Arquivos J – Casos sem Solução: Box dos Cavaleiros do Zodíaco

Hoje o BJC inaugura uma nova categoria, chamada “Arquivos-J“. Tal como os casos de polícia que até hoje nunca tiveram solução, nesse imenso mundo do home video são vários os títulos que apresentam algum problema (aspect ratio incorreto, legendas mal-feitas, imagem com defeitos, etc) e que inacreditavelmente (como diz o nosso poster acima) até hoje não foram solucionados.

E para inaugurar a seção, vamos falar do DVD do anime de maior sucesso no Brasil: Os Cavaleiros do Zodíaco. Atualmente fora de catálogo (juntamente com os demais boxes da série clássica), o primeiro box que abrange os volumes 1 a 5 foi lançado pela Playarte em 2004. Em duas versões: Uma em uma bonita lata que imita a urna da armadura de Pégaso mas com os discos protegidos por espuma(!) e a outra em amarays envolta por uma luva com 3D.

Lata:

Detalhe para a espuma que acondiciona os discos…

Box com luva:

Cards e pôster eram os brindes que acompanhavam os DVDs. Na época foi um lançamento muito aguardado pelos fãs que finalmente assistiriam à série no formato digital mas um banho de água fria estava porvir…

Imagens quadriculadas nas cenas movimentadas… Essa foi a grande reclamação. Na época, o site oficial Cavzodiaco divulgou nota sobre o assunto de como acompanhou o processo de autoração dos DVDs e de que o problema era imperceptivel (apenas notado com pause). Tive a oportunidade de alugar o disco 1 e facilmente notei os quadriculados. Muito tempo depois a série foi exibida em um canal local aqui de Recife e os quadriculados ainda estavam lá. Nota: algumas emissoras menores tem a prática de usar DVDs de séries/filmes para exibir em sua programação.

Confira algumas imagens ainda disponíveis no site Cignus.kit.net bem como o relato do comprador que ilustrou bem a decepção com o produto adquirido. Leia também esta outra discussão no fórum Animepro.

Outros problemas foram a falta dos eye-catches (vinheta de intervalo. O famoso “estamos apresentando”, “voltamos a apresentar”) nos episódios, sendo disponiveis apenas como extra; a abertura estar com textos em português e o encerramento em japonês; as legendas serem meras cópias da dublagem e os títulos do episódio não estarem no original japonês.

A partir do segundo box os defeitos da quadriculação inexistem, a questão da abertura/encerramento foi resolvida e os eye-catches inseridos normalmente nos episódios. Os títulos ainda não eram no original japonês, mas eles eram acessíveis como extra. No último box da série clássica (Poseidon) os títulos originais em japonês inexistentes no primeiro box foram incluídos.

Houve um problema posteriormente com o box 3 (volumes 9,10,11) em que o episódio “Cassius morre por amor” veio faltando alguns minutos (o episódio termina abruptamente). Mas felizmente houve um recall e o novo DVD veio OK (apenas o menu inicial não era mais animado e sem som. Pelo menos o que eu recebi…). Coisa que não aconteceu com o box 1.

Resta esperar que em um futuro lançamento em Blu-ray (há rumores, nada confirmado ainda) esses problemas inexistam e a série receba um tratamento à altura do sucesso conquistado no Brasil.

Categorias: Arquivos JDestaqueDVD

Tags: , ,

Sobre o autor

RiderJeff coleciona DVDs desde 2004, também na na idade do metal discóide furado. Há alguns anos teve uma coleção de VHS mas infelizmente sobraram apenas algumas fitas mofadas. Procura fazer uma coleção abrangindo diversos diretores, gêneros e épocas e também de filmes/séries que já viu e gostou.