, também na na idade do metal discóide furado. Há alguns anos teve uma coleção de VHS mas infelizmente sobraram apenas algumas fitas mofadas. Procura fazer uma coleção abrangindo diversos diretores, gêneros e épocas e também de filmes/séries que já viu e gostou.
  • Sério, eu ODEIO a Playarte. É a produtora que eu mais odeio no Brasil
    Consigo odiar mais a Playarte do que a Fox =D

  • imagina se no bluraio… aparece esses quadriculados…

    igual tem uns blurays por aí… que sao pratticamente "RIP" do dvd… com uma falsa ideia de resolucao "1080" …

  • Comprei todas as boxes de SAINT SEIYA, e a primeira acho que nem vi inteira, de tão ruim. Um grande, bombástico FAIL da Playarte.

    E não vou recomprar tudo em BD nem morto; duvido que vá ser muito melhor…

  • Sei exatamente a importância deste seu post (parabéns por ele).
    Eu também comprei este produto, mas não na pré-venda, esperei um pouco para compra-lo, e sabia desses defeitos, mesmo assim um mês depois comprei a minha lata.
    Não me sinto lesado (pois sabia o que estava comprando) mas no impulso comprei (na realidade fiquei com bastante medo do produto se esgotar).
    Me arrependo por ter comprado a lata, pois ela pega ferrugem rápido (por isso não compro mais produtos neste formato), além dos 5 dvd’s ficarem soltos na espuma (isso é rídiculo) resolvi este problema colocando uma proteção plástica nos dvd’s (porém acredito que a PlayArt deveria ao menos ter feito isto).
    Enfim, foi um lançamento muito aguardado por várias pessoas e fico feliz quando olho a minha coleção (mesmo com os defeitos, tenho orgulho dela) principalmente pela PlayArt aprender com os erros e ouvio os seus consumidores (coisa que poucas empresas faz e eu não trabalho nesta empresa, nem tenho parentes lá), os últimos box’s são os melhores, lindos e com tudo (ou quase) que os consumidores gostaria.
    Espero pelos Blu-ray… Mas espero que não seja lançado como foi a coleção completa (vários box’s)…

  • A Playarte consegue fazer o pior, não só em Cavaleiros do Zodiaco, mas na maioria dos filmes.

    E ela empata com a Fox no primeiro lugar das piores distribuidoras do Brasil.

  • Aproveitando, a playarte lançou o DVD Jason vai para o inferno com uma qualidade péssima, imagem e som horríveis! Quem é fã de Sexta-Feira 13 e tem esse filme sabe do que estou falando.

    Acho que a playarte simplesmente usou um gravador de DVD desses que vendem em lojas e gravou o filme do VHS 😮

  • Aproveitando, a playarte lançou o DVD Jason vai para o inferno com uma qualidade péssima, imagem e som horríveis! Quem é fã de Sexta-Feira 13 e tem esse filme sabe do que estou falando.

    Acho que a playarte simplesmente usou um gravador de DVD desses que vendem em lojas e gravaram o filme do VHS 😮

  • Thiago Diniz

    não comprei os DVDs, mas se realmente lançar em BD com qualidade boa vou colecionar 🙂

  • DICA AO BJC PARA UM FUTURO "ARQUIVOS J"… 😉

    DVDs "Presságio" e "Heróis" da Paris Filmes: ambos têm problema na trilha 5.1 (inglês), que faz parecer que as caixas acústicas do home estão "estouradas". Já entrei em contato com a distribuidora, mas ninguém respondeu. 😡

  • No primeiro Box, não só existe esse problema do quadriculado em imagens rápidas, e também na qualidade da imagem, que é horrível, mas que foi resolvido nos box seguintes.

    Outro ponto a se reclamar eram os preços abusivos, que NUNCA baixavam.

  • Cara, ainda bem que eu não tive o desprazer de conhecer esse box! Imagem quadriculada??? Mesmo não gostando da série, fiquei indignado quando li isso.

    Ah, e adorei a ideia do "Arquivos J"!:D

  • Nem espero muita coisa da PlayArte. As edições nunca são boas, tanto que não tenho nenhum DVD ou Blu-Ray dela.
    Me lembrei do caso Jaspion (ou algum outro nome em japonês).

    #MeRespeiteFOX
    #NãoCompreFOX

  • Já estou me preparando para comprar os BDs, pois perdi os DVDs. E faço as palavras do lucascld as minhas: odeio mais a PlayArte que a Fox.

  • A melhor fonte de animes ainda são as autorações fan-made que encontramos nos Mercados Livres da vida.

    • Mas é pirata, pra ter uma coisa pirata é melhor não ter nada

    • Os fan-subbers distribuídos gratuitamente pela internet continuam sendo os únicos a oferecer material de qualidade e em quantidade boas aqui no Brasil. E a culpa disso ocorrer é por empresas como a PlayArte, que traz boxes com qualidade baixa a preços absurdos.

      E se não temos produtos de qualidade a nossa disposição (caso dos animes no Brasil), também não acho correto que fiquemos privados disso.

      E o mercado de mangás e anime no Brasil é muito grande e gastador, como qualquer evento do gênero pode aprovar com suas filas intermináveis de ingressos e sacolas de fãs cheias no fim do dia.

  • tenho a coleção completa do CDZ EM DVD
    tenho o box 1 com luva, realmente é tudo isso de ruim e um pouco mais
    nem a copia do dvd japones é, e as fitas que usaram na dublagem da estudio alamo
    uma puta de sacanagem para quem é fã
    mas ainda digo que tivemos a sorte de vir com o audio em japones =/

  • tenho esse box a edição da playarte é um lixo mesmo tenho o da luva,
    pelo que sei foi a copia das fitas que o estudio alamo utilizou
    por isso deu isso

  • Eu posso xingar a playarte de todos os nomes possíveis mas perco a vontade qdo lembro da focus

  • Cavaleiros do Zodíaco é minha maior frustação em dvds!!

    Desenho que mais gosto e não tenho, por causa daqueles preços quase que impraticaveis da playarte…

  • Me entristesse saber que muitos animes e séries não tem um tratamento merecido pelas licenciadoras!

  • Pingback: Aces News » Arquivos J – Casos sem Solução: Box dos Cavaleiros do Zodíaco …()

  • post super importante! como anda o recall das edições definitivas de HP?

    • Como assim recall das edições de HarryPotter? Aconteçeu algo com elas? Iria comprar os meus agora….

  • Espero ansiosamente pelo post de Jiraiya aqui nos "Arquivos J".

  • Não sei se foi só comigo, mas minha raiva só cresceu quando vi que os boxes começaram a se desmanchar.

    Sério mesmo. Pouco a pouco as bordas começaram a se soltar. Daqui a pouco vai parecer que eu comprei tudo avulso.

    Essa Playarte ainda teve a coragem de colocar as mãos em Dragon Ball. Mas esse, infelizmente, eu não compro.

  • Ainda bem que num comprei esses,

  • A lata mostrada no post é bem bonita, mas as espumas acabam com o box, merecia um digipak, estilo BD band of brothers.

  • A espuma é um ponto negativo.
    Custava nada vir um lindo digipack dentro.
    Adoro CdZ, porém não tenho nenhum dvd.

  • Bruno

    Seria bom que a playarte relança-se os box com a volta dos Cavaleiros a Tv aberta pela Band, nem tive chance de comprar nenhum desses box e todos estão esgotados.

  • Seria bom que a playarte relança-se os box com a volta dos Cavaleiros a Tv aberta pela Band, nem tive chance de comprar nenhum desses box e todos estão esgotados.

  • Desisti de comprar Cavaleiros do Zodíaco na época por causa dessa palhaçada mesmo que fizeram. Mas depois de ler essa notícia de um lançamento de luxo em Bluray eu fiquei com muita esperança mesmo. Se tiver uma qualidade merecida eu comprarei com toda certeza não importando o preço. Meu sonho é ter a coleção desse maravilhoso anime.

    Se isso acontecer, se já estiverem produzindo, vai ser um lançamento inédito no mundo hein.

  • filipe schwantz

    E sobre os Harry poter…Algo mais???

  • Caras, artefatos de compressão é uma coisa, e teoricamente não deveriam existir em DVDs com "espaço" suficiente e um encode bem feito. Esse quadriculado é um absurdo, uma mostra de uma total incompetência técnica. Nem se tivessem capturado do VHs era pra acontecer isso. Lamentável. Junte-se a isso o preço e temos uma bomba. A quem comprou, meus pêsames. Sinceramente!

  • Tô esperando por um relançamento desses box AINDA EM DVD, uma série como CDZ NÃO pode ficar fora de catálogo.

  • Caray, dá medo comprar DVD sem ler resenhas antes.
    😐

  • Well I definitely enjoyed studying it. This post provided by you is very effective for good planning.