Monstros S.A – DVD versus Blu-ray

“BLU-RAY SO AWESOME!”

tínhamos noticiado que o Blu-ray de Monstros S.A saiu no Japão (com legendas só em inglês e japonês) antes de todo o resto do mundo (nos EUA só em setembro). Lá no post da Pixar, o Wiz nos lembrou disso novamente e publicou o link do Blu-ray Brasil mostrando uma comparação entre o DVD e o Blu-ray do filme, e que agora replico aqui neste post.

Observem a “pequena” diferença na qualidade da imagem (DVD na direita, Blu-ray na esquerda). Cliquem para ampliar e comparar!

Dvd1 Bd1

Dvd2 Bd2

Dvd3 Bd3

Dvd4 Bd4

Mais uma vez, a Pixar matando a pau em seus Blu-rays.


-----------------

Blu-rays com legendas em português:




Dificuldades em comprar na Amazon? Visite o nosso Guia de Compras no Exterior

Categorias: Blu-rayDVD

Tags: , , ,

Sobre o autor

Jotacê é viciado em DVDs desde 2004 (começou tardiamente, na idade do metal discóide furado). Hoje em dia compra poucos DVDs para investir mais nos discos do raio azul (que coleciona desde 2008). Resolveu ter um site em 2008 para que fosse possível publicar tudo o que pensava sobre os disquinhos lançados no Brasil. E cá estamos nós! Twitter | YouTube | Flickr | Coleção
  • opa, JC, arruma os links das fotos ai, são todas de dvds =)

    • Agora sim! Problema corrigido, muito obrigado por avisar!

  • caraca JC, incrivel a diferença, em BD detona em qualidade..

    mas quais as conexões?
    o dvd está em um player BD com upscaling?
    tv full hd?

    acho que dvd fica melhor em tv HD que tv fullhd
    (tv full hd só para BD ou videos em 1080p)

    to satisfeito com minha tv42 plasma HD e dvd com upscaling
    a qualidade fica melhor que nessas imagens do dvd

  • Pô, às vezes eu acho que essas capturas dão uma zoada no DVD.

    Por isso quis tirar a prova (desconfiaaaado hehehe) eu mesmo e peguei meu DVD de Monstros S.A. pra avaliar a imagem.

    Aqui na tela de LCD do meu PC, usando o WMP, se eu coloco Tela Inteira, fica que nem a imagem do DVD que vocês postaram. Se uso uma captura no formato 100% (isso de acordo com o Windows Media) o resultado que tenho é esse: http://tiny.cc/9Ow09

    Claramente melhor. Mas como o filme não é pra ser visto nesse tamanho (quer dizer, até pode), a qualidade da imagem assim não faz muito sentido.

    Pra tirar mais uma dúvida, fui conferir na minha TV (tubo, 20"). Nela a história já foi diferente. A imagem não ficou "desfocada", como na captura feita do DVD. Em termos de definição, ficou muito mais próximo da captura do Blu-ray. Até o detalhe dos pelinhos nas pálpebras do Sully ficam nítidos.

    Infelizmente não sei fazer captura direto dessa imagem da TV, mas o que percebi é que nessas capturas que costumo ver na maioria dos sites dobre DVD e BD, a qualidade das imagens não bate com a qualidade que tenho aqui em casa na minha TV. Sempre achei muito estranho esse desfoque e agora tirei a dúvida de que pelo menos no sistema que tenho aqui em casa, nenhum filme em DVD fica desfocado. Pelo contrário, a nitidez é ótima.

    Mas minha dúvida com relação às imagens dos DVDs em TVs de Alta Definição permanece. E acho que só vou tirá-las no dia em que eu puder fazer o teste ao vivo e à cores (porque não confio nos setups das lojas onde há TVs fazendo justamente essa comparação).

    O que podem comentar à respeito?

    • 1 – As capturas do DVD acima foram "resampleadas" no Photoshop para ficarem do mesmo tamanho das do BD (como vocês pediram lá no post do Bolt). Esse resample cria pixels que na real não existem na imagem, parecendo que está "desfocada". Não fiz as capturas (foi o carinha do AVS Forum), mas sou contra redimensionar uma captura para efeitos comparativos.

      2 – TV de tubo "engana" pelo simples fato de não mostrar pixels. Ela "fatia" a imagem em linhas, mas que na formação final da imagem, parece uma coisa só. Sim, fomos enganados esse tempo todo, com uma imagem que "não é a real" comparada com a da fonte (no caso do DVD).

      3 – Dependendo da compressão da imagem e do programa que ela foi capturada e/ou editada antes da postagem na internet, diferenças podem ocorrer no mesmo quadro de um mesmo filme.

      B)

      • Valeu pela explicação, Jotacê! 🙂

        Abusando mais um pouco das questões, o que o colega Bruno disse ali em cima, que TVs HD reproduzem uma imagem melhor de DVD do que as TVs FullHD procede?

        E mais: as TVs de tubo são as únicas que mantêm a imagem dos DVDs nítida? Já vi em lojas comparativos entre BD e DVD em TVs FullHD e nelas a impressão de desfoque foi a mesma que vi nessas capturas aqui. (lembrando que não coloco muita fé nas conexões e presets que eles fazem).

        Ah, agradeço também por ter colocado as imagens em tamanho grande e igual ao das capturas do BD. Mas como eu mesmo pude comprovar, de fato isso não gera uma comparação mais precisa como eu imaginava.

        Estou aprendendo!! hehe 😀

        • Vamos lá:

          TVs HD reproduzem uma imagem melhor de DVD do que as TVs FullHD procede?

          De certa forma, sim. O que acontece é que conteúdos SD têm que ser ampliados para a resolução nativa da TV (o chamado upscaling). Contudo, essa resolução maior é interpolada pelo processador da TV; a grosso modo, para ampliar a imagem, o processador compensa a falta de pixels com um algoritmo que tenta "adivinhar" como os pixels extras seriam inseridos na imagem. Via de regra, perde-se qualidade nesse processo, e já dá pra imaginar que uma interpolação para 1280×720 gera menos perda do que o mesmo processo para 1920×1080, já que são menos informações a serem adicionadas.

          as TVs de tubo são as únicas que mantêm a imagem dos DVDs nítida?

          Não necessariamente. Televisores SD em LCD ou plasma também exibem DVD com qualidade igual ou superior a um aparelho CRT.

          Vale lembrar que o tipo de conexão do aparelho de DVD à televisão também interfere bastante. Conexões como Vídeo Composto ou S-Video não servem para resoluções HD, e mesmo para SD são piores que Vídeo Componente, DVI ou HDMI. Fora que painéis LCD são piores que os painéis plasma para exibir conteúdo SD, por conta da resolução nativa do LCD.

  • Concordo que o resample da captura do DVD faz a qualidade piorar comparada à imagem real que teremos quando assistirmos em uma TV FullHD utilizando um player com upscale, porém, fica um pouco melhor para comparar e notar diferenças…
    O ideal seria tirarmos fotos da televisão mesmo ^^ mas aí a coisa complica hehe =)
    Está lindo esse Blu-ray, fiquei babando, mas infelizmente ele não está em minha wishlist, Ghostbusters, Braveheart e o "castelinho" do Harry Potter é que estão nela e com prioridade 😀

    • deleted130458

      Ghostbusters. Eu já peguei na pré-venda na Amazon.Dia 16 está chegando,daí,é só esperar eles mandarem e eu torçer para nem sofrer uma taxação para ficar melhor ainda

      🙂

  • Arthur Cruz

    Não vejo a hora de ver blu-rays autorados no Brasil, esse monstros sa é mais um pra gringo ver, sem legendas nem rola, eu manjo de ingles mas não é sempre q assisto filmes sozinho

    • Nossa esperança é que Amazon Canadense faça igual aos outros desenhos,tais como: Pinocchio, Bolt,Sleeping Beauty com legendas e dublagens em português.Eu estou na expectativa de informações sobre 2 BD´s da Pixar

      – Monsters Inc. (Version française) [Blu-ray]
      – A Bug's Life (Version française) [Blu-ray]

      Tomara que essas edições sigam as outras

      😀

  • Bem, eu só posso dizer que arrebentaram(no bom sentido)com a imagem desse filme. Tá muito boa! Me lembro agora do BD de Vida de Inseto.

  • Eu até estranhei quando vi a captura do dvd abrir no mesmo tamanho da do bluray.
    É bom para comparar mas como distorce depois de passar pelo photoshop fica ruim por piorar um pouco a imagem.

    De qualquer forma a imagem do BD está muito show!
    Realmente a Pixar está caprichando!!

  • Esse BD é imprecindivel em qualquer coleção e BD!

  • Assim como o Felipe :
    "Mas minha dúvida com relação às imagens dos DVDs em TVs de Alta Definição permanece. E acho que só vou tirá-las no dia em que eu puder fazer o teste ao vivo e à cores (porque não confio nos setups das lojas onde há TVs fazendo justamente essa comparação)."[2]

    Assim como o RaphaelDVD
    "Bem, eu só posso dizer que arrebentaram(no bom sentido)com a imagem desse filme. Tá muito boa! Me lembro agora do BD de Vida de Inseto." [2]

    Acho que nunca vou esquecer as imagens do BD de Vida de Inseto…rss
    Agora essas de Monstros SA….nossaa!!!!!!xD

    Eu tbm acho realmente, que só vou conseguir tirar minhas dúvidas, qdo ver "ao vivo e a cores", os testes pras TVs…
    E coo nas lojas isso fica complicado..já falei.
    Acho bom alguns de vcs me convidares pra testar na casa de vcs…
    Ahh.. acho que não foi aqui que falei isso né..rss

    Ai..ai..
    Qdo será que entrarei para o mundo do BD… , não tão cedo…não tão cedo..
    🙁

    • Pois é hellen, nas lojas fica difícil fazer essa comparação. O jeito vai ser fazer o teste na casa de alguém que possua os equipamentos e conexões corretos.

      Será que ninguém aqui que possua pode fazer um vídeo pra nos mostrar e tentar esclarecer essas dúvidas? Não encontro nenhum na internet…

  • Lembro bem que quando decidi começar a comprar BDs que havia pensado em adquirir somente filmes e shows e não qualquer tipo de animação/desenho, pois tinha a crença que por se tratar de animação a diferença não seria tão perceptível do DVD para o BD…

    Ledo engano… da primeira vez que pus um BD de animação no PS3 e comparei a imagem com a do DVD quase caí de costas! A diferença era gritante (na época ainda tinha uma plasma HD). Desde então percebi que estava redondamente enganado, pois pude constatar que todo o esplendor das imagens de animação (especialmente da Pixar) somente se mostrava em FullHD, deixando totalmente claro o problema da extrema compressão realizada no transfer para DVD.

    A imagem em DVD dessas animações realmente ficam muito boas em TVs com resolução mais baixa, especialmente TV de tubo, mais quando se exibe em uma TV FullHD, as deficiências tornam-se evidentes.

    Por fim, a cada novo lançamente de animações em BD só me faz ficar mais e mais impressionado com a qualidade da imagem no disco do raio azul. xD:D

  • Pôxa, quando vi as imagens pequenas, achei que estava precisando de óculos, pois não tinha notado nenhuma diferença. Mas ao clicar nas imagens percebi que a diferença é bem grande. Não vejo a hora dessa tecologia começar a ser comercializada por um preço mais popular…

  • Pôxa, quando vi as imagens pequenas, achei que estava precisando de óculos, pois não tinha notado nenhuma diferença. Mas ao clicar nas imagens percebi que a diferença é bem grande. Não vejo a hora dessa tecnologia começar a ser comercializada por um preço mais popular…

  • Ah! já ia me esquecendo de passar uma informação de "utilidade pública" (rsrs). A 2001 video está com uma promoção muito boa, para quem ainda está comprando DVD's ("Arraiar de DVDs"). Vários títulos ( muitos em edições especiais) com preços realmente muito baixos. Agora só não sei se essa promoção é válida apenas nas lojas físicas. Eu já peguei alguns… quem tiver interessado é só dar uma passadinha no Site (http://www.2001video.com.br)

    Abraços!

  • Ah, esqueci de comentar:

    ôba! imagens novas rolando no blog!!!

    Valeu Juliano!!!! 😀

  • As imagens do Bluray de Monstros SA está perfeita, vai ser um prazer assistir este desenho em High Definition, que chegue logo aqui no Brasil.

  • Tomara que as versões do Canadá possuam legendas e dublagens em PT-BR,tanto no BD Vida de Inseto e Mostros SA…
    Não pensarei 2 vezes
    É compra certa

    🙂

  • então JC, a captura do dvd não foi feita em 1920×1080?
    foi redimensionada para tal dimensão?

    se foi isso, está claro o porque da qualidade beem porca rs

    até porque, eu já vi monstros SA em dvd, na tv 42'' HD e a qualidade é muito boa.

    nessa captura ai, a qualidade tá pior que tv de tubo heheheh

  • Quem se liga mais em animações da Pixar poderia afirmar com certeza, mas se estou bem lembrado o nosso Monstros S.A. nacional é fullscreen, então a aquisição do BD já seria um upgrade óbvio só por esse fato.

    • É full, mas isso não quer dizer que é mutilada, pelo contrário, tem mais imagem que na versão wide!

      • Entendi. Um "Open Matte" digital, né? Valeu pela informação! 🙂

  • tenho o DVD duplo desse filme e gosto muito… achei a imagem do BD belíssima, mas ainda não é pro meu bolso investir nisso… quem sabe no futuro? XD

  • Os filmes da Pixar TERÃO de ser readquiridos em BD.
    Simples assim. 🙂

  • Os filmes da Pixar TERÃO de ser readquiridos em BD [2]

  • Os filmes da Pixar TERÃO de ser readquiridos em BD [3]

  • Dr. Mobo

    “Os filmes da Pixar TERÃO de ser readquiridos em BD.
    Simples assim. ”

    Sim, e VC vai financiar todas as minhas recompras deles, certamente… ^^^ hmpf!

  • Tenho o filme em DVD e já me satisfaz…um título ou outro que eu tenha em dvd que eu posso pensar em comprar emBD, a minha edição de Monstros S.A. é londa…é da coleção Conte um conto…

  • Pingback: Preço do Blu-ray tende a cair 30% em 2010 | Tudo DVD()

  • Pingback: Preço do Blu-ray tende a cair 30% em 2010 « ..::Bah Tri Neh!::.. Não exagere na dose! As mudanças no seu cérebro podem ser irreversíveis…()

  • Heelllo! Just wanted to say website. Keep up the good work!

  • I ought to say that it’s my very first time browsing your website. Now this is the kinda of stuff i like to read about. Good website. I just finished mine and i was looking for some ideas and you gave me a few. Great read!

  • There is obviously a lot to realize about this. I suppose you made various good points in features also.

  • I enjoy your insights.

  • ‘Sup! Just wanted to write good website. Keep up the great job you’re doing!

  • Hello! Just wanted to say great blog. Continue with the good work you’re doing!

  • ‘Sup! I found your site through Digg. It’s apparent that you’re putting a lot of effort into your weblog. I don’t usually leave comments on websites but I thought I’d just say hello. So continue with the good work! I look forward to your other blog posts. Best wishes!

  • I have read several excellent stuff here. Certainly price bookmarking for revisiting. I surprise how a lot effort you put to make any such fantastic informative website.

  • You actually make it seem really easy together with your presentation but I in finding this topic to be actually something which I believe I might never understand. It sort of feels too complicated and very wide for me. I’m taking a look ahead to your subsequent put up, Iˇll try to get the cling of it!