Utilidade pública: meleca nos DVDs em Digipak!

a_coisa

Nesta semana que passou diversos colecionadores começaram a perceber que uma estranha “meleca” tomou conta da superfície dos discos de suas coleções. Mas calma! O fenômeno acontece somente em DVDs em embalagens Digipak (sim, justamente nos nossas queridas e belas embalagens Digi)!

A meleca aparece em duas formas:

A primeira, e mais assustadora é como “craca” (uma crosta na borda dos discos). Confiram nas fotos:

craca1

craca2

Na segunda, mais comum, a meleca se apresenta na forma de uma substância “gordurosa”, observem:

gordura1

gordura2

gordura3

É importante salientar que a meleca aparece do nada, até em embalagens que estavam lacradas (ou seja, não foram manipuladas por ninguém fora da replicadora). Se você já correu para ver os boxes e percebeu que também foi vítima da “coisa” e se desesperou, não precisa cortar os pulsos com gilete enferrujada! A solução é simples: apenas lave a superfície do disco com água corrente e detergente neutro em movimentos do centro para fora, que tudo está resolvido.

Mas qual seria a real origem dessa meleca? Ninguém sabe ao certo. Seria uma reação química que leva a esta estranha substância se formar? Calor? Variação de temperatura? Talvez nunca descobriremos.

O importante mesmo é limpar bem os discos conforme aconselhamos, pois não se sabe o que pode acontecer quando o disco rodar no player e o laser entrar em contato com essa “coisa”!

😉

[Agradecimento especial ao Fabrício Lopes (primeiro que detectou a meleca), ao Ricardo Sócio e Rodrigo pelas fotos]

Categorias: DestaqueDVD

Tags: ,

Sobre o autor

Jotacê é viciado em DVDs desde 2004 (começou tardiamente, na idade do metal discóide furado). Hoje em dia compra poucos DVDs para investir mais nos discos do raio azul (que coleciona desde 2008). Resolveu ter um site em 2008 para que fosse possível publicar tudo o que pensava sobre os disquinhos lançados no Brasil. E cá estamos nós! Twitter | YouTube | Flickr | Coleção