Blu-rays com AINDA MAIS capacidade!

LOST-BANNER

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma parceria entre a Panasonic e a Sony resultou numa técnica que irá aumentar a capacidade de armazenamento de 25GB por camada para 33,4GB dos Blu-rays. Normalmente um pequeno avanço como este nos deixaria aflitos quando pensamos que teriamos de trocar nosso hardware, porém o interessante é que estes novos discos podem ser usados com nossos players atuais.

O novo padrão se chama i-MLSE (Maximum Likelihood Sequence Estimation), é um método que estima a taxa de erro de leitura dos discos “on the fly” (algo como ao vivo, na hora). O problema com o i-MLSE é que o cálculo é complexo. Com os avanços recentes de hardware, porém, diz a Sony, “Deverá ser possível processar, em tempo real”.

Se tudo sair como planejado a única coisa que os usuários iram precisar fazer para ler estes discos será uma atualização no firmware. Ainda não existe uma data de lançamento, mas a Sony propõe estabelecer a adoção do i-MLSE na Blu-Ray Disk Association (Associação do disco/mídia Blu-Ray) nos próximos meses, na qual, assim como você pode imaginar, eles possuem uma grande influência.

TF3_z1
O gráfico acima mostra a estimativa de erro da leitura do i-MLSE, que só é possível graças aos avanços nas tecnologias. Ele foi publicado no dia de ontem em diversos sites, mas só alguns japoneses entenderam! 😛

Agora resta mesmo saber o que as produtoras farão com ainda mais espaço nos discos de BD, já que em muitas autorações de bom nível nem os 50 GB são utilizados!

Será que num futruro próximo significaria a morte das edições duplas (com todo o material adicional no disco do filme)? Ou será o suporte que precisávamos para o 3-D showzáço nas nossas residências?

Quem viver, verá! 🙂

Via Maximumpc.com

[Dica do leitor Caio Gomes por e-mail, valeu!]

---------------------------------------------
Blu-rays preferidos pelos leitores do BJC (todos com legendas em português brasileiro):

Dificuldades em comprar na Amazon.com? Visite o nosso Guia de Compras no Exterior!

Categorias: Blu-rayHardwareNotícias

Tags: ,

Sobre o autor

Jotacê é viciado em DVDs desde 2004 (começou tardiamente, na idade do metal discóide furado). Hoje em dia compra poucos DVDs para investir mais nos discos do raio azul (que coleciona desde 2008). Resolveu ter um site em 2008 para que fosse possível publicar tudo o que pensava sobre os disquinhos lançados no Brasil. E cá estamos nós! Twitter | YouTube | Flickr | Coleção