Utilidade pública: meleca nos DVDs em Digipak!

a_coisa

Nesta semana que passou diversos colecionadores começaram a perceber que uma estranha “meleca” tomou conta da superfície dos discos de suas coleções. Mas calma! O fenômeno acontece somente em DVDs em embalagens Digipak (sim, justamente nos nossas queridas e belas embalagens Digi)!

A meleca aparece em duas formas:

A primeira, e mais assustadora é como “craca” (uma crosta na borda dos discos). Confiram nas fotos:

craca1

craca2

Na segunda, mais comum, a meleca se apresenta na forma de uma substância “gordurosa”, observem:

gordura1

gordura2

gordura3

É importante salientar que a meleca aparece do nada, até em embalagens que estavam lacradas (ou seja, não foram manipuladas por ninguém fora da replicadora). Se você já correu para ver os boxes e percebeu que também foi vítima da “coisa” e se desesperou, não precisa cortar os pulsos com gilete enferrujada! A solução é simples: apenas lave a superfície do disco com água corrente e detergente neutro em movimentos do centro para fora, que tudo está resolvido.

Mas qual seria a real origem dessa meleca? Ninguém sabe ao certo. Seria uma reação química que leva a esta estranha substância se formar? Calor? Variação de temperatura? Talvez nunca descobriremos.

O importante mesmo é limpar bem os discos conforme aconselhamos, pois não se sabe o que pode acontecer quando o disco rodar no player e o laser entrar em contato com essa “coisa”!

😉

[Agradecimento especial ao Fabrício Lopes (primeiro que detectou a meleca), ao Ricardo Sócio e Rodrigo pelas fotos]

Categorias: DestaqueDVD

Tags: ,

Sobre o autor

Jotacê é viciado em DVDs desde 2004 (começou tardiamente, na idade do metal discóide furado). Hoje em dia compra poucos DVDs para investir mais nos discos do raio azul (que coleciona desde 2008). Resolveu ter um site em 2008 para que fosse possível publicar tudo o que pensava sobre os disquinhos lançados no Brasil. E cá estamos nós! Twitter | YouTube | Flickr | Coleção
  • chris

    nao vi todos meus dvds, mas os que eu vi tao sem essa 'meleca' o_o
    sera que isso não acontece no sul?
    porque eu moro no sul, e lá no tópico diz que o JC também mora no sul e que nao aconteceu isso com os dvds dele.

    • Mas o Bruno é aqui de Porto Alegre também e foi vítima da meleca! Nanhum lugar está livre dela!

  • Essa "meleca" tem aparecido com mais frequência na edição tripla dos filmes O Mágicvo de Oz e Os Dez Mandamentos, mas pode acontecer também com outros filmes e séries em embalagem Digipack.

    Galera confiram seus filmes e relatem aqui qualquer anomalia, ok?

  • Essa "meleca" tem aparecido com mais frequência na edição tripla dos filmes "O Mágico de Oz" e "Os Dez Mandamentos", mas pode acontecer também com outros filmes e séries em embalagem Digipack.

    Galera confiram seus filmes e relatem aqui qualquer anomalia, ok?

  • Octavio

    Isso aconteceu com alguns dvd´s meus que estavam em Digipack, um da série clássica de Jornada nas estrelas, no box quádruplo do Ben-Hur e num de show. Achei que tivesse perdido eles…que haviam oxidado….então não tem nada a ver com oxidação?

  • Não é oxidação pois os discos rodam normalmente. Não há perda de dados!

  • Helena

    Qdo o Fabrício levantou essa questão lá na "comu", acho que foi uma correria, todo mundo saindo pra ver seus "disquinhos"…
    Aqui, tudo em ordem..
    Os Dez Mandamentos em ordem, meu Mágico não é digi, mas aproveitei e olhei todos os digi que tenho…
    Ops…esqueci de olhar a EE do O Senhor dos Anéis!!! Vou fazer isso já, e qualquer susto, com,neto depois..

  • Rapaz, que coisa estranha!

    Vou logo ver meus digipacks para conferir… uma coisa: esse "derretimento" não pode ser tóxico!? Fiquei cabreiro, por se tratar de um derivado do petróleo…

  • André

    Isso não poderia ser um problema do material do Digipack? Eu não limparia só o disco não, dava uma limpada no proprio digi também!

  • Fabrício

    Cris, em Arapongas – Paraná também ocorreu o tal fenômeno.

  • Samuel

    O problema é a cola. Ela ecaba evaporando e por ficar fechada na embalagem, acaba se condensando na superfície do DVD talvez por alguma afinidade química entre a cola e a película que protege a face de leitura.

  • Pingback: utilidade.net - Utilidade pública: meleca nos DVDs em Digipak! | Blog do Jotacê()

  • Visitante

    Seria essa uma vingança arquitetada pelas próprias distribuidoras aos amantes dos Digipacks? Será que foi de propósito pra que todos mudassem pras embalagens slim? HAHAHAHAHAHAHAHHHHH (risada maligna).

    Agora sério, a cola em certos Digipacks é terrível mesmo… nunca vi manchar, mas já vi descolar a própria caixa. E você me lembrou dos DVDs originais que descolam a camada… fica uma mancha lá também, só que essa não é provocada pela embalagem. Já viu isso?

    • Erwin

      Após ler esta notícia, fui verificar meus discos. Não achei nenhum com essa "meleca", mas achei dois (em mais de 150) que estavam com esse princípio de descolamento, Fica uma espécia de mancha, mas quando você aperta o disco, vê que a aparência se modifica, pois a camada metálica é forçada contra o plástico. Isto ocorreu perto tanto da borda externa quanto da interna. Espero que pare por aí, no tamanho do descolamento e na quantidade de discos afetados. Ah!, sim, como eram pedaços muito pequenos, bem perto das bordas, não notei problemas na reprodução dos discos. Os dois discos eram os Star Wars Episódio 1 e 2, os quais trato com o maior carinho, portanto só pode mesmo ser algum defeito desta distribuidora.

  • Tenho esse "PROBLEMA'' em apenas 1 dvd digipack Duran Duran Greatest Hits……. é o papel da embalagem que gera esse transtorno….. o papel usado na embalagem parece que exala alguma coisa e nisso o disco fica todo embaçado….. tive que modificar este digipack e transferir ele para uma embalagem amaray dupla e resolvi o problema….. ou vc deixa ele lá e toda vez que for assistir lava os discos ou passa um algodão em alcool 100%

  • DaviD

    Eu tive esse problema com DVD-ROM do jogo Command & Conquer 3 – TIberiun Wars.

  • O estranho é que os box do Mágico de Oz e de Ben-Hur foram feitos pela Microservice e o dos Dez Mandamentos, apesar de não poder conferir pois não o tenho, pela Videolar.

  • leandro

    eu também estou com o mesmo problema com os meus digipacks, moro em araraquara interior de são paulo, graças a deus que esse problema tem solução, mas infelizmente vou ter que lavar um por um, vai dar um pouco de trabalho…

    • Lembre de lavar do centro para fora, é menos arriscado, sem trocadilhos!

  • Opa… acabei não comentando na época… mas é óbvio que, quando vi este post, corri na prateleira pra como estavam as crianças… ^_^

    Ufa… nenhum dos meus foi atacado pela criatura nojenta… o_O

  • Samy22

    Não conhecia esse fenômeno, vou olhar meus digipacks pra ver se estão em ordem.
    Valeu pelo serviço de utilidade pública!!!

  • The Faxm

    Tive um dvd assim, era um da 1ª temporada de The O.C. antes mesmo de ler isso… só vi que ele tinha a meleca depois de assistir ele por completo… não apresentou nenhum problema a imagem durante a reprodução… mas eu removi a meleca usando algodão e agua corrente fazendo esses movimentos do centro p/ as bordas… mas foi complicado… demorou bastante p/ td sair… pelo menos, agora sei que detergente neutro ajuda…

  • Acho que descobri a origem da meleca
    no último DVD em digipak que comprei apareceu essa meleca justamente nos quatro pontos onde o acrílico é fixado na embalagem, ou seja, deve ser alguma reação quìmica da cola que é utilizada ou deve se originar devido ao vapor produzido quando ela é aplicada quente

  • Edson

    Depois de muita procura, na internet, em viagens de trabalho e passei, etc, finalmente eu consegui comprar em Piracicaba, interior de São Paulo, os Boxes de 4 discos cada, em Digipak , dos filmes " BEN HUR e De Volta para o Futuro". Ambos lacrados de fábrica, e ontem resolvi abrir o BEN HUR e os discos 1 e 2 estavam com esta "coisa" impregnada neles. Lavei conforme recomendado pelo pessoal do blog, mas não consegui remover tudo. Estou pensando em mandar polir os discos, o que vocês acham?
    O De Volta para o Futuro ainda não abri, agora fiquei com receio dele também ter sido atacado pela coisa.rsrsrs…. Mas que "coisa" mais chata paguei uma fortuna nos 2 boxes, porque estão fora de catálogo e tal, e quase achei que meus discos estavam danificados.

    Obrigado ao pessoal do blog pelo serviço prestado.

    Edson

  • Ainda bem que não passei por isso!!!

  • Hello my loved one! I want to say that this article is amazing, great written and include approximately all significant infos. Iˇd like to look extra posts like this .